AI-AD-TP3-G1-A

576 views
505 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
576
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
93
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

AI-AD-TP3-G1-A

  1. 1. Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Aplicações Informáticas Eng.º Lino Oliveira Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
  2. 2. INTRODUÇÃO Neste trabalho temos como objectivo a criação de um portefólio electrónico que funcione ao mesmo tempo como um ambiente pessoal de aprendizagem e um repositório de informação produzida por nós ao longo da nossa licenciatura. Para a criação do portefólio iremos utilizar a versão demo do Mahara, uma ferramenta que é gratuita e está disponível online. Durante o processo de criação do trabalho iremos ainda proceder à instalação do Moodle e do Mahara em máquinas pessoais, para procedermos à integração dos mesmos, de maneira a tornar possível a disponibilização de assuntos quer numa plataforma quer na outra. Para uma melhor compreensão do nosso trabalho, dividimo-lo em três capítulos. No primeiro capítulo iremos abordar as plataformas que usamos, no segundo capítulo iremos falar da criação dos portefólios e por fim no terceiro capitulo iremos referir a integração Moodle – Mahara, abordando as suas utilidades para o desenvolvimento do estudante e quais os problemas que tivemos aquando a sua implementação na nossa máquina .
  3. 3. C A P Í T U L O I
  4. 4. PLE (1/2) Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem são sistemas que ajudam os alunos a controlarem a sua aprendizagem, aprendendo ao seu ritmo, definindo os seus objectivos e comunicando com outros.
  5. 5. PLE (2/2) Pode ser composto por vários subsistemas como uma aplicação para computador ou serviços que são baseados na web. Principal Objectivo
  6. 6. MOODLE (1/3) Criado em 2001 por Martin Dougianas. Software livre de apoio à aprendizagem que é executado num ambiente virtual. Programa gratuito.
  7. 7. MOODLE (2/3) Vantagens da sua utilização Usado no ensino à distancia; Diversas actividades educacionais; As Instituições de ensino Básico e Superior já se juntaram à comunidade do Moodle adaptando a plataforma aos seus conteúdos como forma de apoio aos cursos que os contêm. As empresas privadas usam o Moodle para interagirem entre si.
  8. 8. MOODLE (3/3) Fóruns Gestão de conteúdos (Recursos) Questionários e pesquisas com diversos formatos Blogs Wikis Geração e gestão de Base de Dados Sondagens Chat Glossários Suporte multi-idioma (mais de sessenta idiomas são suportados pelo interface actual). Principais Características
  9. 9. MAHARA – Portfólio Electrónico (1/4) Apresentação multimédia realizada por um indivíduo, com materiais seleccionados por este, em que mostra uma visão enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do mesmo.
  10. 10. MAHARA – Portfólio Electrónico (2/4) O seu processo de criação pode ser resumido nas seguintes acções: Coleccionar; Seleccionar; Reflectir; Relacionar.
  11. 11. MAHARA – Portfólio Electrónico (3/4) Dentro do e-portfólio, existe o Mahara que apresenta as seguintes vantagens para o seu utilizador: O utilizador pode aproveitar esta plataforma; Cada utilizador é responsável pela sua própria organização; Utilizador on-line, pode efectivamente manter uma dinâmica permanente ao gerir o seu e-portfólio; O Mahara pode ter diferentes aplicações com diferentes vistas, em que o utilizador pode definir o seu acesso.
  12. 12. MAHARA – Portfólio Electrónico (4/4) O Mahara, além de uma completa rede social, ele torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras. (Jones & Shelton, 2006: 18-19)
  13. 13. CAPÍTULO II
  14. 14. CRIAÇÃO DOS e-PORTEFÓLIO Utilizada a versão Demo da plataforma Mahara Cada elemento criou um portefólio electrónico
  15. 15. CRIAÇÃO DOS e-PORTEFÓLIO Conteúdos: Informação relativa ao seu percurso académico: trabalhos académicos, informação fornecida nas aulas, apresentações de trabalhos em powerpoint, entre outros.
  16. 16. CRIAÇÃO DOS e-PORTEFÓLIO E-Portfólio / PLE Conteúdos: vídeos de interesse, RSS feeds, imagens, bibliografia de interesse, páginas web, entre outros.
