SlideShare a Scribd company logo
1 of 17
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local
Apresentação A CPP (Comissão Permanente de Peneirões) conveniada ao Grêmio Futebol Porto Alegrense, reunidos na luta pelo incentivo ao esporte no interior do estado do Rio Grande do Sul, vem por meio desta apresentação, dar uma diretriz em termos de legislação para os municípios que ainda não dispõem de aparato jurídico para promover o esporte local, através da concessão de incentivos fiscais sobre suas tributações.    A iniciativa tem o objetivo de promover o futebol local e a inclusão social de crianças e adolescentes, proporcionando a todos a oportunidade única de profissionalização do futebol e o aquecimento da economia local através do conjunto de ações e eventos esportivos realizados pela CPP.    Como exemplo, o “Projeto de incentivo ao esporte local”, traz a tona a discussão sobre o que foi feito em Porto Alegre (RS) na promoção do esporte, com regras tributárias que torna o projeto auto sustentável.      José Airton Mendes (Presidente - CPP)
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local PROESPORTE É uma lei de incentivo que possibilita a realização de projetos ligados ao esporte. Por meio do Proesporte, o Conselho Municipal do Desporto (CMD) autoriza a participação de clubes, federações e sindicatos. As pessoas, jurídicas e físicas, interessadas nos incentivos, não poderão estar inadimplentes com a Prefeitura e terão direito a abater 70% (setenta por cento) desse investimento nos tributos de IPTU ou de ISSQN. Os interessados devem encaminhar seus projetos à SME (Secretaria municipal de esporte), que os remeterá ao CMD para ser analisados. No Conselho, três comissões setoriais, compostas por quatro membros cada uma, farão as análises das propostas.
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local LEGISLAÇÃO      -340  -  Lei complementar que cria o sistema Municipal do Desporto    -11481  -Decreto que Regulamenta o sistema Municipal de Desporto    - 5 30  - Lei complementar que cria a lei do Proesporte     -15 015/05  -  Decreto que regulamenta o orçamento do Proesporte para o ano vigente    - 15 125/06   - Decreto da Secretaria Municipal da Fazenda que regulamenta a Lei Complementar do Proesporte    -15 126/06  - Decreto da Secretaria Municipal de Esportes que regulamenta a Lei Complementar do Proesporte    -15 442/08  - Regulamenta lei municipal de dezembro de 2005    -D ecreto  16.100  - Decreto da Secretaria Municipal da Fazenda que regulamenta a sessão de Crédito Acima como exemplo a Legislação de Porto Alegre
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo       LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL   1º) PASSO   REGISTRO JUNTO A SME:   *- PARA AS PESSOAS JURÍDICAS   Tanto o APOIADOR, como o BENEFICIADO devem solicitar registro junto a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME, atendendo ao § 1º, do Art. 3º do Decreto nº 11.481, de 15 de abril de 1996, que regulamentou a Lei Complementar nº 340, de 12 de janeiro de 1995, que instituiu o Sistema Municipal de Desporto. - “Art. 3º - O pedido de registro será feito mediante apresentação de : a)      requerimento dirigido à secretaria municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME; b)      certidão expedida pelo Cartório Especial de Títulos e Documentos; c)      estatuto registrado no Cartório Especial de Títulos e Documentos; d)      cópia autenticada da ata da última eleição; e)      certidão negativa de tributos municipais; f)        alvará da SMIC, exceto quando a competência do Alvará for da SME.”
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo       LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL   1º) PASSO   REGISTRO JUNTO A SME:   *- PARA AS PESSOAS FÍSICAS Tanto o APOIADOR, como o BENEFICIADO deverão solicitar registro junto a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME, atendendo ao § Único, do Art. 4º, da Lei Complementar nº 530, de 22 de dezembro de 2005, que instituiu o Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte – PROESPORTE. - “Parágrafo Único: A SME ficará responsável pelo suporte operacional para funcionamento do PROESPORTE” que, para o devido registro, apresentará:  a)      requerimento solicitando registro na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME, assinado pelo beneficiado ou, se menor de idade, pelo responsável, contendo: modalidade esportiva do praticante, idade, nacionalidade, estado civil, profissão, número da carteira de identidade, número do CPF/MF e endereço, anexando;  b)      cópia autenticada da carteira de identidade; c)      cópia autenticada do CPF/MF; d)      cópia autenticada do comprovante de endereço;   OBSERVAÇÃO: Este registro tem a validade por um ano.   
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo       LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL   2º) PASSO APRESENTAÇÃO DO PROJETO JUNTO A SME   Entregar na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME, o “CADASTRO DE PROJETO SOLICITADO”, de acordo com o ANEXO I, do Decreto n° 15.126, de 15 de março de 2006. 3º) PASSO O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO -  O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF O Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte – PROESPORTE, tem como objetivo estimular, desenvolver e fomentar, por meio de ações articuladas e integradas de entidades ou organizações esportivas e sociais, pessoas físicas ou jurídicas e órgãos públicos municipais, a busca de iniciativas que garantam meios de autogestão e autofinanciamento do segmento esportivo – federações, associações, organizações, sindicatos, clubes e atletas, e será regulado pelas seguintes disposições. - O contribuinte que desejar integrar o PROESPORTE, mediante o financiamento de projetos selecionados pela Secretaria Municipal do Esporte – SME – em conjunto com o Conselho Municipal do Desporto – CMD, deverá ingressar com o requerimento de interesse em aproveitar o incentivo fiscal, na Secretaria Municipal da Fazenda – SMF, informando em que imposto deseja usufruir do incentivo.   - Os contribuintes poderão obter incentivos fiscais, restritos ao ISSQN ou ao IPTU, limitados a 70% (setenta por cento) do valor individualmente investido no PROESPORTE.   - Solicitado pelo contribuinte, o ingresso no PROESPORTE como financiador, a SMF verificará a situação fiscal do requerente junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.   - Estando o contribuinte em situação regular junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a SMF emitirá o “Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre”.
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo       LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL   3º) PASSO -  O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF O “Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre” terá validade por 180 dias, prazo limite para aprovação e início de projeto de apoio e incentivo ao esporte.   - A SMF emitirá o protocolo até o último dia útil do mês seguinte ao do ingresso do requerimento.   - De posse do “Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre”, o contribuinte deverá requerer, junto à SME, o seu cadastramento no PROESPORTE como apoiador do esporte.   - A SME ficará responsável pelo suporte operacional para funcionamento do PROESPORTE e manterá, com apoio do CMD, cadastro atualizado dos seus integrantes, tanto na condição de apoiadores do esporte, como na de beneficiados, publicando anualmente a relação dos mesmos.
