• Save
Plano de ..
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Plano de ..

on

  • 1,796 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,796
Views on SlideShare
1,796
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Plano de .. Document Transcript

  • 1. Data: 27/08/2011 - CURSO: Especialização em Psicopedagogia Institucional e ClínicaMódulo: Módulo I : Psicopedagogia Institucional: diagnóstico e intervenção na instituição.Carga horária: 30 hsProfessora: Carla Cristine TescaroEMENTA: Fundamentos da psicopedagogia institucional. O diagnóstico da instituição. Avaliaçãopsicopedagógica da aprendizagem individual e grupal com a utilização de instrumentos dapsicopedagogia. A intervenção psicopedagógica e a instituição. Prevenção de problemas deaprendizagem. Intervenção psicopedagógica em diferentes contextos da aprendizagem.CONTEÚDO:- Psicopedagogia Hospitalar como agente de transformação;- Psicopedagogia Institucional: Diagnóstico e Intervenção na Instituição Hospitalar;- A psicopedagogia e a humanização;- As possibilidades e fatores essenciais de atuação da Psicopedagogia em Hospitais;- Legislações e políticas públicas relacionadas ao atendimento escolar hospitalar e ou/domiciliar;- O papel da equipe multidisciplinar no ambiente hospitalar;- Intervenção Psicopedagógica no ambiente escolar;- A educação de jovens e adultos na escola comum e no contexto hospitalar;- Conceituação das Modalidades de Aprendizagens básicas e fundamentais para o desenvolvimento daaprendizagem: O que é aprendizagem?; O que entendemos por dificuldades?- Diagnóstico das dificuldades de aprendizagens mais comuns- Intervenções possíveis e necessárias na Instituição.OBJETIVOS:- Conceituar as ações e contribuições da Psicopedagogia Institucional Hospitalar- Organizar posturas e atitudes Psicopedagógica que possam contribuir em problemas institucionais.Identificar os diversos materiais, técnicas e estratégias que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo notrabalho de intervenção dirigido para problemas de aprendizagem.- Analisar abordagens e as dificuldades do “fazer” psicopedagógico apontados pelo psicopedagogo.- Oferecer sugestões de metodologias, materiais, estratégias e conteúdos para intervenções.METODOLOGIA:- Aula expositiva com utilização de recursos audiovisuais, análise de textos e estudos de caso para oenriquecimento e melhor entendimento entre teoria e prática.
  • 2. PRÁTICA:- Discussão sobre as contribuições da área de psicopedagogia para com as situações hospitalares.- Atividades em grupos de estudos de casos, analisando e refletindo o papel e ação do psicopedagogoinstitucional hospitalar e suas contribuições.-Debate dos tópicos polêmicos quanto o ideal e o real, no que diz respeito ao atendimento dos alunosinclusos.- Atividades em grupos analisando e refletindo sobre formas de intervenção, tendo como apoio estudos decasos.-Apresentação de sugestões metodológicas para atendimento de alunos com dificuldades deaprendizagem.Bibliografia Psicopedagogia Hospitalar (3 livros) • NOFFS, Neide A; FABRÍCO, Nívea de C.; SOUZA, Vânia de C. B. A Psicopedagogia em direção ao espaço transdisciplinar. São Paulo: Frôntis Editorial, 2000. • OLIVIER, Lou de. Psicopedagogia e arteterapia: teoria e prática na aplicação em clínicas e escolas. 2ª ed. Rio de Janeiro : WAK Ed., 2008. • PORTO, Olívia. Psicopedagogia hospitalar: intermediando a humanização na saúde. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2010.Bibliografia complementar (aprofundamento de temas)Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/30912/1/PSICOPEDAGOGO-HOSPITALAR-QUAL-SUA-FUNCAO-/pagina1.ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000Direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Diário Oficial, Brasília, 17 out.1995. Seção 1, pp319-320.FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo : Paz eTerra, 1996._______, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.GHIRALDELLI, P. O que é Pedagogia. São Paulo. Brasiliense 1989.MARCELLINO, n. c. Pedagogia da animação. 4ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1990.MEC, Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental.São Paulo : Brasília, 1997.NOVA ESCOLA. Edição Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais fáceis de entender, 2001.O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Petrópolis: Vozes, 2005.Pediatria: prevenção e controle de infecção hospitalar/ Ministério da Saúde, Agencia Nacional deVigilância Sanitária – Brasília: Ministério da Saúde.PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Foz do Iguaçu: Zahar, 1982.VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. A Psicopedagogia hospitalar para crianças e adolescentes,2001.VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. NOGUEIRA, Joana Flávia Fernandes. Da escola tradicional à
  • 3. classe hospitalar: quebra do paradigma de escolarização de um adolescente com câncer. Fortaleza:Anais da X Semana de Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará. Novembro, 2001(b).ZAGURY, Tânia. O professor refém: para pais e professores entenderem por que fracassa a educaçãono Brasil. 5 ª ed. Rio de Janeiro : Record, 2006.Filmes:Patch Adams – O amor é contagioso.Tudo por amor.Amigos para sempre.Golpe do destino.Fale com ela.Seriados de TV:HouseERSites:www.praticahospitalar.com.brhttp://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdefhttp://inpe.gov.br/pesquisa/bbe-online/det.asp?cod=58708&type=Phttp://www.pedagogobrasil.com.br/wforum/forum.asp?acao=msg&id=245http://portales.educared.net/aulashospitalarias/por/sobreelproyecto_nuestrasaaulas.jspBibliografia Dificuldades de Aprendizagem (3 livros) • BARBOSA, Laura Monte Serrat. O Foco deve ser na Aprendizagem? In. Atividades &Experiências. Curitiba: Positivo, ano VII, nº 3, agosto, 2006. p -13-15 • BOSSA, Nádia A. Dificuldades de Aprendizagem – O que são? Como tratá-las? PortoAlegre: Artes Médicas Sul, 2001.p. 119. • FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada – abordagem psicopedagógica clínicada criança e sua família. 2ª reedição, Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. • RUBSTEIN, Edith. A Especificidade do diagnóstico psicopedagógico. IN: _____ AtuaçãoPsicopedagógica e Aprendizagem Escolar. Petrópolis, Vozes, 1996.Bibliografia complementar (aprofundamento de temas)AMARAL, Marta Teixeira do. Alfabetização e Leitura. In. Revista Espaço Acadêmico (on line) ano IV - nº 42,novembro, 2004. Disponível em <http:www.espaçoacademico.com.brBENJAMIM, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo, Ed. Duas Cidades, 2004.
  • 4. CALLIGARIS, Contardo. Cartas a um jovem terapeuta: reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos. Riode Janeiro, Ed. Elsevier, 2004.DIAS, Lucinda. Problemas de Aprendizagem. Ed. Antroposófica, São Paulo, 1985DROUET, Ruth Caribe da Rocha. Distúrbios de Aprendizagem. 4ª Edição. Ed. Ática: São Paulo, 2006.FERREIRO. Emilia, Com todas as letras. 6ª edição. São Paulo: Ed. Cortez, 1997. p.7 e p.102.FONSECA, Vitor da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. 2ª ed. Porto.FREIRE, João Batista. O Jogo: entre o riso e o choro. São Paulo, Ed. Autores Associados, 2002.GIMENES, Beatriz Piccolo. O Jogo de Regras nos Jogos da Vida: sua função psicopedagógica na sociabilidade ena afetividade de pré-adolescentes. São Paulo, Ed. Vetor, 2000.HENRIQUES, Carlos. Jogar e compreender: propostas de material pedagógico. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.HOWARD, Gardner. Inteligências múltiplas. A teoria prática. Porto alegre. Ed. Artes médicas. 1995.LUDKE. Menga. ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Ed. Pedagógica eUniversitária LTDA.MACEDO, Lino de. 4 Cores, Senha e Dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista epsicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.MACEDO, Roberto S. A Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial nas Ciências Humanas e na Educação. Salvador:EDUFBA, 2000.OLIVE, Lou. Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamentos. Rio de Janeiro: Ed. WAK, 2006.OLIVEIRA, Vera Barros de. Rituais e Brincadeiras. Petrópolis. Ed.Vozes, 2006.SCOZ, B. (Org.) [et. al]. Psicopedagogia – contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: ArtesMédicas, 1992.