  17. 17. CRIAÇÃO DOS e-PORTEFÓLIO Criação do e-Portfólio de Grupo
  18. 18. CRIAÇÃO DOS e-PORTEFÓLIO Porquê a criação de um Portefólio electrónico Disponibiliza na Web toda a informação referente ao seu percurso académico Informação é de fácil acesso Informação relevante acerca das aptidões e competências Maneira mais rápida e económica de divulgar o Currículo profissional.
  19. 19. C A P Í T U L O III
  20. 20. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (1/9) Qual a vantagem da integração de ambas as plataformas para os alunos docentes? Funcionar de maneira integrada (existe a partilha de informações); Ao entrar com a palavra-passe no Moodle, não é necessário uma autenticação para o Mahara e vice-versa; Permitir que os seus dados sejam ou não visualizados por outras pessoas; Ferramenta de baixo custo, com boas ferramentas e bons recursos.
  21. 21. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (2/9) Quais os passos para proceder à instalação? Para proceder à instalação em máquina própria tivemos que fazer download de: XAMPP 1.7.1; Moodle 2.0; Mahara 1.3.2.
  22. 22. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (3/9) Problemas encontrados durante a instalação Instalação em máquina própria, será útil também referir: Grau de dificuldade de instalação e configuração da plataforma; A instalação deu algum trabalho mas não foi de grande dificuldade, quanto à configuração da plataforma podemos ver a seguir, alguns dos problemas que nos ocorreram.
  23. 23. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (4/9) Surgiu-nos um erro na porta 80 depois da instalação do XAMPP. Não se conseguia fazer “Start” nem “Stop”, então para resolução desactivamos os serviços da seguinte maneira: Depois disto, problema resolvido
  24. 24. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (5/9) Seguir os procedimentos descritos em: Mahoodle://Integrating Mahara with Moodle http://wiki.mahara.org/@api/deki/files/196/=Mahoodle.pdf   Problema na integração Moodle/Mahara – Activar SSO no Mahara - Configuração do plugin XMLRPC
  25. 25. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (6/9) Depois disto, aparece o seguinte erro: Depois de seguir todos os passos do documento em PDF, o plugin Mahara ePortfolio está já disponível. Mas surgiu um problema, o plugin não ficou disponível como se pode ver na imagem.
  26. 26. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (7/9) Então, para tornar o plugin Mahara ePortfolio disponível teríamos que: Depois disto, clicamos em:
  27. 27. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (8/9) Com zoom: Pensamos que isto acontece devido ao erro que nos dá na Configuração do plugin XMLRPC na activação do SOO no Mahara (mencionado anteriormente) não nos deixando continuar com a integração.
  28. 28. Instalação Moodle e Mahara/ Implementação (9/9) Relativamente à plataforma Mahara: Grau de dificuldade de utilização; É de fácil utilização. De que maneira a sua utilização poderá melhorar a nossa aprendizagem, focando as diferenças do “antes” e “depois” da utilização da plataforma; O Mahara é um instrumento em que compreende a compilação dos trabalhos realizados, permite-nos partilhar dados e informações através da criação do perfil, currículo, blog, upload de documentos. Tudo isto permitirá o fácil acesso a todos os interessados e principalmente, gerar relacionamentos profissionais. Como utilizadoras do Mahara, podemos usar a nossa informação pessoal exclusivamente para o propósito para que ela nos é fornecida, ou seja, podemos definir a informação pessoal que pretendemos disponibilizar aos outros. De que modo as eventuais dificuldades anteriores à sua utilização ajudaram a definir o ambiente criado.   As eventuais dificuldades anteriores à sua utilização estimularam a nossa originalidade e criatividade individuais no que se refere aos processos de intervenção educativa, aos processos de reflexão sobre ela e à sua explicação.  
  29. 29. Comentários e sugestões de melhoria do guião de instalação disponibilizado Sugestão para o guião: Explicar como se criam variáveis de ambiente.
