• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Formação Gerenciadores 2013
 

Formação Gerenciadores 2013

on

  • 586 views

 

Statistics

Views

Total Views
586
Views on SlideShare
433
Embed Views
153

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

1 Embed 153

http://nteregional.com.br 153

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Formação Gerenciadores 2013 Formação Gerenciadores 2013 Presentation Transcript

    • Diretora do NTE RegionalProfª Maura Regina Pereira da CostaSecretaria de Estado de EducaçãoProfª Maria Nilene Badeca da CostaSuperintendência de Políticas de EducaçãoProf° Roberval Angelo FurtadoCoordenadoria de Tecnologias EducacionaisProfª Aparecida Campos Feitosa
    • Acompanhar, monitorar, orientar e avaliar.Formação continuada.Oferecer subsídios para uso das TIC com qualidade.Articulação SED-Escolas.Coordenar a integração das TIC ao currículo/práticapedagógica. Avaliar o PROGETEC.
    •  Atribuições do Prof. Gerenciador de TecnologiasEducacionais e Recursos Midiáticos. Estimula a autonomia do Prof. Regente. Requer o trabalho em equipe do Prof. Gerenciador eCoordenação Geral/Área.Dispõe sobre o Projeto de Implementação das Salasde Tecnologias Educacionais-STEs e a utilização dasdiversas tecnologias midiáticas nas unidades escolaresda Rede Estadual de Ensino e dá outras providências.
    • Planejar – PROGETEC eCoord.Participar das formaçõesPromover a integração: TIC-Curriculo-Prática Pedagógica.Usar os recursos tecnológicospara construção do conheci-mento.Responsabilizar-se pelas ativ.Avaliar a eficácia do uso dosrecursos.Zelar e responsabilizar-se pelosequipamentos e espaços.Registrar as atividadesdesenvolvidas.Desenvolver projetos queCondições de funcionamento.Acompanhar e avaliar asatividades desenvolvidas.Assegurar que os professoresregentes utilizem os recursos.Estimular, no âmbito daunidade escolar, odesenvolvimento de projetos,programas e atividades.Zelar pelo cumprimento dacarga horária do PROGETEC.
    • Desenvolver seus trabalhos, integrado aoscoordenadores pedagógicos/áreas da unidadeescolar.Ter o horário/dia dos planejamentos dos professoresregentes para fomentar junto a coordenaçãopedagógica a integração dos recursos tecnológicosexistentes na escola no seu planejamento.Fomentar e acompanhar a utilização da STE demaneira que a mesma não fique ociosa. Na ausênciado professor gerenciador na escola, o coordenadorpedagógico e o diretor disponibilizarão a STE e osdemais recursos midiáticos.
    • I – auxiliar os professores regentes no planejamentoe desenvolvimento das atividades pedagógicas nouso das tecnologias educacionais;Caberá ao professor responsável pelogerenciamento das tecnologias educacionais erecursos midiáticos nas unidades escolares:através de vídeos da TV Escola;portal do professor;domínio publico;blog do NTE-Regional;sites educativos;Outros......
    • II – ministrar formação continuada aos professores regentes,coordenadores pedagógicos e diretores da escola no usodas tecnologias educacionais e recursos midiáticos.V – participar efetivamente dos cursos de formaçãocontinuada oferecidos pela Secretaria de Estado deEducação
    • III – responsabilizar-se pelo gerenciamento das tecnologiaseducacionais e recursos midiáticos, juntamente com a direção ecoordenação pedagógica da unidade escolar, em conformidadecom o Projeto Político-Pedagógico, referenciais Curriculares daRede Estadual de Ensino;conhecer o Projeto Político-Pedagógico da unidadeescolar;conhecer e ter sempre em mãos o Referencial Curricularda Rede Estadual de Ensino.
    • IV – apresentar aos professores regentes sugestões do usodas tecnologias e mídias para a melhoria do processo ensinoe aprendizagem;criar um mural restrito as tecnologias educacionais;disponibilizar textos, informativos referentes astecnologias; (espaço de artigos do blog);criar acervos de vídeo/material impresso;propor e desenvolver projetos interdisciplinares com autilização das tecnologias disponíveis na escola – projetosescritos e arquivados na escola; conhecer o horário de planejamento dos professoresregentes.
    • VI – cumprir a carga horária destinada ao planejamentopedagógico;-Horário deve ser rotativo.-Contemplar todos os turnos.-Ser proporcional ao n° de turmas/turno.-Não poderá ser agrupado em um turno ou dia da semana.
    • VII – encaminhar, mensalmente, ao NTE relatórios deatividades pedagógicas e dos trabalhos desenvolvido nasunidades escolares;encaminhamento on line via ambiente (AG-Wiki);relatório mensal (qualitativo);relatório bimestral (quantitativo);informações são responsabilidade do PROGETEC.respeitar prazos.
    • criar pastas no servidor: aluno/professor (rede) ou utilizarpastas em computadores fixos por grupo de alunos;disponibilizar e acompanhar ficha de registro de usodiário da STE;deixar na STE para os Prof. Regentes e alunosinstruções de como compartilhar/salvar as atividades;organizar um passo a passo de como ligar e desligar oscomputadores, vídeo, projetor.....VIII – manter atualizados os registros das atividadesexecutadas nas STEs e arquivados em mídias externas dearmazenamentos (Pen Drives, CD/DVD, HD externo);
    • IX – zelar pela utilização e preservação da STE, procedendoà conferência e limpeza periódica dos equipamentos;o professor gerenciador deverá ser responsável pelaconservação e limpeza;organizar relatório de equipamentos para auxiliar nocontrole;combinados (regras) para uso da STE com Regentes ealunos;conferência periódica dos equipamentos da STE;manter os equipamentos/mobiliários limpos.X – monitorar para que nenhum equipamento seja retiradoda Sala de Tecnologia sem autorização doNTE/COTEC/SUPED/SED;
    • XI – participar dos eventos de divulgação das experiênciasde sucesso da unidade escolar.participar do encontros das STEs-NTE-Regional;enviar trabalhos para apresentação em eventos;postar periodicamente as atividades mais relevantes noAG-Wiki da escola.XII– cumprir o regimento escolar.XIII– avaliar o seu desempenho no exercício das suasatividades dentro da unidade escolar.participação de todas as ações eventos da escola(conselho de classe, atividades comemorativas,reuniões...).avaliação on line;auto avaliação com vistas à melhoria do trabalho.
    • Anual e On Line.Diretor(a) e NTE-Regional.Determina a permanência na função.Conceitos:ÓtimoBomRegularInsuficienteO que é considerado?
    • Apoio às Webconferências- E-mail do NTE;- Organizar equipamentos;- Imprimir e-mail para participantesassinarem;- Não usar STE;- Utilizar apenas um computador;- Estar presente na escola.Apoio às ações SED- Planejamento on line;- Livro Didático;- Prêmio Gestão;- PPP.
    • http://portaldoprofessor.mec.gov.brhttp://tvescola.mec.gov.br/
    • Confirmar recebimento de todas asinformações e orientações.Contato via telefone (celular).Atentar para as informações da AG-Wiki.Responder e-mails.Conferir informações no blog.
    • Grupo de estudo e discussão dequestões teóricas e práticasrelacionadas às tecnologiaseducacionais.Convite aos Prof. Gerenciadores.Estudo de texto, livros, artigos, reportagens...Discussão – ferramenta ambiente on line.Periodicidade quinzenal, mensal ou bimestral.http://gednteregional.wikispaces.com/