SlideShare a Scribd company logo
1 of 10
Download to read offline
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 1 de 10 
1. (Uneb 2014) Bilhões de pessoas devem a vida a uma única descoberta, feita há um século. Em 1909, o químico alemão Franz Haber, da Universidade de Karlsruhe, mostrou como transformar o gás nitrogênio — abundante, e não reagente, na atmosfera, porém inacessível para a maioria dos organismos — em amônia, o ingrediente ativo em adubos sintéticos. Vinte anos depois, quando outro cientista alemão, Carl Bosch, desenvolveu um meio para aplicar a ideia de Haber em escala industrial, a capacidade mundial de produzir alimentos disparou. 
Nas décadas seguintes, novas fábricas converteram tonelada após tonelada de amônia em fertilizante e hoje se considera a solução Haber-Bosch uma das maiores dádivas da história da saúde pública. 
(TOWNSEND; HOWARTH, 2010. p. 44). 
Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre o uso de fertilizantes na agricultura e suas implicações, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. 
( ) Um dos pilares da “Revolução Verde” é a utilização dos adubos químicos. 
( ) O aumento da produtividade agrícola eliminou a fome endêmica na África e no Sudeste Asiático. 
( ) O uso excessivo do nitrogênio tem contribuído para o aparecimento de zonas mortas, antes confinadas à América do Norte e à Europa, em outras regiões do Planeta. 
( ) A utilização do nitrogênio em larga escala é aconselhável porque, quando as águas pluviais, carregadas de fertilizantes, chegam aos oceanos, ocorre o florescimento de plantas microscópicas, consumidoras de pouco oxigênio. 
( ) O aumento da biodiversidade é uma das consequências do uso do nitrogênio, principalmente nos ecossistemas costeiros. 
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a 
a) F – V – F – V – V 
b) F – V – V – F – V 
c) V – F – V – F – F 
d) F – F – V – F – V 
e) V – F – F – V – F 
2. (Uneb 2014) Os dados relativos a essa atividade [petrolífera] no Brasil apontam que ainda faltam ser explorados 90% das áreas com chance de descoberta do petróleo e gás natural. Até o fim desta década, a participação desse segmento no PIB nacional deve dobrar e chegar aos 20%. De fato, depois de quase seis décadas do início das atividades de exploração de gás e petróleo no Brasil, apenas 75% dos 7,5 milhões de km2 de bacias sedimentares já foram pesquisados e, dessa área, só 4% estão submetidos à exploração. 
(GÁS E..., 2013. p. 15). 
A criação da Petrobras se insere no contexto da relação entre o Estado e economia, cuja discussão se baseava no governo 
a) Getúlio Vargas, na ideia de que o Estado deveria atuar como principal elemento promotor do processo industrial, controlando os setores estratégicos da economia, como o petróleo e o gás natural. 
b) Jânio Quadros, no princípio de que a iniciativa privada era incapaz de promover o desenvolvimento industrial, o que resultou na implantação de uma política externa independente, que atraísse investimentos de países socialistas na extração de riquezas minerais. 
c) Médici, na defesa de uma política ultranacionalista, de rompimento com o capital estrangeiro, do controle estatal sobre as áreas fundamentais para o processo de modernização das forças armadas e de rompimento com a dependência externa. 
d) Fernando Henrique Cardoso, na inserção do Brasil em um mercado globalizado, salvaguardando, contudo, o controle da infraestrutura e das indústrias de base sob o monopólio estatal.
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 2 de 10 
e) Luiz Inácio Lula da Silva, na privatização da exploração do petróleo, buscando a rápida 
elevação dos royalties, a fim de gerar recursos para os investimentos na área de 
infraestrutura, como portos e estradas. 
3. (Uneb 2014) 
Sobre os aspectos geográficos do Estado da Bahia, é correto afirmar: 
a) A Bahia se localiza na porção ocidental do Nordeste e limita-se a oeste com quatro estados 
situados em regiões distintas. 
b) O estado é constituído por unidades morfológicas cujas formas de relevo são resultantes da 
interação dos diversos climas, hidrografia e outros fatores. 
c) O litoral baiano é o mais extenso, o mais acidentado e o que apresenta a maior salinidade 
nas águas. 
d) A bacia sedimentar do Recôncavo-Tucano limita-se a oeste com a falha de Salvador, cujo 
relevo é resultante de sedimentação fluviomarinha. 
e) A Chapada Diamantina é uma superfície soerguida dobrada, falhada, constituída por rochas 
magmáticas, formada no período Cenozoico. 
4. (Uneb 2014) A existência dos oceanos e dos mares é uma característica notável do planeta 
Terra. A abundância de água em zonas pouco profundas da crosta terrestre e sua dinâmica 
influenciam tanto em nível biológico quanto em nível mineral. 
Com base na afirmação e nos conhecimentos sobre os oceanos, pode-se afirmar: 
a) O talude continental apresenta os maiores desníveis conhecidos da Terra. 
b) O relevo submarino é menos acidentado que o continental, e a suavidade de seu contorno 
se deve à ausência de erosão nas camadas mais profundas, onde predomina o trabalho de 
acumulação. 
c) A Dorsal Atlântica é uma cadeia de montanhas que se estende de leste para oeste, tem a 
forma de um quadrado e é uma formação geológica. 
d) O talude possui a maior biodiversidade de vida marinha e a maior concentração de minerais. 
e) A atividade vulcânica marinha é pouco expressiva, o que justifica a ausência de movimentos 
tectônicos em médias profundidades. 
5. (Uneb 2014) Em relação ao processo de industrialização, mundial e no Brasil, é correto 
afirmar: 
a) A descentralização das indústrias, nas últimas décadas, possibilitou uma significativa 
redução do desemprego estrutural, tanto nos países periféricos quanto nos centrais. 
b) As indústrias germinativas se caracterizam por serem tradicionais e oriundas da Primeira 
Revolução Industrial.
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 3 de 10 
c) Nos países centrais, as indústrias germinativas são tradicionais e estão concentradas nas metrópoles. 
d) As indústrias de bens de capital são responsáveis por equipar outras indústrias, como a agricultura e os serviços de infraestrutura. 