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo       LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL   3º) PASSO -  O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF Os projetos recebidos pela SME dos interessados em aporte de recursos do PROESPORTE serão encaminhados para deliberação do CMD, que decidirá quanto à inclusão dos mesmos no programa, limitado aos valores e condições previstas na Lei Complementar nº 530/2005 e, ao total da verba destinada ao incentivo fiscal do referido exercício.   - Anualmente, através de decreto, será definido o valor global do incentivo fiscal a ser utilizado no PROESPORTE para o ano seguinte, tendo como limite máximo o valor correspondente a um décimo do orçamento anual da SME.
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO -  O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF O CMD, através de regulamento próprio votado e aprovado em sessão plenária em 08 de fevereiro de 2005, ratificado através de Decreto n° 15.126, de 15 de março de 2006, regerá a participação dos beneficiários no PROESPORTE, sem prejuízo do disposto neste Decreto e na Lei Complementar nº 530/2005, e em especial das seguintes disposições:   I - o valor individual do projeto não poderá superar o percentual de 6% (seis por cento) do montante global destinado ao PROESPORTE.   II – o plano de aplicação do projeto esportivo deve prever 50% (cinquenta por cento) dos recursos no fornecimento de bolsa ou de auxílio a atletas e/ou de pró-labore a técnicos e/ou assistentes desportivos;   III - a prestação de contas, à SME, deverá ser feita até o último dia do mês subsequente ao da aplicação do recurso, para registro da utilização da verba;   IV – ao final do período de aplicação dos recursos, a prestação de contas será submetida ao CMD que emitirá termo de aprovação, se for o caso.
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO -  O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF Os apoiadores e os beneficiados cadastrados conveniarão, após entendimento mútuo e de livre escolha entre eles, com a anuência da SME, a forma e o valor dos recursos aplicados, mediante termo assinado e registrado pela Procuradoria Geral do Município – PGM.   -  A data de início de um projeto não poderá ser anterior à data de assinatura e registro do termo na PGM.   - Os apoiadores do esporte, depois de cumprido o período de aplicação dos recursos sujeitos ao incentivo fiscal e aprovada a prestação de contas junto ao CMD, deverão apresentar à SMF: I - o termo assinado e registrado pela Procuradoria Geral do Município;   II - a documentação comprobatória do desembolso dos recursos;   III - o “Termo de Aprovação da Prestação de Contas Junto ao Cmd”.   - A Secretaria Municipal da Fazenda, após analisar a documentação arrolada no antigo anterior, emitirá o “Certificado de Crédito”.
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO -  O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF De posse do “Certificado de Crédito”, o contribuinte poderá utilizar os valores para abater o imposto definido no “Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre”, da seguinte forma:   I - Em se tratando de ISSQN tributado com base no preço do serviço ou pelo número de profissionais habilitados, a redução fica limitada a 40% (quarenta por cento) do imposto devido no mês, a partir do mês seguinte ao da emissão do “Certificado de Crédito” e nos subseqüentes enquanto houver saldo;   II - em se tratando de IPTU ou ISSQN tributado sob a forma de trabalho pessoal do contribuinte, a redução fica limitada a 40% (quarenta por cento) do imposto devido nos seguintes casos:   a) para “Certificados de Créditos” emitidos no período de 01 de janeiro a 31 de outubro, a partir do exercício seguinte, ao da emissão do “Certificado de Crédito” e, nos subseqüentes enquanto houver saldo;   b) para “Certificados de Créditos” emitidos no período de 01 de novembro a 31 de dezembro, a partir do segundo exercício seguinte ao da emissão do “Certificado de Crédito” e nos subseqüente enquanto houver saldo.  
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO -  O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF A redução somente pode ser aplicada em um único imposto, IPTU ou ISSQN. - Identificando-se, em fiscalização futura que o contribuinte não atendia ao requisito, será lançado dentro do prazo decadencial, o valor correspondente ao desconto auferido, sem prejuízo das penalidades cabíveis.   - O “Selo de Certificação Compromisso com o Esporte – Prefeitura de Porto Alegre”, instituído pelo art. 15 da LC 530/2005, na forma e modelo definidos pela SME em conjunto com o CMD, destinado aos participantes do PROESPORTE, poderá ser aplicado em todos os materiais de divulgação de atletas e eventos a partir da assinatura e registro do termo na PGM.
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local “ CADASTRO DE PROJETO SOLICITADO”   2: AUTORES DA PROPOSTA: INDIVÍDUO OU INSTITUIÇÃO QUE APRESENTA A PROPOSTA, DEVIDAMENTE CADASTRADA JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER – SME, FAZENDO PROVA DE SUA PARTICIPAÇÃO NA MODALIDADE ESPORTIVA. 1: TITULO DO PROJETO 3: BENEFICIÁRIO DA PROPOSTA: INDIVÍDUO OU INSTITUIÇÃO QUE SE BENEFICIARÁ DA PROPOSTA APRESENTADA, PODERÁ SER O MESMO DO AUTOR DA PROPOSTA. 4. JUSTIFICATIVA: DESCREVER COM O MÁXIMO DE DETALHES A JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA) 5. OBJETIVOS: DESCREVER OS OBJETIVOS QUE VISAM A UTILIZAÇÃO DO BENEFICIO FISCAL 6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: DESCREVER COM A MAIOR PRECISÃO POSSÍVEL AS DATAS E AS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS. EXEMPLOS: DATA DO EVENTO, VIAGEM, CRONOGRAMA DE CONSTRUÇÃO; BUSCA DE PARCERIAS. 7. ORÇAMENTO: DESCREVER O ORÇAMENTO DETALHADAMENTE COM O CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO, ESPECIFICANDO ONDE E COMO AS VERBAS SERÃO APLICADAS, TANTO DO INCENTIVO FISCAL COMO DEMAIS VERBAS DO PROJETO. 8. METAS: DESCREVER AS METAS DESEJADAS COM A APLICAÇÃO DO  PROJETO.
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local CONSELHO MUNCIPAL DO DESPORTO   - STEMAC GRUPO GERADORES -CONDOR EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LDA - KRIM IMPRESSÃO DIGITAL - FACTUM CENTRO DE IDÉIAS EM EDUCAÇÃO S/S LTDA CRESCENT TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA LTDA - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – BANRISUL - CONCEITO COMERCIAL DE MÓVEIS LTDA - OPEN AUTO COMÉRCIO E SERVIÇOS AUTOMOTIVOS LTDA - MONTREAL COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS LTDA - UNESUL DE TRANSPORTES LTDA - UNESUL TURISMO LTDA -DISTRIBUIDORTA MERIDIONAL DE MOTORES CUMMINS S.A. -COMPUTECH TECNOLOGIA LTDA - ACESSO PROMOÇÕES E ASSESSORIA DE EVENTOS e RH LTDA - COMERCIAOL PORTO ALEGRENSE DE MÁQUINAS CALCULADORAS LTDA - CLÁUDIO PAULO WALTER -ACESSO PROMOÇÕES E ASSESSORIA DE EVENTOS E RH LTDA   -COMERCIAL PORTOALEGRENSE DE MÁQUINAS CIRCULARES LTDA -VIA PORTO VEÍCULOS LTDA -EMPRESA PORTOALEGRENSE DE VIGILÂNCIA LTDA
CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local CONCLUSÃO A CPP (Comissão Permanente de Peneirões) desde a sua fundação vem se empenhando na luta incessante pela promoção das políticas de esporte nos municípios do Rio Grande do Sul. Nossa meta estratégica em convênio com o Grêmio Futebol Porto Alegrense, procura disseminar modelos de ambientes e legislação favorável a implantação de secretarias específicas que possam tratar direto dos direitos de oportunidade e vantagens  do esporte na direção do desenvolvimento regional  sustentável.  Trazemos o modelo empírico aplicado na legislação da cidade de Porto Alegre, para servir como exemplo aos municípios do interior do estado. Concluímos que é preciso estabelecer critérios específicos de acordo com a capacidade social, geográfica e econômica de cada município, e assim, construir novos modelos de se fazer políticas públicas em harmonia com a sociedade e o meio ambiente. O Projeto de Incentivo ao Esporte (futebol) também pode ser uma realidade no interior do estado, onde as oportunidades são menores, cabe ao poder público e a sociedade se mobilizarem a favor desses benefícios que estão disponíveis na nossa estrutura jurídica.   ATT; CPP (Comissão Permanente de Peneirões)

