Governo de getulio
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Governo de getulio

on

  • 1,230 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,230
Views on SlideShare
1,230
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
46
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Governo de getulio Presentation Transcript

  • 1. Getulio Vargas
  • 2.  Na primeira república alternavam-se na presidência os representantes dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, num arranjo político que ficou conhecido como política do café com leite.  Essa hegemonia ficou abalada após a crise capitalista de 1929, pois as importações do café diminuíram e a queda do preço diminuiu a força dos grandes cafeicultores . Além disso o representante de São Paulo, Washington Luis resolveu lançar a candidatura de Júlio Preste, um paulista, sendo que era a vez de Minas indicar seu representante.  Os mineiros após serem ‘’ excluídos ’’ com essa atitude, resolveram se unir aos gaúchos, fazendo um acordo de se unir contra os paulistas e fundaram assim o partido político conhecido como Aliança Liberal.  Acontecia assim uma reorganização política no poder do Brasil.
  • 3.  Nas eleições de 1930 a aliança liberal lançou a candidatura de Getulio Vargas, governador do Rio Grande do Sul, tendo como vice o governador da Paraíba, João Pessoa, contra Julio Preste de São Paulo.  Julio Preste vence . A aliança liberal tinha como propostas eleitorais : * Incentivo à produtos agrícolas * Proteção dos trabalhadores * Incentivo à industria * Reforma política com a instituição do voto secreto (pois as fraudes das eleições eram muito comuns)
  • 4.  A aliança liberal tinha supostamente aceitado a derrota política de forma pacifica, mas por motivos ligados a política da Paraíba, o candidato a vice de Vargas na presidência, João Pessoa, foi assassinado. Os aliados de Vargas resolveram acusar Washington Luis, e então organizaram uma armada contra ele, que ficou conhecida como revolta de 1930.
  • 5.  A revolução começou em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul em outubro de 1930. O movimento ganhou forças nos estados do nordeste, o que tornou insustentável à situação de Washington Luis.  O presidente por forte pressão, renunciou. Um grupo militar ocupou o governo provisoriamente.  Em 3 de novembro de 1930, apoiado por militares e grande parte da população participante do movimento, Getulio Vargas assume a presidência do Brasil.
  • 6.  Foi o governo instituído provisoriamente após a Revolução de 1930. Foi formado por representantes das oligarquias estaduais e militares que apoiaram o movimento revolucionário. Vargas procurou nomear interventores no lugar dos governadores, que eram homens de força militar e que eram representantes das oligarquias locais, fazendo assim uma união entre governo federal, militares e oligarcas, o que agradaria a todos.
  • 7.  Em 9 de julho de 1932 começou em São Paulo a reação armada contra o governo federal, pois os paulistas se sentiram injustiçados por não terem um representante paulista em nenhum cargo do poder. Essa revolução ficou conhecida como ‘’Revolução Constitucionalista de 1932’’, que durou 3 meses.  Os revolucionários queriam uma nova Constituição e um representantes seu no governo de São Paulo. Assembléia Constituinte: Após a revolução constitucionalista, Vargas tomou uma série de iniciativas para amenizar a situação de confrontos, muitas cedendo às pressões das elites paulistas. Iniciaram-se em 1932 quando Vargas convocou eleições para a Assembléia nacional constituinte; após as longas discussões a nova constituição foi promulgada em 1934.
  • 8.  No dia seguinte à promulgação da nova constituição, 17 de julho de 1934, ocorreu uma eleição indireta para a presidência da república: o Congresso Nacional elegeu Getúlio Vargas como Presidente da República, derrotando Borges de Medeiros, que desde 1931 fazia oposição a Getúlio, e outros candidatos. Getúlio teve 173 votos, contra 59 votos dados a Borges de Medeiros.  O novo mandato presidencial de Getúlio iniciou no dia 20 de julho de 1934, quando tomou posse no Congresso Nacional, jurando a nova constituição. Getúlio deveria governar até 3 de maio de 1938.
  • 9.  Realizações importantes de seu governo:  - Criou a Justiça do Trabalho em 1939;  - Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.  - Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infra-estruturar: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .  - Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  - Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945.
  • 10.  O Segundo Mandato  - Vargas foi eleito presidente da República em 1950, através das vias democráticas, ou seja, pelo voto popular.  - Neste segundo mandato continuou com uma política nacionalista.  - Criou a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás.
  • 11.  A crise do governo Vargas e o suicídio  - Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim.  -Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.