e) As indústrias de bens intermediários tendem a se localizar próximas aos centros consumidores, porém, no Brasil, elas são as mais dispersas. 
6. (Uneb 2014) 
Com base na análise da charge e nos conhecimentos sobre a organização do espaço mundial e brasileiro e a questão da cidadania, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. 
( ) O sistema econômico se manteve intacto, interferindo, desde o período colonial, na construção da cidadania e, consequentemente, a única solução para mudar esse quadro seria a adoção de um novo sistema econômico. 
( ) A cidadania objetiva, entre outros, a priorização do homem na sociedade, enquanto o sistema econômico empurra o homem para a sua periferia. 
( ) O sistema econômico adotado no país impede a participação estatal no processo produtivo, razão pela qual ocorre a excludência. 
( ) As interferências do sistema econômico nos direitos do cidadão só ocorrem nas regiões periféricas do país, pois nas regiões centrais o positivo processo produtivo inibe as desigualdades sociais. 
( ) O capitalismo contemporâneo promove a exclusão e a desigualdade, retardando o processo de consolidação da cidadania plena. 
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a 
a) F – V – F – F – V 
b) F – V – V – F – V 
c) V – F – V – F – F 
d) F – F – V – V – V 
e) V – F – F – V – F 
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 
Lembranças de Makoko, uma das mais famigeradas comunidades de posseiros em Lagos, na Nigéria — metrópole presa entre a modernidade e a miséria. Com centenas de modos de transferência assíncronos (ATM, na sigla em inglês), recordes de centros de internet e milhões de telefones celulares, essa cidade agitada e congestionada com 8 milhões a 17 milhões de habitantes (dependendo de onde se traça a linha de contorno ou de quem faz a contagem) está conectada à grade global. Centro internacional de negócios empresariais e capital comercial do país mais populoso da África, Lagos atrai perto de 600 mil novos visitantes todos os anos. Mas a maioria dos bairros, mesmo alguns dos melhores, não dispõe de água
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 4 de 10 
encanada, saneamento básico e eletricidade. Makoko — parte sobre terra firme, parte flutuando sobre lagoas — é uma das comunidades mais carentes da megalópole. 
Bairros como esse existem no mundo todo. [...] 
Quando os governos negam a essas comunidades o direito de existir, as pessoas demoram mais para melhorar suas casas. 
Quando as autoridades do Rio de Janeiro decretaram guerra às favelas nos anos 60, por exemplo, as pessoas temiam ser expulsas de suas casas, ou que estas fossem incendiadas e por isso não tinham pressa em melhorá-las. A maioria das favelas permaneceu primitiva — pouco diferentes das cabanas de barro e dos barracos de madeira de Mumbai e Nairóbi. Mas quando os políticos perceberam a reação e passaram a se comprometer com as comunidades, elas começaram a proliferar sem controle. 
(NEUWIRTH, 2013. p. 22-24-26). 
7. (Uneb 2014) Considerando-se as informações contidas no texto e os conhecimentos sobre a organização do espaço mundial, é correto afirmar: 
a) As regiões onde a urbanização ainda é incipiente se restringem ao Sudeste Asiático. 
b) A economia subterrânea, nas favelas, movimenta grandes capitais sem a interferência do Estado. 
c) A proliferação das favelas nos hemisférios Norte e Sul saiu do controle dos órgãos governamentais, porque a explosão demográfica impede ações que sejam capazes de inibir a ocupação desordenada do solo. 
d) A formação de mutirões possibilitou aos favelados a urbanização de espaços onde os centros comerciais e o comércio informal compartilham os lucros. 
e) A informalidade do submundo econômico, nas favelas, é responsável pelo tráfico de drogas, pela violência e por demais mazelas das grandes cidades, ameaçando, assim, o desenvolvimento global. 
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: 
I. 
Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. 
(ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45). 
II. 
Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. 
(SILÊNCIO..., 2013. p. 148). 
8. (Uneb 2014) As mudanças ocorridas na China se inserem em um contexto mais amplo de transformações ocorridas nas relações geopolíticas internacionais, a partir da segunda metade do século XX, a exemplo 
a) do processo de descolonização afro-asiática, apoiado militarmente pelos Estados Unidos, que resultou o rompimento estadunidense com a Europa e a formação do bloco dos não alinhados, liderados pela França e pela Inglaterra. 
b) da política de neutralidade chinesa, no processo da Segunda Guerra Mundial, visto que esse conflito ficou confinado à disputa entre os regimes capitalistas ocidentais e o modelo autoritário socialista soviético.
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 5 de 10 
c) da deflagração da Revolução Cultural Chinesa, que democratizou o Partido Comunista chinês, abrindo caminho para a abertura econômica e a atração do capital estrangeiro, proporcionando o rápido crescimento econômico. 
d) da Coexistência Pacífica, implantada pela Guerra Fria, que provocou o rompimento da China com a União Soviética e no apoio da China aos guerrilheiros talibãs contrários à invasão militar soviética no Afeganistão. 
e) da crise do socialismo real, na União Soviética, para qual contribuíram a Perestroika — reestruturação econômica —, e a Glasnost — transparência política. 
9. (Uneb 2014) Sobre as semelhanças e diferenças entre o Brasil e a China, ontem e hoje, é correto afirmar que 
a) ambos tiveram uma colonização de povoamento, o que explica seu subdesenvolvimento. 
b) são países populosos, povoados, com a mesma estrutura etária e o mesmo crescimento demográfico. 
c) se verifica a ausência de áreas anecúmenas, nos dois países. 
d) a China, em relação ao espaço rural, na última década, implantou a maior distribuição de renda da Ásia, enquanto, no Brasil, houve uma concentração do agronegócio. 
e) a China, na esfera política, possui um partido único enquanto o Brasil adota o pluripartidarismo. 
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: 
