Sequencia didatica viviana rainha do pijama pronto
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Sequencia didatica viviana rainha do pijama pronto

on

  • 70,606 views

 

Statistics

Views

Total Views
70,606
Views on SlideShare
70,068
Embed Views
538

Actions

Likes
10
Downloads
1,513
Comments
8

11 Embeds 538

http://dialogoeducacao.blogspot.com.br 477
http://pipemfoco.blogspot.com.br 34
http://dialogoeducacao.blogspot.com 6
http://www.dialogoeducacao.blogspot.com.br 4
https://www.blogger.com 3
https://www.facebook.com 3
http://www.pipemfoco.blogspot.com.br 3
http://dialogoeducacao.blogspot.pt 2
http://feeds.feedburner.com 2
http://dialogoeducacao.blogspot.de 2
http://dialogoeducacao.blogspot.hu 2
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Sequencia didatica viviana rainha do pijama pronto Sequencia didatica viviana rainha do pijama pronto Document Transcript

  • Sequência didática: “Viviana Rainha do Pijama”. Professoras que elaboraram o material: Camila da Rocha Manhani Edilaine Munhoz Paula Simone Fulam Rosiclér Mary Manoel Bueno Marcia Adriana de Melo e Souza Admilza da Silva dos Reis Ferreira Londrina setembro de 2013.
  • Titulo do projeto: Viviana Rainha do Pijama. Área do conhecimento: Linguagem oral e escrita. Trabalho interdisciplinar: Ciências, geografia, Matemática e arte. Temas transversais: Animais, localização geográfica, sistema de numeração, preservação ambiental. Temas: Gêneros textuais, animais. Tempo estimado: 50 horas aulas, divididas em 1 mês letivo alternado. Produto: Elaboração , planejamento e execução de uma festa do pijama, incluindo: convite, alimentação, vestimenta e outros. Conhecimentohabilidades:  Trabalhar ampliação de vocabulário através da nomeação de classificação das palavras contidas na história.  Perceber a localização geográfica através da utilização de mapas.  Desenvolver a alfabetização através de atividades com palavras contidas no texto , bem como suas dificuldades otográficas.  Produzir textos de vários gêneros textuais como cartas, listas de palavras, e outros pertinentes ao tema.  Relacionar a história com o contexto social que se está inserido  Trabalhar a preservação dos animais.
  • Etapas: Etapa 1: Preparar um cartaz ( Tipo Banner) utilizando uma impressão colorida com a seguinte imagem Você não imagina quem está para chegar!!!! Ela irá lhe convidar para uma incrível viagem pelo reino animal!! AGUARDE! Assim que os alunos entrarem em sala o cartaz já terá sido afixado na parede, e em um primeiro momento a professora não fará menção à ele para observar quais as reações dos alunos, em seguida fará juntamente com o grupo a leitura das imagens do cartaz, bem como instigará sobre como será a história. Etapa 2: Com o livro em mãos, a professora reunirá os alunos em círculo, apresentará a capa da história, citando o nome e realizando a antecipação da leitura com as seguintes perguntas:  O que estamos vendo nessas imagens?  Que animais aparecem nela?  Como vocês acham que será esta história? Após a professora irá mostrar as partes da história e os alunos irão observar as imagens e o contexto geral. Em seguida, coletivamente os alunos farão a produção de um texto (redigido pela professora no quadro) sobre como eles acreditam ser a história. Etapa 3: Com o auxilio do data show, os alunos vão assistir a história “ Viviana Rainha do pijama”. Em seguida, faremos a comparação entre o texto elaborado anteriormente pelos alunos realizando a antecipação da história, e o texto original. Conversaremos sobre as semelhanças e diferenças entre eles.
