Apostila do Módulo IV - Editor de Apresentação (Impress)

2,254 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,254
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
53
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apostila do Módulo IV - Editor de Apresentação (Impress)

  1. 1. ElaboraçãoDirce Cristiane CamilottiColaboradoresCledemar Pereira MachadoMaura Regina Pereira da CostaMarília NacfurNÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL REGIONALRua: Joaquim Murtinho, 2612 – Miguel Couto - CEP: 79003-020 – Campo Grande/MSFone: (67) 33141285; 0800 647 2555 - e-mail: nteregional@sed.ms.gov.br
  2. 2. BrOffice.org:O que é a Suíte BrOffice?É um programa destinado às tarefas de escritório, com diversos módulos, ouseja, possui editor de textos, planilha eletrônica para cálculos, gerenciador deapresentações, editor de páginas web, ferramenta para ilustrações, além de outrosprogramas.É derivado do StarOffice, da empresa Sun, e tem muitas vantagens: é grátis, e éum software livre, ou seja, tem código fonte aberto e versões diferentes para rodar emvários sistemas operacionais.Um dos componentes da suíte BrOffice é o Editor de Apresentação Impress, queé semelhante ao Power Point do Microsof Office do Windows.2.2 BrOffice Impress:O BrOffice Impress é um gerenciador que permite a criação, edição e exibiçãode apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ouproduto, possibilitando utilizar arquivos de imagens, sons, textos e vídeos, os quaispodem ser animados de diferentes maneiras.O que é uma Apresentação? É um arquivo em que são exibidos textos, gráficos,imagens, sons e animações, que podem ser combinados com efeitos especiais deexibição na tela do computador ou em forma de slides e transparências.Esse tipo de arquivo permite informar sobre um determinado tema, serviço ouproduto de diferentes maneiras.
  3. 3. Utilizando esse programa é possível fazer:Apresentação - Conjunto de slides, folhetos, anotações do apresentador eestruturas de tópicos, agrupados em um arquivo.Slide - É a página individual da apresentação. Pode conter títulos, textos,elementos gráficos, desenhos (clipart) e etc.Folheto - É uma pequena versão impressa dos slides, para distribuir entre osouvintes.Anotações do apresentador - Consiste em folhas com slide em tamanhoreduzido e suas anotações.
  4. 4. Para imprimir os folhetos:* Arquivo > Imprimir > Opções;* confira se os folhetos estão na área de impressão;* retire a seleção Desenho, se você não quiser imprimir um slide por página;* clique OK duas vezes para imprimir.Barras do Broffice Impress:Barra de Títulos:Mostra o nome do programa e os botões de controle da janela (minimizar,maximizar/ restaurar e fechar o aplicativo);Barra de Menus:Exibe os menus para acesso às listas de comandos e funções do BrOffice.orgapresentação;Barra de Ferramentas:
  5. 5. Apresenta os botões para acessar os comandos básicos do BrOffice.orgApresentação, tais como: abrir, salvar, cortar, copiar, colar etc;Barra de Formatação de Texto:Apresenta os botões para acessar os comandos de edição de texto, tais como:tipo e tamanho de letras, estilos de parágrafos, etc.Barra de desenho:Nessa barra você encontra as principais ferramentas para formatar seus desenhos(auto formas, linhas, setas etc.).PAINEL DE SLIDESDESFAZERReverte o último comando ou a última entrada digitada. Para selecionar ocomando que você deseja reverter, clique na seta ao lado do ícone Desfazer na barraPadrão. (Crtl + Z)REFAZERAtiva e desativa o PainelSlide.Você pode usar o PainelSlide para adicionar, renomear,excluir e organizar slides oupáginas no Impress. No menususpenso, vá em EXIBIR –Painel de Slides
  6. 6. Reverte a ação do último comando Desfazer. Para selecionar a etapa Desfazerque você deseja reverter, clique na seta ao lado do ícone Refazer na barra deferramentas Padrão. (Crtl + Y)RECORTARRemove e copia a seleção para a área de transferência. (Crtl + X)COPIARCopia a seleção para a área de transferência. (Crtl + C). Toda vez que vocêefetuar uma cópia, o conteúdo existente da área de transferência é substituído.COLARInsere o conteúdo da área de transferência na posição do cursor e substitui otexto ou os objetos selecionados. Clique na seta ao lado do ícone para selecionar oformato.(Crtl + V)ABRIRPara abrir uma apresentação que se encontre numa pasta em seu computador,clique no menu Arquivo/Abrir e em seguida localize e selecione (com duplo clique) odocumento desejado, ou utilize a tecla de atalho CTRL + O.Para criar uma nova apresentação:Após abrir o menu iniciar, escolha a opção ferramentas de produtividade seguidada opção apresentação eletrônica.Será exibida a caixa de diálogo Assistente de Apresentações.
