www.CentroApoio.com - Física - Vídeo Aula - Estudo dos gases

6,992 views
6,753 views

Published on

TIPOS MAIS ELABORADOS DE COLA:

Veja o que a turminha adepta as "colas de escola" andam aprontando

- SINALIZADOR: COLANTE e COLADO combinam em inventar um alfabeto (semelhando o dos surdos), para discutirem questões vitais na hora da prova sem que não atrapalhe a concentrações de ninguém, é claro. Muito usado com longas distâncias.

Visite nosso blog : www.aulasdefisicaapoio.blogspot.com
Acesse nosso site : www.centroapoio.com
Siga-nos no Twitter :http://twitter.com/centroapoio
Visite nosso blog : http://centroapoio.blogspot.com
Skype: centro.apoio

Published in: Education
0 Comments
9 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,992
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
19
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
9
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

www.CentroApoio.com - Física - Vídeo Aula - Estudo dos gases

  1. 1. ESTUDO DOS GASES
  2. 2. ESTUDO DOS GASES Gás: É um estado da matéria que não possui forma e volume definidos, composto por partículas (moléculas, átomos, íons ou elétrons) com movimentos aleatórios.
  3. 3. ESTUDO DOS GASES Movimento das partículas de gás dentro de recipientes
  4. 4. ESTUDO DOS GASES Diferença entre gás e vapor . Vapor: É uma fase intermediária entre os estados líquido e gasoso , possui características de ambos estados . Sua temperatura é inferio r a temperatura de seu ponto crítico (ebulição) Gás: É um estado físico da matéria , sua temperatura tem que ser maior do que a temperatura de seu ponto crítico (de ebulição ou sublimação).
  5. 5. ESTUDO DOS GASES O vapor pode sofrer condensação pela diminuição de temperatura . O gás de cozinha ou GLP (gás líquido propano) fica no estado líquido dentro do botijão por que fica submetido a pressão alta .
  6. 6. ESTUDO DOS GASES <ul><li>Teoria cinética dos gases . </li></ul><ul><li>É um modelo que simplifica o estudo dos gases e seus cálculos. </li></ul><ul><li>Adotamos uma série de hipóteses para aplicação desta teoria . </li></ul>
  7. 7. ESTUDO DOS GASES <ul><li>Hipóteses sobre as partículas dos gases. </li></ul><ul><li>Movem-se ao acaso com uma certa velocidade média ; </li></ul><ul><li>Não interagem , exceto durante o choque ; </li></ul><ul><li>Chocam elasticamente entre si, e com a parede do recipiente; </li></ul><ul><li>Apresentam um volume próprio desprezível em comparação com o volume do gás; </li></ul>
  8. 8. ESTUDO DOS GASES Comportamento dos gases Gás real : Existe na natureza sob a maioria das condições de temperatura e pressão , suas partículas possuem um volume considerável e movimento caótico. Há forças de interação entre as partículas. Gás ideal: Todo gás real se aproxima do gás ideal , quanto menor for sua pressão e maior for sua temperatura . Há forças de interação entre as partículas. Gás perfeito: É uma abstração , existe para satisfazer a teoria cinética dos gases, não existem forças de interação entre as partículas, o volume das partículas é nulo .
  9. 9. ESTUDO DOS GASES Gases Teoria cinética dos gases
  10. 10. ESTUDO DOS GASES Equação geral para os gases perfeitos : Onde: P o , V o e T o são respectivamente a pressão, volume e temperatura iniciais . P , V e T são pressão, volume e temperatura finais .
  11. 11. ESTUDO DOS GASES Equação geral para os gases perfeitos : No sistema internacional de unidades (S.I) P  pascal [ Pa ] = 1,0 x 10 5 N/m 2 V  metros cúbicos [m 3 ] T  Kelvin [K]
  12. 12. ESTUDO DOS GASES Gases Teoria cinética dos gases
  13. 13. ESTUDO DOS GASES Conversão de unidades de volume, pressão e temperatura
  14. 14. ESTUDO DOS GASES Exercícios. 1_ Um copo de chopp contém uma parte de chopp, e acima desta, uma parte de espuma (chamada de colarinho) , como representado na figura abaixo. Uma bolha de gás,desprendendo-se do fundo, atravessa a parte líquida ( de A para B) e, em seguida, a parte de espuma ( de B para C). Observa-se que, nesse percurso, o seu volume aumenta. Esses aumentos de volume da bolha de gás, de A para B e de B para C, respectivamente, ocorrem predominantemente em virtude de :
  15. 15. ESTUDO DOS GASES Exercícios. 1_ Um copo de chopp contém uma parte de chopp, e acima desta, uma parte de espuma (chamada de colarinho) , como representado na figura abaixo. Uma bolha de gás , desprendendo-se do fundo , atravessa a parte líquida ( de A para B) e, em seguida, a parte de espuma ( de B para C). Observa-se que, nesse percurso, o seu volume aumenta . Esses aumentos de volume da bolha de gás, de A para B e de B para C, respectivamente, ocorrem predominantemente em virtude de :