Desde o início de 2011, revoluções jovens, modernas e seculares depuseram os ditadores da Tunísia e do Egito, causando uma onda de revoltas que avançou além de suas fronteiras. 
Esses movimentos de protesto ganharam o nome de Primavera Árabe. [...] 
No entanto, a Primavera Árabe, que, num primeiro momento, encheu de esperança a população árabe, tomou rumos complexos, com os choques de interesses entre grupos políticos e forças econômicas e militares. A repressão aos protestos provocou levantes armados de grupos com apoio estrangeiro, intervenções militares externas e multiplicou áreas de conflitos. 
(A PRIMAVERA..., 2013. p. 72). 
10. (Uneb 2014) Os conflitos e tensões no mundo árabe tornaram-se motivo de grande preocupação mundial, neste início do século XXI, porém não são os únicos na história das sociedades. 
Em relação aos conflitos internacionais, pode-se afirmar: 
a) O Império Napoleônico, ao tentar impedir o estabelecimento de regimes liberais e a abolição do Antigo Regime, na Europa, o que iria ameaçar a supremacia industrial francesa no continente europeu, deflagrou um conflito de dimensões continentais. 
b) A corrida imperialista do século XIX, tendo como foco principal a África, relegou o Oriente Médio ao segundo plano, o que permitiu que essa região se desenvolvesse de forma autônoma e independente em relação aos interesses capitalistas europeus. 
c) A disputa pelas áreas produtoras de petróleo, no Oriente Médio, opôs os interesses alemães e ingleses, no contexto da Primeira Guerra Mundial, fato agravado pela construção da Estrada de Ferro Berlim – Bagdá. 
d) A imposição de regimes democráticos no Oriente Médio e no norte da África, pelos Estados Unidos, durante a Guerra Fria, funcionou como um mecanismo de contenção à imposição de regimes autoritários apoiados pela União Soviética. 
e) Os grupos terroristas Al Qaeda e Hamas, interessados na instabilidade política do Oriente Médio, têm fornecido armas e munições aos movimentos rebeldes, enquanto Israel, temeroso da instalação de regimes fundamentalistas islâmicos na região, apoia os governos autoritários sírio e iraniano. 
11. (Uneb 2014) Sobre a Síria, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. 
( ) O clima do litoral sírio é do tipo subtropical, o que explica as elevadas densidades demográficas da porção ocidental do país. 
( ) A Síria faz fronteira com a Turquia e o Iraque, na sua porção meridional.
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 6 de 10 
( ) O apoio que o governo sírio presta ao grupo islâmico Hezbollah é um dos motivos da ocupação das Colinas de Golã, antigo território sírio, pelos israelenses. 
( ) A economia síria é baseada nas atividades secundárias, com destaque para a indústria bélica e de precisão. 
( ) A atual guerra civil na Síria abalou décadas de convivência pacífica entre os diversos grupos étnicos que habitam o país. 
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a 
a) F – V – F – F – V 
b) F – V – F – V – V 
c) V – F – V – V – F 
d) F – F – V – F – V 
e) V – F – V – F – F
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 7 de 10 
Gabarito Comentado: 
Resposta da questão 1: [C] 
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] 
[VERDADEIRA] – A revolução verde, programa desenvolvido nas décadas de 1960/1970, objetivou tecnificar a produção agropecuária em países subdesenvolvidos, aumentando a produção e a produtividade e criando a dependência tecnológica destes com os países desenvolvidos, estando aí, inclusa a utilização de insumos como o adubo químico. 
[FALSA] – Embora tenha havido aumento da produtividade na agricultura, não ocorreu erradicação da fome. 
[VERDADEIRA] – O uso intensivo de nitrogenados reduz o número de espécies vegetais. 
[FALSA] – O acumulo de nitrogênio na água resultará em eutrofização, com a proliferação de algas, bactérias e plânctons que consomem o oxigênio. 
[FALSA] – O uso do nitrogênio resulta em diminuição da biodiversidade. 
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] 
O aumento da produtividade agrícola não eliminou a fome endêmica verificada em determinadas regiões da África e do Sudoeste asiático. 
A utilização em larga escala de fertilizantes nitrogenados é desaconselhada, porque esse nutriente inorgânico provoca a eutrofização das águas continentais, tornando-as inaproveitadas para o uso, além de contaminar as águas costeiras. 
A proliferação excessiva de micro-organismos em coleções de águas continentais eutrofizadas reduz a biodiversidade local de organismos aeróbicos. 
Resposta da questão 2: [A] 
Como mencionado corretamente na alternativa [A], a criação da Petrobrás foi produto da campanha “O petróleo é nosso” durante o governo Vargas, cujo direcionamento foi imputar ao Estado os investimentos em infraestrutura e indústria de base, a fim de alavancar o crescimento econômico. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não correspondem ao período da criação da Petrobrás. 
Resposta da questão 3: [B] 
Como mencionado corretamente na alternativa [B] a morfologia do relevo do estado é resultado da estrutura geológica submetida aos fatores climáticos. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o estado ocupa a posição meridional e oriental da região nordeste e limita-se a oeste com Goiás e Tocantins, portanto, dois estados de regiões distintas; [C], porque embora tenha o litoral mais extenso, não é o mais acidentado e nem o de maior salinidade; [D], porque a bacia está limitada a leste pelo sistema de falhas; [E], porque a Chapada Diamantina é composta por rochas sedimentares da era Mesozoica. 
Resposta da questão 4: [A] 
Como mencionado corretamente na alternativa [A], o talude continental é a porção do assoalho oceânico entre a plataforma continental e as planícies abissais e, portanto, com forte declividade. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o relevo submarino é mais acidentado que o continental; [C], porque a Dorsal Atlântica estende-se em forma de “S” e, portanto, de direção norte-sul; [D], porque a porção com maior biodiversidade da vida marinha é a plataforma continental; [E], porque a atividade marinha no assoalho oceânico é muito expressiva. 
Resposta da questão 5:
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 8 de 10 
