SlideShare a Scribd company logo
1 of 67
 
Concordância Nominal Adjetivo (gênero e número) Pronome Sujeito e predicativo do sujeito Verbo  Numeral
 
[object Object],[object Object],[object Object],sujeito simples verbo  verbo  sujeito simples
Concordância verba Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa
[object Object],[object Object],sujeito  composto verbo
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância nominal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância.
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Com pronome “que”, o verbo concorda  em número e pessoa com o antecedente. Com pronome “quem”, o verbo  irá para a 3ª pessoa do singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Com o sujeito simples  o verbo  concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai  para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo.  O verbo vai para o plural ou concordará  com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes  o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.  Com sujeito representado  por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito  formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Com pronome “que”, o verbo concorda  em número e pessoa com o antecedente. Com pronome “quem”, o verbo  irá para a 3ª pessoa do singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.  Verbo ficará no singular sempre que houver ideia de exclusão. Com núcleos do  sujeito  ligados por ou Verbo ficará no plural se não houver ideia de exclusão..
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural.
[object Object],[object Object],[object Object],sujeito sujeito verbo  transitivo direto
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito.
[object Object],[object Object],verbo  transitivo indireto objeto indireto
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular.
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual
[object Object],[object Object],[object Object],sujeito sujeito
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito.
[object Object],[object Object],[object Object],sujeito sujeito
[object Object],[object Object],sujeito
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],verbo auxiliar
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito. Concordância  dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],sujeito predicativo
[object Object],[object Object],Pronome pessoal - sujeito
[object Object],[object Object],predicativo sujeito
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância  dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.
Concordância do verbo ser  O verbo ser ora concorda com o sujeito, ora como predicativo. Se um dos elementos (sujeito ou predicativo) for pronome pessoal, o verbo concordará com ele. Quando o sujeito é um dos pronomes isto, isso, aquilo, o, tudo e o predicativo estiver no plural, o verbo concordará, de preferência, com o predicativo. Se um dos elementos  (sujeito ou predicativo) referir-se a pessoa, o verbo concordará com ela. Se o sujeito indicar peso, medida, quantidade e for seguido de palavras ou expressões como pouco, muito, menos de, o verbo ser fica no singular.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância  dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.  varia o verbo parecer e não flexiona o infinitivo. não varia o verbo parecer e flexiona-se o infinitivo. Concordância do  verbo parecer
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object]
Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do  singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com  verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda  com o numeral . Com sujeito formado por expressões  A maior  parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por  número percentual Concordância dos verbos  faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos  dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não  ser que sejam usadas  outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância  dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.  varia o verbo parecer e não flexiona o infinitivo. não varia o verbo parecer e flexiona-se o infinitivo. Concordância do  verbo parecer A expressão fica invariável. O verbo haver pode variar. Concordância com a expressão HAJA VISTA
[object Object],[object Object],[object Object]

More Related Content

What's hot

Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
Seduc/AM
 
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
Marcos Emídio
 
Concordancia verbal-slide-adriana
Concordancia verbal-slide-adrianaConcordancia verbal-slide-adriana
Concordancia verbal-slide-adriana
Lucilene Barcelos
 
Aula concordância verbal e nominal apresentação
Aula concordância verbal e nominal apresentaçãoAula concordância verbal e nominal apresentação
Aula concordância verbal e nominal apresentação
Aline Alves
 
Concordância Nominal
Concordância NominalConcordância Nominal
Concordância Nominal
Angela Santos
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
Rita Cunha
 
Gramática concordância
Gramática concordânciaGramática concordância
Gramática concordância
Walter Mendes
 

What's hot (20)

[02 11 07] ConcordâNcia Verbal RegêNcia Crase
[02 11 07] ConcordâNcia Verbal   RegêNcia   Crase[02 11 07] ConcordâNcia Verbal   RegêNcia   Crase
[02 11 07] ConcordâNcia Verbal RegêNcia Crase
 
Concordancia verbal[1]
Concordancia verbal[1]Concordancia verbal[1]
Concordancia verbal[1]
 
www.aulaparticularonline.net.br - Português - Concordância Nominal
www.aulaparticularonline.net.br - Português -  Concordância Nominalwww.aulaparticularonline.net.br - Português -  Concordância Nominal
www.aulaparticularonline.net.br - Português - Concordância Nominal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINALCONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
 
