• Save
Segunda Guerra Mundial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Segunda Guerra Mundial

on

  • 5,797 views

Resumo da aula sobre II Guerra Mundial

Resumo da aula sobre II Guerra Mundial

Statistics

Views

Total Views
5,797
Views on SlideShare
5,787
Embed Views
10

Actions

Likes
3
Downloads
0
Comments
2

1 Embed 10

http://www.slideshare.net 10

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial Presentation Transcript

  • Segunda Guerra Mundial C. E. POETA MÁRIO QUINTANA 2° FASE E.J.A. PROFESSOR: Carlos Teles
    • A segunda guerra mundial (1939-1945), resulta do choque de interesses das nações que dividiam o mercado internacional desde o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e as pretensões do Estado alemão de conquistar o mundo.
    • Como foi visto anteriormente, o período que decorreu entre as guerras, teve como traços importantes a falência da economia européia, abalada, ainda que indiretamente pela quebra da bolsa de NY em 1929. Na Europa, cresceu o número de doutrinas partidárias que pregavam o totalitarismo e a autocracia (nazismo alemão e o fascismo italiano). Na Alemanha, Adolf Hitler , após alcançar o poder, iniciou uma campanha de remilitarização do país, em franco desacordo com o Tratado de Versalhes , com base na exaltação ao nacionalismo, com intenções de instaurar uma “nova ordem”.
    • Enquanto as tradicionais potências européias se preocupam com a expansão do comunismo na nova União Soviética, Hitler consegue equilibrar a economia alemã, livrando-o do incrível processo inflacionário que marcara a outrora Weimar . A partir daí, com o apoio de sua elite burguesa, a Alemanha parte para uma política externa agressiva, como a anexação da Áustria, e os pactos de não agressão e neutralidade com Stalin , que possibilitou o ataque à Polônia, em nome do que lhe fora arrebatado pelo Tratado de Versalhes: a devolução da zona conhecida como “ corredor polonês” , a do porto de Dantzig (futura Gdansk), que une a Alemanha à Prússia Oriental.
    • Diante da negativa da Polônia em ceder Dantzig, as tropas alemãs invadem o país em 1  de setembro de 1939 e travam uma guerra-relâmpago com a frágil resistência local. Estatele-se um governo nazista e tem-se início a perseguição aos judeus, vítimas preferenciais da ideologia nazista ao longo de todo o conflito mundial. A Inglaterra, comprometida com a defesa polonesa, e a França, sua aliada, declaram guerra à Alemanha.
    • Posteriormente, a Alemanha ocupa a Dinamarca, Noruega, Holanda e Bélgica. Em maio de 1940, Hitler avança contra a França, que se rende em apenas um mês, sendo Paris ocupada por forças nazistas, evidenciando o domínio alemão. A capital da França ocupada passa a ser a cidade de Vichy , no sul do país. Em setembro de 1940 é formalizado o Eixo , pacto entre Berlim, Roma e Tóquio, que estabelece apoio mútuo entre os países membros em caso de ataque por potência ainda não envolvida na guerra - entenda-se, os Estados Unidos.
    • No ano seguinte, o Japão atacou a base americana de Pearl Harbor, no Havaí, e os EUA entram na guerra.
    • Com a entrada norte-americana e soviética no conflito, ficaram definidas duas forças antagônicas: de um lado, os Países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), e de outro, os Aliados (Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos e China, este em guerra com o Japão desde 1931).
    • Em todos os territórios ocupados pelos nazistas, organizam-se movimentos de resistência. O dia 6 de julho de 1944, o “dia D”, é o golpe mortal às forças nazistas. Considera-se o desembarque de 155 mil soldados aliados em Caen, na Normandia francesa, considerada a maior operação aeronaval da História. Paris é libertada em 25 de agosto. Em 30 de abril de 1945, os soviéticos tomam Berlim, e Hitler suicida-se junto com sua mulher Eva Braun. Em maio, a Alemanha rende-se incondicionalmente.
    • No franco pacífico, aperta-se o cerco aos japoneses. Em 19 de fevereiro os EUA desembarcam no território japonês, que teve forte resistência. Ante a possibilidade de um prolongamento indesejável da guerra, os EUA resolveram atacar as cidade japonesas com um novo tipo de armamento, a bomba atômica , lançada em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, matando 100 mil pessoas; e sobre Nagasaki , três dias depois, provocando mais 70 mil vítimas fatais.
    • Em 2 de setembro, o Japão rende-se, encerrando a Segunda Guerra Mundial.
    • São os grandes vencedores da 2° Guerra Mundial, os Estados Unidos e União Soviética, que agora determinam os desígnios da política internacional. Zonas de influência acabam por ser acordadas entre as superpotências. A tensão mundial aumenta sem provocar conflitos diretos: é a chamada Guerra Fria .
  • Bomba atômica
  • Galeria de Fotos
  •  
  • Ataque japonês a Pearl Harbor
  • FEB (Força Expedicionária Brasileira)
  • FEB (Força Expedicionária Brasileira)