www.CentroApoio.com -História - Primeira Guerra Mundial - Vídeo Aula

8,677 views
8,486 views

Published on

www.CentroApoio.com -História - Primeira Guerra Mundial - Vídeo Aula

Veja o vídeo referente a esse material em nosso site : www.CentroApoio.com

Visite também nosso blog : www.aulasdehistoriaapoio.blogspot.com

Published in: Education, News & Politics
0 Comments
26 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,677
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
22
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
26
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

www.CentroApoio.com -História - Primeira Guerra Mundial - Vídeo Aula

  1. 1. A 1° GUERRA MUNDIAL
  2. 2. Assuntos A Serem Abordados Nessa Aula: - Imperialismo; - Nacionalismo; - As Políticas De Aliança; - A Corrida armamentista; - A Paz Armada; - Os Períodos de Crise que Levaram a 1° Guerra mundial; - A 1° Guerra Mundial; - O Final da 1° Guerra Mundial; - O Tratado de Versalhes;
  3. 3. O Que Você Já Aprendeu Sobre a 1ª Guerra Mundial ?
  4. 4. O Imperialismo Política econômica adotada no século XIX, onde as principais potências industriais e capitalistas disputaram novas colônias e novos mercados .
  5. 5. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX
  6. 6. <ul><li>O Neocolonialismo </li></ul><ul><li> Foi a divisão dos territórios Africanos , Asiáticos e até Latino – americanos , pois assim os países industrializados queriam conseguir matéria prima barata, mão de obra barata e novos mercados para seus produtos industrializados. </li></ul>
  7. 7. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos.
  8. 8. Atividade Agora é Sua Vez : Sabemos que o imperialismo foi um conjunto de práticas econômicas ocorrido no século XIX que, diretamente ligado ao neocolonialismo , destacavam as disputas entre os países europeus. Quais os interesses econômicos disputados por esses países ?
  9. 9. Resposta : Essas novas potências lutavam por novas colônias onde poderiam explorar matéria prima para alimentar suas indústrias de forma mais lucrativa e barata e também transformar essas colônias em mercados de consumo para seus produtos industrializados.
  10. 10. O Nacionalismo As disputas imperialistas reacenderam antigas disputas de fervor patrióticos , de maneira geral, antigos ressentimentos por derrota ocorrida em guerras dentro da Europa . Por isso alguns movimentos nacionalistas de origem étnica começaram a surgir , para formar estados mais fortes .
  11. 11. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa.
  12. 12. O PAN – ESLAVISMO Liderados pela Rússia , buscava a união de todos os povos eslavos da Europa Oriental. O PANGERMANISMO Liderados pela Alemanha, buscava anexar todos os países de origem germânica da Europa Central em um estado liderado pela Alemanha .
  13. 13. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa. Pan-Eslavismo Pangermanismo Buscava a união dos povos eslavos. Buscava anexar países germânicos em um Estado.
  14. 14. Atividade Vamos responder ? “ Rancor”, essa seria a palavra que explicaria o nacionalismo extremado e a formação de alianças que precederiam. Por que podemos afirmar isso?
  15. 15. Atividade Vamos responder? “ Rancor ”, essa seria a palavra que explicaria o nacionalismo extremado e a formação de alianças que precederiam. Por que podemos afirmar isso?
  16. 16. Atividade Vamos responder ? Resposta: Era um rancor que vinha se formando muitos anos antes da guerra , por causa das lutas territoriais , políticas e econômicas dentro da Europa. Com o passar de tempo esses países se união em grupos políticos e militares de auto ajuda contra inimigos em comum .
  17. 17. 1° Grande Guerra Motivo da 1 ° grande Guerra Mundial
  18. 18. Disputa Nacionalistas e Imperialistas 1° - Qual problema a França tinha? Queria os territórios do Alsácia e da Lorena , que havia perdido para Alemanha na guerra “Franco – Prussiana” em 1870 , no processo de unificação do estado Alemão.
  19. 19. 2° - Qual a razão da disputa industrial entre Alemanha e Inglaterra ? As duas principais potências industriais rivalizavam para conquistar colônias de exploração e principalmente por mercado consumidor .
  20. 20. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa. Pan-Eslavismo Pangermanismo Buscava a união dos povos eslavos. Buscava anexar países germânicos em um Estado. Disputas nacionalistas e imperialistas
