Matemática e as profissões

14,554 views
14,476 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,554
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3,809
Actions
Shares
0
Downloads
126
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Matemática e as profissões

  1. 1. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES
  2. 2. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  JARDINAGEMJARDINAGEM Na jardinagem você vaiNa jardinagem você vai encontrar muita geometria.encontrar muita geometria. Existem projetosExistem projetos paisagísticos com diversaspaisagísticos com diversas formas de figurasformas de figuras geométricas. Além disso,geométricas. Além disso, você vai precisar sabervocê vai precisar saber calcular a área dessascalcular a área dessas figuras para comprarfiguras para comprar grama e saber calcular ograma e saber calcular o volume para comprar terravolume para comprar terra 
  3. 3. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  ADMINISTRAÇÃO:ADMINISTRAÇÃO:AA administração requer muitoadministração requer muito planejamento, organização eplanejamento, organização e controle. Portanto, é indispensávelcontrole. Portanto, é indispensável que o administador tenhaque o administador tenha habilidade em lidar com números.habilidade em lidar com números. Muitas vezes, ele deverá prepararMuitas vezes, ele deverá preparar orçamentos para projetos,orçamentos para projetos, planejar e controlar pesquisas,planejar e controlar pesquisas, além de resolver situações quealém de resolver situações que envolvam cálculos estatísticos. Oenvolvam cálculos estatísticos. O trabalho do administrador estátrabalho do administrador está diretamente ligado com a exatidãodiretamente ligado com a exatidão dos números, e por isso, eledos números, e por isso, ele precisa ter domínio da matemáticaprecisa ter domínio da matemática para ser bem sucedidopara ser bem sucedido..
  4. 4. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  ARQUITETURA:ARQUITETURA:A matemática éA matemática é fundamental para que o arquitetofundamental para que o arquiteto possa desenvolver o seupossa desenvolver o seu trabalho. O arquiteto trabalha natrabalho. O arquiteto trabalha na construção de casas, edifícios,construção de casas, edifícios, reformas, restaurações e noreformas, restaurações e no planejamento de bairros eplanejamento de bairros e cidades. A arquitetura é a uniãocidades. A arquitetura é a união das áreas de exatas, humanas edas áreas de exatas, humanas e arte, pois exige aptidõesarte, pois exige aptidões múltiplas, como o domínio demúltiplas, como o domínio de cálculos, desenhos intuitivos ecálculos, desenhos intuitivos e história.história.
  5. 5. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  CINEMA:CINEMA:Muitas animações que vemos noMuitas animações que vemos no cinema utilizam a Matemática, através dacinema utilizam a Matemática, através da computação gráfica. Desde o movimentocomputação gráfica. Desde o movimento dos personagens até o quadro de fundodos personagens até o quadro de fundo podem ser criados por softwares quepodem ser criados por softwares que combinam pixels em formas geométricas,combinam pixels em formas geométricas, que são armazenadas e manipuladas. Osque são armazenadas e manipuladas. Os softwares codificam informações comosoftwares codificam informações como posição, movimento, cor e textura de cadaposição, movimento, cor e textura de cada pixel. Para isso, utilizam vetores, matrizes epixel. Para isso, utilizam vetores, matrizes e aproximações poligonais de superfícies paraaproximações poligonais de superfícies para determinar a característica de cada pixel.determinar a característica de cada pixel. Um simples quadro de um filme criado noUm simples quadro de um filme criado no computador tem mais de dois milhões decomputador tem mais de dois milhões de pixels, o que torna indispensável o uso depixels, o que torna indispensável o uso de computadores para realizar todos oscomputadores para realizar todos os cálculos necessários.cálculos necessários.
  6. 6. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  AGRONOMIA:AGRONOMIA:CálculCálcul o dos componenteso dos componentes químicos destinadosquímicos destinados à fertilização eà fertilização e dimensionamentodimensionamento das áreas a seremdas áreas a serem cultivadas.cultivadas.
  7. 7. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  DIREITO:DIREITO:OO profissional do Direitoprofissional do Direito utiliza a Matemática,utiliza a Matemática, quando trabalha comquando trabalha com causas que envolvemcausas que envolvem a realização dea realização de cálculos, como porcálculos, como por exemplo: bens,exemplo: bens, valores, partilhas evalores, partilhas e heranças.heranças.
  8. 8. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  ENGENHARIA:ENGENHARIA:A matemática éA matemática é imprescindível à formação dosimprescindível à formação dos engenheiros, seja qual for o seuengenheiros, seja qual for o seu ramo (engenharia civil,ramo (engenharia civil, engenharia elétrica etc). É usadaengenharia elétrica etc). É usada na construção de edifícios,na construção de edifícios, estradas, túneis, metrôs,estradas, túneis, metrôs, ferrovias, barragens, portos,ferrovias, barragens, portos, aeroportos, usinas, sistemas deaeroportos, usinas, sistemas de telecomunicações, criação detelecomunicações, criação de dispositivos mecânicos,dispositivos mecânicos, desenvolvimento de máquinas,desenvolvimento de máquinas, entre outros.entre outros.
  9. 9. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  GEOLOGIA:GEOLOGIA:O geólogoO geólogo utiliza diversosutiliza diversos princípios daprincípios da Matemática paraMatemática para escavar, conhecer eescavar, conhecer e avaliar os segredos doavaliar os segredos do solo e das pedras.solo e das pedras.
  10. 10. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  JORNALISMO:JORNALISMO:AA Matemática é útilMatemática é útil aos jornalistas deaos jornalistas de economia e política,economia e política, além daqueles quealém daqueles que utilizam dadosutilizam dados estatísticos em seusestatísticos em seus trabalhos.trabalhos.
  11. 11. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  ODONTOLOGIA:ODONTOLOGIA:OO dentista utiliza adentista utiliza a Matemática paraMatemática para calcular composiçõescalcular composições de amálgamas,de amálgamas, posologias, doses deposologias, doses de anestésicos e tambémanestésicos e também para dimensionarpara dimensionar próteses e aparelhospróteses e aparelhos corretivos.corretivos.
  12. 12. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  PSICOLOGIA:PSICOLOGIA:OO psicólogo utiliza apsicólogo utiliza a Matemática para aMatemática para a análise de dadosanálise de dados estatísticos eestatísticos e avaliação de testes.avaliação de testes.
  13. 13. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  MEDICINA:MEDICINA:O médicoO médico utiliza a Matemáticautiliza a Matemática para calcularpara calcular composições decomposições de fórmulas de remédiosfórmulas de remédios de manipulações,de manipulações, posologias, doses deposologias, doses de anestésicos e tambémanestésicos e também para dimensionarpara dimensionar próteses e aparelhospróteses e aparelhos corretivos na ortopedia.corretivos na ortopedia.
  14. 14. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES  ELETRÔNICAELETRÔNICA O mundo em queO mundo em que vivemos hoje, emboravivemos hoje, embora não nosnão nos apercebamos disso,apercebamos disso, dependedepende fundamentalmente dafundamentalmente da Matemática.Matemática.
  15. 15. MATEMÁTICA E ASMATEMÁTICA E AS PROFISSÕESPROFISSÕES

×