Transmedia storytelling
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Transmedia storytelling

on

  • 1,063 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,063
Views on SlideShare
977
Embed Views
86

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

3 Embeds 86

http://carlossousa50891laboratorio.blogspot.pt 81
http://www.carlossousa50891laboratorio.blogspot.pt 3
http://carlossousa50891laboratorio.blogspot.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Transmedia storytelling Transmedia storytelling Presentation Transcript

  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Comunicação e Multimédia (2011/2012) Cross-media 4.0:Transmedia storytelling Unidade Curricular: Laboratório Multimédia 1 Docente: Pedro Rosário Trabalho elaborado por: Carlos Sousa, al50891
  • Sinopse Desde sempre se procuraram formas decomunicação mais e mais interactivas. O rádiorápido perdeu o seu papel primordial para atelevisão e o mesmo esta a acontecer com atelevisão em relação à internet. O comércio dosjogos de vídeo já ultrapassa o dos filmes e damúsica, e os telemóveis evoluem e multiplicam-se aum ritmo alucinante. Todos eles têm as suasvantagens e desvantagens, mas e se forem todosusados para se complementarem? Se através dainternet, da televisão, dos jogos de vídeo, dostelemóveis, entre outros, se puder contar umahistória ou sequencias interligadas entre si, deuma forma mais profunda e mais interactiva? Bemvindos ao mundo Cross-media 4.0, o mundoTransmedia storytelling.
  • Transmedia a partir de cinema Esta integração entre várias plataformas demédia para contar uma história, não acontece sónos dias de hoje. Por exemplo, em 1977 começou umasaga de seis filmes, que se prolongou com imensoslivros, jogos de vídeo e até uma série de animaçãotelevisiva. Essa saga chama-se Star Wars.
  • Outro nome muito conhecido é o da trilogia de filmesThe Matrix. (“The Matrix”, “Matrix Reloaded” e “MatrixRevolutions”). Esta saga, para além dos filmes, estáligada a três jogos de vídeo (“Enter the Matrix”, ”TheMatrix : Path of Neo” e ”The Matrix Online”), a umabanda desenhada (“The Matrix Comics”), uma colecção de 9contos através de curta-metragem (“Animatrix”), bem comoa um livro (“The Art of the Matrix”). Clique aqui parauma visão mais ao pormenor em relação a esta saga. Outro filme onde se pode vislumbrar o transmediastorytelling (talvez mesmo onde seja mais visível aforça do transmedia), é o filme “The Blair WitchProject”. Antes da saída do filme, existia uma pagina deinternet, onde se levava a crer que os acontecimentoseram reais e que o filme era um documentário real (sebem que tal nunca tinha sido afirmado, apenas sugerido).
  • • Mais recentemente, como introdução para o filme “Batman The Dark Knight”, foi criado todo um mundo relacionado com o filme. Pode ver a descrição deste trabalho incrível clicando aqui. Para o site oficial clique aqui.
  • Guillermo del Toro, antevendo aforça do transmedia, criou umaempresa, Miranda, a qual eleclassifica como “um motorcontador de histórias em forma deempresa”. É um espaçocolaborativo, onde realizadorespodem trabalhar com os artistasda empresa, para criar ouproduzir conteúdo para filmes,televisão, publicidade, etc.
  • Séries infanto-juvenis Quem não conhece os Pokemon? Ou dasérie que passa na televisão, ou defilmes, ou dos jogos de vídeo, ou dosjogos de cartas, ou de livros deanimação, ou até mesmo de peluches ede brinquedos? Todas estas facetascontam uma história diferente, umanova perspectiva do imenso mundo dospokemon. Como estes, outras sériesjaponesas se popularizaram emdiversos média de forma convergente,bem como diverso merchandising (ex:Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco)
  • Documentários• Existem também documentários interactivos, dos quais trago dois exemplos: Journey to the End of Coal e Bear 71. O primeiro, relata os acontecimentos de uma mina de carvão na China, no qual o utilizador escolhe o que vai fazer a seguir. O segundo, (o qual eu recomendo vivamente) um documentário interactivo que mostra a vida selvagem num parque do Canada, na qual o utilizador pode pesquisar as câmaras presentes nesse parque, enquanto o documentário conta o dia a dia de um urso.
  • Alternate reality games Os jogos de realidade alternativa, sãouma narrativa interactiva que usa o mundoreal como plataforma. Utilizam váriosmédia para contar a história que pode seralterada através da interacção dosparticipantes. Um exemplo, é o caso deConspiracy For Good, criado por Tim Kring(criador da série televisiva Heroes),usando como plataforma a cidade deLondres, utilizando telemóveis da Nokia.
  • Redes sociais Tem surgido algumas aplicações quepegam em dados de redes sociais, ecriam vídeos personalizados. Umexemplo, põe-nos na pele de um jogadorde futebol numa equipa de altoprestígio (clique aqui e entre pelofacebook). Outro exemplo, demonstra osperigos da internet, em particular darede social Facebook (clique aqui).
  • Publicidade O transmedia também pode serusado como meio publicitário. Oexemplo de “art of the heist”, foicriado para publicitar o Audi A3 nomercado Norte Americano.
  • Reflexão Cada vez mais, o transmedia se vemespalhando através de variadasplataformas multimédia, com formatosinovadores, mais e mais interactivos.A médio e longo prazo talvez se tornea forma de comunicação predominante.Para alem de possibilitar uma maiorprofundidade por parte da audiência,permite também mais ganhos monetáriospara os produtores.
  • Webgrafia• http://nofilmschool.com/2012/02/advic e-creating-transmedia-documentary/• http://www.transmedialab.org/en/case- study/etude-de-cas-decryptage- d%E2%80%99un-classique-du-transmedia- enter-the-matrix-2/• http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_ alternate_reality_games• http://en.wikipedia.org/wiki/Alternat e_reality_game