Como potencializar a sua loja virtual nas redes sociais

1,423 views

Published on

No último dia 7 de fevereiro de 2013 falei ao pessoal da FastCommerce e Internet Innovation, sobre minhas perscepções de um posicionamento de ecommerce para as redes sociais.

Published in: Education

Como potencializar a sua loja virtual nas redes sociais

  1. 1. LOJAS VIRTUAIS NAS REDES SOCIAIS
  2. 2. LOJAS VIRTUAIS NAS REDES SOCIAIS Com o seu lizar iais ncia es soc o pote m red rce co omme ec
  3. 3. ALERTA Não existem verdades absolutas, pois o meio muda constantemente. Os dados apresentados aqui , em sua maioria, foram testados e funcionaram para meus projetos, o que não significa que irão funcionar para o seu. É preciso entender o momento do cliente e criar uma estratégia/ação/produto pertinente para o momento que seu cliente ou você está vivendo. O único conselho universal é: continue testando. Kaizen.
  4. 4. CAMILO COUTINHO Twitter, Facebook, Pinterest, Orkut, Youtube, etc.. C&A, B2W Viagens, BuscaPé, VML by Young, ... Professor na Internet Innovation CamiloCoutinho.com.br
 convidado por
  5. 5. Porque estamos ONLINE?
  6. 6. Tudo ao mesmo tempo e agora AONDE EU ESTIVER
  7. 7. Você é meu CONVIDADO Mil opções para SOCIALIZAR... para meu novo ECOMMERCE ...e VENDER!
  8. 8. Avalanche de CANAIS
  9. 9. Muito prazer, sou CAROLINA 26 anos Ama moda e viagens ESTALO Vender as roupas que encontrou em suas viagens e que não estão, ou são difíceis de encontrar aqui.

