África, berço da humanidade

16,359 views
15,709 views

Published on

Aula de História sobre a Pré-história.

Published in: Education, Technology
4 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
16,359
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,560
Actions
Shares
0
Downloads
379
Comments
4
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

África, berço da humanidade

  1. 1. Disciplina: História Professora: Beatriz Formatação: Jane (Sala Informatizada) Ensino Médio Ano 2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO 19ª GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA E-mail: cejalaguna@sed.sc.gov.br Blog: cejalaguna.blogspot.com Cultura: a criação do homem
  2. 2. <ul><li>Nossos primeiros ancestrais </li></ul><ul><li>conhecidos s ão os </li></ul><ul><li>AUSTRALOPITHECUS. </li></ul>África, berço da humanidade
  3. 3. Eram baixos, peludos e encurvados. Viviam na África entre 4,2 milhões e 1,4 milhão de anos atrás. Os indivíduos desse grupo sãos os mais antigos ancestrais conhecidos da humanidade.
  4. 4. As pesquisas arqueológicas e antropológicas indicam que o primeiro hominídeo , nosso parente mais antigo, surgiu cerca de 3 milhões de anos, evoluindo até o Homo sapiens , nossa espécie atual, quando se diferenciou dos outros animais, por volta de 100 mil anos atrás.
  5. 5. Estudos importantes buscam criar uma linha de evolução dos chamados hominídeos, destacando o parentesco biológico molecular entre os humanos e os primatas.
  6. 6. A procura do “ elo perdido ”, ou seja, a busca do espécime que dividiria características dos primatas e dos humanos constitui-se prioridade nos estudos científicos acerca do tema.
  7. 7. A Pré-história foi o período em que o homem precisou vencer enormes barreiras impostas pela natureza para prosseguir em sua jornada.
  8. 8. A partir da necessidade, pouco a pouco o ser humano foi desenvolvendo objetos e soluções que garantissem sua sobrevivência no planeta.
  9. 9. Os historiadores costumam dividir esse período em três grandes fases: <ul><li>Paleolítico </li></ul><ul><li>Neolítico </li></ul><ul><li>Idade dos Metais </li></ul>
  10. 10. Segundo eles, existe uma grande diversidade cultural entre os grupos humanos, sendo que cada grupo se organiza de um modo, o que resultou em diferentes culturas . Alguns investigadores da História, entretanto, constestam essa divisão evolucionista .
  11. 11. E você? Quer saber o que aconteceu em cada período?
  12. 12. Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada Neste período, o homem, para conseguir alimentos, tinha como principais atividades a coleta de frutos, grãos e raízes, a caça e a pesca. Por milhões de anos, esses nossos ancestrais não fabricavam nenhum instrumento que facilitasse sua sobrevivência.
  13. 13. Não se praticava a agricultura ou a criação de animais. Os grupos eram nômades . Abrigavam-se em cavernas ou choupanas . No interior das cavernas, encontram-se cenas do cotidiano representadas nas paredes. Chamadas de pinturas rupestres.
  14. 14. O controle do fogo foi uma das maiores realizações humanas, representando a grande conquista do homem sobre o meio ambiente.
  15. 15. Neolítico ou Idade da Pedra Polida Nesse período o homem cultivou plantas, domesticou animais e controlou sua fonte de alimentação. Além da caça, da pesca e da coleta, começaram a praticar a agricultura . Os grupos passaram a se fixar num mesmo lugar, tornando-se sedentários .
  16. 16. As roupas eram feitas de peles de animais. Usavam agulhas de ossos e os fios eram tendões, tripas ou tiras de couro . Faziam jóias e adornos de âmbar, marfim e conchas . As pedras eram polidas e afiadas . Criou peças de cerâmica para cozinhar. Modelou e cozinhou peças de argila (resistentes).
  17. 17. A crescente sedentarização das populações deram origem às primeiras vilas . Aprimoraram a divisão do trabalho social , surgindo assim novas funções . Surgiram as aldeias agrícolas que deram origem às primeiras cidades .
  18. 18. Idade dos Metais Por volta de 6.000 a.C. os seres humanos desenvolveram conhecimentos para fundir e derreter metais (cobre, bronze e ferro). Com o metal fundido, o homem passou a confeccionar panelas, vasos, enxadas, machados, pregos, agulhas, lanças…
  19. 19. A agricultura e as pequenas vilas começaram a dar origem às sociedades mais complexas como o Egito e a Mesopotânea .
  20. 20. Referência: BRODBECK, Marta de Souza Lima. Coleção Movimento – História. Ed Contextual Ltda. Curitiba: 2009. Imagens retidas da Internet (site de busca: www.google.com.br )

×