• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Caderno aluno
 

Caderno aluno

on

  • 765 views

Trabalho desenvolvido na disciplina de Metodologia no Ensino de Biologia, como parte integrante do Projeto Integrador I.

Trabalho desenvolvido na disciplina de Metodologia no Ensino de Biologia, como parte integrante do Projeto Integrador I.

Statistics

Views

Total Views
765
Views on SlideShare
765
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Caderno aluno Caderno aluno Document Transcript

    • Ensino Médio 1º ano Charline Antunes Barbosa Denise Felicetti Maiara Vissoto Tatiana Fátima Palinski CADERNO DO ALUNO
    • Carta ao Aluno Caro aluno: É com satisfação que escrevemos estas linhas para orientar-te a usar este manual. Ele tem um aspecto agradável, interessante e, acima de tudo, com um conteúdo atualizadíssimo, adequando às suas necessidades de estudante de Biologia no Ensino Médio. A cada novo exercício, em todo o manual, você vai encontrar leituras, questões e atividades complementares. Portanto, não esqueça de fazer, ok? Acreditamos que esta obra possa lhe ajudar a desenvolver os conceitos de Biologia que estão relacionados, capacitando-o a conquistar os objetivos que almeja para sua vida. A Biologia é uma ciência bela. A partir das próximas páginas, você vai encontrar atividades que serão de suma importância para a construção do seu conhecimento. Procure ler tudo e com atenção o que é solicitado nas atividades. Acreditamos que após realizá-las, sua visão acerca do mundo será ampliada e alguns valores serão despertados. Faça um bom proveito!!! Sucesso sempre e bons estudos! AS AUTORAS.
    • Atividade 1Atividade 1 – Interpretação de texto A história de Jeca Tatu sta é uma história escrita pelo escritor brasileiro Monteiro Lobato. Se trata da história de um caboclo muito pobre que trabalhava na roça. Ele era muito desanimado, só vivia se lamentando e não tinha ânimo pra nada. As pessoas achavam que ele era preguiçoso. Jeca não se animava para ajeitar sua casa, cuidar do seu cãozinho, que vivia cheio de doenças... Não queria fazer nada! Um dia, um doutor abrigou-se na casa de Jeca por causa da chuva e ficou espantado com tanta pobreza e com a palidez de Jeca. Resolveu examiná-lo. Ao examiná-lo e ouvir suas queixas (dores de cabeça, cansaço, entre outros) descobriu que Jeca tinha uma doença: amarelão! EO médico, então, receitou um remédio e disse: “Nada de andar descalço! Compre uma botina para os pés!” O doutor explicou que certos “bichinhos” entravam pelo pé de Jeca e, ainda, que poderiam ser ingeridos despercebidamente na sua alimentação. Então, com medo de que sua situação piorasse, Jeca atendeu as orientações do médico. O tempo passou e Jeca melhorou! A preguiça passou e Jeca, que era medroso, até valente ficou! Ninguém mais chamou Jeca de preguiçoso. Jeca mudou de vida:
    • plantou, arou a terra, criou gado. Sua fazenda ficou famosa no país inteiro. Até inglês ele aprendeu! Ganhou muito dinheiro e investiu em “curar gente”. Ficou tão feliz que queria passar isso para todo mundo! Jeca Tatu representa o brasileiro da zona rural, no inicio do século passado. Descalço, mal vestido e espoliado por vermes intestinais. Jeca se mostrava magro, pálido e preguiçoso, características decorrentes de parasitose. Sobre o personagem, Monteiro Lobato dizia: “Ele não é assim, ele está assim”. Agora observe esta propaganda de 1935. O conto de Monteiro Lobato foi adotado como peça publicitária do Laboratório Fontoura. Adaptado em história em quadrinhos ou na forma de folheto, ou ainda fazendo parte de almanaques, teve até os anos 60 uma tiragem de cerca de 18 milhões de exemplares.
    • Leia com atenção as duas reportagens que se seguem: Reportagem 1: Parceria desenvolve vacina contra ancilostomíase Projeto busca desenvolver mecanismo inédito de imunização à ancilostomíase. Vacina é a primeira no mundo a realizar testes em humanos e será forte aliada da Saúde Pública de países como o Brasil Uma parceria entre a Universidade George Washington, o Instituto Sabin de Vacinas e o Centro de Pesquisas René Rachou, da unidade Fiocruz de Minas Gerais, busca desenvolver uma vacina contra a ancilostomíase. Conhecida como doença do Jeca Tatu ou amarelão, ela atinge cerca de 750 milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente