Your SlideShare is downloading. ×
Trabalho ficção
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Trabalho ficção

239
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
239
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1 FICÇÃO Ficção Para muitos a ficção é o tempo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou referir obras criadas a partir da imaginação. E a não-ficção reivindica ser que fala sobre a realidade. No cinema, ficção é o gênero que se apõe a documentário e também a docuficção, mas também é gênero, drama, policial ou aventura, mas na verdade, uma característica que pode haver na estória como ficção e terror: A Mosca , ficção e ação: Homem de ferro, ficção e romance: Em um Lugar do Passado, ficção e policial: Robocop, ficção e drama: Inimigo Meu . Para validar algo que não é possível no nosso contexto atual, a ficção pode recorrer a: Ambientação Futura, Inteligências não humanas: Extraterrestres, Intraterrestres , Interdimensionais etc. Inteligências Humanas:
  • 2. 2 FICÇÃO Gênios e Cientistas. E os principais filmes da ficção são: VIAGENS NO TEMPO Criado por H.G.Wells no livro Á Máquina do Tempo, é provavelmente o mais popular. Tal como nesta obra pioneira, pode envolver viagens do presente para o futuro, mas na maioria dos casos envolve viagens do Presente para o Passado, ou de visitantes do futuro vindo ao presente. INVASÕES EXTRATERRENAS Também iniciado por H.G.Wells na obra "A Guerra dos Mundos", onde invasores de marte atacam violentamente a terra no século XIX, arrasando as defesas militares e alterando o ecossistema com o terrível Red Weed, "trepadeira vermelha". FUTURÂMICA TERRENA Trata-se de qualquer ambientação que localize-se no futuro em nosso planeta, mas em geral aborda uma era mais adiantada tecnologicamente e ou socialmente
  • 3. 3 FICÇÃO PÓS-APOCALÍPTICO O nome diz tudo, obras que se ambientam num mundo futuro pós Terceira Guerra mundial ou equivalente. Podem explorar os efeitos diretos desta catástrofe como Herança Nuclear, ou simplesmente ignorá-la como o curioso Crepúsculo de Aço, com Patrick Swaize. Provavelmente o exemplo mais famoso é Mad Max II e III. FUTURÂMICA ESPACIAL Ambientação que como o próprio nome diz se concentra na exploração espacial futura. Star Trek, Perry Rhodan e Buck Rogers são alguns exemplos. Muitas delas estão repletas de um dos temas que mais abusa da licença poética na FC, as Batalhas Espaciais. VISITANTES EXTRATERRESTRES O exemplo mais popular é sem dúvida "E.T. O Extraterrestre" de Spielberg, mas o gênero remonta o cinema em Preto e Branco com a Obra "O Dia em que a Terra Parou", onde o alienígena Klatu e seu indestrutível robô
  • 4. 4 FICÇÃO guarda costas Gort vêm à Terra pedir os fim dos testes nucleares. GUERRAS ESPACIAIS Muitas vezes se mistura com a Futurâmica Espacial, mas há como exceção nada mais nada menos do que STAR WARS e a série de TV "Galactica", que simplesmente não podem ser enquadradas em nenhum dos outros gêneros acima. É onde as Batalhas espaciais são presença obrigatória. CRIATURAS ESPECIAIS Se o Pai da FC é duvidoso, H.G.Wells ou Júlio Verne, a Mãe como sempre não deixa dúvidas. Mary Shelley publicou a primeira obra que embora mais associada ao gênero Terror, possui a estrutura básica da FC. "Frankenstein" de 1816, pode ser considerado o precursor primordial da FC. Esse subgênero Também foi abordado por H.G.Wells em "A Ilha do Dr. Moureau", onde um cientista criou uma série de criaturas mutantes misturando homens com animais, numa espécie de precursão da Engenharia Genética.
  • 5. 5 FICÇÃO FILOSOFIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA O termo "Científico" não é preciso, fazendo melhor sentido talvez na concepção de "Ciência" do início do Século XX, quando tal palavra possuía conotações distintas das que viria a apresentar ao final deste mesmo século. Para entender melhor o que significa a FC, é necessário fazer algumas distinções simples. Um relato, conto ou estória, pode ser inicialmente ficção e a não-ficção. Na Não-Ficção estariam os relatos baseados em eventos considerados reais, ainda que muitos sejam questionávies, inclusive eventos históricos incertos. Como tudo está sujeito a interpretação, nunca se pode garantir uma completa fidelidade, mas para simplificar, consideremos a existência de um âmbito na literatura que descreve a "Realidade". A Ficção por sua vez trata de algo que não tenha uma plena representação na realidade, e por sua vez pode ser realista ou não, entendendo "Realista" no sentido de Plausível.
  • 6. 6 FICÇÃO FICÇÕES REALISTAS E NÃO REALISTA As Ficções Realistas então, são aquelas que poderiam ocorrer no contexto da realidade sem violar a normalidade do mundo, podendo inclusive, muitas vezes, serem confundidas com eventos reais, o que obriga muitas produções a incluírem a advertência de não se confundir tal obra de Ficção, com fatos, eventos, lugares ou pessoas reais, cuja qualquer semelhança será mera coincidência. As Ficções Não-Realistas abrangem todas as criações que a princípio não teriam lugar na realidade. Entre elas os primeiros temas de expressão cultural humana, os temas Mitológicos, com seus contos e feitos fantásticos, transformados em produção artística literária desde os primórdios da escrita humana.
  • 7. 7 FICÇÃO FICÇÃO FANTÁSTICA Porém a ficção fantástica teria que se separar da Mitologia, coisa que embora tenha ocorrido há milênios, não parece haver precisão quanto a época onde tenham surgido as primeiras obras de criação livre sobre temas fantásticos que não tenham ligação direta com a mitologia. Muitas dessas obras teriam se perdido no tempo, outras se impregnaram à cultura e ajudaram a formar novas mitologias, o que viria, até hoje, a confundir o fantástico com o real. Mas como "gênero" literário em si, creio que só mesmo a partir da Idade Moderna poderemos colher alguns exemplos mais claros. Com o Renascimento, o advento da Imprensa, o Iluminismo, e a ascensão da Ciência, o modo da sociedade interpretar a realidade mudou. A partir daí passaria a haver um maior questionamento sobre o mundo que nos cerca. Antes, em geral a Religião satisfazia a grande maioria das pessoas sobre o que o mundo é, ou deveria ser.
  • 8. 8 FICÇÃO