  • Etapa 4: Trabalhar as seguintes atividades de consciência fonológica para explorar as palavras contidas na história: LIGUE AS PALAVRAS A SUA QUANTIDADE DE LETRAS: VIVIANA PINGUIM LEÃO PIJAMA POLVO MACACO GIRAFA JACARÉ URSO 6 LETRAS 3 LETRAS 5 LETRAS 4 LETRAS 7 LETRAS Qual a quantidade de letras que mais se repetiu? Quais palavras são escritas com esta quantidade de letras? ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________________________________________ ____________________
  • QUANTAS VEZES ABRIMOS A BOCA PARA FALAR AS SEGUNTES PALAVRAS: VIVIANA _________VEZES. GIRAFA _________VEZES. URSO _________VEZES. PIJAMA _________VEZES. JACARÉ _________VEZES. PINGUIM _________VEZES. LEÃO _________VEZES. MACACO _________VEZES. POLVO _________VEZES. PINTE UM QUADRADO PARA CADA LETRA DAS PALAVRAS ABAIXO: VIVIANA PIJAMA URSO GIRAFA LEÃO MACACO
  • Etapa 5: Os alunos serão subdivididos em equipes para e realizarão ao comando da professora algumas listas de palavras de elementos contidos na história, visando assim a colaboração mútua na escrita de palavras bem como a aplicação do sistema de monitoria, onde os alunos mais avançados na alfabetização proporcionam quebra de hipóteses de escrita para os demais alunos Animais que aparecem na história: ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ Desenhos dos pijamas dos animais: ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ Elementos naturais contidos no livro: ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ Coisas que aparecem na festa do pijama ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ ____________________________ Após a escrita dos grupos, as listas serão socializadas e corrigidas pelas outras equipes com o auxílio da caixa de dicionários.
  • Etapa 6: Atividades de consciência fonológica, relação letra som e relação biunívoca , sobre animais e palavras contidas na história. ENCONTRE AS PALAVRAS ESCONDIDAS NO MEIO DAS LETRAS EMBARALHADAS: ALJVKJEJVDSKBOEGKDGIRAFAEEKSPVR VKFMTKGOLVOSKEPOLVOFFKFLVOSLZLC FKIDOGRNSBODVIVIANAKHFDJWIFJRVKD GDOEKFSKCKVMACACOKSOVFLACAÇKFK SLDKGMBKGKEODFPIJAMAVVDKGBDNDKF AGORA, ESCREVA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ENCONTROU: ESCREVA OS NOMES DAS FIGURAS COLOCANDO CADA LETRA EM UM QUADRADINHO:
  • Complete com as letras que estão faltando: G_R_F_ V_V_ _ NA _ I _ A _ A _ RS _ LE _ _ P_ LV _ RAI _ _ _ J_ C_ R _ _ ING_ _M LEIA E DESENHE O TRECHO DA HISTÓRIA “VIVIANA, RAINHA DO PIJAMA”: “O DIA DA FESTA FINALMENTE CHEGOU! VIVIANA SORRI, MUITO ALVOROÇADA, E VEM RECEBER, TODA A BICHARADA.”
  • Etapa 7: Trabalhando com a disciplina Arte, vamos hoje realizar a ilustração da história. Cada aluno irá desenhar em 12 cartolina branca a sua visão da história, poderão ser utilizados recortes de revista, tinta, cola colorida, canetinha, lápis de cor, ou qualquer outro material que os alunos considerem interessantes. Após será elaborado um varal de ilustrações com as produções dos alunos. Etapa 8: Inserido no conteúdo de geografia, a professora levará para sala de aula um mapa mundi e um globo terrestre, onde serão abordados algumas localizações de interesse dos alunos. Em seguida, com o auxílio da professora do laboratório de informática, os alunos irão pesquisar o habitat dos animais da história (para aqueles animais que vivem em mais de um local, será escolhido apenas 1) Etapa 9: Com cada ficha de informação elaborada na etapa anterior, os alunos irão confeccionar um jogo no seguinte formato: Obs: A ficha para o jogo será confeccionada em um tamanho maior ANIMAL LOCAL ONDE VIVE CONTINENTE OU PAÍS DO QUE SE ALIMENTA REPRODUÇÃO Pingüim Jacaré Leão Girafa Urso Polvo Macaco