  21. 21. Cartaz incentivando o nacionalismo extremo dos franceses contra os Alemães . Mesmo antes do conflito o espírito de guerra e revanche era alimentado .
  22. 22. Concorrência econômica entre Inglaterra e Alemanha .
  23. 23. 1° Grande Guerra Motivos da 1° grande Guerra Mundial
  24. 24. A Corrida Armamentista e a “Paz armada” (ou paz com arma?). O clima de disputa e rivalidades deu origem a chamada “PAZ ARMADA ”, pois diante de uma possível guerra as potências mundiais começaram uma corrida armamentista, para fortalecer seus exércitos e estarem preparados para uma resposta a um ataque de seus inimigos . Esse período ficou assim conhecido pois as nações se armavam, mas não existia ainda um combate efetivo.
  25. 25. As Políticas de Alianças No mesmo momento da PAZ ARMADA , os governos das superpotências firmaram acordos políticos militares entre si, com o objetivo de unir forças contra inimigos em comum . Assim no ano de 1907 a Europa se encontrava dividida assim: Tríplice Aliança – Formada por Alemanha , Itália e Áustria – Hungria Tríplice Entente – Formada por Inglaterra , França e Rússia (Do Frances a palavra entente traduzida significa entendimento ou acordo).
  26. 26. Divisão das Alianças e Seus Países TRÍPLICE ENTENTE TRÍPLICE ALIANÇA Inglaterra França Rússia X Posteriormente os países que tinham alianças políticas e econômicas com algum pais pertencente a uma dessas alianças foram entrando na guerra para apoiar. Alemanha Áustria-Hungria Itália
  27. 27. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa. Pan-Eslavismo Pangermanismo Buscava a união dos povos eslavos. Buscava anexar países germânicos em um Estado. Disputas nacionalistas e imperialistas Aliança Acordo para unir forças contra inimigos comuns. Tríplice Aliança Tríplice Entente Alemanha, Áustria-Hungria, Itália Inglaterra, França, Rússia
  28. 28. 1° Grande Guerra Motivos da 1° grande Guerra Mundial
  29. 29. Momentos de Crise Porque aconteceu a crise do Marrocos ? França e Alemanha lutavam pelo território do Marrocos , no norte da África. Em 1906 após uma conferência a França consegue o território e cabe a Alemanha uma pequena faixa no sudoeste africano . Com medo de um conflito e evitando uma guerra a França cede parte do Congo .
  30. 30. Momentos de Crise. O que foi a crise dos Bálcãs ? Região do sudeste da Europa onde a Sérvia , apoiada pela Rússia (pan-eslavismo) tinha vários atritos com a Áustria – Hungria , apoiada pela Alemanha .
  31. 31. 1° Grande Guerra Motivos da 1° grande Guerra Mundial Estopim para guerra!!!
  32. 32. 1° Grande Guerra Morte do herdeiro ao trono Austro – Húngaro (Francisco Ferdinando), por um grupo separatista servo, durante a crise dos Bálcãs. Estopim para guerra!!! Motivos da 1° grande Guerra Mundial
  33. 33. Por que a Europa Entrou em Guerra? Após a morte do herdeiro ao império, a Áustria – Hungria declara guerra a Servia , por sua vez a Servia recebe o apoio da Alemanha . As políticas das alianças é ativada na Europa nesse primeiro momento e depois , no decorrer da guerra, atingirá um âmbito mundial.
  34. 34. 1° Fase da Guerra (1914–1915) A primeira fase é marcada pelo confronto direto entre alemães e franceses. Após rápida ofensiva alemã os franceses precisavam organizar uma contra ofensiva para evitar a entrada dos germânicas em Paris. A batalha de MARNE foi o momento inicial do período de trincheiras , onde nenhuma das nações posteriormente conseguiu uma vitória significativa . Por isso a 1° Guerra Mundial fica conhecida como GUERRA DAS TRINCHEIRAS . Soldados em trincheiras durante a 1° Guerra Mundial
  35. 35. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa. Pan-Eslavismo Pangermanismo Buscava a união dos povos eslavos. Buscava anexar países germânicos em um Estado. Disputas nacionalistas e imperialistas Aliança Acordo para unir forças contra inimigos comuns. Tríplice Aliança Tríplice Entente Alemanha, Áustria-Hungria, Itália Inglaterra, França, Rússia 1ª Fase da Guerra (1914-1915) Confronto entre alemães e franceses
  36. 36. 2° Fase da Guerra (1917 – 1918) Após um suposto ataque de submarinos alemães a navios dos E.U.A e do Brasil , esses países e vários outros entram do lado da Tríplice Aliança , o que daria um novo ânimo as batalhas que não conseguiam avançar e nem sair das trincheiras . Com apoio dos recursos financeiros e militares dos E.U.A as tropas aliadas dão um pulo de superioridade nas batalhas , causando uma grande perda e crise na Tríplice Entente.
