• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Multinacionais e globalização
 

Multinacionais e globalização

on

  • 10,353 views

Trabalho de Geografia Econômica

Trabalho de Geografia Econômica

Statistics

Views

Total Views
10,353
Views on SlideShare
10,353
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
129
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via SlideShare as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Multinacionais e globalização Multinacionais e globalização Presentation Transcript

    • Disciplina: Geografia Econômica Professor(a): Alba Salles Tema: Espacialização das multinacionaisAlunas: Clarice Pereira, Nara Reis, Rosane Oliveira & Rosiene Reis
    • A globalização corresponde a mais recente fase daexpansão capitalista. Este processo difere dos demais pordispensar a ocupação territorial. Trata-se de uma invasão demercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas, obtidasgraças à agilidade nos deslocamentos e à eficiência dascomunicações. (TIBERIOGEO, 2011) Desde que as sociedades estabeleceram contatos entresi houve a troca de informações, de técnicas e de cultura. Até a Revolução industrial, o processo de globalização foilento. No processo de industrialização, a padronização dehábitos de consumo foi feita por meio de uma mídia poderosa,utilizando meios de comunicação de massa. (TIBERIOGEO,2011)
    • O motor da globalização é a competitividade.Visando à obtenção de produtos competitivos nomercado as grandes empresas financiam oupromovem a pesquisa, do que resulta um aceleradoavanço tecnológico. Esse avanço implicainformatização de atividades e automação daindústria, incluído até a robotização de fábricas.(TIBERIOGEO, 2011)
    • Neste aspecto, a produção deixa de ser localpara ser mundial, o que também ocorre com oconsumo, uma vez que os mesmos produtos sãooferecidos à venda nos mais diversos recantos doplaneta. Nessas condições, a eliminação de barreirasentre as nações torna-se uma necessidade, a fim deque o capital possa fluir sem obstáculos. (TIBERIOGEO,2011) Neste contexto insere-se as multinacionais.
    • Multinacionais são empresas que atuam emoutros países além do seu país-sede. Elas existemdesde o século XIX, mas ganharam espaço com aevolução da tecnologia dos transportes que permitirama atuação em territórios variados. Este tipo de empresae o Estado são os principais agentes da globalização,pois é através de sua atuação que países antesfornecedores de matéria-prima se transformam empaíses industrializados. (SALES, 2011)
    • Como exemplo, serão citados 5 multinacionais: Petrobrás, Shell, Walmart, Toyota e Unilever
    • Petrobrás (Matriz: Brasil) - Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionistamajoritário é o Governo do Brasil. A organização atua como uma empresa de energianos seguintes setores: exploração e produção, refino,comercialização e transporte deóleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica,biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia. Shell (Matriz: Holanda) -Empresa global de energia com cerca de 101 milfuncionários em mais de 90 países e territórios. A área de negócio mais visível para oconsumidor é a do Varejo, composta por aproximadamente 2,7 mil postos de serviço.Outros segmentos tradicionais são o de Aviação, o de Lubrificantes e o Comercial.Fazem parte ainda do negócio de dowstream as áreas de Químicos, Shell Marine eSuprimentos e Distribuição. Já em upstream, a empresa conta no país com as áreasde Gás Natural e Geração de Energia e de Exploração e Produção.
    • Unilever (Matriz: Inglaterra) - Empresas de bens de consumo do mundo, fabricantede produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações emmais de 100 paísesToyota ( Matriz: Japão) - Maiores fabricantes de automóveis do mundo, presente emmais de 160 países, e com metas arrojadas de aumentar sua participação de mercado.Líder do mercado japonês, na Ásia e Europa. Também é o maior vendedor de veículosnão-americanos nos EUA.Walmart (Matriz: EUA) - Walmart atende a 15 países. Trata-se de uma loja do ramovarejista; com uma mercearia completa e além de mercadorias em geral.
    • Legenda Petrobrás S.A Unilever Toyota Wallmart Shell
    • São ao países que conseguiram sair da base da DivisãoInternacional do Trabalho, composta por paísesagroexportadores, e passaram a oferecer para omercado mundial produtos industrializados.... Há, nestespaíses, uma clara segmentação entre desenvolvimento ecrescimento econômico. (SALES, 2011).Exemplos :BRIC ( que são as inicias de Brasil, Rússia,Índia e China Rússia e Índia) ¹ ¹ Segundo , Jim ONeill, no jornal britânico The Times, os quatro países conhecidos como Bric – Brasil, Rússia, Índia e China – já deixaram para trás o status de economias emergentes e precisam ser vistos como uma categoria à parte e sustenta no artigo que dois Brics, China e Brasil, já estão entre as sete maiores economias do planeta, com os outros dois muito próximos na lista. Recentemente a Goldman Sachs reclassificou os quatro países, que passaram a ser chamados de "mercados de crescimento" nos relatórios da consultoria. (TIBERIOGEO, 2011)
    •  LIMA, T. M. A Globalização. 2011. Disponível em: <http://www.tiberiogeo.com.br/index.php?id=75> Acesso em 03 jun 2011. LIMA, T . M . BRICS já deixaram de ser emergentes. Disponível em : http://www.tiberiogeo.com.br/index.php?id=146&dominio=1 SALES, A. V. S. Geografia Econômica. Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, 2011.