  7. 7. Sempre ao iniciar o BrOffice.org Apresentação será apresentado ao usuário atela do assistente de apresentação com 3 opções :Use o Assistente para criar interativamente uma apresentação. Com o Assistente,você pode modificar os exemplos de modelos conforme a necessidade. O Assistenteguia você passo a passo pelos elementos de design e oferece várias opções de edição.Especifica o tipo de apresentação e permite que você selecione um modelo.Apresentação vazia – Cria uma apresentação em branco para ser editado. Apartir do modelo – Cria uma apresentação a partir de um modelo já existente. Abrir umaapresentação existente – Abre uma apresentação criada anteriormente.Passo 1: Na janelaque aparecer clique em: Apartir de modelo.Passo 2: Cliqueem próximo.
  8. 8. Passo 5: Clique em Criar.Passo 3: Escolha umefeito e depois a velocidadeque a apresentação seráexibida.Tipo de apresentaçãopadrão. Clique em próximo.Passo 4: Digite o texto(como exemplo) para o iníciode sua apresentação. Clique empróximo.
  9. 9. FonteEspecifique a formatação e a fonte que você deseja aplicar. Insira o nome deuma fonte instalada que você deseja utilizar ou selecione uma fonte da lista.Tipo de fonteSelecione a formatação que deseja aplicar.Ícone na barra de ferramentas: N negrito I ItalicoTamanho Insira ou selecione o tamanho de fonte que você deseja aplicar. Parafontes dimensionáveis, você também pode inserir valores decimais.Se estiver criando um estilo que é baseado em outro estilo, você pode inserir umvalor percentual ou em pontos.Modos de exibição:NormalAlterna para a exibição normal na qual é possível criar e editar slides.
  10. 10. Estrutura De TópicosAlterna para a exibição de estrutura de tópicos na qual é possível reordenarslides e editar os títulos e cabeçalhos dos slides.
  11. 11. Inserindo Uma FiguraSelecione a origem da figura que deseja inserir. No menu suspenso, vá eminserir > figura do arquivo. Insere uma figura no documento atual.Classificador De SlidesExibe miniaturas dos slides.
  12. 12. Salvar DocumentoSalvando a Apresentação: No menu suspenso, vá em Arquivo – Salvar ou cliqueno ícone salvar na barra padrão ou pressione as teclas de atalho Ctrl+S.O documento será salvo no próprio caminho e com nome original, na mídia dedados local, unidade de rede ou na Internet, substituindo qualquer arquivo com omesmo nome.Na primeira vez em que você salvar um novo arquivo, a caixa de diálogo Salvarcomo será aberta. Nela, você poderá inserir um nome, uma pasta e uma unidade ouvolume para o arquivo. Para abrir essa caixa de diálogo, escolha Arquivo - Salvar como.Você poderá definir a opção AutoSalvar ou criação automática de cópia debackup em Ferramentas - Opções - Carregar/Salvar - Geral.Salvar ComoSalva o documento atual em outro local ou com um nome de arquivo ou tipo dearquivo diferente.APRESENTAÇÃO DE SLIDESInicia a apresentação de slides.No menu suspenso, vá emEXIBIR – Apresentação do Slide ( F5 ).
  13. 13. Atenção: Para que o arquivo possa ser aberto e editado em computadores que temapenas o Microsoft Office o tipo de arquivo deve ser alterado para:Criar um arquivo em pdf:Na barra de ferramentas clique ícone do criador de pdf. Na janela que abriráescolha o local onde deseja salvar o arquivo pdf, seguido de OK.Fechar um documento no BrOffice impress:Para fechar um documento clique no “X” que fica localizado na barra de títulodo lado direito da tela, ou clique em Arquivo > fechar. Se você não salvou o documento,uma janela será aberta solicitando que o arquivo seja salvo.Para orientações mais detalhadas acesse o tutorialTexto Complementar-Parte 2.4. ReferênciasMEC - Ministério da Educação. 2010. Manuais: Linux Educacional. Disponívelem http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/pagns/manuais.php.ProInfo - Programa Nacional de Informática na Educação. 2008. Introdução àEducação Digital. Apostila do curso Educação digital. MEC: Brasília. 268 p.Costa, M.J.S. 2009. Educação digital. Apostila do Curso InformáticaEducacional Básica. E.E. Joaquim Malaquias da Silva (Camapuã/MS). NTE-Regional(SED/MS).Núcleo de Tecnologia Educacional-Navirai 2008. Apostila LINUX. NTE-Navirai(SED/MS).

×