  37. 37. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa. Pan-Eslavismo Pangermanismo Buscava a união dos povos eslavos. Buscava anexar países germânicos em um Estado. Disputas nacionalistas e imperialistas Aliança Acordo para unir forças contra inimigos comuns. Tríplice Aliança Tríplice Entente Alemanha, Áustria-Hungria, Itália Inglaterra, França, Rússia 1ª Fase da Guerra (1914-1915) Confronto entre alemães e franceses 2ª Fase da Guerra (1917-1918) Os E.U.A entram na Guerra.
  38. 38. - Atividade – Vamos entender o porquê? A entrada dos E.U.A na guerra foi decisiva para o fim da guerra , pois junto com eles os países aliados somaram força a Tríplice Aliança , além do investimento forte em armas e capital nos seus aliados. Mas por que os E.U.A entraram em uma guerra que acontecia na Europa ?
  39. 39. Atividade – Vamos entender o porquê? Após supostos ataque a navios americanos que comercializavam e lucravam muito com a guerra , os estados unidos resolver entrar na guerra e apoiar militar e economicamente a Tríplice aliança, o que tornou impossível a resistência da Tríplice entente .
  40. 40. As Destruições e Mudanças da 1° Guerra Mundial Os conflitos em terra que aconteceram na 1° Guerra Mundial causaram um elevado número de morte para ambos os lados, o que geraria uma crise de falta de mão de obra . Além de destruição das cidades e industrias européias . A economia mundial fica afetada por esses motivos e principalmente a européia que se encontrava totalmente destruída e sem recursos para se reconstruir .
  41. 41. Adesão dos países a guerra.
  42. 42. Fim do Conflito <ul><li>1917 </li></ul><ul><li>- Saída da Rússia após perceber a crise que começava a enfrentar. ( Tratado de Brest-Litovsky ) </li></ul><ul><li>Entrada dos Estados Unidos que impulsionou o capital e o poderio militar dos aliados . </li></ul><ul><li>- Se torna impossível a Tríplice Entente continuar a combater os aliados agora com o apoio do E.U.A. </li></ul><ul><li>1918 </li></ul><ul><li>RENDIÇÃO ALEMÃ </li></ul><ul><li>Isolada e destruída as forças alemães se entregam e é Proclamada a República de Weimar , supervisionada pela Inglaterra e E.U.A na Alemanha (09/11/1918). </li></ul>
  43. 43. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa. Pan-Eslavismo Pangermanismo Buscava a união dos povos eslavos. Buscava anexar países germânicos em um Estado. Disputas nacionalistas e imperialistas Aliança Acordo para unir forças contra inimigos comuns. Tríplice Aliança Tríplice Entente Alemanha, Áustria-Hungria, Itália Inglaterra, França, Rússia 1ª Fase da Guerra (1914-1915) Confronto entre alemães e franceses 2ª Fase da Guerra (1917-1918) Os E.U.A entram na Guerra. Fim do conflito Isolada e destruída as forças alemães se entregam. Isolada e destruída as forças alemães se entregam.
  44. 44. CONFERÊNCIA DE PAZ EM VERSALHES <ul><li>PRESIDIDA POR: Woodrow Wilson (EUA) ,Lloyd George (Inglaterra) eClemenceau (França) </li></ul><ul><li>O TRATADO DE VERSALHES : “ Humilhação da Alemanha ”. </li></ul><ul><li>Considerou a Alemanha culpada pela guerra ; </li></ul><ul><li>Exigiu a devolução da Alsácia-Lorena à França ; </li></ul><ul><li>Criação do Corredor Polonês (Porto de Dantzig); </li></ul>
  45. 45. CONFERÊNCIA DE PAZ EM VERSALHES <ul><li>O TRATADO DE VERSALHES: “Humilhação da Alemanha”. </li></ul><ul><li>A Alemanha perde suas colônias na África e Ásia ; </li></ul><ul><li>Redução do Exército , da Marinha e proibição de existência da Aeronáutica ; </li></ul><ul><li>Pagamento de Indenização de Guerra (US$30 bilhões); </li></ul><ul><li>Criação da “Liga das Nações” (Fórum Internacional da Paz); </li></ul>PRESIDIDA POR: Woodrow Wilson (EUA) ,Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França)
  46. 46. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa. Pan-Eslavismo Pangermanismo Buscava a união dos povos eslavos. Buscava anexar países germânicos em um Estado. Disputas nacionalistas e imperialistas Aliança Acordo para unir forças contra inimigos comuns. Tríplice Aliança Tríplice Entente Alemanha, Áustria-Hungria, Itália Inglaterra, França, Rússia 1ª Fase da Guerra (1914-1915) Confronto entre alemães e franceses 2ª Fase da Guerra (1917-1918) Os E.U.A entram na Guerra. Fim do conflito Isolada e destruída as forças alemães se entregam. Isolada e destruída as forças alemães se entregam. Tratado de Versalhes