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
8ª Série - ConcordâNcia Verbal (Material Complementar)
 
Concordância Verbal e Nominal
Concordância Verbal e NominalConcordância Verbal e Nominal
Concordância Verbal e Nominal
 
Concordancia verbal-slide-adriana
Concordancia verbal-slide-adrianaConcordancia verbal-slide-adriana
Concordancia verbal-slide-adriana
 
Concordância Verbal
Concordância Verbal Concordância Verbal
Concordância Verbal
 
Concordância nominal slides
Concordância nominal slidesConcordância nominal slides
Concordância nominal slides
 
Concordancia verbal
Concordancia verbalConcordancia verbal
Concordancia verbal
 
Aula concordância verbal e nominal apresentação
Aula concordância verbal e nominal apresentaçãoAula concordância verbal e nominal apresentação
Aula concordância verbal e nominal apresentação
 
Concordância verbal e nominal certo
Concordância verbal e nominal certoConcordância verbal e nominal certo
Concordância verbal e nominal certo
 
Concordância nominal
Concordância nominalConcordância nominal
Concordância nominal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância Nominal
Concordância NominalConcordância Nominal
Concordância Nominal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Gramática concordância
Gramática concordânciaGramática concordância
Gramática concordância
 
Concordância verbal 9º ano
Concordância verbal   9º anoConcordância verbal   9º ano
Concordância verbal 9º ano
 

Similar to Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas

Concordâncias nominal e verbal.pptx
Concordâncias nominal e verbal.pptxConcordâncias nominal e verbal.pptx
Concordâncias nominal e verbal.pptx
AnaCarolina853021
 
Concordância nominal e verbal regras gerais
Concordância nominal e verbal   regras geraisConcordância nominal e verbal   regras gerais
Concordância nominal e verbal regras gerais
Camila Rodrigues
 
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
Fladimy Rocha
 
Concordância verbal 1
Concordância verbal 1Concordância verbal 1
Concordância verbal 1
Vera Pinho
 

Similar to Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas (20)

www.AulasParticulares.Info - Português - Exercícios Concordância Verbal
www.AulasParticulares.Info -  Português -  Exercícios Concordância Verbalwww.AulasParticulares.Info -  Português -  Exercícios Concordância Verbal
www.AulasParticulares.Info - Português - Exercícios Concordância Verbal
 
www.AulasDePortuguesApoio.com - -Português - Concordância Nominal
www.AulasDePortuguesApoio.com  -  -Português -  Concordância Nominalwww.AulasDePortuguesApoio.com  -  -Português -  Concordância Nominal
www.AulasDePortuguesApoio.com - -Português - Concordância Nominal
 
Concordâncias nominal e verbal.pptx
Concordâncias nominal e verbal.pptxConcordâncias nominal e verbal.pptx
Concordâncias nominal e verbal.pptx
 
Concordância nominal e verbal regras gerais
Concordância nominal e verbal   regras geraisConcordância nominal e verbal   regras gerais
Concordância nominal e verbal regras gerais
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância (tudo)
Concordância (tudo)Concordância (tudo)
Concordância (tudo)
 
Concordância
ConcordânciaConcordância
Concordância
 
Concordância
ConcordânciaConcordância
Concordância
 
www.ensinofundamental.net.br - Português - Concordância Nominal
www.ensinofundamental.net.br - Português -  Concordância Nominalwww.ensinofundamental.net.br - Português -  Concordância Nominal
www.ensinofundamental.net.br - Português - Concordância Nominal
 
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português - Concordância Nominal
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português -  Concordância Nominalwww.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português -  Concordância Nominal
www.AulasParticularesApoio.Com.Br - Português - Concordância Nominal
 
Concordancia verbal 2015
Concordancia verbal 2015Concordancia verbal 2015
Concordancia verbal 2015
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBALCONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL
 
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
11389 3274 27.11.2012 21.03.23_11389_3274_30.05.2012 16.37.46_concordã¢ncia i...
 
