Multinacionais e globalização

15,857 views
15,484 views

Published on

Trabalho de Geografia Econômica

Published in: Travel, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
15,857
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
321
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Multinacionais e globalização

  1. 1. Disciplina: Geografia Econômica Professor(a): Alba Salles Tema: Espacialização das multinacionaisAlunas: Clarice Pereira, Nara Reis, Rosane Oliveira & Rosiene Reis
  2. 2. A globalização corresponde a mais recente fase daexpansão capitalista. Este processo difere dos demais pordispensar a ocupação territorial. Trata-se de uma invasão demercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas, obtidasgraças à agilidade nos deslocamentos e à eficiência dascomunicações. (TIBERIOGEO, 2011) Desde que as sociedades estabeleceram contatos entresi houve a troca de informações, de técnicas e de cultura. Até a Revolução industrial, o processo de globalização foilento. No processo de industrialização, a padronização dehábitos de consumo foi feita por meio de uma mídia poderosa,utilizando meios de comunicação de massa. (TIBERIOGEO,2011)
  3. 3. O motor da globalização é a competitividade.Visando à obtenção de produtos competitivos nomercado as grandes empresas financiam oupromovem a pesquisa, do que resulta um aceleradoavanço tecnológico. Esse avanço implicainformatização de atividades e automação daindústria, incluído até a robotização de fábricas.(TIBERIOGEO, 2011)
  4. 4. Neste aspecto, a produção deixa de ser localpara ser mundial, o que também ocorre com oconsumo, uma vez que os mesmos produtos sãooferecidos à venda nos mais diversos recantos doplaneta. Nessas condições, a eliminação de barreirasentre as nações torna-se uma necessidade, a fim deque o capital possa fluir sem obstáculos. (TIBERIOGEO,2011) Neste contexto insere-se as multinacionais.
  5. 5. Multinacionais são empresas que atuam emoutros países além do seu país-sede. Elas existemdesde o século XIX, mas ganharam espaço com aevolução da tecnologia dos transportes que permitirama atuação em territórios variados. Este tipo de empresae o Estado são os principais agentes da globalização,pois é através de sua atuação que países antesfornecedores de matéria-prima se transformam empaíses industrializados. (SALES, 2011)
  6. 6. Como exemplo, serão citados 5 multinacionais: Petrobrás, Shell, Walmart, Toyota e Unilever
  7. 7. Petrobrás (Matriz: Brasil) - Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionistamajoritário é o Governo do Brasil. A organização atua como uma empresa de energianos seguintes setores: exploração e produção, refino,comercialização e transporte deóleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica,biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia. Shell (Matriz: Holanda) -Empresa global de energia com cerca de 101 milfuncionários em mais de 90 países e territórios. A área de negócio mais visível para oconsumidor é a do Varejo, composta por aproximadamente 2,7 mil postos de serviço.Outros segmentos tradicionais são o de Aviação, o de Lubrificantes e o Comercial.Fazem parte ainda do negócio de dowstream as áreas de Químicos, Shell Marine eSuprimentos e Distribuição. Já em upstream, a empresa conta no país com as áreasde Gás Natural e Geração de Energia e de Exploração e Produção.
  8. 8. Unilever (Matriz: Inglaterra) - Empresas de bens de consumo do mundo, fabricantede produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações emmais de 100 paísesToyota ( Matriz: Japão) - Maiores fabricantes de automóveis do mundo, presente emmais de 160 países, e com metas arrojadas de aumentar sua participação de mercado.Líder do mercado japonês, na Ásia e Europa. Também é o maior vendedor de veículosnão-americanos nos EUA.Walmart (Matriz: EUA) - Walmart atende a 15 países. Trata-se de uma loja do ramovarejista; com uma mercearia completa e além de mercadorias em geral.
  9. 9. Legenda Petrobrás S.A Unilever Toyota Wallmart Shell
  10. 10. São ao países que conseguiram sair da base da DivisãoInternacional do Trabalho, composta por paísesagroexportadores, e passaram a oferecer para omercado mundial produtos industrializados.... Há, nestespaíses, uma clara segmentação entre desenvolvimento ecrescimento econômico. (SALES, 2011).Exemplos :BRIC ( que são as inicias de Brasil, Rússia,Índia e China Rússia e Índia) ¹ ¹ Segundo , Jim ONeill, no jornal britânico The Times, os quatro países conhecidos como Bric – Brasil, Rússia, Índia e China – já deixaram para trás o status de economias emergentes e precisam ser vistos como uma categoria à parte e sustenta no artigo que dois Brics, China e Brasil, já estão entre as sete maiores economias do planeta, com os outros dois muito próximos na lista. Recentemente a Goldman Sachs reclassificou os quatro países, que passaram a ser chamados de "mercados de crescimento" nos relatórios da consultoria. (TIBERIOGEO, 2011)
  11. 11.  LIMA, T. M. A Globalização. 2011. Disponível em: <http://www.tiberiogeo.com.br/index.php?id=75> Acesso em 03 jun 2011. LIMA, T . M . BRICS já deixaram de ser emergentes. Disponível em : http://www.tiberiogeo.com.br/index.php?id=146&dominio=1 SALES, A. V. S. Geografia Econômica. Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, 2011.

×