Immanuel kant

10,016 views
9,549 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
10,016
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
411
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Immanuel kant

  1. 1. O Empirismo Crítico &Crítica da Razão Pura
  2. 2. Nasceu em Konigsberg, na Prússia.Principais Interesses:Epistemologia , Metafísica e Ética.Trabalhos Notáveis:CriticismoIdealismos TranscedentaisImperativo CategóricoInfluenciado por:Berkeley, Descartes, Hume, Leibnitz,Locke, Spinoza, Montaigne, RousseauInfluenciou:Hegel, Fitche, Schelling, Schopenhauer, PeirceFoi um dos grandes filósofos e o Selo de 250 anos de nascimentoprimeiro a lecionar em uma faculdade. de Immanuel Kant (1724-1804)
  3. 3. Crítica da Razão PuraConhecimento da Razão Pura Buscou entender os Alcances e Limites daRazão Pura a partir do SUJEITO “CONHECENTE”
  4. 4. Parte de outro filósofo: David Hume Mas diferente deste (também empirista), Kant busca conhecer e explicitar os FUNDAMENTOS DO CONHECIMENTO.Conhecer o Conhecimento!
  5. 5. Kant parte do SUJEITO ao contrário de seu antecessor Hume. É o sujeito que vai dar forma ao objeto. Ao sujeito se apresentarão coisas em sua experiência, o que faz o sujeito é conhecer o objeto e conhecendo-o lhe da forma.Portanto SÓ HÁ OBJETO PARA O SUJEITO CONHECEDOR.Todos os objetos se apresentam no espaco e no tempo, dentro destes é queo homem pode conhecer o objeto e estes estes estandares são estabelecidospelo sujeito.O SUJEITO É CONSTITUINTE DA REALIDADE.
  6. 6.  CATEGORIAS DO ENTENDIMENTO: UNIDADE PLURALIDADE QUANTIDADE A EXPERIÊNCIA POSSÍVEL!
  7. 7.
  8. 8. O juízo fornece a matrizde toda a filosofia de Kant.Cada uma das três criticasestá orientada para a análisede uma determinada classe de juízos:Juízos teóricos na Crítica da Razão Pura,Juízos práticos na Crítica da Razão Prática,Juízos estéticos e teleológicos na Crítica da faculdade de Juízo.

×