[D] 
Como mencionado corretamente na alternativa [D], as indústrias de bens de capital produzem máquinas e equipamentos para outras indústrias. Estão incorretas as alternativas: [A], porque embora tenha ocorrido desconcentração ou descentralização da indústria, tal processo não resultou na redução do desemprego estrutural; [B], porque as indústrias germinativas, ou seja, indústrias que geram o aparecimento de outras indústrias como as indústrias de base são características da 2ª revolução industrial; [C], porque as indústrias germinativas são típicas dos países periféricos; [E], porque no Brasil, as indústrias de bens intermediários ou bens de capital estão concentradas nas metrópoles, em especial no vale do Paraíba. 
Resposta da questão 6: [A] 
[FALSA] – O capitalismo sofreu alterações em sua história e, portanto, não se manteve intacto. 
[VERDADEIRA] – A afirmativa corresponde à análise da charge. 
[FALSA] – A charge indica a exclusão social como produto do sistema econômico. 
[FALSA] – A desigualdade social é característica do capitalismo e, portanto, com maior ou menor intensidade, ocorre em todo o planeta. 
[VERDADEIRA] – A análise da charge indica a exclusão social como produto do sistema econômico. 
Resposta da questão 7: [B] 
Como mencionado corretamente na alternativa [B], a economia subterrânea subsiste com a ausência de políticas oficiais do Estado. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a urbanização incipiente é característica dos países subdesenvolvidos de uma forma geral; [C], porque não é a explosão demográfica a causa da ocupação desordenada do espaço; [D], porque os bolsões de favelamento não ocorrem como resultado de mutirões; [E], porque embora as características apontadas pela alternativa estejam corretas, estas não ameaçam o desenvolvimento global. 
Resposta da questão 8: [E] 
Como mencionado corretamente na alternativa [E], a crise e o esfacelamento do socialismo na ex-URSS corresponde ao contexto geopolítico em que ocorreu a adoção da abertura econômica chinesa na década de 1980/1990. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a descolonização africana e asiática ocorreu nas décadas do pós 2ª guerra mundial e não correspondem ao contexto da abertura econômica; [B], porque a 2ª guerra mundial não corresponde ao contexto da abertura econômica chinesa e a China não se manteve neutra durante o conflito; [C], porque a revolução cultural ocorreu na década de 1960 e a abertura na década de 1980; [D], porque a guerra fria não foi o contexto da abertura chinesa. 
Resposta da questão 9: [E] 
Como mencionado corretamente na alternativa [E], a China é monopartidarista representada pela ditadura do Partido Comunista ao passo que o Brasil é pluripartidarista. Estão incorretas as alternativas: [A], porque tanto o Brasil como a China foram alvo de ações colonizadoras europeias marcadas por invasões e dominação, apesar de ocorrerem em contextos diferentes e possuírem características diferentes; [B], porque embora sejam populosos, o Brasil não é povoado; [C], porque ambos possuem áreas anecúmenas, ou seja, de difícil ocupação humana, como a Floresta Amazônica ou o Deserto de Gobi; [D], porque a abertura econômica promovida pela China na década de 1980, eliminou as comunas populares, propriedades agrícolas coletivas, resultando na produção agrícola comercial.
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 9 de 10 
Resposta da questão 10: [C] 
Como mencionado corretamente na alternativa [C], a Ferrovia de Bagdá foi, no início do século XX, projetada para interligar Berlim à Bagdá, até então, território do Império Otomano, que via na ferrovia, uma forma de expansão sobre áreas controladas pelos ingleses. Estão incorretas as alternativas: [A], porque ao promover sua política expansionista Napoleão contribuiu para a eliminação do Antigo Regime e, contraditoriamente, fortaleceu os movimento liberais na Europa; [B], porque a corrida colonial do século XIX ocorreu sobre o continente africano e asiático; [D], porque predomina no mundo árabe, desde o processo de descolonização, uma sucessão de regimes seculares e ditatoriais; [E], porque Israel não apoia a Síria ou o Irã. 
Resposta da questão 11: [D] 
[FALSA] – O clima do litoral sírio é mediterrâneo. 
[FALSA] – A Síria faz fronteira ao norte com a Turquia e a leste/sudeste com o Iraque. 
[VERDADEIRA] – As Colinas de Golan foram ocupadas por Israel em 1967 na guerra dos Seis Dias. 
[FALSA] – A base econômica do país é a exportação de petróleo e gás natural. 
[VERDADEIRA] – Embora composto por um mosaico étnico, a Síria manteve-se em relativa estabilidade política até a deflagração da guerra civil em 2011.
LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 
GEOGRAFIA 
Página 10 de 10 
Resumo das questões selecionadas nesta atividade 
Data de elaboração: 25/11/2014 às 00:39 
Nome do arquivo: REVIS?O UNEB 2014-2015 
Legenda: 
Q/Prova = número da questão na prova 
Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro® 
Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo 
1 ............. 130199 ..... Elevada ......... Biologia ......... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
2 ............. 130198 ..... Baixa ............. Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
3 ............. 130202 ..... Elevada ......... Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
4 ............. 130201 ..... Média ............ Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
5 ............. 130196 ..... Elevada ......... Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
6 ............. 130195 ..... Baixa ............. Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
7 ............. 130194 ..... Média ............ Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
8 ............. 130197 ..... Média ............ Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
9 ............. 130206 ..... Elevada ......... Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
10 ........... 130213 ..... Elevada ......... Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 
11 ........... 130200 ..... Média ............ Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha

More Related Content

What's hot

Rocha mat vesp not - pronta (1)
Rocha   mat vesp not - pronta (1)Rocha   mat vesp not - pronta (1)
Rocha mat vesp not - pronta (1)
cesec
 
Gabarito geografia-ufmg-2013-g8-1
Gabarito geografia-ufmg-2013-g8-1Gabarito geografia-ufmg-2013-g8-1
Gabarito geografia-ufmg-2013-g8-1
Waldman SD
 
Revisão geografia com gabarito ufpr 2011 12
Revisão geografia com gabarito ufpr 2011 12Revisão geografia com gabarito ufpr 2011 12
Revisão geografia com gabarito ufpr 2011 12
aroudus
 

What's hot (19)

Rocha mat vesp not - pronta (1)
Rocha   mat vesp not - pronta (1)Rocha   mat vesp not - pronta (1)
Rocha mat vesp not - pronta (1)
 
Gabarito geografia-ufmg-2013-g8-1
Gabarito geografia-ufmg-2013-g8-1Gabarito geografia-ufmg-2013-g8-1
Gabarito geografia-ufmg-2013-g8-1
 
Lista enem 2018_geografia
Lista enem 2018_geografiaLista enem 2018_geografia
Lista enem 2018_geografia
 
Caderno de Questões 01 (Várias Áreas)
Caderno de Questões 01 (Várias Áreas)Caderno de Questões 01 (Várias Áreas)
Caderno de Questões 01 (Várias Áreas)
 
Lista enem 2016
Lista enem 2016Lista enem 2016
Lista enem 2016
 
Lista Enem comentada_2017
Lista Enem comentada_2017Lista Enem comentada_2017
Lista Enem comentada_2017
 
Atividade centro oeste gabarito.
Atividade centro oeste gabarito.Atividade centro oeste gabarito.
Atividade centro oeste gabarito.
 
Provas UNEB 2011 12
Provas UNEB 2011 12Provas UNEB 2011 12
Provas UNEB 2011 12
 
Revisão geografia com gabarito ufpr 2011 12
Revisão geografia com gabarito ufpr 2011 12Revisão geografia com gabarito ufpr 2011 12
Revisão geografia com gabarito ufpr 2011 12
 
Hidrografia
HidrografiaHidrografia
Hidrografia
 
Geo A.4_As atividades humanas e a organização do espaço
 Geo A.4_As atividades humanas e a organização do espaço Geo A.4_As atividades humanas e a organização do espaço
Geo A.4_As atividades humanas e a organização do espaço
 
Atividade sul 1
Atividade sul 1Atividade sul 1
Atividade sul 1
 
Testando conhecimentos de geografia
Testando conhecimentos de geografiaTestando conhecimentos de geografia
Testando conhecimentos de geografia
 
Lista de Exercício China.
Lista de Exercício China.Lista de Exercício China.
Lista de Exercício China.
 
Prova.diagnostica.2 em.geografia
Prova.diagnostica.2 em.geografiaProva.diagnostica.2 em.geografia
Prova.diagnostica.2 em.geografia
 
Aulão de Vespera Colegio Ambiental
Aulão  de Vespera Colegio AmbientalAulão  de Vespera Colegio Ambiental
Aulão de Vespera Colegio Ambiental
 
Enem
EnemEnem
Enem
 
Revisão Comentada Enem 2016
Revisão Comentada Enem 2016Revisão Comentada Enem 2016
Revisão Comentada Enem 2016
 
Recursos naturais1(Sebenta de Geografia A)
Recursos naturais1(Sebenta de Geografia A)Recursos naturais1(Sebenta de Geografia A)
Recursos naturais1(Sebenta de Geografia A)
 

Similar to Lista Revisão UNEB_2014_2015

Questao pr blog
Questao pr blogQuestao pr blog
Questao pr blog
mahmoudpoa
 
Revisão 2° fase da u f p e 2010
Revisão 2° fase da  u f p e  2010Revisão 2° fase da  u f p e  2010
Revisão 2° fase da u f p e 2010
landipaula
 
Reginaldo enem geo 2011
Reginaldo   enem geo 2011Reginaldo   enem geo 2011
Reginaldo enem geo 2011
Ligia Amaral
 
Reginaldo enem geo 2013 (2)
Reginaldo   enem geo 2013 (2)Reginaldo   enem geo 2013 (2)
Reginaldo enem geo 2013 (2)
Ligia Amaral
 
LISTÃO ENEM COMENTADO
LISTÃO ENEM COMENTADOLISTÃO ENEM COMENTADO
LISTÃO ENEM COMENTADO
CADUCOC1
 
Listao Enem Sartre_Comentada
Listao Enem Sartre_ComentadaListao Enem Sartre_Comentada
Listao Enem Sartre_Comentada
CADUCOC
 