  47. 47. Atividade - Como ficou após o tratado? A conferência de Versalhes foi o conselho que organizou as decisões que seriam tomadas após a guerra, as mudanças que seriam tomadas e como seriam cumpridas. Vamos lembrar e destacar esses pontos de mudanças e obrigações tomadas?
  48. 48. Atividade - Como ficou após o tratado? A conferência de Versalhes foi o conselho que organizou as decisões que seriam tomadas após a guerra, as mudanças que seriam tomadas e como seriam cumpridas. Vamos lembrar e destacar esses pontos de mudanças e obrigações tomadas ?
  49. 49. Atividade - Como ficou após o tratado? Resposta: A Alemanha sai com grande perdedora, culpada pela guerra e obrigada a pagar indenização aos vencedores. Isso também deve ser somada ao fato que não poderia ter mais aeronáutica e sua marinha e exercito são reduzidos. Por fim tem de devolver Alsácia e Lorena a frança e perde as colônias.
  50. 50. Atividade - Como ficou após o tratado? Resposta: A Alemanha sai como grande perdedora , culpada pela guerra e obrigada a pagar indenização aos vencedores . Isso também deve ser somada ao fato que não poderia ter mais aeronáutica e sua marinha e exercito são reduzidos. Por fim tem de devolver Alsácia e Lorena a frança e perde as colônias .
  51. 51. O QUE VAI MUDAR APÓS A 1° GRANDE GUERRA? 1°- FIM DA HEGEMONIA européia e transferência do eixo econômico da Europa para os estados unidos pois Europa fica destruída. E financiaria a reconstrução da Europa. 2°- E a Alemanha sai como culpada pela guerra, humilhada pelo tratado de Versalhes, endividada e destruída. Esse conjunto vai gerar um rancor que proporcionará junto com um conjunto de fatores econômicos a 2° GUERRA MUNDIAL. .
  52. 52. O QUE VAI MUDAR APÓS A 1° GRANDE GUERRA ? 1°- FIM DA HEGEMONIA européia e transferência do eixo econômico da Europa para os estados unidos pois Europa fica destruída . E financiaria a reconstrução da Europa. 2°- E a Alemanha sai como culpada pela guerra, humilhada pelo tratado de Versalhes, endividada e destruída. Esse conjunto vai gerar um rancor que proporcionará junto com um conjunto de fatores econômicos a 2° GUERRA MUNDIAL. .
  53. 53. 1ª Guerra Mundial Imperialismo Política econômica adotada no século XIX Neocolonialismo Divisão dos territórios africanos, asiáticos e latino-americanos. Nacionalismo Ressentimentos por derrota em guerra na Europa. Pan-Eslavismo Pangermanismo Buscava a união dos povos eslavos. Buscava anexar países germânicos em um Estado. Disputas nacionalistas e imperialistas Aliança Acordo para unir forças contra inimigos comuns. Tríplice Aliança Tríplice Entente Alemanha, Áustria-Hungria, Itália Inglaterra, França, Rússia 1ª Fase da Guerra (1914-1915) Confronto entre alemães e franceses 2ª Fase da Guerra (1917-1918) Os E.U.A entram na Guerra. Fim do conflito Isolada e destruída as forças alemães se entregam. Isolada e destruída as forças alemães se entregam. Tratado de Versalhes Fim da hegemonia Européia. Alemanha sai como culpada
  54. 54. Atividade – Vejamos o que muda? Após a guerra algumas mudanças se tornaram inevitáveis na economia e política. O que mudou no cenário político e econômico mundial após a Guerra?
  55. 55. Atividade – Vejamos o que muda? Após a guerra algumas mudanças se tornaram inevitáveis na economia e política . O que mudou no cenário político e econômico mundial após a Guerra?
  56. 56. Atividade – Vejamos o que muda? Resposta: A economia européia se encontrava destruída e sem quaisquer condições de se reerguer, os Estados Unidos saem como vencedores fortes política e economicamente, já que não tinham tido guerra em seus territórios e por isso ajudam e financiam a reconstrução dos europeus.
  57. 57. Atividade – Vejamos o que muda? Resposta: A economia européia se encontrava destruída e sem quaisquer condições de se reerguer, os Estados Unidos saem como vencedores fortes política e economicamente , já que não tinham tido guerra em seus territórios e por isso ajudam e financiam a reconstrução dos europeus .
  58. 58. Bibliografia <ul><li>História Global – Brasil e Geral . Gilberto Cotrin, Editora Saraiva – 2009. </li></ul><ul><li>Para entender história. Divalte Gracia Figueredo e João Tristan Varsai, Editora Saraiva – 2009. </li></ul><ul><li>História, Sociedade e Cidadania. Alfredo Boulos Junior, Editora FTD – 2009. </li></ul><ul><li>Novo História – Conceito e procedimento. Ricardo Dreger e Eliete Toledo, Editora Atual – 2009. </li></ul>
  59. 59. FIM!

×