  • Etapa 10: Após ser abordada pela professora a localização geográfica dos animais que aparecem na história, os alunos serão estimulados a encontrar no mapa o país origem de cada animal e pintar o mesmo elaborando consequentemente uma legenda para cada localização.
  • Etapa 11: Trabalhando um equipes de 4 alunos, os alunos participarão de uma gincana de jogos com as seguintes atividades: Atividade 1: Montar o quebra cabeça de uma figura do livro. Atividade 2 : Encontrar os animais da história ( que serão confeccionados de EVA pela professora) dentro de um balde com bolinhas e levá-los até os envelopes com a indicação do país ou continente de origem. Atividade 3: montar a frase embaralhada de um trecho da história. Atividade 4: passar por obstáculos ( dando volta em cones, por baixo de carteiras, por cima do banco) para levar as figuras dos animais até a festa da Viviana.
  • Etapa 12: Releitura da história para os alunos e abordagem do gênero textual rimas. A professora para exemplificar passará no quadro um trecho história com uma rima da história relacionando ao animal ao seu pijama. Em seguida, os alunos deverão criar rimas com outros animais e seus respectivos pijamas.  Caso necessário, a professora poderá solicitar que os alunos e agrupem. Etapa 13: Englobando a disciplina de matemática, a professora irá solicitar que os alunos elaborem problemas com relação ao livro. Os alunos para tal atividade poderão ficar em equipe ou individualmente. Etapa 14: Vamos resolver as atividades de matemática elaborada pelos alunos na aula anterior, a professora irá digitalizar as atividades para que os alunos possam visualizar melhor as atividades. Etapa 15: Pesquisa no laboratório de informática: Algum animal presente na história “Viviana, rainha do pijama”, está ameaçado de extinção? Após a pesquisa, que englobará também outros animais que já foram extintos, ou que estão ameaçados, os alunos vão elaborar cartazes com figuras impressas, e palavras de incentivo à preservação ambiental. Etapa 16: Trabalharemos com um texto informativo sobre o polvo, após a leitura silenciosa e individual, os alunos farão a leitura em voz alta distribuídos em grupos de meninos e meninas. Senhor jacaré, Todo cheio de dentes Que tipo de pijama O deixa contente?
  • Em seguida, faremos a interpretação oral da história respondendo as seguintes perguntas: Serão abordadas também atividades variadas sobre o animal polvo e outros animais marinhos:
  • Etapa 17: trabalharemos hoje o conceito matemático de dezenas elaborando junto com os alunos um jogo das dezenas individualmente. Neste jogo, os alunos realizarão a pintura de um polvo com seus 10 tentáculos ( falaremos aos alunos que a quantidade de tentáculos é somente para a atividade), após pintaremos as dezenas colocando a quantidade respectiva de dezenas em cada tentáculo. Seguiremos como referencia a atividade encontrada na internet a seguir: Painel polvo matemático educativo - Atividade para ensinar números e numerais Uma idéia colorida, divertida e educativa: um painel polvo, através do qual se pode trabalhar número e numeral de forma significativa e divertida. Sem as tradicionais e maçantes cópias, a criança pode associar quantidades a símbolos. Monta-se um painel de polvo. Na parte de baixo da cabeça você escreve os números. Até que número? Até o que você deseja trabalhar com a turma. Na imagem, fizeram até o número 8, mas você pode ir além. Em seguida, será preciso recortar tentáculos ou as pernas do polvo. Eles terão velcro colado nas pontas para que possam ser grudados pela criança no número correto. Coloque velcro no mural, logo abaixo de cada número. Você compra velcro a metro em papelarias ou casas de tecido.