Concordância verbal 1
Concordância verbal 1Concordância verbal 1
Concordância verbal 1
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 
Concordância
ConcordânciaConcordância
Concordância
 
Concordancia verbal
Concordancia verbalConcordancia verbal
Concordancia verbal
 
Concordância verbal
Concordância verbalConcordância verbal
Concordância verbal
 

More from Vídeo Aulas Apoio

Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -
Vídeo Aulas Apoio
 
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasFísica - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Vídeo Aulas Apoio
 
Exercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaExercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmica
Vídeo Aulas Apoio
 

More from Vídeo Aulas Apoio (20)

Física - Analise Dimensional
Física - Analise DimensionalFísica - Analise Dimensional
Física - Analise Dimensional
 
Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -Física - Gravitação universal -
Física - Gravitação universal -
 
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas ElétricasFísica - Instrumentos de Medidas Elétricas
Física - Instrumentos de Medidas Elétricas
 
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
Português - Sujeito e Vozes Do Verbo - www.centroapoio.com - Vídeo Aulas
 
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.comMatemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
Matemática - Equações Polinomiais - www.CentroApoio.com
 
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.comMatemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
Matemática - Geometria Espacial - Prisma e Cilindros - www.CentroApoio.com
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasHistória - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
História - Unificação Da Itália e Alemanha - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos -  www.CentroApoio.com - ...
Português - Regência Verbal - Exercícios Resolvidos - www.CentroApoio.com - ...
 
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.comHistória - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
História - Neoloberalismo Afroasiatico - www.CentroApoio.com
 
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo AulasPortuguês - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Português - Regência Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.comHistória - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
História - Revolução Russa - www.CentroApoio.com
 
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo AulasQuímica Orgância - Funções Orgânicas -  www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
Química Orgância - Funções Orgânicas - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas
 
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
Matemática - Análise Combinatória - Com Exercícios Resolvidos - www.CentroApo...
 
Trabalho
TrabalhoTrabalho
Trabalho
 
Trabalho e energia mec+énica
Trabalho e energia mec+énicaTrabalho e energia mec+énica
Trabalho e energia mec+énica
 
Dinâmica apostila 2
Dinâmica   apostila 2Dinâmica   apostila 2
Dinâmica apostila 2
 
Gravitação universal
Gravitação universalGravitação universal
Gravitação universal
 
Exercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmicaExercícios complemetar de dinãmica
Exercícios complemetar de dinãmica
 
Exercícios complementares
Exercícios complementaresExercícios complementares
Exercícios complementares
 

Recently uploaded

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
PatriciaCaetano18
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
sh5kpmr7w7
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
AntonioVieira539017
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
TailsonSantos1
 

Recently uploaded (20)

E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptxPlano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
Plano de aula Nova Escola períodos simples e composto parte 1.pptx
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
Introdução às Funções 9º ano: Diagrama de flexas, Valor numérico de uma funçã...
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*P P P 2024  - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
P P P 2024 - *CIEJA Santana / Tucuruvi*
 
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.O que é arte. Definição de arte. História da arte.
O que é arte. Definição de arte. História da arte.
 
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxGÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptxCartão de crédito e fatura do cartão.pptx
Cartão de crédito e fatura do cartão.pptx
 
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptxEducação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
Educação Financeira - Cartão de crédito665933.pptx
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdfConflitos entre:  ISRAEL E PALESTINA.pdf
Conflitos entre: ISRAEL E PALESTINA.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 