  30. 30. CONCLUSÃO A concepção deste trabalho teve como objectivo a gestão de conteúdos, uma abordagem tecnológica que surge em função da explosão de conteúdos multimédia na Web que permite a gestão de todas as etapas, desde a criação até a publicação de conteúdos, de forma padronizada, trazendo redução de custos e facilitando o intercâmbio de conteúdos entre as pessoas. Os aspectos mais importantes da gestão de conteúdos podem ser agrupados na categoria técnica e comportamental. Do ponto de vista técnico, pode-se dizer que a gestão de conteúdos é uma tecnologia emergente que será utilizada pela maioria da sociedade para dar conta do volume de informações e dados que precisarão ser contextualizados e partilhados. Do ponto de vista comportamental, ao disponibilizar o nosso conhecimento, irá ocorrer uma mudança cultural profunda no que se trata de gestão de conteúdos. Assim a implementação e os benefícios da gestão de conteúdos estão intimamente ligados ao aspecto humano, sendo uma mais valia criar um ambiente propício para o desenvolvimento, partilha e uso de conhecimento dentro de uma organização. O grupo é então unânime em afirmar que foi um trabalho elaborado com total empenho e trabalho esforçado de grupo. Consideramos que foi um trabalho exaustivo de muita pesquisa e dedicação das intervenientes, onde poderá ser bastante útil para um futuro próximo.
  31. 31. BIBLIOGRAFIA (1/4) Imagem Blogues [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: < http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_Li_Hg3wIkAA/SKwFivjFqxI/AAAAAAAAA5g/NDCmPSIrGLU/s400/Blogues.jpg&imgrefurl=http://teessea.blogspot.com/2008_08_01_archive.html&usg=__gE6b4-S7vHmlOv3vQ7JiIundStg=&h=400&w=278&sz=19&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=JGA5qni4hJ_g7M:&tbnh=163&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Dblogues%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1664%26bih%3D818%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=1090&vpy=256&dur=975&hovh=269&hovw=187&tx=97&ty=125&ei=dPstTZaUIpCd4QbAwICQCQ&oei=dPstTZaUIpCd4QbAwICQCQ&esq=1&page=1&ndsp=32&ved=1t:429,r:13,s:0> Imagem Rss [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://guiadoleigo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/oquesaofeeds.jpg&imgrefurl=http://www.guiadoleigo.com.br/o-que-e-feed&usg=__odNFQZ47b6ndXgdPOIuWnwC6wm8=&h=346&w=347&sz=83&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=uVBhyk_nxnJQDM:&tbnh=154&tbnw=154&prev=/images%3Fq%3Drss%2Bfeeds%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1664%26bih%3D818%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=506&ei=g_stTbX-JdDh4gaw__8CA&oei=g_stTbX-JdDh4gaw__n8CA&esq=1&page=1&ndsp=31&ved=1t:429,r:13,s:0&tx=68&ty=48> Imagem Wiki [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: < http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://sergimateo.com/wp-content/2009/02/wiki.gif&imgrefurl=http://sergimateo.com/wikis-corporativos/&usg=__LW2E-lkzYpCbDBXTUNlQLOwCDgY=&h=250&w=450&sz=12&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=dThuas_B7so7WM:&tbnh=117&tbnw=211&prev=/images%3Fq%3Dwikis%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1664%26bih%3D818%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=123&vpy=138&dur=662&hovh=167&hovw=301&tx=151&ty=98&ei=5vstTcT9Ks6C4QaD5vmWCQ&oei=5vstTcT9Ks6C4QaD5vmWCQ&esq=1&page=1&ndsp=30&ved=1t:429,r:0,s:0> Imagem Xadrêx [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: < http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_ZO8IkdH5J_Y/S83qA5BzRUI/AAAAAAAAARA/LmHQQO-cfUo/s1600/skill.jpg&imgrefurl=http://www.empreendejovem.com/2010/04/caracteristicas-indispensaveis-aos.html&usg=__OyMXfFj0HP1QBk8SNfHMLTMq3qw=&h=960&w=1280&sz=594&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=d1D9XItqjI-M6M:&tbnh=168&tbnw=213&prev=/images%3Fq%3Dcaracter%25C3%25ADsticas%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1664%26bih%3D818%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=374&vpy=267&dur=798&hovh=194&hovw=259&tx=142&ty=98&ei=f_4tTaGCOsm14Qbht5CLCQ&oei=f_4tTaGCOsm14Qbht5CLCQ&esq=1&page=1&ndsp=29&ved=1t:429,r:8,s:0>