Avaliação de geografia estudos complementares 2º ano
Avaliação de geografia estudos complementares 2º anoAvaliação de geografia estudos complementares 2º ano
Avaliação de geografia estudos complementares 2º ano
Atividades Diversas Cláudia
 

Similar to Lista Revisão UNEB_2014_2015 (20)

Questao pr blog
Questao pr blogQuestao pr blog
Questao pr blog
 
Questões PR
Questões PRQuestões PR
Questões PR
 
Fuvest 2013
Fuvest 2013Fuvest 2013
Fuvest 2013
 
Testando conhecimentos de geografia
Testando conhecimentos de geografiaTestando conhecimentos de geografia
Testando conhecimentos de geografia
 
Geografia leonardo - 3ºano - 01
Geografia   leonardo -  3ºano - 01Geografia   leonardo -  3ºano - 01
Geografia leonardo - 3ºano - 01
 
Revisão 2° fase da u f p e 2010
Revisão 2° fase da  u f p e  2010Revisão 2° fase da  u f p e  2010
Revisão 2° fase da u f p e 2010
 
Td 9º ano
Td 9º anoTd 9º ano
Td 9º ano
 
Reginaldo enem geo 2011
Reginaldo   enem geo 2011Reginaldo   enem geo 2011
Reginaldo enem geo 2011
 
Apostila 3ª etapa gabarito eua
Apostila 3ª etapa gabarito euaApostila 3ª etapa gabarito eua
Apostila 3ª etapa gabarito eua
 
Reginaldo enem geo 2013 (2)
Reginaldo   enem geo 2013 (2)Reginaldo   enem geo 2013 (2)
Reginaldo enem geo 2013 (2)
 
Geografia1
Geografia1Geografia1
Geografia1
 
Exercicios corrigidos2092010164414
Exercicios corrigidos2092010164414Exercicios corrigidos2092010164414
Exercicios corrigidos2092010164414
 
LISTÃO ENEM COMENTADO
LISTÃO ENEM COMENTADOLISTÃO ENEM COMENTADO
LISTÃO ENEM COMENTADO
 
Listao Enem Sartre_Comentada
Listao Enem Sartre_ComentadaListao Enem Sartre_Comentada
Listao Enem Sartre_Comentada
 
NÍVEL 3 3º ANO
NÍVEL 3  3º ANONÍVEL 3  3º ANO
NÍVEL 3 3º ANO
 
Avaliação de geografia estudos complementares 2º ano
Avaliação de geografia estudos complementares 2º anoAvaliação de geografia estudos complementares 2º ano
Avaliação de geografia estudos complementares 2º ano
 
2014 concurso da policia
2014 concurso da policia2014 concurso da policia
2014 concurso da policia
 
2014 concurso da policia
2014 concurso da policia2014 concurso da policia
2014 concurso da policia
 
Radix geo 7ano_42a44_respostas
Radix geo 7ano_42a44_respostasRadix geo 7ano_42a44_respostas
Radix geo 7ano_42a44_respostas
 
Atividades urbanizaçao
Atividades urbanizaçaoAtividades urbanizaçao
Atividades urbanizaçao
 

More from Carlos Eduardo Oliveira (6)

1ª LISTA DE REVISÃO GEOGRAFIA CADU
1ª LISTA DE REVISÃO GEOGRAFIA CADU1ª LISTA DE REVISÃO GEOGRAFIA CADU
1ª LISTA DE REVISÃO GEOGRAFIA CADU
 
Texto Ordens Mundiais e Globalização
Texto Ordens Mundiais e GlobalizaçãoTexto Ordens Mundiais e Globalização
Texto Ordens Mundiais e Globalização
 
Aula 2 Geografia_3°ano_pré
Aula 2 Geografia_3°ano_préAula 2 Geografia_3°ano_pré
Aula 2 Geografia_3°ano_pré
 
Aula 1 CADU 2013
Aula 1 CADU 2013Aula 1 CADU 2013
Aula 1 CADU 2013
 
Correção ufba 2012_2º-fase
Correção ufba 2012_2º-faseCorreção ufba 2012_2º-fase
Correção ufba 2012_2º-fase
 
Revisão Geologia Geral 2012 - SARTRE
Revisão Geologia Geral 2012 - SARTRERevisão Geologia Geral 2012 - SARTRE
Revisão Geologia Geral 2012 - SARTRE
 