Português - Concordância Verbal - www.CentroApoio.com - Vídeo Aulas

  • 1.  
  • 2. Concordância Nominal Adjetivo (gênero e número) Pronome Sujeito e predicativo do sujeito Verbo Numeral
  • 3.  
  • 4.
  • 5. Concordância verba Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
  • 12.
  • 13. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém.
  • 14.
  • 15. Concordância nominal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência.
  • 16.
  • 17.
  • 18. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância.
  • 19.
  • 20. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa.
  • 21.
  • 22.
  • 23. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.
  • 24.
  • 25.
  • 26. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Com pronome “que”, o verbo concorda em número e pessoa com o antecedente. Com pronome “quem”, o verbo irá para a 3ª pessoa do singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural.
  • 27.
  • 28.
  • 29. Concordância verbal Com o sujeito simples o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa Com o sujeito composto antes do verbo. O verbo fica no singular. Núcleos forem sinônimos. Núcleos aparecem em sequência gradativa. 0 verbo vai para o plural. Com o sujeito composto depois do verbo. O verbo vai para o plural ou concordará com o núcleo do sujeito que mais próximo. Núcleos se referirem a mesma pessoa ou coisa. Núcleos aparecerem resumidos por tudo, nada, ninguém. Com sujeito composto de pessoas diferentes o verbo irá para o plural na pessoa que tiver prevalência. Com sujeito representado por coletivo Sujeito for um coletivo, o verbo concorda com ele. Sujeito formado de coletivo singular seguido de adjunto adnominal plural, admitem-se as duas concordância. Sujeito for constituído por pronome de tratamento, o verbo vai para a 3ª pessoa. Com sujeito constituído de nomes próprios que só tem plural Nome próprio não for antecipado de artigo, o verbo ficará no singular. Com pronome “que”, o verbo concorda em número e pessoa com o antecedente. Com pronome “quem”, o verbo irá para a 3ª pessoa do singular. Nome próprio vier antecipado de artigo o verbo irá para o plural. Verbo ficará no singular sempre que houver ideia de exclusão. Com núcleos do sujeito ligados por ou Verbo ficará no plural se não houver ideia de exclusão..
  • 30.
  • 31. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural.
  • 32.
  • 33. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito.
  • 34.
  • 35. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo.
  • 36.
  • 37.
  • 38.
  • 39. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular.
  • 40.
  • 41.
  • 42. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual
  • 43.
  • 44. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito.
  • 45.
  • 46.
  • 47. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito.
  • 48.
  • 49.
  • 50.
  • 51. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito. Concordância dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.
  • 52.
  • 53.
  • 54.
  • 55.
  • 56.
  • 57.
  • 58.
  • 59.
  • 60. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular.
  • 61. Concordância do verbo ser O verbo ser ora concorda com o sujeito, ora como predicativo. Se um dos elementos (sujeito ou predicativo) for pronome pessoal, o verbo concordará com ele. Quando o sujeito é um dos pronomes isto, isso, aquilo, o, tudo e o predicativo estiver no plural, o verbo concordará, de preferência, com o predicativo. Se um dos elementos (sujeito ou predicativo) referir-se a pessoa, o verbo concordará com ela. Se o sujeito indicar peso, medida, quantidade e for seguido de palavras ou expressões como pouco, muito, menos de, o verbo ser fica no singular.
  • 62.
  • 63. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular. varia o verbo parecer e não flexiona o infinitivo. não varia o verbo parecer e flexiona-se o infinitivo. Concordância do verbo parecer
  • 64.
  • 65.
  • 66. Concordância verbal Núcleos do sujeito forem ligados pela preposição “com”, o verbo irá para o plural. Verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto aparece apassivado pelo pronome se, concorda com o se sujeito. Um ou outro: verbo no singular. Verbo fica na 3ª do singular quando a indeterminação do sujeito é marcada pelo pronome se com verbo transitivo indireto e verbo intransitivo. Um e outro, nem um nem outro: verbo vai, de preferência, para o plural. Mais de , menos de – verbo concorda com o numeral . Com sujeito formado por expressões A maior parte de (a maioria de) – o verbo fica , de preferência, no singular. Verbo poderá concordar com o numeral ou com o termo a que se refere a porcentagem. Verbo concordará com o numeral, se este aparecer com determinantes. Com sujeito formado por número percentual Concordância dos verbos faltar, sobrar e bastar. Esses verbos concordam com o sujeito. Concordância dos verbos dar, soar e bater. Na indicação de horas, esses verbos concordam com o número de horas, que normalmente é o sujeito. A não ser que sejam usadas outras palavras como sujeito. Concordância do verbo ser Concordância dos verbos impessoais, ficam na 3ª pessoa do singular. varia o verbo parecer e não flexiona o infinitivo. não varia o verbo parecer e flexiona-se o infinitivo. Concordância do verbo parecer A expressão fica invariável. O verbo haver pode variar. Concordância com a expressão HAJA VISTA
  • 67.