Problemas oba

4,845 views

Published on

Um pouco da nossa visão sobre a resolução de problemas. Baseado no livro "Problemas?! Oba!", do Roberto Shinyashiki. Vale a pena saber que oferecemos muito mais informação, essa é gratuita!

Published in: Business
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,845
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Problemas oba

  1. 1. ELEIÇÕES 2012 Problemas?! Oba!
  2. 2. O que é Liderar? “Liderar é aproveitar as oportunidades que osproblemas geram” (Sergio Valente, Presidente da DM9) “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln) “Um exército de ovelhas lideradas por um leão,derrotaria facilmente um exército de leoes liderados por uma ovelha” (Autor desconhecido)
  3. 3. Um novo jeito de pensar O Monge e o discípulo
  4. 4. Perguntas de decisão profissional1. Quais problemas posso ajudar as pessoasa resolver?2. Quais problemas posso ajudar aequipe/empresa a resolver?3. O que preciso fazer para ter problemasmaiores para resolver?
  5. 5. ÊxitoPalavra derivada do Latim exitus, quesignifica saída; desfecho positivo; solução dealgo; transposição de adversidade.Devemos nos dedicar ao processo de fazer sumir aspreocupações da vida dos outros, temos que nos apresentarcomo a saída para os problemas dos outros.Quanto maior o sucesso, maior o tamanho dos problemas aserem resolvidos. É a dimensão dos seus problemas quemostra o quanto você cresceu.
  6. 6. O jeito errado de lidar com os problemasPergunta chave: “Você quer que sintam pena ouadmiração por você?”Negação: o problema não existe(Síndrome do avestruz)Procurar culpados ao invés de soluções(Não procure saber quem errou, dedique sua energia para resolver o problema)Passividade: não fiz nada porque...(Deixar com está para ver como é que fica)Dar desculpas e justificativas(Quem entende a importância de cumprir, vai e cumpre)
  7. 7. Ilusões sobre os problemas1. O problema vai se resolver sozinho;2. Quanto mais tempo passar, melhor ficarápara resolver;3. Agora estou muito ocupado para cuidardisso;4. Pior do que está não pode ficar;5. Alguém vai resolver isso para mim.
  8. 8. Como solucionar os problemas?Defina qual o problema que você e suaequipe vão resolver “Um problema bem definido já está meio resolvido” Philip Kotler
  9. 9. O segredo está no método “Quem soluciona está focado em verificar se a pessoa que reclamoude algo, porque tinha um problema, já está sorrindo porque ele foi resolvido”
  10. 10. O segredo está no métodoPasso 1: Esteja presenteGrande parte do sucesso de uma pessoa acontece,simplesmente, pelo fato de ela estar presente nolocal em que as coisas acontecem
  11. 11. O segredo está no métodoPasso 2: Escute com atençãoVocê deve colocar uma energia muito positiva nasituação e escutar a pessoa com atenção epensar:- Que bom que está precisando de mim!- Eu sou importante!- Sou competente!
  12. 12. O segredo está no métodoPasso 3: Defina a solução que vocêpode oferecerAlgumas vezes você vai poder ajudar menos do queo outro merece, mas tenha certeza de que ajudarácom o máximo que poderia
  13. 13. O segredo está no métodoPasso 4: Desculpe-se de maneiraadequadaA melhor maneira de começar a resolver umproblema causado por falha sua ou da sua equipe,é reconhecendo o erro e pedindo desculpas deforma adequada
  14. 14. O segredo está no métodoPasso 5: Comprometa-se com asoluçãoSe quiser ter sucesso na resolução do problema, épreciso identificá-lo; encontrar uma solução edepois comprometer-se com ela, até que sejaimplementada completamente.
  15. 15. Fases do desenvolvimento de um problemaFase de alerta(O agito das birutas) Fase de explosão (A notícia cai como uma bomba) Fase de danos (A revelação do prejuízo)
  16. 16. O Leão, o Urso e a RaposaUm Leão e um Urso capturaram um cervo, e em feroz luta, disputavam odireito de posse da presa.Após terem lutado bastante, cansados e feridos, eles caíram no chãocompletamente exaustos.Uma Raposa, que estava nas redondezas, à uma distância segura observando atudo quieta, e vendo ambos caídos no chão e o cervo abandonado ali perto,passou correndo entre os dois, e de um bote agarrou-o com a boca edesapareceu no meio do mato.O Leão e o Urso vendo aquilo, mas incapazes de impedir, disseram: “Ai de nós,que nos ferimos um ao outro apenas para garantir o jantar da Raposa!”Esopo

×