Lista Revisão UNEB_2014_2015

  • 1. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 1 de 10 1. (Uneb 2014) Bilhões de pessoas devem a vida a uma única descoberta, feita há um século. Em 1909, o químico alemão Franz Haber, da Universidade de Karlsruhe, mostrou como transformar o gás nitrogênio — abundante, e não reagente, na atmosfera, porém inacessível para a maioria dos organismos — em amônia, o ingrediente ativo em adubos sintéticos. Vinte anos depois, quando outro cientista alemão, Carl Bosch, desenvolveu um meio para aplicar a ideia de Haber em escala industrial, a capacidade mundial de produzir alimentos disparou. Nas décadas seguintes, novas fábricas converteram tonelada após tonelada de amônia em fertilizante e hoje se considera a solução Haber-Bosch uma das maiores dádivas da história da saúde pública. (TOWNSEND; HOWARTH, 2010. p. 44). Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre o uso de fertilizantes na agricultura e suas implicações, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) Um dos pilares da “Revolução Verde” é a utilização dos adubos químicos. ( ) O aumento da produtividade agrícola eliminou a fome endêmica na África e no Sudeste Asiático. ( ) O uso excessivo do nitrogênio tem contribuído para o aparecimento de zonas mortas, antes confinadas à América do Norte e à Europa, em outras regiões do Planeta. ( ) A utilização do nitrogênio em larga escala é aconselhável porque, quando as águas pluviais, carregadas de fertilizantes, chegam aos oceanos, ocorre o florescimento de plantas microscópicas, consumidoras de pouco oxigênio. ( ) O aumento da biodiversidade é uma das consequências do uso do nitrogênio, principalmente nos ecossistemas costeiros. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a a) F – V – F – V – V b) F – V – V – F – V c) V – F – V – F – F d) F – F – V – F – V e) V – F – F – V – F 2. (Uneb 2014) Os dados relativos a essa atividade [petrolífera] no Brasil apontam que ainda faltam ser explorados 90% das áreas com chance de descoberta do petróleo e gás natural. Até o fim desta década, a participação desse segmento no PIB nacional deve dobrar e chegar aos 20%. De fato, depois de quase seis décadas do início das atividades de exploração de gás e petróleo no Brasil, apenas 75% dos 7,5 milhões de km2 de bacias sedimentares já foram pesquisados e, dessa área, só 4% estão submetidos à exploração. (GÁS E..., 2013. p. 15). A criação da Petrobras se insere no contexto da relação entre o Estado e economia, cuja discussão se baseava no governo a) Getúlio Vargas, na ideia de que o Estado deveria atuar como principal elemento promotor do processo industrial, controlando os setores estratégicos da economia, como o petróleo e o gás natural. b) Jânio Quadros, no princípio de que a iniciativa privada era incapaz de promover o desenvolvimento industrial, o que resultou na implantação de uma política externa independente, que atraísse investimentos de países socialistas na extração de riquezas minerais. c) Médici, na defesa de uma política ultranacionalista, de rompimento com o capital estrangeiro, do controle estatal sobre as áreas fundamentais para o processo de modernização das forças armadas e de rompimento com a dependência externa. d) Fernando Henrique Cardoso, na inserção do Brasil em um mercado globalizado, salvaguardando, contudo, o controle da infraestrutura e das indústrias de base sob o monopólio estatal.
  • 2. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 2 de 10 e) Luiz Inácio Lula da Silva, na privatização da exploração do petróleo, buscando a rápida elevação dos royalties, a fim de gerar recursos para os investimentos na área de infraestrutura, como portos e estradas. 3. (Uneb 2014) Sobre os aspectos geográficos do Estado da Bahia, é correto afirmar: a) A Bahia se localiza na porção ocidental do Nordeste e limita-se a oeste com quatro estados situados em regiões distintas. b) O estado é constituído por unidades morfológicas cujas formas de relevo são resultantes da interação dos diversos climas, hidrografia e outros fatores. c) O litoral baiano é o mais extenso, o mais acidentado e o que apresenta a maior salinidade nas águas. d) A bacia sedimentar do Recôncavo-Tucano limita-se a oeste com a falha de Salvador, cujo relevo é resultante de sedimentação fluviomarinha. e) A Chapada Diamantina é uma superfície soerguida dobrada, falhada, constituída por rochas magmáticas, formada no período Cenozoico. 4. (Uneb 2014) A existência dos oceanos e dos mares é uma característica notável do planeta Terra. A abundância de água em zonas pouco profundas da crosta terrestre e sua dinâmica influenciam tanto em nível biológico quanto em nível mineral. Com base na afirmação e nos conhecimentos sobre os oceanos, pode-se afirmar: a) O talude continental apresenta os maiores desníveis conhecidos da Terra. b) O relevo submarino é menos acidentado que o continental, e a suavidade de seu contorno se deve à ausência de erosão nas camadas mais profundas, onde predomina o trabalho de acumulação. c) A Dorsal Atlântica é uma cadeia de montanhas que se estende de leste para oeste, tem a forma de um quadrado e é uma formação geológica. d) O talude possui a maior biodiversidade de vida marinha e a maior concentração de minerais. e) A atividade vulcânica marinha é pouco expressiva, o que justifica a ausência de movimentos tectônicos em médias profundidades. 5. (Uneb 2014) Em relação ao processo de industrialização, mundial e no Brasil, é correto afirmar: a) A descentralização das indústrias, nas últimas décadas, possibilitou uma significativa redução do desemprego estrutural, tanto nos países periféricos quanto nos centrais. b) As indústrias germinativas se caracterizam por serem tradicionais e oriundas da Primeira Revolução Industrial.