  16. 16. ESTUDO DOS GASES <ul><li>Diminuição de pressão e diminuição de temperatura </li></ul><ul><li>Diminuição de pressão e aumento da temperatura </li></ul><ul><li>Diminuição de temperatura e aumento de pressão </li></ul><ul><li>Aumento de temperatura e diminuição da pressão </li></ul><ul><li>Aumento da temperatura e aumento da temperatura </li></ul>
  17. 17. ESTUDO DOS GASES Exercícios 2_Uma dada massa de gás perfeito está em um recipiente de volume 8,0 litros, a temperatura de 7,0 o C, exercendo a pressão de 4,0 atm. Reduzindo-se o volume a 6,0 litros e aquecendo-se o gás, a sua pressão passou a ser de 10 atm. Determine a que temperatura o gás foi aquecido.
  18. 18. ESTUDO DOS GASES Exercícios 2_Uma dada massa de gás perfeito está em um recipiente de volume 8,0 litros , a temperatura de 7,0 o C , exercendo a pressão de 4,0 atm . Reduzindo-se o volume a 6,0 litros e aquecendo-se o gás, a sua pressão passou a ser de 10 atm . Determine a que temperatura o gás foi aquecido .
  19. 19. ESTUDO DOS GASES
  20. 20. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares: Lei de Boyle-Mariotte ( Isotérmica ).  São transformações que ocorrem com temperatura constante .
  21. 21. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares: Lei de Boyle-Mariotte ( Isotérmica ).  São transformações que ocorrem com temperatura constante .
  22. 22. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares: Lei de Boyle-Mariotte ( Isotérmica ).
  23. 23. ESTUDO DOS GASES Exercícios: 3_Um gás perfeito sofre uma transformação isotérmica, qual será seu volume depois que sua pressão cai para a metade da pressão inicial ?
  24. 24. ESTUDO DOS GASES Exercícios: 3_Um gás perfeito sofre uma transformação isotérmica , qual será seu volume depois que sua pressão duplica em relação a pressão inicial ?
  25. 25. ESTUDO DOS GASES Exercícios: 3_Um gás perfeito sofre uma transformação isotérmica , qual será seu volume depois que sua pressão duplica em relação a pressão inicial ?
  26. 26. ESTUDO DOS GASES Gases Teoria cinética dos gases Boyle-Mariotte (isotérmica)
  27. 27. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares Lei de Gay-Lussac ( isobárica ).  São transformações que ocorrem com pressão constante .
  28. 28. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares Lei de Gay-Lussac ( isobárica ).  São transformações que ocorrem com pressão constante .
  29. 29. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares Lei de Gay-Lussac ( isobárica ).  São transformações que ocorrem com pressão constante .
  30. 30. ESTUDO DOS GASES Exercícios 4_Um gás sofre transformação isobárica quando submetido a uma temperatura que é o dobro de sua temperatura inicial. Calcule seu volume após a transformação.
  31. 31. ESTUDO DOS GASES Exercícios 4_Um gás sofre transformação isobárica quando submetido a uma temperatura que é o dobro de sua temperatura inicial . Calcule seu volume após a transformação.
  32. 32. ESTUDO DOS GASES Exercícios 4_Um gás sofre transformação isobárica quando submetido a uma temperatura que é o dobro de sua temperatura inicial . Calcule seu volume após a transformação.
  33. 33. ESTUDO DOS GASES Gases Teoria cinética dos gases Boyle-Mariotte (isotérmica) Gay-Lussac (isobárica)
  34. 34. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares Lei de Charles ( isocórica, isométrica ou isovolumétrica ).  São transformações que ocorrem com volume constante .
  35. 35. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares Lei de Charles ( isocórica, isométrica ou isovolumétrica ).  São transformações que ocorrem com volume constante.
  36. 36. ESTUDO DOS GASES Transformações gasosas particulares Lei de Charles ( isocórica, isométrica ou isovolumétrica ).  São transformações que ocorrem com volume constante .
  37. 37. ESTUDO DOS GASES Exercícios. 5_Numa transformação isométrica, um gás perfeito tem sua temperatura dobrada, determine sua pressão após a transformação.
  38. 38. ESTUDO DOS GASES Exercícios. 5_Numa transformação isométrica , um gás perfeito tem sua temperatura dobrada , determine sua pressão após a transformação.
  39. 39. ESTUDO DOS GASES Exercícios. 5_Numa transformação isométrica , um gás perfeito tem sua temperatura dobrada , determine sua pressão após a transformação.
  40. 40. ESTUDO DOS GASES Gases Teoria cinética dos gases Boyle-Mariotte (isotérmica) Gay-Lussac (isobárica) Charles (isométrica)

×