  10. 10. CAMINHOS Estudar, aprender e criar a sua Escolher uma plataforma pronta Usar ferramentas gratuitas Muito Tempo Tempo médio Tempo curto Alto investimento Investimento acessível Investimento atraente Retorno a longo prazo Retorno a médio/curto prazo Retorno a ???
  11. 11. Carol, resolveu e escolheu o seu ECOMMERCE Aonde encontro os clientes? fonte: http://goo.gl/XhYMw
  12. 12. e o que são as REDES SOCIAIS? Segundo a Wikipedia Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. fonte: http://goo.gl/eLIJt
  13. 13. Nó na CABEÇA?
  14. 14. Será que você precisa de todas as REDES SOCIAIS ao mesmo tempo? Foque nas redes que cumprem os seus objetivos (KPI).
  15. 15. Defina a sua
 ESTRATÉGIA STRATEGY ESTRATEGIA
 STRATÉGIE ...
  16. 16. “ Como seu site aparece em diferentes dispositivos? ”
  17. 17. Existem milhares de OPÇÕES qïáííÉê qêÉåÇ^Ää dH vçìíìÄÉ c~ÅÉÄççâ=L= pçÅá~ä=`çããÉêÅÉ LOJA DA CAROL fåëí~Öê~ã máåíÉêÉëí qìãÄäê
  18. 18. #Fail A mesma comunicação e formato para todas as redes. Esqueceu da particularidade de cada rede e o que cada usuário busca naquela rede. “Eu já tenho Facebook com 5 mil amigos, por que o da minha loja não tem?”
  19. 19. Estude antes de SAIR CORRENDO
 sem direção 1 PESQUISAR 2 EXPERIMENTE 3 PLANEJAR 4 DESENVOLVER 5 ANALISAR
  20. 20. Escolha as cartas QUE CABEM NA SUA MÃO qïáííÉê qêÉåÇ^Ää dH vçìíìÄÉ c~ÅÉÄççâ=L= pçÅá~ä=`çããÉêÅÉ LOJA DA CAROL fåëí~Öê~ã máåíÉêÉëí qìãÄäê
  21. 21. TWITTER Seja uma pessoa/consultor Links e assuntos quentes Oportunidades imperdíveis A Carol usará como a empresária em busca de novidades, falando sempre aonde ir, compartilhar dicas de produtos e principalmente o posicionamento da empresa.
  22. 22. YOUTUBE Qualidade não é dispensável
 O roteiro precisa fazer sentido na cabeça do usuário.
 Otimização dos vídeos A Carol vai fazer review dos seus principais produtos e responder a dúvidas, criando assim um SAC em vídeo.
  23. 23. BLOG Escreva para o consumidor Tenha uma personalidade Apresente produtos e funcionalidades
 Otimização seu blog também O blog da marca da Carol além de falar da marca, vai trazer uma convidada para falar sobre arte. A prima dela que é artista plástica. ;)
  24. 24. FACEBOOK Frequência de postagem Crie Abas Conteúdo direcionado
 Vendas pelo Facebook - F-Commerce A ferramenta da Carol oferece uma integração com o facebook para que ela controle tudo em um único lugar.
  25. 25. APLICATIVOS bem bacanas para sua fanpage Sorteie.me http://apps.facebook.com/sorteie/ Livestream http://www.facebook.com/livestream Abas http://apps.facebook.com/iframehost/ Youtube http://apps.facebook.com/youtube-videos/ Instagram http://apps.facebook.com/instatab/ Pinterest http://apps.facebook.com/instatab/ Twitter http://apps.facebook.com/twitter/ Pagemodo http://www.pagemodo.com/ Wildfire http://www.wildfireapp.com/
  26. 26. “Compras em grupos, em plataformas sociais e com opiniões compartilhadas” SOCIAL COMMERCE “Produtos e serviços que habilitam interações sociais no meio digital, permitindo que pessoas se conectem e interajam virtualmente.”
 McKinsey
  27. 27. O que a Carol precisa ficar de olho no SOCIAL COMMERCE Não basta reproduzir o seu ecommerce dentro da rede social. Talvez 2 cliques seja a distância ideal. Faça com que os fãs de sua página sejam apaixonados pelos produtos. Ouça os fãs. Muitas vezes uma nova oportunidade de negócios está aqui. O Facebook pode ser o seu hub central, mas é preciso pensar no todo. Seja transparente em relação a privacidade e os dados do usuário que irá utilizar. Esqueça Fangates e “curta aqui” para ver meu produto.
 A loja está aberta para todos, mas os fãs tem um “algo a mais”. Exclusividade é ótimo. Grupos de Heavy Users
  28. 28. O que você faz ANTES DE COMPRAR?
  29. 29. Pergunte aos “FRIENDS”
  30. 30. “ Vender aonde o cliente está e com a indicação dos amigos. ”
  31. 31. www.thefancy.com *Rival do Pinterest, Fancy traz Social Commerce para o iphone e ipad, anunciando 1 milhão de usuários fonte: http://goo.gl/0SeO6
  32. 32. INDICA COMPRADO ACUMULA um produto por algum amigo seu dinheiro para suas compras no Fancy
  33. 33. “ Mas rede social dá certo? ” *Atividade do Facebook da Zappos em 2 meses direciona 85.000 visitas no site fonte: http://goo.gl/fnx1C
  34. 34. Boca-a-Boca SOCIAL
  35. 35. Busque o WOW Clientes da Zappos.com tem até 365 dias para devolver um sapato que não tenham gostado.
  36. 36. Não esqueça do ANALYTICS Qual o tráfego que as redes sociais levam ao seu site?
  37. 37. 7 dicas que para a Carol APOSTAR EM 2013
  38. 38. 7 dicas que para a Carol APOSTAR EM 2013 1 Layout RESPONSIVO 2 Socialmente CONECTADO 3 Personalização da EXPERIÊNCIA 4 Equipe DEDICADA 5 GAMIFICATION com clientes 6 VIRTUAL GOODS 7 CUPONS com clientes
  39. 39. POSSO AJUDAR? Envie suas dúvidas em fb.com/CamiloCoutinho
  40. 40. Muito OBRIGADO Agora é com você! CamiloCoutinho.com.br 
 fb.com/CamiloCoutinho ^Öê~ÇÉÅáãÉåíç=éÉäç=ÅçåîáíÉ

×