Your SlideShare is downloading. ×

2010-11 CIARD inclusao digital (Brasil) - portugues

438

Published on

Presentation by Dr. Stephen Rudgard …

Presentation by Dr. Stephen Rudgard
Chief, Knowledge and Capacity for Development
Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO).
III Conferência Internacional sobre Inclusão Digital e Social Brasilia, Brasil. 16-19 Novembre , 2010

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
438
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • Até o momento, a equipe e-Agricultura tem focado seus esforços na plataforma, no espaço da comunidade de encontro virtual, e em eventos presenciais (face a face) como GKP eIndia, o IAALD World Congress, RIBDA 2009, e outros. No país, as intervenções estão em andamento através de organizações parceiras (FAO, as TIC KM do CGIAR, GFAR, Bangladesh Katalyst, MOA da República Popular da China etc.) para, em seguida, partilhar com toda a Comunidade.
  • Estes são quatro fóruns de discussão como exemplos. Cada fórum de e-Agricultura tem participação (visualização e /ou insumos) de 500 a 2500 indivíduos. O texto integral de todos os fóruns é mantido on-line para a revisão a qualquer momento. Um resumo da política (1-2 páginas) é produzido no final de cada fórum. Há também listas de recursos associados a cada fórum. Um fórum sobre o uso das TIC na investigação e extensão agrícola está sendo planejado para o final de 2010 - mais detalhes serão divulgados através da FAO, GFAR APAARI, assim que tornarem-se disponíveis.
  • A comunidade está centrada na participação dos indivíduos, não de organizações. A participação é gratuita. O suporte é em espécie (apesar de fontes específicas de financiamento estarem sendo procuradas).
  • Há muitas questões importantes para a Comunidade e-Agricultura como um todo. Com efeito, a Comunidade poderá identificar vários grupos (de indivíduos) dentro da comunidade em geral, todos com enfoques diferentes. Recentemente, duas questões atraíram a atenção e energia da Comunidade, na Ásia, e têm sido o foco das discussões (tanto em fóruns virtuais e em eventos presenciais) e através do desenvolvimento de recursos consolidados sobre a plataforma de e-Agricultura. Esses são conhecidos como "Tópicos principais“, e os dois exemplos são aqui apresentados. Um terceiro item do tópico, "O papel das TIC na Agricultura Cadeias de Valor" acaba de ser adicionado à plataforma e-Agricultura, e um quarto item sobre as TIC e o gênero será lançado no próximo mês.
  • Há muito mais detalhes sobre estas questões-chave do tópico, disponíveis na plataforma www.e-agriculture.org.
  • Apresentando a questão da falta de acesso ao conteúdo das pesquisas agrícolas.
  • Representação gráfica da quantidade de informação baseada nos dados na Web/conteúdos através dos continentes/regiões. Nota: Esta abrange todas as disciplinas e não apenas a agricultura.
  • Representação gráfica de como cientistas africanos estão colaborando em conjunto - como refletido por co-autoria de artigos científicos em conjunto. Mostra as barreiras linguísticas (Anglo: Franco) e as barreiras regionais para a colaboração. Nota: Esta abrange todas as disciplinas e não apenas na agricultura.
  • Observando, em um contexto positivo, que a produção das tradicionais publicações científicas de cientistas africanos tem aumentado na última década, em todas as partes do continente. Nota: Esta abrange todas as disciplinas e não apenas na agricultura.
  • Nota: IBICT desenvolve estratégias OA, no âmbito de um vasto conjunto de ações coordenadas que delineiam as políticas nacionais para o acesso à informação científica.
  • Este slide mostra como três centros de pesquisa agrícolas estão se esforçando em fazer com que a produção de suas pesquisas esteja verdadeiramente acessível em três domínios genéricos, começando com a acessibilidade% das referências bibliográficas, movendo-se com a acessibilidade% do texto completo e, finalmente, a acessibilidade% através de motores de busca internacionais/índices. Pode-se notar que estas questões afetam os centros internacionais, tanto como eles afetam os nacionais. Nota: Os diversos segmentos do diagrama representam diferentes indicadores de acessibilidade dentro de cada uma das três categorias gerais: - os detalhes foram deixados de fora para simplificar os diagramas.
  • O mapa mostra os países de onde os profissionais da informação contribuíram para a realização de consultas em 2009. USAIN-2010 representa o primeiro passo para trazer a agenda CIARD detalhada para as instituições comandando o maior conjunto de informações de domínio público agrícola do mundo.
  • ×