More Related Content

What's hot

Apresentação cotp patrocínio futebol
Apresentação cotp patrocínio futebolApresentação cotp patrocínio futebol
Apresentação cotp patrocínio futebolcentroolimpico
 
Projeto lsb 2015_2016_web.compressed
Projeto lsb 2015_2016_web.compressedProjeto lsb 2015_2016_web.compressed
Projeto lsb 2015_2016_web.compressedLSBASQUETE
 
Proposta de patrocínio esporte clube rio verde[1]
Proposta de patrocínio esporte clube rio verde[1]Proposta de patrocínio esporte clube rio verde[1]
Proposta de patrocínio esporte clube rio verde[1]Cleuber Carlos Nascimento
 
Projeto De Patrocinio Sb Chase
Projeto De Patrocinio Sb ChaseProjeto De Patrocinio Sb Chase
Projeto De Patrocinio Sb ChaseDouglas Rodrigues
 
Basquete - Projeto Liga Sorocabana de Basquete 2013/2014
Basquete - Projeto Liga Sorocabana de Basquete 2013/2014Basquete - Projeto Liga Sorocabana de Basquete 2013/2014
Basquete - Projeto Liga Sorocabana de Basquete 2013/2014InnovateSports
 
Spfc - São Paulo Futebol Clube
Spfc - São Paulo Futebol ClubeSpfc - São Paulo Futebol Clube
Spfc - São Paulo Futebol ClubeRaphael Bertassin
 
Proposta de patrocínio Real Prazeres Futebol Society
Proposta de patrocínio Real Prazeres Futebol SocietyProposta de patrocínio Real Prazeres Futebol Society
Proposta de patrocínio Real Prazeres Futebol SocietyRodrigo Lopes
 
Slide do projeto - Plano de Captação de Patrocínio
Slide do projeto - Plano de Captação de PatrocínioSlide do projeto - Plano de Captação de Patrocínio
Slide do projeto - Plano de Captação de PatrocínioAlfredo Tavares
 
Vôlei - Projeto do Floripa Vôlei
Vôlei - Projeto do Floripa VôleiVôlei - Projeto do Floripa Vôlei
Vôlei - Projeto do Floripa VôleiInnovateSports
 
Projeto formando cidadaos atraves do esporte iniciação esportiva
Projeto formando cidadaos atraves do esporte iniciação esportivaProjeto formando cidadaos atraves do esporte iniciação esportiva
Projeto formando cidadaos atraves do esporte iniciação esportivaJoão Paulo Araújo Alves
 
Projeto de patrocinio fluminense beach soccer novo
Projeto de patrocinio fluminense beach soccer novoProjeto de patrocinio fluminense beach soccer novo
Projeto de patrocinio fluminense beach soccer novoJuliana França
 
E C Pulo do Gato - Futsal no Pulo do Gato - 2012
E C Pulo do Gato - Futsal no Pulo do Gato - 2012E C Pulo do Gato - Futsal no Pulo do Gato - 2012
E C Pulo do Gato - Futsal no Pulo do Gato - 2012DFSGolBusiness
 
Apresentação Patrocinio 2011 Game Over Esporte Clube (Escrita)
Apresentação Patrocinio 2011 Game Over Esporte Clube (Escrita)Apresentação Patrocinio 2011 Game Over Esporte Clube (Escrita)
Apresentação Patrocinio 2011 Game Over Esporte Clube (Escrita)Game-Over Esporte Clube
 
Apresentação Patrocínio Santos FC Goodyear
Apresentação Patrocínio Santos FC GoodyearApresentação Patrocínio Santos FC Goodyear
Apresentação Patrocínio Santos FC GoodyearZmaj marketing
 

What's hot (20)

Apresentação cotp patrocínio futebol
Apresentação cotp patrocínio futebolApresentação cotp patrocínio futebol
Apresentação cotp patrocínio futebol
 
Projeto lsb 2015_2016_web.compressed
Projeto lsb 2015_2016_web.compressedProjeto lsb 2015_2016_web.compressed
Projeto lsb 2015_2016_web.compressed
 
Proposta de patrocínio esporte clube rio verde[1]
Proposta de patrocínio esporte clube rio verde[1]Proposta de patrocínio esporte clube rio verde[1]
Proposta de patrocínio esporte clube rio verde[1]
 
Proposta de parceria democrata 2013
Proposta de parceria democrata 2013Proposta de parceria democrata 2013
Proposta de parceria democrata 2013
 
Projeto De Patrocinio Sb Chase
Projeto De Patrocinio Sb ChaseProjeto De Patrocinio Sb Chase
Projeto De Patrocinio Sb Chase
 
Projeto de Patrocínio
Projeto de PatrocínioProjeto de Patrocínio
Projeto de Patrocínio
 
Basquete - Projeto Liga Sorocabana de Basquete 2013/2014
Basquete - Projeto Liga Sorocabana de Basquete 2013/2014Basquete - Projeto Liga Sorocabana de Basquete 2013/2014
Basquete - Projeto Liga Sorocabana de Basquete 2013/2014
 
Spfc - São Paulo Futebol Clube
Spfc - São Paulo Futebol ClubeSpfc - São Paulo Futebol Clube
Spfc - São Paulo Futebol Clube
 
Proposta de patrocínio Real Prazeres Futebol Society
Proposta de patrocínio Real Prazeres Futebol SocietyProposta de patrocínio Real Prazeres Futebol Society
Proposta de patrocínio Real Prazeres Futebol Society
 
Slide do projeto - Plano de Captação de Patrocínio
Slide do projeto - Plano de Captação de PatrocínioSlide do projeto - Plano de Captação de Patrocínio
Slide do projeto - Plano de Captação de Patrocínio
 
Vôlei - Projeto do Floripa Vôlei
Vôlei - Projeto do Floripa VôleiVôlei - Projeto do Floripa Vôlei
Vôlei - Projeto do Floripa Vôlei
 
Esporte na praça Grupo 4
Esporte na praça   Grupo 4Esporte na praça   Grupo 4
Esporte na praça Grupo 4
 
Projeto formando cidadaos atraves do esporte iniciação esportiva
Projeto formando cidadaos atraves do esporte iniciação esportivaProjeto formando cidadaos atraves do esporte iniciação esportiva
Projeto formando cidadaos atraves do esporte iniciação esportiva
 
Projeto de patrocinio fluminense beach soccer novo
Projeto de patrocinio fluminense beach soccer novoProjeto de patrocinio fluminense beach soccer novo
Projeto de patrocinio fluminense beach soccer novo
 
Projeto Esporte Social
Projeto Esporte SocialProjeto Esporte Social
Projeto Esporte Social
 
E C Pulo do Gato - Futsal no Pulo do Gato - 2012
E C Pulo do Gato - Futsal no Pulo do Gato - 2012E C Pulo do Gato - Futsal no Pulo do Gato - 2012
E C Pulo do Gato - Futsal no Pulo do Gato - 2012
 