  32. 32. BIBLIOGRAFIA (2/4) Imagem Vantagens [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.corporage.com.br/imagem/imagem_bola_vantagens.jpg&imgrefurl=http://www.corporage.com.br/vantagens.htm&usg=__q-Q4TLcoU981p_I93N322v7Bg6A=&h=348&w=277&sz=13&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=3ehLMwxBunQh7M:&tbnh=163&tbnw=134&prev=/images%3Fq%3Dvantagens%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1664%26bih%3D818%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=312&vpy=63&dur=2103&hovh=252&hovw=200&tx=92&ty=108&ei=5QEuTZyTO82K4Qa6xfz-CA&oei=5QEuTZyTO82K4Qa6xfz-CA&esq=1&page=1&ndsp=32&ved=1t:429,r:1,s:0> Imagem Decisão [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_jLqdrzZ1mJE/S8tLygtGxoI/AAAAAAAAATo/-CoW-oOJhuY/s1600/decisao.jpg&imgrefurl=http://vladmirfalmeida.blogspot.com/&usg=__viUeKb-_DIX2kYcYeft42bYmdtk=&h=439&w=300&sz=17&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=qh4in396KPHeCM:&tbnh=152&tbnw=90&prev=/images%3Fq%3Dprocesso%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1664%26bih%3D818%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=122&vpy=83&dur=4624&hovh=272&hovw=185&tx=112&ty=119&ei=5QMuTfiHJIiA5AbluZWVCQ&oei=5QMuTfiHJIiA5AbluZWVCQ&esq=1&page=1&ndsp=35&ved=1t:429,r:0,s:0> Imagem Apresentação Multimédia [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://emprego.sapo.pt/Images.axd%3Fpic%3Dhttp%253A%252F%252Femprego.sapo.pt%252Fimagens%252Fartigo%252F105%252Fo-seu-video-cv.jpg%26W%3D320%26H%3D280%26hash%3D59dcedebda50f8ce38e16dc06cd16023%26errorpic%3Dhttp://emprego.sapo.pt/imagens/artigo/default/artigo-1.jpg%26color%3DFFFFFF&imgrefurl=http://emprego.sapo.pt/universitarios/guia-carreira/artigo/105/artigo.htm&usg=__3ju99ycLY9k5u-Eber_wz9YGNz4=&h=280&w=320&sz=11&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=7Zo7bWy1l98snM:&tbnh=157&tbnw=181&prev=/images%3Fq%3Dapresenta%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bmultim%25C3%25A9dia%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1664%26bih%3D818%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=361&vpy=256&dur=624&hovh=210&hovw=240&tx=166&ty=102&ei=rQQuTZbZHJSC4QaD_OT3CA&oei=rQQuTZbZHJSC4QaD_OT3CA&esq=1&page=1&ndsp=28&ved=1t:429,r:8,s:0>
  33. 33. BIBLIOGRAFIA (3/4)   Imagem Rede Social [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.imagensgratis.com.br/imagens/original/a-rede-social.jpg&imgrefurl=http://www.imagensgratis.com.br/a-rede-social.html&usg=__xv9yHeekWhLdPIsrBuGZUQZ9kU4=&h=326&w=489&sz=71&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=jgD9z1e7cbNUxM:&tbnh=157&tbnw=264&prev=/images%3Fq%3Drede%2Bsocial%26um%3D1%26hl%3Dptbr%26biw%3D1664%26bih%3D818%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=163&vpy=125&dur=563&hovh=183&hovw=275&tx=128&ty=70&ei=NwYuTf3hH4-A4Qb6s_mVCQ&oei=NwYuTf3hH4-A4Qb6s_mVCQ&esq=1&page=1&ndsp=28&ved=1t:429,r:0,s:0> Imagem Capítulo I [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://www.google.com/imgres?imgurl=http://blog.marcelomatos.com/wp-content/uploads/2010/01/investiga%C3%A7%C3%A3o.jpg&imgrefurl=http://blog.marcelomatos.com/patologia-e-disfuncao-da-atm-o-que-esperar-da-profissionais-da-area/&usg=__UgJmZTlska2Nr13j4RiorERvLMU=&h=300&w=365&sz=12&hl=pt-br&start=0&sig2=xjb08WjKt9L7tkeFFQiJvA&zoom=1&tbnid=GilOlkoIf6VgEM:&tbnh=156&tbnw=185&ei=9xIuTcyIOofQsAP91MnGBg&prev=/images%3Fq%3Dinvestiga%25C3%25A7%25C3%25A3o%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D617%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=431&vpy=84&dur=407&hovh=203&hovw=248&tx=121&ty=66&oei=wBIuTfLUE4OVOtHA8bkJ&esq=18&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:2,s:0> Imagem Capítulo III [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://www.google.com/imgres?imgurl=http://www.profitability.pt/images/ima_1_serv_implement.jpg&imgrefurl=http://www.profitability.pt/servicos_implementacao.aspx&usg=__qjkFOqr9H90-mWtdkiT_9Rrxo9U=&h=319&w=250&sz=23&hl=pt-br&start=56&sig2=CTvo4bg7aR_QJNdHxqpF6Q&zoom=1&tbnid=brdpnhdCVAhFYM:&tbnh=151&tbnw=123&ei=lRQuTajBA5SosQPr8LGABg&prev=/images%3Fq%3Dimplementa%25C3%25A7%25C3%25A3o%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D617%26tbs%3Disch:10%2C1507&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=130&vpy=88&dur=3463&hovh=254&hovw=199&tx=84&ty=168&oei=ShQuTYufF4PpOcmV3bUJ&esq=19&page=4&ndsp=18&ved=1t:429,r:0,s:56&biw=1280&bih=617> Imagem passos [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://milographdigital.com/decoracao/abstrato/pegadas_188.jpg> Imagem problemas [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTqj6s8CGtZUIfXYY_l9pnIWH1xef_4NSoU3e4kFnkL0W5w6YLh>
  34. 34. BIBLIOGRAFIA (4/4)   Imagem ponto interrogação [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: <http://www.google.com/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_Zn4tErknZdE/TB0YSuT5jZI/AAAAAAAAAIg/mitvw-tuSzk/s320/green-question-mark.jpg&imgrefurl=http://historiasdalawrence.blogspot.com/feeds/posts/default&usg=__kh9g37DBBwIPE_KW7en1FScGZpU=&h=299&w=300&sz=21&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=cfcEf8You-0JTM:&tbnh=132&tbnw=134&prev=/images%3Fq%3Dquestion%2Bmark%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D617%26tbs%3Disch:10%2C205&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=1014&vpy=61&dur=1159&hovh=224&hovw=225&tx=186&ty=143&ei=SYovTcjUB86N4gbgo625Cw&oei=84kvTZzVJ8uP4QaPxsmTCQ&esq=22&page=1&ndsp=22&ved=1t:429,r:14,s:0&biw=1280&bih=617> Imagem capitulo II [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: < http://www.google.com/imgres?imgurl=http://fazerblogs.com/wp-content/uploads/como-criar-site-gratis-na-internet-wp.jpg&imgrefurl=http://fazerblogs.com/como-criar-site-gratis-na-internet/&usg=__ltLwPDlaZxw0Se3lYi3koeeZavk=&h=300&w=300&sz=17&hl=pt-br&start=144&zoom=1&tbnid=uw9r44utS_ERsM:&tbnh=141&tbnw=141&prev=/images%3Fq%3Dcria%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2Bsites%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D617%26tbs%3Disch:10%2C3823&um=1&itbs=1&ei=vIwvTe2vD82TjAeex5yEBQ&iact=hc&vpx=352&vpy=320&dur=1313&hovh=167&hovw=167&tx=120&ty=124&oei=j4wvTcHZFcKI5Abxv8WACQ&esq=9&page=9&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:144&biw=1280&bih=617 > Imagem caneta [Em Linha]. [Consult 12 Jan 2011] Disponível em WWW: URL: < http://www.google.com/imgres?imgurl=http://farm4.static.flickr.com/3534/3834384668_072a67d6bd.jpg&imgrefurl=http://truques-dicas.com/como-criar-site/&usg=__I4GD6oiaamtoPp0YpXV57u7nSIY=&h=346&w=347&sz=34&hl=pt-br&start=9&zoom=1&tbnid=KCQoUOmhTRmlzM:&tbnh=120&tbnw=120&prev=/images%3Fq%3Dconte%25C3%25BAdos%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D617%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1>
  35. 35. FIM!!! Trabalho realizado por: Ângela Sofia de Sousa Santos Nº 9080374 Cristiana Sofia Silva Ribeiro Nº9080101 Tânia Duarte Nunes Nº 9080140 OBRIGADA PELA ATENÇÃO 

×