nos países de clima tropical e subtropical. A doença é considerada um problema de saúde pública no Brasil, devido à grande incidência e a facilidade de re-infestação dos pacientes tratados. Causada por parasitas nematoides, a doença está presente em 80% da região nordeste do estado. A ocorrência está diretamente relacionada com a precariedade nas estruturas: sanitária, médica e hospitalar. Ao ser infectado, o ser humano desenvolve anemia, problemas cognitivos e musculares. Os estudos em busca da vacina envolvem desde a pesquisa básica, com a descoberta de um antígeno eficiente, passando por todos os testes clínicos até a síntese do produto e disponibilização. Atualmente o projeto desenvolve testes clínicos com humanos na cidade de Americaninhas, no nordeste de Minas. Uma estrutura hospitalar completa foi montada no local, equipada para atender qualquer tipo de emergência. Todos os procedimentos dos estudos e testes passam por aprovação das instituições competentes. Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/1447/geral/parceria-desenvolve-vacina-contra-ancilostomiase. Data da reportagem: 01/07/2009.
    • Reportagem 2: “Em 1978, exames médicos realizados em 4790 escolares de 28 estabelecimentos de ensino de primeiro grau, localizados em São Paulo, revelaram que 22,31% são anêmicos e 90% têm pelo menos um tipo de verme. Destes 90%, 67,8% são portadores de, no mínimo, três espécies diferentes de vermes. Cite duas medidas profiláticas gerais no combate às verminoses” Agora leia e responda:Agora leia e responda: Um dos hábitos que está enraizado no homem, desde a mais antiga civilização, é o de rotular, coisas, situações e pessoas. Rotulam-se pessoas com dificuldades de raciocínio, de atenção. Se ela fala muito, se pouco. A roupa que veste o cabelo, a cor da pele, o tamanho. Isso está impregnado na sociedade em que nascemos e vivemos. 1. Sabendo a situação física, econômica e cultural que Jeca vivia, devido á parasitose, que tipo de preconceito ele sofria na comunidade em que ele morava? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________. 1. Repare as datas de ambas as reportagens e a data da propaganda. Será que ainda hoje existem muitas pessoas que se encontram na situação de Jeca? Por que isso ainda acontece? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________.
    • Atividade 2Atividade 2 – Ancilostomíase Conhecendo e desvendando essa parasitose Os nematoides são vermes de simetria bilateral, com corpo bastante alongado, forma cilíndrica e extremidade final afilada. É revestido por epiderme e, acima desta, por uma cutícula. Podem ser parasitas, causando no homem doenças como a filariose, ascaridíase, ancilostomíase, bicho-geográfico, tricocefalose e oxiurose. Entretanto, a maioria desses indivíduos é de vida livre, podem ser encontrados em ambientes aquáticos ou terrestres. São triblásticos e possuem pseudoceloma, que se situa entre a cavidade corporal propriamente dita e o tubo digestório do indivíduo. Como não possuem sistema circulatório nem respiratório, a distribuição e excreção de substâncias acontecem com o auxílio deste celoma primitivo, que também atua como um esqueleto hidrostático. Ainda, possuem sistema digestório completo e o sistema nervoso consiste em cordões nervosos longitudinais. A liberação de substâncias nocivas se dá por um poro genital ou bucal. Sua respiração é cutânea. A maioria dos nematelmintos é dioica, com dimorfismo sexual (a fêmea é maior, e possui ânus); o macho possui extremidade em forma de gancho e cloaca. A fecundação é geralmente interna, mas indivíduos podem surgir por partenogênese. Uma medida de prevenção de doenças causadas pelo nematelmintes, é uma rede de esgoto básico, cuidando e tratando desse, não deixando muitas doenças se proliferarem. No Paraná temos a empresa Sanepar, a qual além de cuidar da água do estado, tratamento e cobrança, também cuida do esgotamento da população. Ela tem uma das maiores estruturas de esgotamento sanitário no Brasil, onde acaba atendendo cerca de 6 milhões de pessoas com serviço de coleta e tratamento do esgoto, atendendo aproximadamente 63% da população estadual, com meta de chegar em 2014 em 72% da população. Com a coleta do esgoto, a empresa tem intuito de melhorar a saúde populacional, pois a falta de saneamento contribui para a proliferação de doenças parasitárias. Ter um sistema de esgoto sanitário que funcione valoriza também a cidade, acaba por reduzir a poluição e oferece uma qualidade de vida melhor aos habitantes. São muitas as doenças vinculadas à falta de saneamento, que acabam interferindo na qualidade de vida da população e até mesmo no desenvolvimento dos