Apresentação Patrocinio 2011 Game Over Esporte Clube (Escrita)
Apresentação Patrocinio 2011 Game Over Esporte Clube (Escrita)Apresentação Patrocinio 2011 Game Over Esporte Clube (Escrita)
Apresentação Patrocinio 2011 Game Over Esporte Clube (Escrita)
 
Slide do projeto
Slide do projetoSlide do projeto
Slide do projeto
 
Proposta de patrocínio
Proposta de patrocínioProposta de patrocínio
Proposta de patrocínio
 
Apresentação Patrocínio Santos FC Goodyear
Apresentação Patrocínio Santos FC GoodyearApresentação Patrocínio Santos FC Goodyear
Apresentação Patrocínio Santos FC Goodyear
 

Viewers also liked

Projeto esportivo - Bola no pé, caderno na mão.
Projeto esportivo - Bola no pé, caderno na mão.Projeto esportivo - Bola no pé, caderno na mão.
Projeto esportivo - Bola no pé, caderno na mão.DFSGolBusiness
 
Projetos Esportivos 2015
Projetos Esportivos 2015Projetos Esportivos 2015
Projetos Esportivos 2015Ricardo Maia
 
Projeto Social - Modelo
Projeto Social - ModeloProjeto Social - Modelo
Projeto Social - ModeloDaniel Santos
 
Portfolio de Projetos Culturais, Sociais e Esportivos
Portfolio de Projetos Culturais, Sociais e EsportivosPortfolio de Projetos Culturais, Sociais e Esportivos
Portfolio de Projetos Culturais, Sociais e EsportivosPatrus Cult'ral
 
Como Elaborar Projetos Sociais
Como Elaborar Projetos SociaisComo Elaborar Projetos Sociais
Como Elaborar Projetos Sociaisafp.leite
 
Projeto circuito futevôlei 07.05
Projeto   circuito futevôlei 07.05Projeto   circuito futevôlei 07.05
Projeto circuito futevôlei 07.05Meio & Mensagem
 
Aj projeto aprovado_completo (1)
Aj projeto aprovado_completo (1)Aj projeto aprovado_completo (1)
Aj projeto aprovado_completo (1)Estadodedireito
 
PROJETO SOCIAIS
PROJETO SOCIAISPROJETO SOCIAIS
PROJETO SOCIAISE1R2I3
 
Projeto de Lei de Incentivo ao esporte - Fundação Edmílson
Projeto de Lei de Incentivo ao esporte - Fundação EdmílsonProjeto de Lei de Incentivo ao esporte - Fundação Edmílson
Projeto de Lei de Incentivo ao esporte - Fundação EdmílsonInnovateSports
 
Projeto Social
Projeto SocialProjeto Social
Projeto SocialLuanalu
 
Ciclismo - Projeto da equipe de Suzano
Ciclismo - Projeto da equipe de SuzanoCiclismo - Projeto da equipe de Suzano
Ciclismo - Projeto da equipe de SuzanoInnovateSports
 
Sbt rio projeto futevôlei
Sbt rio   projeto futevôleiSbt rio   projeto futevôlei
Sbt rio projeto futevôleiMeio & Mensagem
 
Lei de Incentivo ao Esporte
Lei de Incentivo ao EsporteLei de Incentivo ao Esporte
Lei de Incentivo ao EsporteMichel Freller
 
Palestra 3 - Captação de Recursos
Palestra 3 -  Captação de RecursosPalestra 3 -  Captação de Recursos
Palestra 3 - Captação de RecursosGeraldo Campos
 
Conhecendo a Lei de Incentivo ao Esporte
Conhecendo a Lei de Incentivo ao EsporteConhecendo a Lei de Incentivo ao Esporte
Conhecendo a Lei de Incentivo ao EsporteBrazilliant Consultoria
 
Escola de ciclismo giro livre oficial (2)
Escola de ciclismo giro livre oficial (2)Escola de ciclismo giro livre oficial (2)
Escola de ciclismo giro livre oficial (2)ADFacex
 
Oficina teia da vida por sueli mainine
Oficina teia da vida por sueli mainineOficina teia da vida por sueli mainine
Oficina teia da vida por sueli mainineWeb Currículo PUC-SP
 

Viewers also liked (20)

Projeto esportivo - Bola no pé, caderno na mão.
Projeto esportivo - Bola no pé, caderno na mão.Projeto esportivo - Bola no pé, caderno na mão.
Projeto esportivo - Bola no pé, caderno na mão.
 
Projetos Esportivos 2015
Projetos Esportivos 2015Projetos Esportivos 2015
Projetos Esportivos 2015
 
Projeto Social - Modelo
Projeto Social - ModeloProjeto Social - Modelo
Projeto Social - Modelo
 
Portfolio de Projetos Culturais, Sociais e Esportivos
Portfolio de Projetos Culturais, Sociais e EsportivosPortfolio de Projetos Culturais, Sociais e Esportivos
Portfolio de Projetos Culturais, Sociais e Esportivos
 
Como Elaborar Projetos Sociais
Como Elaborar Projetos SociaisComo Elaborar Projetos Sociais
Como Elaborar Projetos Sociais
 
Projeto pronto
Projeto prontoProjeto pronto
Projeto pronto
 
Projeto circuito futevôlei 07.05
Projeto   circuito futevôlei 07.05Projeto   circuito futevôlei 07.05
Projeto circuito futevôlei 07.05
 
Aj projeto aprovado_completo (1)
Aj projeto aprovado_completo (1)Aj projeto aprovado_completo (1)
Aj projeto aprovado_completo (1)
 
PROJETO SOCIAIS
PROJETO SOCIAISPROJETO SOCIAIS
PROJETO SOCIAIS
 
Projeto de Lei de Incentivo ao esporte - Fundação Edmílson
Projeto de Lei de Incentivo ao esporte - Fundação EdmílsonProjeto de Lei de Incentivo ao esporte - Fundação Edmílson
Projeto de Lei de Incentivo ao esporte - Fundação Edmílson
 
Projeto Social
Projeto SocialProjeto Social
Projeto Social
 
Ciclismo - Projeto da equipe de Suzano
Ciclismo - Projeto da equipe de SuzanoCiclismo - Projeto da equipe de Suzano
Ciclismo - Projeto da equipe de Suzano
 
Sbt rio projeto futevôlei
Sbt rio   projeto futevôleiSbt rio   projeto futevôlei
Sbt rio projeto futevôlei
 
Lei de Incentivo ao Esporte
Lei de Incentivo ao EsporteLei de Incentivo ao Esporte
Lei de Incentivo ao Esporte
 
Lei de Incentivo ao Esporte
Lei de Incentivo ao EsporteLei de Incentivo ao Esporte
Lei de Incentivo ao Esporte
 
Palestra 3 - Captação de Recursos
Palestra 3 -  Captação de RecursosPalestra 3 -  Captação de Recursos
Palestra 3 - Captação de Recursos
 
Astros Projeto Social
Astros Projeto SocialAstros Projeto Social
Astros Projeto Social
 
Conhecendo a Lei de Incentivo ao Esporte
Conhecendo a Lei de Incentivo ao EsporteConhecendo a Lei de Incentivo ao Esporte
Conhecendo a Lei de Incentivo ao Esporte
 
