• Save
Slide historia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Slide historia

on

  • 6,862 views

 

Statistics

Views

Total Views
6,862
Views on SlideShare
6,861
Embed Views
1

Actions

Likes
4
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 1

http://www.linkedin.com 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Slide historia Slide historia Presentation Transcript

  • Célia,Nathalya,Stéphany, Ana Carolina,Cayo,Bruno,Marianne. 2M1 O Período de Dom João VI  Vinda da família real ao Brasil
  • Ana Carolina 1. Biografia de Dom João VI
  • Dom João VI nasceu em Lisboa no dia 13 de maio de 1767 onde faleceu no dia 10 de março de 1826. Era filho de D. Pedro III e de Maria Isabel,por motivo do problema mental de sua mãe,passou a governar desde 1792, porém só se tornou Príncipe regente a partir de 1799. Em 1816,com a morte de D.Maria,sua mãe ,subiu ao trono e em 1818 foi aclamado Rei de Portugal,do Brasil e Algarves.Fundou o reino unido de Portugal,Brasil e Algarves nessa mesma época. Dom João VI era casado com D. Carlota Joaquina da Espanha,pai de 9 filhos,um deles seria Pedro que seria o imperador do Brasil.
  • Em virtude do conflito entre França e Inglaterra ,Napoleão decretou o bloqueio continental.Quando Portugal foi invadida pelas tropas de , a família real portuguesa com toda a corte embarcou para o Rio de Janeiro. Ao chegar ao Brasil,D.João declarou livres as industrias brasileiras e abriu os portos do Brasil ao comércio estrangeiro.Passou depois a residir no Rio de Janeiro,registrando-se também importantes movimentos militares que proporcionaram a ampliação de terras. Em 1821,a família real e sua corte seguiram para Portugal,deixando aqui o herdeiro do trono português, o Príncipe D.Pedro,que ficou como regente. Chegando a Portugal,D.João VI foi obrigado a assinar a Constituição,mais seu filho D.Miguel organizou um movimento absolutista,que vitorioso, repôs D.João como rei absoluto.
  •  
  • Bruno 2. Razões da fuga da Família Real portuguesa de Portugal
  • Napoleão Bonaparte foi o Imperador da França . Após ver sua frota de navios ser destruída pela frota inglesa , Napoleão criou o bloqueio continental como uma estratégia para enfraquecer a Inglaterra. O bloqueio continental proibia o comércio dos países da Europa com a Inglaterra , e os países que não se aderissem ao bloqueio seriam invadidos pelo exército Francês. Nessa época Dom João VI era o rei de Portugal e teve a importante tarefa de decidir o rumo de Portugal , tendo de escolher entre 3 alternativas : 1ª alternativa - Dom João ficar em Portugal e aceitar o bloqueio continental , mas isso iria romper tratados comerciais e militares entre Portugal e Inglaterra , e provavelmente isso faria com que  os ingleses atacassem Portugal. 2ª alternativa - Dom João ficar em Portugal e não aderir ao bloqueio continental , mas isso era uma declaração  da destruição de Portugal , porque faria com que o exército de Napoleão invadisse Portugal. 3ª alternativa - Fugir com a Família Real e a corte para o Brasil , (naquela época alguns países da Europa tinham colônias na América)
  • Dom João decidiu então fugir com a família real e a corte para o Brasil . Antes da ''fuga'' Dom João deixou uma carta explicando as razões de optar pela fuga para o Brasil e deixava claro a sua decepção por ter que abandonar o seus súditos.
  • Stéphany 3. Vinda da Família Real ao Brasil
  • Em Novembro de 1807, D.João, com sua corte, e toda sua família, fogem para o Brasil, evitando que fossem aprisionados. 15 mil pessoas, e em média 14 navios saíram de Portugal, sendo 4 dos navios apenas para a Família Real. Isso era estratégico, eles pensavam assim, caso um dos navios naufragasse, não se perdia toda a família. Com eles trouxeram, tudo que puderam, documentos, riquezas e etc. A viagem foi bastante difícil, ocorreu a epidemia do piolho, ameaças de naufrágios, a escassez de água e comida, entre outros problemas. Dia 22 de Janeiro de 1808, D.João chega ao Brasil, onde desembarca em Salvador.
  • Chegando lá ele abre os portos brasileiros para as nações amigas, isso quer dizer, que os países iam poder comercializar com o Brasil, incluindo, evidentemente a Inglaterra. Essa ação foi o motivo para o fim do pacto colonial. O pacto colonial eram leis, normas e regras metrópoles impunham às suas colônias. Estas leis tinham como objetivo principal fazer com que as colônias só comprassem e vendessem produtos de sua metrópole.. Em Março, D.João resolve ir para o Rio de Janeiro, chegando lá faz a sede de seu governo. 
  •  
  • Marianne 4. Mudanças na colônia com a chegada da corte portuguesa no Rio de Janeiro
  • Ainda em Salvador Dom João abriu os portos do Brasil aos países amigos, permitindo que navios estrangeiros comerciassem livremente nos portos brasileiros. Essa medida foi de grande importância para a economia brasileira. De Salvador, a comitiva partiu para o Rio de Janeiro, onde chegou em 08 de março de 1808. O Rio de Janeiro tornou-se a sede da corte Portuguesa. Com a chegada da Família Real ao Brasil, novos tempos para a colônia.
  • Célia 5. Formação do Reino Unido
  • Com a vinda da família real ao Brasil,cria-se uma situação politicamente estranha pois Dom João VI estava no Brasil,não em Portugal,pois naquela época Brasil era considerado uma Colônia. Durante a vinda da família real ao Brasil,estava acontecendo o congresso de Viena,e segundo este congresso a casa de Bragança seria restaurada.Porem Dom João VI estava no Brasil não em Portugal,e como o Brasil era considerado uma colônia não tinha o mesmo status que Portugal.
  • A solução para resolver essa controvérsia foi elevar o Brasil a condição de Reino Unido,se juntando com Portugal e Algarves. É bom vocês saberem que para Grã-Bretanha elevar o Brasil á reino unido era considerado um insulto porque na pratica o Brasil estava a um passo da independência.
  • Cayo 6. Revolução do Porto
        • Com a chegada da família real no Brasil, Portugal foi invadida pelas tropas de Napoleão, e com isso o povo português iniciou a revolução do porto em 1820, que exigia a volta da família real para Portugal.
  • Nathalya 7. Retorno de D. João VI à Europa
  • Dom. joão VI, teve voltar para Portugal ,pois em 1820, ocorreu a Revolução do Porto, sendo que os revolucionários vitoriosos passaram a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição.Objetivando por um fim ao absolutismo da Dinastia de Bragança ,com isso Dom. João ficou com medo de perder seu trono aqui no Brasil e nomeou, seu filho Pedro Príncipe Regente do Brasil. E sendo assim em 1822 Dom. Pedro com o acontecimento do dia do "FICO" , condenou ao Brasil a sua Independência.