Your SlideShare is downloading. ×
0
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Comédia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Comédia

284

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
284
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. COMÉDIA
  • 2. A comédia é um gênero dramático que secaracteriza porque suas personagensprotagonistas se veem enfrentados às dificuldadesda vida cotidiana, movidos por seus própriosdefeitos para desvincules felizes onde se fazescárnio da debilidade humana, usando noções decomicidade, humor, riso, sátira e leveza. De formageral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir.
  • 3. A comédia surgiu por volta de 500 a.C., em plenoclassicismo grego, onde atingiu durante seuprimeiro século de vida um dos momentos deplenitude, mas vai-se desenvolvendo ao longo daIdade Média e a Idade Moderna, até chegar anossos dias.
  • 4. Comédia é um termo de origem grega (komoidía,de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) quedesigna um subgênero dramático que se opõe atragédia e cujo conteúdo apresenta a vidacotidiana e ações humanas. A comédia utilizarecursos que provocam o riso no espectador,recorrendo ao imprevisto, ao ridículo, à surpresa,à desordem.
  • 5. A comédia é originária do Canto do "Kómos" queeram cânticos rituais nas procissões em honra dodeus Dionísio, em que pessoas dançavam ecantavam pelos campos, embriagados pelo vinho,usando gestos obscenos e mímicas burlescas.
  • 6. No surgimento do teatro, na Grécia, a arte erarepresentada, essencialmente, por duas máscaras:a máscara da tragédia e a máscara da comédia.Aristóteles, em sua Arte Poética, para diferenciarcomédia de tragédia diz que enquanto esta últimatrata essencialmente de homens superiores(heróis), a comédia fala sobre os homensinferiores (pessoas comuns da pólis).
  • 7. Na Grécia, a comédia evolui em três fasesdistintas, a comédia antiga, a comédia mediana e acomédia nova. Na antiga comédia grega (458 a 404a.C.) destaca-se Aristófanes, que além de grandecomediógrafo foi um lutador pela causa da paz.Foi o criador da chamada comédia antiga que setrata de um gênero composto de paródiamitológica, sátiras políticas e pesadas críticaspessoais.
  • 8. A comédia antiga caracteriza-se pelo tom de humore de sátira com que se criticam assuntos da vidacotidiana, aspetos políticos e sociais e figuras einstituições proeminentes, sendo a sua finalidadeprincipal a diversão, para além do objetivomoralizante. Emprega uma linguagem lúdica,através de jogos de palavras, equívocos, ironia,clichês e apresenta ainda personagens de formacaricatural.
  • 9. A segunda fase denomina-se comédia mediana ouintermediária. A comédia deste período, cultivadapor Antífanes e Alexis, entre outros, abordaassuntos mitológicos ou literários e caracteriza-se,sobretudo pela ausência de coro.
  • 10. A terceira fase, a comédia nova (340 a 260 a.C.),iniciada por Menandro e desenvolvida tambémpor Filemon, Apolodoro de Carystos, entreoutros, trata principalmente o tema do amor e docomportamento humano. Este tipo de comédiarevela economia na apresentação dosacontecimentos e na função do coro, apresentasimplicidade no espetáculo teatral e valoriza opredomínio completo do diálogo.
  • 11. Em Roma, o teatro começou a ultrapassar a fase dasformas primitivas por volta de 250 a.C., sob influência,no que diz respeito à comédia, de Menandro. A atitudemoralista dos romanos para com a comédia fez comque os autores ambientassem suas obras na Grécia,dando origem à comédia palliata, denominada assimpela veste (pallium), que os atores trajavam, que seaproxima do modelo grego da comédia nova e écultivada por Plauto e Terêncio, entre outros. Acomédia togata, caracterizada pelo uso da toga(vestimenta romana), que os atores vestiam. Recriatemas, cenas e personagens geralmente populares e éexplorada por Titinio.
  • 12. Na Idade Média, a comédia perde protagonismo,deixando de ser praticamente cultivada. Noentanto, passa empregar-se o vocábulo para asnarrativas ou poemas de desfecho feliz, como édisso exemplo a Divina Comédia de Dante. A partirdo século XIII, a comédia, recuperando ascaracterísticas primitivas, renasce com oflorescimento de farsas.
  • 13. O Renascimento rompeu com a inspiraçãopopular da idade Média. O teatro renascentistarompeu com os modelos da antiguidade clássica ese transformou em divertimento da corte e dosintelectuais.
  • 14. Por fim pode-se concluir que a comédia mostraexageradamente nossos vícios e defeitos, comuma intenção moralizante e educativa. Acomédia, então, põe em ridículo os vícios ou mauscostumes para corrigir mediante o riso. Noentanto, não trata dos corrigir em quem ospraticam, senão que os representa com ummétodo preventivo para evitar que o adquiramosos demais.

×