Escola de ciclismo giro livre oficial (2)
Escola de ciclismo giro livre oficial (2)Escola de ciclismo giro livre oficial (2)
Escola de ciclismo giro livre oficial (2)
 
Oficina teia da vida por sueli mainine
Oficina teia da vida por sueli mainineOficina teia da vida por sueli mainine
Oficina teia da vida por sueli mainine
 

Similar to Incentivo fiscal para projetos esportivos locais em até

Palestra na Abraveq jun 2012 sobre Patrocinio
Palestra na Abraveq jun 2012 sobre PatrocinioPalestra na Abraveq jun 2012 sobre Patrocinio
Palestra na Abraveq jun 2012 sobre PatrocinioRoberto Arruda
 
Incentivos Fiscais para o Esporte 2.0
Incentivos Fiscais para o Esporte 2.0Incentivos Fiscais para o Esporte 2.0
Incentivos Fiscais para o Esporte 2.0Michel Freller
 
SEFAZ Incentivo a cultura e ao esporte - Fernando Resende.pdf
SEFAZ Incentivo a cultura e ao esporte - Fernando Resende.pdfSEFAZ Incentivo a cultura e ao esporte - Fernando Resende.pdf
SEFAZ Incentivo a cultura e ao esporte - Fernando Resende.pdfLeonardo de Arruda Delgado
 
Festival 2014 - Leis de Incentivo Fiscal para Projetos Esportivos
Festival 2014 - Leis de Incentivo Fiscal para Projetos EsportivosFestival 2014 - Leis de Incentivo Fiscal para Projetos Esportivos
Festival 2014 - Leis de Incentivo Fiscal para Projetos EsportivosABCR
 
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...cmpcangradosreis
 
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...cmpcangradosreis
 
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...cmpcangradosreis
 
Incentivosfiscais dialogo esporte_042011
Incentivosfiscais dialogo esporte_042011Incentivosfiscais dialogo esporte_042011
Incentivosfiscais dialogo esporte_042011Michel Freller
 
Incentivos esporte 072012_share
Incentivos esporte 072012_shareIncentivos esporte 072012_share
Incentivos esporte 072012_shareMichel Freller
 
Incentivos esporte 072012_share
Incentivos esporte 072012_shareIncentivos esporte 072012_share
Incentivos esporte 072012_shareMichel Freller
 
Www.senado.gov.br atividade materia_get_pdf
Www.senado.gov.br atividade materia_get_pdfWww.senado.gov.br atividade materia_get_pdf
Www.senado.gov.br atividade materia_get_pdfPaulo Corrêa
 
Novos talentos
Novos talentosNovos talentos
Novos talentosecbahia
 
Informativo Tributário Mensal - Março 2016
Informativo Tributário Mensal - Março 2016Informativo Tributário Mensal - Março 2016
Informativo Tributário Mensal - Março 2016Renato Lopes da Rocha
 
Apresentação lei de incentivo ao esporte
Apresentação lei de incentivo ao esporteApresentação lei de incentivo ao esporte
Apresentação lei de incentivo ao esporteguest5e552c
 
Declaração de Imunidade Tributária FMA
Declaração de Imunidade Tributária FMADeclaração de Imunidade Tributária FMA
Declaração de Imunidade Tributária FMADaniel Xavier
 
Legislação de incentivo a cultura
Legislação de incentivo a culturaLegislação de incentivo a cultura
Legislação de incentivo a culturaRozangela Silva
 

Similar to Incentivo fiscal para projetos esportivos locais em até (20)

Palestra na Abraveq jun 2012 sobre Patrocinio
Palestra na Abraveq jun 2012 sobre PatrocinioPalestra na Abraveq jun 2012 sobre Patrocinio
Palestra na Abraveq jun 2012 sobre Patrocinio
 
Incentivos Fiscais para o Esporte 2.0
Incentivos Fiscais para o Esporte 2.0Incentivos Fiscais para o Esporte 2.0
Incentivos Fiscais para o Esporte 2.0
 
SEFAZ Incentivo a cultura e ao esporte - Fernando Resende.pdf
SEFAZ Incentivo a cultura e ao esporte - Fernando Resende.pdfSEFAZ Incentivo a cultura e ao esporte - Fernando Resende.pdf
SEFAZ Incentivo a cultura e ao esporte - Fernando Resende.pdf
 
Festival 2014 - Leis de Incentivo Fiscal para Projetos Esportivos
Festival 2014 - Leis de Incentivo Fiscal para Projetos EsportivosFestival 2014 - Leis de Incentivo Fiscal para Projetos Esportivos
Festival 2014 - Leis de Incentivo Fiscal para Projetos Esportivos
 
PATROCÍNIO AO ESPORTE - BENEFÍCIOS FISCAIS
PATROCÍNIO AO ESPORTE - BENEFÍCIOS FISCAISPATROCÍNIO AO ESPORTE - BENEFÍCIOS FISCAIS
PATROCÍNIO AO ESPORTE - BENEFÍCIOS FISCAIS
 
Incentivo fiscal icms_apresentacao7
Incentivo fiscal icms_apresentacao7Incentivo fiscal icms_apresentacao7
Incentivo fiscal icms_apresentacao7
 
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
 
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
 
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...D e c r e t o n°  5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
D e c r e t o n° 5.588, de 26 de fevereiro de 2008 regulamenta a lei de ince...
 
Projetos
ProjetosProjetos
Projetos
 
Incentivosfiscais dialogo esporte_042011
Incentivosfiscais dialogo esporte_042011Incentivosfiscais dialogo esporte_042011
Incentivosfiscais dialogo esporte_042011
 
Incentivos esporte 072012_share
Incentivos esporte 072012_shareIncentivos esporte 072012_share
Incentivos esporte 072012_share
 
Incentivos esporte 072012_share
Incentivos esporte 072012_shareIncentivos esporte 072012_share
Incentivos esporte 072012_share
 
Www.senado.gov.br atividade materia_get_pdf
Www.senado.gov.br atividade materia_get_pdfWww.senado.gov.br atividade materia_get_pdf
Www.senado.gov.br atividade materia_get_pdf
 
Lei de Incentivo ao Esporte
Lei de Incentivo ao EsporteLei de Incentivo ao Esporte
Lei de Incentivo ao Esporte
 
Novos talentos
Novos talentosNovos talentos
Novos talentos
 
Informativo Tributário Mensal - Março 2016
Informativo Tributário Mensal - Março 2016Informativo Tributário Mensal - Março 2016
Informativo Tributário Mensal - Março 2016
 
Apresentação lei de incentivo ao esporte
Apresentação lei de incentivo ao esporteApresentação lei de incentivo ao esporte
Apresentação lei de incentivo ao esporte
 
Declaração de Imunidade Tributária FMA
Declaração de Imunidade Tributária FMADeclaração de Imunidade Tributária FMA
Declaração de Imunidade Tributária FMA
 
Legislação de incentivo a cultura
Legislação de incentivo a culturaLegislação de incentivo a cultura
Legislação de incentivo a cultura
 

More from Agência Camozzato

Osikimpressao de foto_de_pagina_inteira
Osikimpressao de foto_de_pagina_inteiraOsikimpressao de foto_de_pagina_inteira
Osikimpressao de foto_de_pagina_inteiraAgência Camozzato
 