  • Cada tentáculo traz colados botões com as quantidades ou numerais. Você pode colar botões, bolinhas de papel, eva etc. É a criança quem irá fixar os tentáculos aos lugares corretos, fazendo associações, pedindo ajuda, brincando com os amigos! Você pode, por exemplo, deixar os tentáculos virados para baixo, sobre a mesa e pedir que cada aluno retire um e coloque no lugar certinho. Observe que se você contextualizar o jogo, ele ganha sentido. Pode ser contada uma historinha sobre um polvo. Na hora de guardar os tentáculos, nada melhor que este envelope, colado ao mural:
  • Etapa 18: Trabalharemos hoje com a poesia Pinguim do Vinicius de Moraes, a professora irá elaborar um cartaz com papel Kraft para ser fixado na sala. Então os alunos vão fazer a leitura da poesia e a pintura do desenho:
  • Etapa 19: Fazer o "cartaz fatiado" do texto abaixo; Recortar e colem linha por linha numa cartolina. Depois ficará bem mais fácil para trabalhar com as atividades em folha a seguir. O PINGUIM BOM-DIA, PINGUIM ONDE VAI ASSIM COM AR APRESSADO? EU NÃO SOU MALVADO NÃO FIQUE ASSUSTADO COM MEDO DE MIM. EU SÓ GOSTARIA DE DAR UM TAPINHA NO SEU CHAPÉU-JACA OU BEM DE LEVINHO PUXAR O RABINHO DA SUA CASACA. QUANDO VOCÊ CAMINHA PARECE O CHACRINHA LELÉ DA CAIXOLA E UM VELHO SENHOR QUE FOI MEU PROFESSOR NO MEU TEMPO DE ESCOLA PINGÜIM, MEU AMIGO NÃO ZANGUE COMIGO NEM PERCA A ESTRIBEIRA NÃO PERGUNTE POR QUÊ MAS TODOS PÕEM VOCÊ EM CIMA DA GELADEIRA. ATIVIDADES: 1) PINTE OS PARES DE RIMAS DO TEXTO DE MESMA COR. 2) CADA LINHA DA POESIA É CHAMADA DE VERSO. VAMOS CONTAR? 3) ENTÃO QUANTOS VERSOS TEM ESTA POESIA? 4) ESTE TEXTO É: ( ) UM CONTO ( ) UMA RECEITA ( ) UMA POESIA ( ) UMA NOTICIA 5) QUEM É O AUTOR DESTA POESIA? 6) QUAL É O TITULO DESTA POESIA? 7) COLETIVAMENTE VAMOS ESCOLHER OUTRO ANIMALZINHO PAR FAZER UMA POESIA.
  • Depois do texto bem explorado ainda pode trabalhar a reescrita com os alfabéticos e o texto fatiado para os não alfabéticos, para os pré silábicos e silábicos sem valor, a reescrita do titulo com letras móveis. Etapa 20: Aula de Arte sobre como fazer um pingüim. Após a confecção do pingüim, vamos responder uma interpretação de texto referente ao texto instrucional. FAZENDO UM PINGUIM: MATERIAL NECESSÁRIO:  1 ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO  TINTA PRETA  PINCEL  FOLHA BRANCA  LÁPIS DE COR  TESOURA  COLA  COMO FAZER:  PINTE O ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO DE PRETO.  FAÇA O DESENHO, NA FOLHA BRANCA,  DESENHE NELE OS OLHOS E O BICO,  RECORTE E COLE NO ROLINHO DEPOIS DE SECO. Recorte e cole uma tira de papel para fazer o lenço. 1-) ESSE TEXTO É: ( ) UM POEMA ( ) UMA INSTRUÇÃO ( ) UMA RECEITA
  • 2-) O QUE ESTÁ ENSINANDO A FAZER? ( ) GATO ( ) ELEFANTE ( ) PINGUIM 3-) ASSINALE AS PALAVRAS QUE RIMAM COM PINGUIM ( ) PINTINHO E RABINHO ( ) RUIM E ASSIM ( ) PIRULITO E APITO 4-) QUANTOS MATERIAIS SÃO NECESSÁRIOS? ( ) 7 ( ) 5 ( ) 6 5-) QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA FAZER O PINGUIM? ( ) 7 ( ) 5 ( ) 6 6-) O PINGUIM NASCE: ( ) DE OVOS ( ) DA BARRIGA DA MÃE 7-) FAÇA UMA FRASE COM A PALAVRA PINGUIM: Etapa 21: Abordaremos hoje o tema répteis, trabalhando com o jacaré da poesia:
  • Etapa 22: Serão abordados hoje os animais domésticos, enfatizando quais as suas características e como eles auxiliam na rotina das família. Em seguida, realizaremos as atividades seguintes:
  • Etapa 23: Individualmente faremos a produção de um texto com as imagens de uma macaquinho, animal inserido na história, para realizar a leitura de imagens e a produção da história. Na sequência, os alunos farão a leitura de seus textos, e a auto correção.