    • país. A maioria das doenças é de fácil prevenção, porém podem causar mortes se não for diagnosticado corretamento e procurando auxilio médico adequado. A doença causada pelo verme Ancylostoma duodenale está na lista das principais doenças causadas à falta de saneamento. Esse verme pode perfurar o intestino delgado, sugando o sangue do indivíduo, podendo ocasionar a anemia ferropriva e, até sem falta de tratamento adequado, causar outras doenças mais graves. Então caros alunos, depois disso tudo, você acha importante a implantação da rede de esgotamento em sua cidade? Esse serviço certamente pode oferecer de beneficios a população, ou seja, pra você. Que tal chegar em suas respectivas casas, e ter uma conversa com seus pais e familiares sobre os cuidados contra doenças parasitarias, que são causadas pelo não cuidado com o ambiente? O objetivo é de todos, a saúde é sua! Questões: 1. Diga algumas características da espécie que o Ancylostoma duodenale pertence. 2. Qual a diferença de um Ancylostoma duodenale macho e um Ancylostoma fêmea? 3. Como funciona o aparelho bucal do Ancylostoma duodenale? Descreva essa parte do corpo. 4. Quais são as medidas de cuidado para não adquirir a doença causada pelo indivíduo em questão? 5. Como podemos tratar a parasitologia causada pelo indivíduo? 6. Qual a relação do saneamento básico com este assunto? 7. O que podemos tirar de benefícios de um saneamento básico em nossas casas? 8. Como é a rede de esgoto em seu bairro? Ela existe? 9. Você sabe qual o destino do esgoto da população?
    • Atividade 3Atividade 3 - Ciclo Biológico do Ancylostoma duodenale Aluno! Observe com atenção a vida do verme Ancylostoma duodenale, aquele que causa a doença que você, provavelmente, já ouviu falar: o tal Amarelão! Agora é preciso que você enumere cada passo do ciclo, relacionado com o que está proposto abaixo: ( ) O Ancylostoma duodenale está ocupando o intestino delgado, na sua fase adulta. ( ) Os ovos do indivíduo são liberados juntamente com as fezes dos humanos. ( ) Estágio dos ovos em transformação para o indivíduo adulto. ( ) O Ancylostoma duodenale está sujeito a entrar novamente no corpo humano, através de ingestão de alimentos contaminados. ( ) Esquema mostrando a diferença em o verme fêmea e o verme macho. ( ) O verme quando entra em contato com o organismo do humano, a partir dos alimentos contaminados, passando inicialmente a traqueia. ( ) O verme “filhote” pode ir até os pulmões. Dependendo do caso, isso pode levar à morte do ser humano.
    • Atividade 4Atividade 4 – Prática de microscopia É HORA DE AULA PRÁTICA!É HORA DE AULA PRÁTICA! O Filo Nematoda, como já mencionado anteriormente, se refere a um grupo de vermes cilíndricos e alongados. A maioria é de vida livre. Eles pertencem aos Ecdysozoa, ou seja, passam por um processo denominado ecdise (muda). São encontrados em ambientes aquáticos e terrestres. Podem ser herbívoros, predadores, fungíveros, coprófagos e parasitas (parasitam quase todos os tipos de plantas e animais). O corpo desses indivíduos não é segmentado, mas apresentam uma cutícula resistente composta por quitina. Possuem sistema digestivo completo. Podem ser hermafroditas e podem ser dioicos. A fecundação é interna, podendo ser direta ou indireta. São o segundo maior grupo em diversidade (podendo chegar até 500.000 espécies), perdendo apenas para o Filo Atrhopoda. Seu tamanho pode variar de 1mm de comprimento a mais de 1m. Agora, siga as instruções e as recomendações da professora 1. Materiais a serem utilizados na aula prática: 1.1Biológico 1.1.1 Vermes nematódeos em lâmina. 1.2Laboratório 1.2.1 Lápis e borracha; 1.2.2 Lápis de cor; 1.2.3 Lâminas que sua professora preparou; 1.2.4 Equipamento de microscopia para observação (microscópios). 2. Procedimentos 2.1 Ouvir atentamente a explicação da professora antes de iniciar; 2.2 Na objetiva de 40x, observe o que vê e desenhe no espaço abaixo;