55° Congresso Estadual de Vereadores
55° Congresso Estadual de Vereadores55° Congresso Estadual de Vereadores
55° Congresso Estadual de VereadoresAgência Camozzato
 
UVERGS - Ciclo de Estudos Municipais
UVERGS - Ciclo de Estudos Municipais UVERGS - Ciclo de Estudos Municipais
UVERGS - Ciclo de Estudos Municipais Agência Camozzato
 
CURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO NAS REDES SOCIAIS
CURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO NAS REDES SOCIAISCURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO NAS REDES SOCIAIS
CURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO NAS REDES SOCIAISAgência Camozzato
 
Convite UVERGS - Palestra A Nova Política Digital 3.0
Convite UVERGS - Palestra A Nova Política Digital 3.0Convite UVERGS - Palestra A Nova Política Digital 3.0
Convite UVERGS - Palestra A Nova Política Digital 3.0Agência Camozzato
 
Agência Camozzato 3.0 Present 2011
Agência Camozzato 3.0   Present  2011Agência Camozzato 3.0   Present  2011
Agência Camozzato 3.0 Present 2011Agência Camozzato
 
Deputado Federal Dr. Luiz Antonio Costa - 1919
Deputado Federal   Dr. Luiz Antonio Costa - 1919Deputado Federal   Dr. Luiz Antonio Costa - 1919
Deputado Federal Dr. Luiz Antonio Costa - 1919Agência Camozzato
 
Agência camozzato mkt político e eleitoral. 2010
Agência camozzato   mkt político e eleitoral. 2010Agência camozzato   mkt político e eleitoral. 2010
Agência camozzato mkt político e eleitoral. 2010Agência Camozzato
 
Projeto Casa Lar Do Idoso Sananduva Versao01
Projeto  Casa  Lar Do  Idoso    Sananduva  Versao01Projeto  Casa  Lar Do  Idoso    Sananduva  Versao01
Projeto Casa Lar Do Idoso Sananduva Versao01Agência Camozzato
 
Planejamento Estratégico - Parte I
Planejamento Estratégico - Parte IPlanejamento Estratégico - Parte I
Planejamento Estratégico - Parte IAgência Camozzato
 
SGE (Sistema de Gerenciamento Eleitoral)
SGE (Sistema de Gerenciamento Eleitoral)SGE (Sistema de Gerenciamento Eleitoral)
SGE (Sistema de Gerenciamento Eleitoral)Agência Camozzato
 

More from Agência Camozzato (20)

Rede #ADM3.0 - CRA/RJ
Rede #ADM3.0 - CRA/RJRede #ADM3.0 - CRA/RJ
Rede #ADM3.0 - CRA/RJ
 
REDE UVERGS DE VEREADORES
REDE UVERGS DE VEREADORESREDE UVERGS DE VEREADORES
REDE UVERGS DE VEREADORES
 
TALK #ADM3.0 CRA/RJ
TALK #ADM3.0 CRA/RJTALK #ADM3.0 CRA/RJ
TALK #ADM3.0 CRA/RJ
 
Osikimpressao de foto_de_pagina_inteira
Osikimpressao de foto_de_pagina_inteiraOsikimpressao de foto_de_pagina_inteira
Osikimpressao de foto_de_pagina_inteira
 
55° Congresso Estadual de Vereadores
55° Congresso Estadual de Vereadores55° Congresso Estadual de Vereadores
55° Congresso Estadual de Vereadores
 
UVERGS - Ciclo de Estudos Municipais
UVERGS - Ciclo de Estudos Municipais UVERGS - Ciclo de Estudos Municipais
UVERGS - Ciclo de Estudos Municipais
 
Mulheres In'Possíveis
Mulheres In'PossíveisMulheres In'Possíveis
Mulheres In'Possíveis
 
Mkt Político e Eleitoral 3.0
Mkt Político e Eleitoral 3.0Mkt Político e Eleitoral 3.0
Mkt Político e Eleitoral 3.0
 
Social Media Digital
Social Media Digital Social Media Digital
Social Media Digital
 
A NOVA POLÍTICA DIGITAL 3.0
A NOVA POLÍTICA DIGITAL 3.0A NOVA POLÍTICA DIGITAL 3.0
A NOVA POLÍTICA DIGITAL 3.0
 
CURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO NAS REDES SOCIAIS
CURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO NAS REDES SOCIAISCURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO NAS REDES SOCIAIS
CURSO DE COMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO NAS REDES SOCIAIS
 
Convite UVERGS - Palestra A Nova Política Digital 3.0
Convite UVERGS - Palestra A Nova Política Digital 3.0Convite UVERGS - Palestra A Nova Política Digital 3.0
Convite UVERGS - Palestra A Nova Política Digital 3.0
 
Marketing 3.0
Marketing 3.0Marketing 3.0
Marketing 3.0
 
Agência Camozzato 3.0 Present 2011
Agência Camozzato 3.0   Present  2011Agência Camozzato 3.0   Present  2011
Agência Camozzato 3.0 Present 2011
 
Deputado Federal Dr. Luiz Antonio Costa - 1919
Deputado Federal   Dr. Luiz Antonio Costa - 1919Deputado Federal   Dr. Luiz Antonio Costa - 1919
Deputado Federal Dr. Luiz Antonio Costa - 1919
 
Agência camozzato mkt político e eleitoral. 2010
Agência camozzato   mkt político e eleitoral. 2010Agência camozzato   mkt político e eleitoral. 2010
Agência camozzato mkt político e eleitoral. 2010
 
ELEIÇÃO ONLINE 2010
ELEIÇÃO ONLINE 2010ELEIÇÃO ONLINE 2010
ELEIÇÃO ONLINE 2010
 
Projeto Casa Lar Do Idoso Sananduva Versao01
Projeto  Casa  Lar Do  Idoso    Sananduva  Versao01Projeto  Casa  Lar Do  Idoso    Sananduva  Versao01
Projeto Casa Lar Do Idoso Sananduva Versao01
 
Planejamento Estratégico - Parte I
Planejamento Estratégico - Parte IPlanejamento Estratégico - Parte I
Planejamento Estratégico - Parte I
 
SGE (Sistema de Gerenciamento Eleitoral)
SGE (Sistema de Gerenciamento Eleitoral)SGE (Sistema de Gerenciamento Eleitoral)
SGE (Sistema de Gerenciamento Eleitoral)
 

