Residência de Software no CESAR

  • 2,382 views
Uploaded on

Modelo inovador de formação profissional focada.

Modelo inovador de formação profissional focada.

More in: Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
2,382
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
37
Comments
1
Likes
4

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. SET/2012
  • 2. SEP/2012Desde 2007
  • 3. Com a falta de mão de obra especializada, faz-se necessáriodesenvolver capital humano de forma rápida e focada nasnecessidades do mercado, e ao mesmo tempo, prover entregas dequalidade que solucionem demandas imediatas.
  • 4. Residência em Desenvolvimento de Software é umprograma de formação acelerada de capital humano emTICs, montado a partir de necessidades do clientepatrocinador e que produz entregas ao longo de sua duração.
  • 5. Docentes comCESAR Alunos Experiência ProfissionalHospital Médicos Residentes
  • 6. Teoria e Alto Formação Retorno deImersão Especializada Prática Investimento
  • 7. Teoria e Alto Formação Retorno de Imersão Especializada Prática InvestimentoAo mesmo tempo que recebem formação técnica formal, os alunossão inseridos em um ambiente real de desenvolvimento no CESAR,onde aprendem na prática o que é visto em sala de aula.
  • 8. Teoria e Alto Formação Retorno de Imersão Especializada Prática InvestimentoO cliente patrocinador tem a oportunidade de formar profissionaisa partir de demandas específicas próprias, de forma rápida efocada.
  • 9. Teoria e Alto Formação Retorno de Imersão Especializada Prática InvestimentoO cliente patrocinador obterá, além da formação profissionalespecífica, o desenvolvimento de soluções de qualidade, prontaspara serem lançadas no mercado.
  • 10. Utilizando a metodologia Problem Based Learning*,profissionais experientes da equipe do CESARcontribuem para formação de profissionais especialistasnas necessidades e demandas do clientepatrocinador.* Aprendizado baseado em problemas.
  • 11. Cliente PatrocinadorComo é montadaa Residência deSoftware do Coordenador Coordenador CoordenadorCESAR de Projetos Acadêmico da Residência Tutores/Mentores Docentes com Estudantes Experiência profissional
  • 12. O programa é coordenado pelo CESAR,que entende as necessidades do cliente eelabora um conteúdo específico e ametodologia de ensino da Residência;Os alunos recebem monitoria e orientações nas atividadespráticas por profissionais experientes do CESAR.
  • 13. A contratação dependerá do desempenho de cada aluno. 1 2 3 4 5 6Estruturação Recrutamento Formação Entregas Avaliação Contratação
  • 14. 11: EstruturaçãoPrimeiro passo é a construção da grade programática daResidência que considera a relação entre as demandasdo cliente patrocinador e o perfil técnico dos alunos queirão participar;O cliente patrocinador pode realizar mais de umprograma de Residência e cada um terá uma gradediferenciada e um foco específico de entrega.É isso que torna a Residência em Desenvolvimento deSoftware uma solução customizável e arrojada.
  • 15. 22: RecrutamentoOs alunos elegíveis para a Residência devem estarno final da graduação ou recém formados;A pré-seleção é baseada em análise curricular, perfilprofissional, entrevistas, provas online deconhecimentos específicos e critérios técnicosestabelecidos a partir das demandas do clientepatrocinador;É oferecido bolsa de estudo aos alunos e é exigidadedicação exclusiva ao programa, uma vez que aResidência contempla teoria e prática / desenvolvimento(hands on).
  • 16. 33: FormaçãoCriação de um ambiente real de desenvolvimento deprojetos suportado por processos de qualidade eprodutividade;Inserção dos residentes em células (trabalho em equipe pararesolução de problemas);Alocação de atividades práticas bem definidas, permitindo aavaliação dos residentes;Docentes no papel de consultores, e tutoria eacompanhamento de uma equipe de profissionaisexperientes.
  • 17. 44: EntregasResolução de problemas reais lançados pelo cliente;Agenda de entregas periódicas durante o programa eacompanhamento constante do desenvolvimento destas;Possibilita ao cliente patrocinador receber sistematicamenteentregas/artefatos ao longo do período do programa, comqualidade padrão de mercado e que solucionamdemandas imediatas;Trabalho de conclusão do curso dos alunos évoltado para publicações de mercado.
  • 18. 55: AvaliaçãoAvaliações e feedbacks contínuos dos residentes;É exigido desempenho não inferior a 7 nas disciplinas,e mínimo de 75% de presença;Atividades práticas avaliadas por diferentes atores:docentes, tutores e cliente;Trabalho de conclusão do curso é avaliado pelosdocentes e tutores.
  • 19. 66: Possível ContrataçãoOs melhores alunos podem ser contratadostanto pelo cliente, quanto pelo próprio CESAR;Após a Residência, os alunos formados temexpertise superior àqueles que simplesmente foraminseridos na empresa.
  • 20. Desenvolvimento rápido de aplicações com padrão demercado e geração de experiência formativa integral do aluno,que inserido em um ambiente profissional, irá tambémdesenvolver relações interpessoais e valores profissionais.
  • 21. Quando os profissionais disponíveis no mercadocarecem de experiência profissional equalificação específica;Quando os conhecimentos e especializações necessáriasnão são ensinados em salas de aula convencionais;Necessidade de qualificação profissional rápida e específica;Demanda por um considerável volume de soluções de qualidade e emum curto espaço de tempo.
  • 22. Cases
  • 23. OBJETIVO Produzir 85 widgets para o mercado nacional, com o intuito de popular a loja virtual do cliente.RESULTADO Criação de um total de 110 Widgets centrados no usuário; Em menos de 2 meses de publicação, os Widgets gerados pela residência representavam quase 20% do total de downloads da loja virtual do cliente; Foram formados mais de 30 profissionais de desenvolvimento de aplicações para plataformas móveis.
  • 24. OBJETIVO Aumentar o número de aplicativos disponíveis na loja virtual do cliente; Aumentar a comunidade de desenvolvedores.RESULTADO Publicados mais de 60 aplicativos; Aplicativos portados para outros idiomas e países; Um dos aplicativos chegou a marca de 4mil downloads por semana (~23% do total da loja); Foram formados mais de 20 novos desenvolvedores.
  • 25. OBJETIVO Necessidade de formação urgente de capital humano para o gerenciamento e configuração da plataforma de gestão dos Contact Centers do cliente.RESULTADO Formação de capital humano alinhado às novas necessidades do mercado; Desenvolvimento de habilidades e valores da empresa nos residentes; Os residentes que se destacam no programa, são contratados pela empresa.
  • 26. OBJETIVO Transferir know-how de gestão de projetos, montagem de times e metodologias de desenvolvimento de aplicações para o CNTI [Comissão Nacional das Tecnologias da Informação do Governo de Angola].RESULTADO Estabelecimento de uma infraestrutura de TI para o governo de Angola; Formação profissional focada em problemas reais do CNTI; Coaching durante os primeiros meses em que os residentes colocaram em prática os conhecimentos construídos na residência.
  • 27. OBJETIVO Necessidade de formação rápida de capital humano para atender as demandas de evolução das redes de telecomunicações do país.RESULTADO Qualificação profissional de 18 residentes divididos em: 9 com foco no desenvolvimento de software Linux para sistemas embarcados (Metro Ethernet Switches); e 9 com foco no desenvolvimento de software para gerência de redes. Todos eles capacitados de acordo com as necessidades específicas do cliente e qualificados para trabalhar no setor de pesquisa e desenvolvimento da própria empresa patrocinadora.
  • 28. Contato de Negócios http://www.cesar.org.br negocios@cesar.org.br (81) 3425-4700