Meios físicos de transmição
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
813
On Slideshare
811
From Embeds
2
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
36
Comments
0
Likes
1

Embeds 2

http://aulas-de-ac.blogspot.pt 2

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Gil Vicente Meios físicos de transiçãoGuilherme de Souza Nº 9 / 11ºGI
  • 2. ÍndiceCabos eléctricos: ........................................................................................................................... 3 Cabos de pares trançado ............................................................................................................ 3 Conectores ................................................................................................................................. 3 UTP ....................................................................................................................................... 3 STP ........................................................................................................................................ 4 Cabos coaxiais ........................................................................................................................... 5 Descrição e características; ................................................................................................... 5 Cabos de Fibra ópticos: ............................................................................................................. 6 Monomodo ............................................................................................................................ 7 Multimodo ............................................................................................................................. 7 Wireless:.................................................................................................................................... 8 Ondas de radio....................................................................................................................... 8 Infravermelhos ...................................................................................................................... 9 Laser ...................................................................................................................................... 9
  • 3. Cabos eléctricos:Cabos de pares trançadoPares Entrançados – São os tipos de cabos mais utilizados em redes locais. Existem doistipos de cabos de pares entrançados: UTP (UnShieldedTwistedPair) e STP(ShieldedTwistedPair).Conectores RJ45 macho RJ45 fêmea Protetores para cabosUTPUsado para interior, não possui uma camada metálica de protecção contra interferênciaselectromagnéticas, máximo de comprimento 100 m, com velocidade máxima de 1 Gbps.
  • 4. Vantagens Não tem blindagem, portanto, não necessita de massa; Mantém a resistência constante de 100 ohms sem necessicitar de terminadores; Cabo leve, fino, baixo valor por metron e de conectores pouco dispendiosos; Permite taxas de transmição na ordem dos 155 Mb/s por par; Alcança velocidade de 155Mb/s usando ATM ou Fast Ethernet.Desvantagens Não tem blindagem; Tem mais interferência no sinal.STPUsado para exteriores, possui uma camada metálica de protecção contra interferênciaselectromagnéticas, máximo de comprimento 150 m, com velocidade máxima de 1 Gbps.Vantagens Um cabo STP geralmente possui os pares trançados blindados, e pode alcançar uma largura de banda de 300Mhz em 100 metros de cabos; É utilizado em ambientes com grande nível de interferência electromagnética; Essa blindagem deve ser aterrada nas pontas; Devido a blindagem o peso e volume do cabo aumentam dificultando a instalação e aumentando o custo.
  • 5. Desvantagem Passa o melhor o sinal sem interferênciaCabos coaxiaisDescrição e característicasÉ usado sobretudo em redes locais de topologia física em bus ou barramento. Usadotambém na ligação da antena a televisão. Existe dois tipos de cabos coaxiais: Fino e oGrossoFino – com blindagem simples, máximo de comprimento 185 m, velocidade máxima de10 Mbps.Grosso – com blindagem dupla, máximo de comprimento 500 m, velocidade máxima de10 Mbps.Ficha BNC, T de derivação e respectivo terminador
  • 6. Vantagens É um meio de transmissão bem mais eficiente que o par trançado; As características eléctricas são bastante favoráveis à transmissão de sinais de alta frequência, uma vez que possui boa imunidade a interferências externas; Ao contrário do cabo de par trançado, o coaxial mantém uma capacidade constante e baixa, independente do seu comprimento, evitando assim vários problemas técnicos.Desvantagens É menos flexível que o Par Trançado; O seu processo de instalação é mais complicado e também tem custo elevado, embora seus benefícios sejam bem maiores.Cabos de Fibra ópticos:Outra vertente de cabos é a fibra óptica (FO). Numa FO é transmitida luz no seu interioratravés de reflexões sucessivas. É utilizada sobretudo para grandes distâncias e quandoé necessário altas velocidades de transmissão. Existem dois tipos de FO: Monomodo eMultimodo.
  • 7. Monomodo Aplicação para grande largura de banda (350 GHz em 1991); Baixas perdas: tipicamente 0,3 dB/km ate 0,5 dB/km (1300 nm) e 0,2 dB/Km (1550 nm); Área do diâmetro do campo modal de 10 µ; Diâmetro externo de revestimento de 125 µ; Custos superiores para conectores, emendas, equipamentos de teste e transmissores/receptores; Transmite um modo ou caminho de luz; Transmite em comprimento de onda de 1300 nm e 1550 nm; Fabricada em comprimento de ate 25 Km; Sensível a dobras (curvaturas).Multimodo Largura de banda da ordem de 1500 MHz/Km; Perdas de 1 dB/km a 6 dB/km; Núcleos de 50/60/85/100 µ (padrões CCITT); Diâmetro externo do revestimento de 125 µ e 140 µ; Eficaz com fontes de laser e LED; Componentes, equipamentos de teste e transmissores/receptores de baixo custamos; Transmite muitos modos (500 +/-) ou caminhos de luz, admite muitos modos de propagação; Possui limitação de distância devido as altas perdas e dispersão modal; Transmite a 820-850 nm e 1300 nm; Fabricada em comprimento até 2,2 km;
  • 8. Vantagens Dimensões Reduzidas Capacidade para transportar grandes quantidades de informação (Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra); Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilómetros. Imunidade às interferências electromagnéticas; Matéria-prima muito abundante.Desvantagens Custo ainda elevado de compra e manutenção; Fragilidade das fibras ópticas sem encapsulamento; Dificuldade de conexões das fibras ópticas; Acopladores tipo T com perdas muito grandes; Impossibilidade de alimentação remota de repetidores; Falta de padronização dos componentes ópticos.Wireless:A comunicação através de redes sem fios é cada vez mais utilizada. Devido à facilidadecom que se instala e se pode mudar de local, conferindo-lhe uma mais flexibilidade.Contudo, tem como senão a velocidade de transmissão, menor protecção de segurança,mais barato em relação à FO e mais caro em relação aos cabos de pares entrançados.Ondas de radioAs principais tecnologias de comunicação que utilizam frequência de rádio são: Wi-Fi (802.11) Bluetooth (802.15)
  • 9. Estas trabalham na gama de frequências dos 900 Mhz – 5 Ghz . A tecnologia Bluetoothtem um alcance significativamente que o Wi-Fi, dependendo da classe a que pertence.Bluetooth da classe 1 -> 100m, classe 2 -> 10m, classe 3 -> 1m. As velocidades detransmissão do Bluetoothtambém são mais baixas.InfravermelhosO comprimento de onda da radiação infravermelho não lhe permite atravessar a maiorparte dos objectos (paredes, metal, etc.), ao contrário, por exemplo, das ondas de rádio.Desta forma, não é possível ter objectos a obstruir a linha de visão entre o emissor e oreceptor que no máximo podem estar distanciados de 30 Metros.LaserUsa-se para comunicações ponto a ponto onde o emissor e o receptor têm de apresentarlinha de visão entre si. O laser funciona como uma linha imaginária entre o emissor e oreceptor. Qualquer obstáculo ou condições atmosféricas podem interromper o sinal.Conta com uma largura de banda até 2,5 Gbps e um alcance médio de 10 km.