Incentivo fiscal para projetos esportivos locais em até

  • 1. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local
  • 2. Apresentação A CPP (Comissão Permanente de Peneirões) conveniada ao Grêmio Futebol Porto Alegrense, reunidos na luta pelo incentivo ao esporte no interior do estado do Rio Grande do Sul, vem por meio desta apresentação, dar uma diretriz em termos de legislação para os municípios que ainda não dispõem de aparato jurídico para promover o esporte local, através da concessão de incentivos fiscais sobre suas tributações.   A iniciativa tem o objetivo de promover o futebol local e a inclusão social de crianças e adolescentes, proporcionando a todos a oportunidade única de profissionalização do futebol e o aquecimento da economia local através do conjunto de ações e eventos esportivos realizados pela CPP.    Como exemplo, o “Projeto de incentivo ao esporte local”, traz a tona a discussão sobre o que foi feito em Porto Alegre (RS) na promoção do esporte, com regras tributárias que torna o projeto auto sustentável.     José Airton Mendes (Presidente - CPP)
  • 3. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local PROESPORTE É uma lei de incentivo que possibilita a realização de projetos ligados ao esporte. Por meio do Proesporte, o Conselho Municipal do Desporto (CMD) autoriza a participação de clubes, federações e sindicatos. As pessoas, jurídicas e físicas, interessadas nos incentivos, não poderão estar inadimplentes com a Prefeitura e terão direito a abater 70% (setenta por cento) desse investimento nos tributos de IPTU ou de ISSQN. Os interessados devem encaminhar seus projetos à SME (Secretaria municipal de esporte), que os remeterá ao CMD para ser analisados. No Conselho, três comissões setoriais, compostas por quatro membros cada uma, farão as análises das propostas.
  • 4. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local LEGISLAÇÃO     -340 - Lei complementar que cria o sistema Municipal do Desporto    -11481 -Decreto que Regulamenta o sistema Municipal de Desporto   - 5 30 - Lei complementar que cria a lei do Proesporte     -15 015/05 - Decreto que regulamenta o orçamento do Proesporte para o ano vigente    - 15 125/06 - Decreto da Secretaria Municipal da Fazenda que regulamenta a Lei Complementar do Proesporte    -15 126/06 - Decreto da Secretaria Municipal de Esportes que regulamenta a Lei Complementar do Proesporte    -15 442/08 - Regulamenta lei municipal de dezembro de 2005    -D ecreto 16.100 - Decreto da Secretaria Municipal da Fazenda que regulamenta a sessão de Crédito Acima como exemplo a Legislação de Porto Alegre
  • 5. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo    LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL 1º) PASSO   REGISTRO JUNTO A SME:   *- PARA AS PESSOAS JURÍDICAS   Tanto o APOIADOR, como o BENEFICIADO devem solicitar registro junto a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME, atendendo ao § 1º, do Art. 3º do Decreto nº 11.481, de 15 de abril de 1996, que regulamentou a Lei Complementar nº 340, de 12 de janeiro de 1995, que instituiu o Sistema Municipal de Desporto. - “Art. 3º - O pedido de registro será feito mediante apresentação de : a)      requerimento dirigido à secretaria municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME; b)      certidão expedida pelo Cartório Especial de Títulos e Documentos; c)      estatuto registrado no Cartório Especial de Títulos e Documentos; d)      cópia autenticada da ata da última eleição; e)      certidão negativa de tributos municipais; f)        alvará da SMIC, exceto quando a competência do Alvará for da SME.”
  • 6. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo    LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL 1º) PASSO   REGISTRO JUNTO A SME:   *- PARA AS PESSOAS FÍSICAS Tanto o APOIADOR, como o BENEFICIADO deverão solicitar registro junto a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME, atendendo ao § Único, do Art. 4º, da Lei Complementar nº 530, de 22 de dezembro de 2005, que instituiu o Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte – PROESPORTE. - “Parágrafo Único: A SME ficará responsável pelo suporte operacional para funcionamento do PROESPORTE” que, para o devido registro, apresentará: a)      requerimento solicitando registro na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME, assinado pelo beneficiado ou, se menor de idade, pelo responsável, contendo: modalidade esportiva do praticante, idade, nacionalidade, estado civil, profissão, número da carteira de identidade, número do CPF/MF e endereço, anexando; b)      cópia autenticada da carteira de identidade; c)      cópia autenticada do CPF/MF; d)      cópia autenticada do comprovante de endereço;   OBSERVAÇÃO: Este registro tem a validade por um ano.  
  • 7. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo    LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL 2º) PASSO APRESENTAÇÃO DO PROJETO JUNTO A SME   Entregar na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer – SME, o “CADASTRO DE PROJETO SOLICITADO”, de acordo com o ANEXO I, do Decreto n° 15.126, de 15 de março de 2006. 3º) PASSO O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF
  • 8. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO - O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF O Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte – PROESPORTE, tem como objetivo estimular, desenvolver e fomentar, por meio de ações articuladas e integradas de entidades ou organizações esportivas e sociais, pessoas físicas ou jurídicas e órgãos públicos municipais, a busca de iniciativas que garantam meios de autogestão e autofinanciamento do segmento esportivo – federações, associações, organizações, sindicatos, clubes e atletas, e será regulado pelas seguintes disposições. - O contribuinte que desejar integrar o PROESPORTE, mediante o financiamento de projetos selecionados pela Secretaria Municipal do Esporte – SME – em conjunto com o Conselho Municipal do Desporto – CMD, deverá ingressar com o requerimento de interesse em aproveitar o incentivo fiscal, na Secretaria Municipal da Fazenda – SMF, informando em que imposto deseja usufruir do incentivo.   - Os contribuintes poderão obter incentivos fiscais, restritos ao ISSQN ou ao IPTU, limitados a 70% (setenta por cento) do valor individualmente investido no PROESPORTE.   - Solicitado pelo contribuinte, o ingresso no PROESPORTE como financiador, a SMF verificará a situação fiscal do requerente junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.   - Estando o contribuinte em situação regular junto a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, a SMF emitirá o “Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre”.
  • 9. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo    LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL 3º) PASSO - O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF O “Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre” terá validade por 180 dias, prazo limite para aprovação e início de projeto de apoio e incentivo ao esporte.   - A SMF emitirá o protocolo até o último dia útil do mês seguinte ao do ingresso do requerimento.   - De posse do “Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre”, o contribuinte deverá requerer, junto à SME, o seu cadastramento no PROESPORTE como apoiador do esporte.   - A SME ficará responsável pelo suporte operacional para funcionamento do PROESPORTE e manterá, com apoio do CMD, cadastro atualizado dos seus integrantes, tanto na condição de apoiadores do esporte, como na de beneficiados, publicando anualmente a relação dos mesmos.
