Girassol

  • 3,211 views
Uploaded on

Utilização do girassol como biocombustível. Apresentação feita por Alessandra e Claudemir.

Utilização do girassol como biocombustível. Apresentação feita por Alessandra e Claudemir.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • ajudou muito
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Muito obrigado, perfeito
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
3,211
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
48
Comments
2
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. E. E. E. Fundamental e Médio Dr. Antônio Batista SantiagoDisciplina: QuímicaProf. Ana ClaudiaDupla: ALESSANDRA DIAS 3º B CLAUDEMIR LIRA BIOCOMBUSTÍVEL : GIRASSOL Itabaiana – PB 10/11/11
  • 2. APRESENTAÇÃO1. Introdução2. Origem do girassol3. Cultivo e plantio do girassol4. Usos e propriedades do girassol5. Transformação do óleo do girassol em biocombustíve6. Ciclo do biocombustível7. Vantagens e desvantagens do seu uso8. Biocombustível no mundo9. Investimentos nas usinas10. Usinas produtoras de biodiesel11. Considerações finais12. Referências bibliográficas
  • 3. INTRODUÇÃO A utilização do biocombustível gerabaixos índices de poluição, nãocolaborando para o aquecimento global. OBrasil possui uma grande área paracultivo dessa planta. Grandes empresascomo a Petrobrás investem em usinas epesquisas para o aumento dessa novadescoberta.
  • 4. ORIGEM DO GIRASSOL O Girassol é uma planta originária das Américas, que foi utilizada como alimento, pelos índios americanos, em mistura com outros vegetais.A grande importância da culturado girassol no mundo deve-se à excelente qualidadedo óleo comestível que se extrai de sua semente.
  • 5. É um cultivo econômico, rústico e que não requer maquinário especializado. Tem um ciclo vegetativo curto e se adaptaperfeitamente a condições de solo e clima poucofavoráveis. Das flores podem ser extraídos de 20 a40 quilos de mel/hectare.
  • 6. Operações básicas do girassol :• Dessecação : para limpar a áreas de mato, plantio feito junto com adubo e, depois disso, talvez alguma aplicação de inseticida.• Os principais cuidados que se deve tornar são fazer uma boa dessecação, escolher uma terra que tenha pH bom, em torno de 5% em cloreto de cálcio e que tenha bom teor de matéria orgânica, em torno de 3%.• Evitar terras compactadas e cuidar das pragas e doenças. Em 99% das plantações de girassol não se usa nenhum tipo de agroquímico.
  • 7. Crescimento da área plantada de girassol no Brasil ESTADO SAFRA 2005 SAFRA 2006 Mato Grosso 12.000 hectares 100.000 hectares Mato Grosso do Sul 5.000 hectares 60.000 hectares São Paulo 25.000 hectares 50.000 hectares Goiás 11.000 hectares 45.000 hectares Rio Grande do Sul 18.000 hectares 30.000 hectares Minas Gerais 1.500 hectares 20.000 hectares Paraná 5.000 hectares 10.000 hectares Bahia 100 hectares 3.000 hectares Maranhão 100 hectares 1.000 hectares
  • 8. USOS E PROPRIEDADES DO GIRASSOL As flores do girassol contêm quercimeritrina,que é um monoglucido da quercetina, antocianina,uma considerável quantidade de colina e betaína;ácido solantico, provavelmente em forma de solantatocálcio, etc. A matéria corante das flores é a xantofila.
  • 9. Sementes As sementes de girassol têm váriasaplicações, destacando-se principalmente afabricação de azeite comestível.As sementes sãoricas em óleo: raras vezes contêm menos de 30 %,chegando algumas variedades produzidas porhibridação a ter quantidades superiores a 50 %.
  • 10. ÓLEO DE GIRASSOL O girassol vem sendo utilizado, principalmente, para extração de óleo e é considerado, dentro os óleos vegetais, como um dos óleos de melhor qualidadenutricional e organoléptica (aroma e sabor). Alémdisso, a massa resultante da extração do óleo,rende uma torta altamente protéica, usada naprodução de ração. O óleo de girassol é uma fonteimportante do AGE ácido linoleíco e de vitaminaE.
  • 11. A GRANDE DESCOBERTA Os pesquisadores descobriram que ele pode ser ainda maisútil do que já é.O óleo do girassol tambémpode ser usado como biocombustível.
  • 12. ETAPAS DO PROCESSO 1. ExtraçãoExtrair o óleo de girassol, com a ajuda deuma prensa .
