• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Oficina Jogos e Gamificação - Parte 2 (gamificação)
 

Oficina Jogos e Gamificação - Parte 2 (gamificação)

on

  • 794 views

 

Statistics

Views

Total Views
794
Views on SlideShare
239
Embed Views
555

Actions

Likes
0
Downloads
8
Comments
0

1 Embed 555

http://nteregional.com.br 555

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Oficina Jogos e Gamificação - Parte 2 (gamificação) Oficina Jogos e Gamificação - Parte 2 (gamificação) Presentation Transcript

    • Parte 2 Gamificação >Conceito. >Utilização na educação. >Exemplos de gamificação. >Gamificando temas importantes.
    • Gamificação A “Gameficação”, expressão que pode ser encontrada também com as expressões Gamefication ou Fun Theory, em linhas gerais, consiste na utilização de elementos de jogos em contextos que não são de jogos, ou seja, o uso da lógica dos games aplicados a diferentes contextos sociais. As pesquisas realizadas até o momento indicam que o termo “gameficação” foi utilizado pela primeira vez em 2004 pelo empreendedor britânico Nick Pelling como o uso da lógica dos jogos aplicada a contextos ligados a temas como saúde, marketing, negócios e educação. Segundo Gustavo Augusto Vieira (2012), o termo ganhou notoriedade a partir de 2009, “após a popularidade do Foursquare, que é uma rede social baseada em geolocalização que possui vários aspectos de jogos, como prêmios (pontos e medalhas) e um ranking semanal.” >Utilização de elementos dos games (mecânicas, estratégias, pensamentos) fora do contexto dos games, com a finalidade de motivar os indivíduos à ação, auxiliar na solução de problemas e promover aprendizagens (KAPP, 2012). >Não implica em criar um game que aborde o problema, mas sim usar as mesmas estratégias, métodos e pensamentos utilizados em jogos para resolver problemas nos mundos virtuais em situações do mundo real.
    • Gamificação Pressupõe a utilização de elementos de jogos: # narrativa, sistema de feedback, sistema de recompensas, cooperação, competição, objetivos e regras claras, níveis, tentativa erros e acertos, diversão, interação, interatividade. > O objetivo é conseguir visualizar um determinado problema ou contexto e pensar nas soluções a partir do ponto de vista de um game.
    • Exemplos de gamificação >http://www.gamificando.com.br >Gamificação de temas importantes no contexto escolar.
    • Exemplos de gamificação >Duolingo/Tablet: Excelente jogo para ensino de língua estrangeira, é acessado através do Web Store, uma das ferramentas do Google Chrome. Obs: Utilizar o navegador chromium que é facilmente instalado no Linux >https://www.duolingo.com/pt
    • >Class Dojo: ClassDojo é uma ferramenta de sala de aula que ajuda professores a melhorar o comportamento em suas salas de aula de maneira rápida e fácil. Ele também guarda e gera dados sobre o comportamento dos alunos que podem ser compartilhados pelos professores com os pais e os coordenadores. Melhora os comportamentos durante a aula, lições mais calmas e gera dados sem grandes problemas - e é grátis! >www.classdojo.com Dica: Feedback no Facebook (grupo) ou em outros recursos da web que proporcionam essa interação (Google Docs – Planilha e Formulário), ou mesmo recursos offline como planilhas que podem ser construídas com alunos, dando assim o conceito de gamificação.
    • >Plinks: O PLINKS é uma plataforma de aprendizagem lúdica que envolve estudantes e educadores numa aventura divertida através do conhecimento. > Nesta aventura, somos convidados a desbravar um universo rico em games e desafios de aprendizagem, por via de uma narrativa fascinante. > A história dos PLINKS, personagens centrais da plataforma, provoca uma experiência inovadora na relação do aprendiz junto aos conteúdos escolares, facilitando uma nova forma de conhecer. >http://www.plinks.com.br/#/main
    • Gamificação e Moodle: realizada a partir da elaboração de uma nova interface da plataforma “Moodle” com a utilização de elementos de jogo (feedback, estratégia, recompensa, grupos, status, entre outros).
    • > Formação de grupos de professores. >Considerando as ideias discutidas sobre gamificação: # Escolher um tema importante para a turma, no contexto local. # Elaborar uma proposta para “gamificar” o tema a fim de ser trabalhado junto aos alunos. # Utilizar os recursos: Plink, Class Dojo ou Duolingo. # Utilizar: Lousa Digital, Tablet ou Computador. > Socialização: # Discussão da adequação das propostas. # Visualizar sugestões realizáveis. Atividade 2 – Gamificando um tema importante.