  • 10. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local Passo a passo    LEI DO PROESPORTE PASSO A PASSO PARA SOLICITAR O INCENTIVO FISCAL 3º) PASSO - O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF Os projetos recebidos pela SME dos interessados em aporte de recursos do PROESPORTE serão encaminhados para deliberação do CMD, que decidirá quanto à inclusão dos mesmos no programa, limitado aos valores e condições previstas na Lei Complementar nº 530/2005 e, ao total da verba destinada ao incentivo fiscal do referido exercício.   - Anualmente, através de decreto, será definido o valor global do incentivo fiscal a ser utilizado no PROESPORTE para o ano seguinte, tendo como limite máximo o valor correspondente a um décimo do orçamento anual da SME.
  • 11. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO - O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF O CMD, através de regulamento próprio votado e aprovado em sessão plenária em 08 de fevereiro de 2005, ratificado através de Decreto n° 15.126, de 15 de março de 2006, regerá a participação dos beneficiários no PROESPORTE, sem prejuízo do disposto neste Decreto e na Lei Complementar nº 530/2005, e em especial das seguintes disposições:   I - o valor individual do projeto não poderá superar o percentual de 6% (seis por cento) do montante global destinado ao PROESPORTE.   II – o plano de aplicação do projeto esportivo deve prever 50% (cinquenta por cento) dos recursos no fornecimento de bolsa ou de auxílio a atletas e/ou de pró-labore a técnicos e/ou assistentes desportivos;   III - a prestação de contas, à SME, deverá ser feita até o último dia do mês subsequente ao da aplicação do recurso, para registro da utilização da verba;   IV – ao final do período de aplicação dos recursos, a prestação de contas será submetida ao CMD que emitirá termo de aprovação, se for o caso.
  • 12. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO - O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF Os apoiadores e os beneficiados cadastrados conveniarão, após entendimento mútuo e de livre escolha entre eles, com a anuência da SME, a forma e o valor dos recursos aplicados, mediante termo assinado e registrado pela Procuradoria Geral do Município – PGM.   - A data de início de um projeto não poderá ser anterior à data de assinatura e registro do termo na PGM.   - Os apoiadores do esporte, depois de cumprido o período de aplicação dos recursos sujeitos ao incentivo fiscal e aprovada a prestação de contas junto ao CMD, deverão apresentar à SMF: I - o termo assinado e registrado pela Procuradoria Geral do Município;   II - a documentação comprobatória do desembolso dos recursos;   III - o “Termo de Aprovação da Prestação de Contas Junto ao Cmd”.   - A Secretaria Municipal da Fazenda, após analisar a documentação arrolada no antigo anterior, emitirá o “Certificado de Crédito”.
  • 13. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO - O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF De posse do “Certificado de Crédito”, o contribuinte poderá utilizar os valores para abater o imposto definido no “Protocolo de Incentivo Fiscal ao Esporte de Porto Alegre”, da seguinte forma:   I - Em se tratando de ISSQN tributado com base no preço do serviço ou pelo número de profissionais habilitados, a redução fica limitada a 40% (quarenta por cento) do imposto devido no mês, a partir do mês seguinte ao da emissão do “Certificado de Crédito” e nos subseqüentes enquanto houver saldo;   II - em se tratando de IPTU ou ISSQN tributado sob a forma de trabalho pessoal do contribuinte, a redução fica limitada a 40% (quarenta por cento) do imposto devido nos seguintes casos:   a) para “Certificados de Créditos” emitidos no período de 01 de janeiro a 31 de outubro, a partir do exercício seguinte, ao da emissão do “Certificado de Crédito” e, nos subseqüentes enquanto houver saldo;   b) para “Certificados de Créditos” emitidos no período de 01 de novembro a 31 de dezembro, a partir do segundo exercício seguinte ao da emissão do “Certificado de Crédito” e nos subseqüente enquanto houver saldo.  
  • 14. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local 3º) PASSO - O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO JUNTO A SME, CMD & SMF A redução somente pode ser aplicada em um único imposto, IPTU ou ISSQN. - Identificando-se, em fiscalização futura que o contribuinte não atendia ao requisito, será lançado dentro do prazo decadencial, o valor correspondente ao desconto auferido, sem prejuízo das penalidades cabíveis.   - O “Selo de Certificação Compromisso com o Esporte – Prefeitura de Porto Alegre”, instituído pelo art. 15 da LC 530/2005, na forma e modelo definidos pela SME em conjunto com o CMD, destinado aos participantes do PROESPORTE, poderá ser aplicado em todos os materiais de divulgação de atletas e eventos a partir da assinatura e registro do termo na PGM.
  • 15. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local “ CADASTRO DE PROJETO SOLICITADO”   2: AUTORES DA PROPOSTA: INDIVÍDUO OU INSTITUIÇÃO QUE APRESENTA A PROPOSTA, DEVIDAMENTE CADASTRADA JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER – SME, FAZENDO PROVA DE SUA PARTICIPAÇÃO NA MODALIDADE ESPORTIVA. 1: TITULO DO PROJETO 3: BENEFICIÁRIO DA PROPOSTA: INDIVÍDUO OU INSTITUIÇÃO QUE SE BENEFICIARÁ DA PROPOSTA APRESENTADA, PODERÁ SER O MESMO DO AUTOR DA PROPOSTA. 4. JUSTIFICATIVA: DESCREVER COM O MÁXIMO DE DETALHES A JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA) 5. OBJETIVOS: DESCREVER OS OBJETIVOS QUE VISAM A UTILIZAÇÃO DO BENEFICIO FISCAL 6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: DESCREVER COM A MAIOR PRECISÃO POSSÍVEL AS DATAS E AS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS. EXEMPLOS: DATA DO EVENTO, VIAGEM, CRONOGRAMA DE CONSTRUÇÃO; BUSCA DE PARCERIAS. 7. ORÇAMENTO: DESCREVER O ORÇAMENTO DETALHADAMENTE COM O CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO, ESPECIFICANDO ONDE E COMO AS VERBAS SERÃO APLICADAS, TANTO DO INCENTIVO FISCAL COMO DEMAIS VERBAS DO PROJETO. 8. METAS: DESCREVER AS METAS DESEJADAS COM A APLICAÇÃO DO PROJETO.
  • 16. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local CONSELHO MUNCIPAL DO DESPORTO   - STEMAC GRUPO GERADORES -CONDOR EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LDA - KRIM IMPRESSÃO DIGITAL - FACTUM CENTRO DE IDÉIAS EM EDUCAÇÃO S/S LTDA CRESCENT TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA LTDA - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – BANRISUL - CONCEITO COMERCIAL DE MÓVEIS LTDA - OPEN AUTO COMÉRCIO E SERVIÇOS AUTOMOTIVOS LTDA - MONTREAL COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS LTDA - UNESUL DE TRANSPORTES LTDA - UNESUL TURISMO LTDA -DISTRIBUIDORTA MERIDIONAL DE MOTORES CUMMINS S.A. -COMPUTECH TECNOLOGIA LTDA - ACESSO PROMOÇÕES E ASSESSORIA DE EVENTOS e RH LTDA - COMERCIAOL PORTO ALEGRENSE DE MÁQUINAS CALCULADORAS LTDA - CLÁUDIO PAULO WALTER -ACESSO PROMOÇÕES E ASSESSORIA DE EVENTOS E RH LTDA -COMERCIAL PORTOALEGRENSE DE MÁQUINAS CIRCULARES LTDA -VIA PORTO VEÍCULOS LTDA -EMPRESA PORTOALEGRENSE DE VIGILÂNCIA LTDA
  • 17. CPP – Projeto de Incentivo ao Esporte Local CONCLUSÃO A CPP (Comissão Permanente de Peneirões) desde a sua fundação vem se empenhando na luta incessante pela promoção das políticas de esporte nos municípios do Rio Grande do Sul. Nossa meta estratégica em convênio com o Grêmio Futebol Porto Alegrense, procura disseminar modelos de ambientes e legislação favorável a implantação de secretarias específicas que possam tratar direto dos direitos de oportunidade e vantagens do esporte na direção do desenvolvimento regional sustentável. Trazemos o modelo empírico aplicado na legislação da cidade de Porto Alegre, para servir como exemplo aos municípios do interior do estado. Concluímos que é preciso estabelecer critérios específicos de acordo com a capacidade social, geográfica e econômica de cada município, e assim, construir novos modelos de se fazer políticas públicas em harmonia com a sociedade e o meio ambiente. O Projeto de Incentivo ao Esporte (futebol) também pode ser uma realidade no interior do estado, onde as oportunidades são menores, cabe ao poder público e a sociedade se mobilizarem a favor desses benefícios que estão disponíveis na nossa estrutura jurídica. ATT; CPP (Comissão Permanente de Peneirões)