  • 13. 2. Processo de Transesterificação A transesterificação de óleo vegetal é feitapor meio de um processo químico que envolve amistura de álcool e um catalisador, que,normalmente, é o hidróxido de sódio (sodacáustica).
  • 14. 3. Produto finalNessa mistura forma-se o biodiesel.
  • 15. Os próprios agricultores podem fazer obiodiesel. O girassol que eles plantam na propriedadepode ser transformado no biodiesel que vai abastecero maquinário.
  • 16. Ciclo do Biocombustível
  • 17. Vantagens do biocombustível Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global); No caso específico do Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis; Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades);
  • 18.  Menor investimento financeiro em pesquisas (as pesquisas de prospecção de petróleo são muito dispendiosas); E, como é uma fonte renovável, durante o crescimento de uma planta, ele retira o gás carbônico da atmosfera e o devolve; Redução do lixo no planeta (pode ser usado para produção de biocombustível); Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustíveis fósseis;
  • 19. Desvatagens do biocombustível Consome grande quantidade de energia para a produção; Aumento do consumo de água (para irrigação das culturas); As culturas para produção de biocombustíveis consomem muitos fertilizantes nitrogenados, com liberação de óxidos de nitrogênio, que também são gases estufa;
  • 20.  Devastação de áreas florestais (grandes consumidoras de CO2) para plantio das culturas envolvidas na produção dos biocombustíveis; Contaminação de lençóis freáticos por nitritos e nitratos, provenientes de fertilizantes. A ingestão desses produtos causa problemas respiratórios, devido à produção de meta-hemoglobina (hemoglobina oxidada); Com o uso de grãos para a produção do biodiesel, poderemos ter o aumento no preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima ou que utilizam eles em alguma fase de produção.
  • 21. Biocombustível no mundo O Brasil está entre os maiores produtores econsumidores de biodiesel do mundo, com umaprodução anual, em 2008, de 1,2 bilhões de litrose uma capacidade instalada, em janeiro de 2009,para 3,7 bilhões de litros (ANP, 2009). Váriasregiões já produzem biocombustível:MINAS GERAIS: Boa parte do biodieselproduzido em Minas Gerais está sendo destinadapara São Paulo e Rio de Janeiro. Doze indústriasjá produzem o biodiesel em Minas e outrasfábricas estão em fase de implantação no Estado.
  • 22. MATO GROSSO: Vinte e seis produtoresorganizaram uma cooperativa para produzirem ocombustível que consomem em suas propriedades.Para cada tonelada de girassol entregue naCooperativa o produtor recebe aproximadamente380 litros de biodiesel.PERNAMBUCO: As regiões do Agreste e Sertãode Pernambuco são áreas propícias para o plantiodo girassol.
  • 23. Investimentos Empresas privadas começam a investir na produção de biodiesel, com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A Petrobras e a BR Distribuidora também decidiram atuar com força total na produção de biodiesel. A Petrobras quer alcançar a produção de 855 mil metros cúbicos por ano de biodiesel em 2011.
  • 24. Usinas de biocombustível USINA DE GUAMARÉ USINA DE MONTES CLAROS
  • 25. USINA DE CANDEIASUSINA DE IJUÍ
  • 26. CONSIDERAÇÕES FINAIS Essa grande descoberta contribuimuito para o planeta, pois é uma energiarenovável. É uma possível solução para osatuais malefícios provocados pelo petróleoe seus derivados, reduzindosignificativamente a emissão dos gasescausadores do aquecimento global.
  • 27. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.google.com.br/Usinabiocombustível http://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol http://www.agrisustentavel.com/artigos/girassol.htm http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de- energia/biocombustiveis/ http://www.biodieselbr.com/biodiesel/vantagens/vantagens- biodiesel.htm http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2008/gira ssol-uma-fonte-de-energia-do-campo http://www.biodieselbr.com/biodiesel/definicao/o-que-e- biodiesel.htm