 Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono,
hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos d...
Monossacarídios
 Os de constituição mais simples, denominados
monossacarídios, possuem como fórmula geral
(CH2O)n, sendo ...
 Representação das moléculas de glicose, frutose
e galactose.
Frutose.
Glicose.
Dissacarídios
 Dissacarídios são moléculas solúveis em água,
resultantes da união de dois monossacarídeos,
por uma ligaçã...
Lactose.
Maltose.
Sacarose.
Polissacarídios
 Polissacarídios são formados pela união de
diversos monossacarídeos, sendo a celulose,
amido e glicogêni...
Lipídios
 Os lipídios são compostos com estrutura molecular
variada, apresentando diversas funções orgânicas:
reserva ene...
 Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os
glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.
 Cerídeos → classif...
LDL e HDL
 LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa proteínas
de baixa densidade, e acredita-se que elas ...
Componentes
 Emanuelle Rodrigues – nº 3.
 Érica Sobrinho – nº 4.
 Jackelline Machado – nº 6.
 Michael Sousa – nº 16.
...
Carboidratos e lipídios
Carboidratos e lipídios
Carboidratos e lipídios
Carboidratos e lipídios
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Carboidratos e lipídios

267

Published on

Published in: Health & Medicine
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
267
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Carboidratos e lipídios

  1. 1.  Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.
  2. 2. Monossacarídios  Os de constituição mais simples, denominados monossacarídios, possuem como fórmula geral (CH2O)n, sendo o “n” o número de átomos de carbono. São, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono. A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses.
  3. 3.  Representação das moléculas de glicose, frutose e galactose.
  4. 4. Frutose.
  5. 5. Glicose.
  6. 6. Dissacarídios  Dissacarídios são moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos.
  7. 7. Lactose.
  8. 8. Maltose.
  9. 9. Sacarose.
  10. 10. Polissacarídios  Polissacarídios são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.
  11. 11. Lipídios  Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).  São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.  Essa característica é de fundamental importância, mesmo o organismo possuindo considerável concentração hídrica. Isso porque a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
  12. 12.  Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.  Cerídeos → classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exerce função de impermeabilização e proteção.  Fosfolipídios → moléculas anfipáticas, isto é, possui uma região polar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água.  Glicerídeos → podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente.  Esteroides → formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).
  13. 13. LDL e HDL  LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa proteínas de baixa densidade, e acredita-se que elas sejam as piores para os seres humanos, também chamado de mau colesterol. O LDL é o responsável por transportar o colesterol do fígado, até as células de vários outros tecidos, trazendo vários danos aos vasos sanguíneos. O LDL é diretamente relacionado as doenças cardíacas.  O LDL é também o responsável por promover o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação.  HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa proteínas de alta densidade, também conhecido como o “bom colesterol”. O HDL é capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado.  O HDL é chamado de “bom colesterol”, pois, uma vez que o indivíduo possui níveis elevados deste tipo de colesterol, ele pode se tornar benefíco, reduzindo o risco de doenças do coração.
  14. 14. Componentes  Emanuelle Rodrigues – nº 3.  Érica Sobrinho – nº 4.  Jackelline Machado – nº 6.  Michael Sousa – nº 16.  Shelda Borges - nº 21.
  1. ¿Le ha llamado la atención una diapositiva en particular?

    Recortar diapositivas es una manera útil de recopilar información importante para consultarla más tarde.

×