  • Etapa 24: com livros e revistas, faremos o recorte da vários animais. Com os recortes em mãos, a professora lançará para sala os seguintes nomes: Repteis, aves, invertebrados, peixes, vertebrados, mamíferos e anfíbios. Estes nome serão sorteados e com eles serão formadas equipes. Em um segundo momento da aula, será entregue para os alunos dicionários para que as equipes procurem o significado dos nomes e escrevam em um cartaz. Em seguida, as equipes deverão selecionar dentre as figuras recortadas aquelas que correspondem as figuras que fazem partes do seu cartaz. Será realizada uma exposição com os cartazes produzidos pela escola. Etapa 25: Como forma da sintetizar as atividades abordadas no projeto e realizar uma reflexão sobre elas, trabalharemos hoje com a seguinte atividade:
  • Etapa 26: A professora mostrará aos alunos uma carta recebida por ela da Viviana, incentivando os alunos a saber sobre como é o pijama de cada um: Para os alunos do 3º ano: Olá 3º ano, Me chamo Viviana e soube que você gostaram muito da história sobre a minha festa do pijama. Os animais que participaram da festa e eu gostaríamos de perguntar à vocês: Quando vão dormir e depois das tarefas fazer e do jantar comer, Quando escovam os dentes a vão se deitar, Que pijama colocam para relaxar e sonhar?” Com carinho, Um abraço Viviana, Rainha do pijama. Após a leitura e releitura da carta pela professora, a turma será intrigada a responder a pergunta de Viviana, levando em consideração o uso de rimas para elaborar a resposta. Com a resposta revisada pela professora, vamos conhecer como é um envelope de cartas, e quais informações são necessárias para que não haja extravio nem falte algum elemento necessário para que a carta chegue ao seu destino.
  • Em seguida, os alunos vão colocar suas respostas individualmente em envelopes e confeccionar a escrita para que cheguem as mãos da Viviana. Etapa 27: Elaboração da festa do pijama. A professora lançará a ideia aos alunos de realizarem uma festa do pijama na escola, juntamente com um concurso com o pijama mais criativo. No quadro a professora irá fazer a anotação dos elementos citados pelos alunos que são necessários para a realização da festa, incluindo, alimentos, decoração e atividades.
  • Etapa 28: Com os elementos em mãos, a turma iniciará o processo de preparação para a festa elaborando um convite para a festa (Este convite será anexado a um bilhete explicativo aos pais.) Etapa 29 : Festa do pijama: Ambientação ( mesas e cadeiras para a alimentação, cortinas escuras para parecer noite) Data show para exibição de um filme (sugestão: O segredo dos animais, Os sem floresta). Cédulas de votação do pijama mais criativo (a eleição será realizada pelos próprios alunos da sala) Premiação do pijama Criativo. Festa do pijama e concurso do pijama mais criativo. No dia ______ Faremos em nossa sala de aula uma festa do pijama como na história: Viviana, Rainha do Pijama. Para isso, preciso trazer: _____________________________________________ Haverá também um concurso do pijama mais criativo!!! Não perca! Será muito divertido! Local: Sala do 3º ano _____ Data: _____________ Horário: o mesmo horário da aula. Espero você! Turma do 3 º ano e professora
  • Materiais necessários: Data show, papel Kraft, papel sulfite, cartolina, EVA, fita crepe, durex largo, cartoilna dupla face, bolinhas de plástico, velcro, copos, pratos, talheres, guardanapos, bexiga, urna e cédula de votação, faixa, lápis de cor, canetinha, giz de cera, garrafa pet, tinta, retalhos de tecido. Avaliação: Como avaliação do projeto, os alunos irão elaborar um texto ( que poderá ser individual ou coletivo), com informações sobre preservação animal, após, os pais serão convidados para que os alunos apresentem seus textos.