    • Agora responda: 1. Qual a forma do corpo dos nematódeos que você está observando? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________. 2. Você consegue diferenciar a região anterior da posterior? Por quê? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________. 3. Nessa cultura, será que tem macho e fêmea juntos? Como diferenciá-los? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _____________________________________________________________________. Agora que você já estudou os nematoides, observe a lombriga abaixo: Preencha os espaços em branco de acordo com o órgão que está sendo indicado. Peça ajuda á sua professora! Depois pesquise no link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2664/49317_Ascaridiase %201%20ciclo%20de%20vida.swf?sequence=4, se trata do ciclo de vida da Ascaris lumbricoides. Assista a animação prestando muita atenção.
    • Atividade 5Atividade 5 – Invente sua história Trabalhando com a interpretação e criatividade! Abaixo encontram-se quatro figuras que apresentam situações-problema de diferentes maneiras. Visualize as figuras e leia os fragmentos que acompanham-nas. Em seguida, discorra uma redação por meio da interpretação de cada uma das figuras. Para isso, utilize como auxílio a análise brevemente realizada pela professora e a interpretação dos textos que acompanham as figuras. Durante o desenvolvimento da redação procure articular as figuras de forma que seja promovida relação direta entre elas. Desta forma, procure relacioná-las entre si, fazendo com que sua redação apresente seus argumentos sobre todas as figuras. Ao final, indique possíveis medidas/soluções/atitudes para as problemáticas identificadas. Portanto, para escrever o texto, é importante que nas linhas abaixo da situação- problema sejam colocadas suas anotações (ideias, percepções, argumentos para estas ideias sobre os fragmentos da figura e sobre a figura) em relação aos problemas identificados. Desta forma, articule/relacione diretamente o que está sendo observado e discutido em sala de aula. Retomando: discuta em sala as quatro problemáticas apresentadas nas figuras que se seguem, bem como escreva suas observações nas linhas disponíveis. Em seguida, escreva uma redação embasada em suas anotações (suas percepções, sua argumentação) e nas discussões. Relacione as figuras de forma a criar um texto contextualizado e coerente às suas percepções. Situação-problema 1 “Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que mais de 2 bilhões de pessoas hoje estão infectadas com algum tipo de verme ou parasita. Estima-se que 60% dessas infecções têm associação a deficiências nutricionais, principalmente carência de ferro e vitaminas. Além disso, 2/3 da mortalidade mundial têm relação com doenças de veiculação hídrica, como as parasitoses.
    • “Poderão ocorrer algumas complicações, tais como: caquexia (desnutrição profunda), amenorréia (ausência de menstruação), partos com feto morto e, em crianças, transtornos no crescimento. [...] As principais medidas de prevenção consistem na construção de instalações sanitárias adequadas, evitando assim que os ovos dos vermes contaminem o solo; uso de calçados, impedindo a penetração das larvas pelos pés. Além do tratamento dos portadores, é necessária uma ampla campanha de educação sanitária”. Fontes dos fragmentos: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Ancilostomiase.php e http://www.drareginadias.com.br/vermes_br.htm Figura 1 da situação-problema 1. Fonte: http://2.bp.blogspot.com/- Zy8_QPY7BT8/TqNk7l61_HI/AAAAAAAAAZw/GwmIR5EkqKo/s320/fadiga.jpg ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________. Situação-problema 2 “Fortaleza caiu 21 posições no ranking das cidades com maior porcentagem da população atendida por rede de esgoto, considerando os 79 municípios com mais de 300 mil habitantes do Brasil. É o que revela a pesquisa do Ibope Inteligência
    • com o Instituto Trata Brasil. A capital ocupava o 5º lugar no ranking em 2003. O estudo revela que a falta de investimento em saneamento básico por parte do poder público é a principal causa da defasagem nos números. Uma consequência do não investimento do saneamento básico, pode ser relacionada nas taxas de mortalidade e até na renda familiar dos indivíduos, segundo o Instituto Trata Brasil, por meio de seu presidente Raul Pinho”. Fonte do fragmento: http://www.tribunadoceara.com.br/noticias/fortaleza/fortaleza-esta-em-26%C2%BA- em-ranking-de-saneamento/ Fortaleza | 25/08/2009 Figura 2 da situação-problema 2. Fonte: http://www.robertokenard.com/wp-content/uploads/2010/08/ESGOTOS-A- CEU-ABERTO.jpg 11 de agosto de 2010 às 17h11min ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________. Situação-problema 3 “Nas casas, a água começa seu caminho no hidrômetro (aparelho que mede o volume de água consumida), entra na caixa d´água e passa pelos canos e registros até chegar à pia, ao chuveiro, ao vaso sanitário e tudo o mais. Após o uso ( para beber, cozinhar, limpar), a água vai para os ralos e em seguida para os canos que vão dar na caixa de inspeção e na saída do esgoto doméstico. Os esgotos que saem das casas, indústrias etc devem ser bombeados para uma
    • estação de tratamento, onde os sólidos são separados do líquido - o que diminui a carga de poluição e os prejuízos para as águas que irão recebê-la. O tratamento de esgoto é vantajoso, pois o lodo que sobra pode ser transformada em fertilizante agrícola; o biogás resultante desse processo também é aproveitável como combustível”. Fonte do fragmento: http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm. Figura 3 da situação-problema 3. Fonte: http://c14985013.r13.cf2.rackcdn.com/production/evidences/images/897/original/MIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISSAO.jpg ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________. Situação-problema 4 “A higiene é muito importante, durante a preparação dos alimentos, cuidados básicos com a higienização pode prevenir algumas doenças como infecções gastrointestinais causadas por bactérias, que podem provocar forte diarreia e vômito, além de levar a problemas nos rins. Esses procedimentos,
    • necessários para garantir a qualidade higiênica e sanitária dos alimentos são chamados de Boas Práticas” Fonte: http://www.fernanda.ntr.br/Dica/a-importancia-da-higiene-correta-dos-alimentos. Figura 4 da situação-problema 4. Fonte: http://imagem.band.com.br/f_95204.jpg. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________. Faça aqui algumas anotações que achar pertinente, referente as discussões realizadas em sala de aulas, as quais foram mediadas pela professora ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________.
    • Agora, desenvolva uma redação a partir do que foi proposto acima: _______________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________.
    • Atividade 6 –Atividade 6 – Mini debate Para esta atividade, monte grupos com seus colegas – a quantidade de integrantes por grupo será informada pelo (a) professor (a). A formação de grupos facilitará o diálogo no mini debate. Na sequência, aguarde os comandos do (a) professor (a). É de suma importância prestar muita atenção aos slides/imagens/questionamentos que o (a) professor (a) realizará. Será por meio disso que os grupos irão expor suas ideias e confrontar/analisar/compartilhar informações/ideias com os outros grupos formados. LEMBRE-SE É sempre importante respeitar as opiniões do próximo, seja ela qual for. E não deixem de compartilhar informações com a professora. Cada discussão primeiramente se realizará no pequeno grupo (entre os integrantes que compõem um grupo pequeno), na sequência, a discussão realizada no pequeno grupo será direcionada para o grande grupo. Neste momento, divida com o restante dos colegas quais foram as conclusões que você e seus colegas do pequeno grupo tiveram, bem como quais as dúvidas que ainda persistem. Este mini debate será mediado e controlado pelo (a) professor (a), para que tudo decorra de forma organizada, auxiliando assim sua aprendizagem. LEMBRE-SE Este é um momento para compartilhar informações. Além disso, também é um momento para tirar dúvidas e compartilhar as dificuldades que possui. Não esqueça de realizar constantemente questionamentos ao restante dos grupos. Esta atividade se trata de um mini debate igualitário e democrático, portanto, é um debate dinâmico, onde todos podem contribuir com as ideias alheias.
    • Procure fazer relação do que está sendo exposto pelo (a) professor (a) com o conteúdo trabalho nas atividades. Anote todas as informações que considerar necessárias. ________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________.