  • 3. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 3 de 10 c) Nos países centrais, as indústrias germinativas são tradicionais e estão concentradas nas metrópoles. d) As indústrias de bens de capital são responsáveis por equipar outras indústrias, como a agricultura e os serviços de infraestrutura. e) As indústrias de bens intermediários tendem a se localizar próximas aos centros consumidores, porém, no Brasil, elas são as mais dispersas. 6. (Uneb 2014) Com base na análise da charge e nos conhecimentos sobre a organização do espaço mundial e brasileiro e a questão da cidadania, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) O sistema econômico se manteve intacto, interferindo, desde o período colonial, na construção da cidadania e, consequentemente, a única solução para mudar esse quadro seria a adoção de um novo sistema econômico. ( ) A cidadania objetiva, entre outros, a priorização do homem na sociedade, enquanto o sistema econômico empurra o homem para a sua periferia. ( ) O sistema econômico adotado no país impede a participação estatal no processo produtivo, razão pela qual ocorre a excludência. ( ) As interferências do sistema econômico nos direitos do cidadão só ocorrem nas regiões periféricas do país, pois nas regiões centrais o positivo processo produtivo inibe as desigualdades sociais. ( ) O capitalismo contemporâneo promove a exclusão e a desigualdade, retardando o processo de consolidação da cidadania plena. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a a) F – V – F – F – V b) F – V – V – F – V c) V – F – V – F – F d) F – F – V – V – V e) V – F – F – V – F TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Lembranças de Makoko, uma das mais famigeradas comunidades de posseiros em Lagos, na Nigéria — metrópole presa entre a modernidade e a miséria. Com centenas de modos de transferência assíncronos (ATM, na sigla em inglês), recordes de centros de internet e milhões de telefones celulares, essa cidade agitada e congestionada com 8 milhões a 17 milhões de habitantes (dependendo de onde se traça a linha de contorno ou de quem faz a contagem) está conectada à grade global. Centro internacional de negócios empresariais e capital comercial do país mais populoso da África, Lagos atrai perto de 600 mil novos visitantes todos os anos. Mas a maioria dos bairros, mesmo alguns dos melhores, não dispõe de água
  • 4. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 4 de 10 encanada, saneamento básico e eletricidade. Makoko — parte sobre terra firme, parte flutuando sobre lagoas — é uma das comunidades mais carentes da megalópole. Bairros como esse existem no mundo todo. [...] Quando os governos negam a essas comunidades o direito de existir, as pessoas demoram mais para melhorar suas casas. Quando as autoridades do Rio de Janeiro decretaram guerra às favelas nos anos 60, por exemplo, as pessoas temiam ser expulsas de suas casas, ou que estas fossem incendiadas e por isso não tinham pressa em melhorá-las. A maioria das favelas permaneceu primitiva — pouco diferentes das cabanas de barro e dos barracos de madeira de Mumbai e Nairóbi. Mas quando os políticos perceberam a reação e passaram a se comprometer com as comunidades, elas começaram a proliferar sem controle. (NEUWIRTH, 2013. p. 22-24-26). 7. (Uneb 2014) Considerando-se as informações contidas no texto e os conhecimentos sobre a organização do espaço mundial, é correto afirmar: a) As regiões onde a urbanização ainda é incipiente se restringem ao Sudeste Asiático. b) A economia subterrânea, nas favelas, movimenta grandes capitais sem a interferência do Estado. c) A proliferação das favelas nos hemisférios Norte e Sul saiu do controle dos órgãos governamentais, porque a explosão demográfica impede ações que sejam capazes de inibir a ocupação desordenada do solo. d) A formação de mutirões possibilitou aos favelados a urbanização de espaços onde os centros comerciais e o comércio informal compartilham os lucros. e) A informalidade do submundo econômico, nas favelas, é responsável pelo tráfico de drogas, pela violência e por demais mazelas das grandes cidades, ameaçando, assim, o desenvolvimento global. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: I. Antes que o país se abrisse, no fim dos anos 70 [século XX], o sistema de ciência e tecnologia da China empregava um modelo soviético: instituições especializadas conduziam a pesquisa e as universidades, com foco mais restrito, se encarregavam da educação e do treinamento. Esse modelo fracassou porque a pesquisa era separada do ensino, o trabalho interdisciplinar era impossível, os recursos eram escassos e os rígidos controles políticos e a ideologia dominavam. A revolução cultural de 1966 a 1976 fechou todo o ensino superior por uma década e destruiu muito do que havia sido construído anteriormente. Nos anos 90, a China expandiu e reestruturou o ensino superior de forma a atender suas ambições econômicas. (ALTBACH; WANG. 2012. p. 44-45). II. Quem acha que o Brasil de hoje é um país pobre — e é mesmo — pode ter uma certeza com teor de verdade 100%: o Brasil de quarenta anos atrás era várias vezes pior. Por pior que fosse, porém, era melhor que a China no quesito pobreza. (SILÊNCIO..., 2013. p. 148). 8. (Uneb 2014) As mudanças ocorridas na China se inserem em um contexto mais amplo de transformações ocorridas nas relações geopolíticas internacionais, a partir da segunda metade do século XX, a exemplo a) do processo de descolonização afro-asiática, apoiado militarmente pelos Estados Unidos, que resultou o rompimento estadunidense com a Europa e a formação do bloco dos não alinhados, liderados pela França e pela Inglaterra. b) da política de neutralidade chinesa, no processo da Segunda Guerra Mundial, visto que esse conflito ficou confinado à disputa entre os regimes capitalistas ocidentais e o modelo autoritário socialista soviético.
  • 5. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 5 de 10 c) da deflagração da Revolução Cultural Chinesa, que democratizou o Partido Comunista chinês, abrindo caminho para a abertura econômica e a atração do capital estrangeiro, proporcionando o rápido crescimento econômico. d) da Coexistência Pacífica, implantada pela Guerra Fria, que provocou o rompimento da China com a União Soviética e no apoio da China aos guerrilheiros talibãs contrários à invasão militar soviética no Afeganistão. e) da crise do socialismo real, na União Soviética, para qual contribuíram a Perestroika — reestruturação econômica —, e a Glasnost — transparência política. 9. (Uneb 2014) Sobre as semelhanças e diferenças entre o Brasil e a China, ontem e hoje, é correto afirmar que a) ambos tiveram uma colonização de povoamento, o que explica seu subdesenvolvimento. b) são países populosos, povoados, com a mesma estrutura etária e o mesmo crescimento demográfico. c) se verifica a ausência de áreas anecúmenas, nos dois países. d) a China, em relação ao espaço rural, na última década, implantou a maior distribuição de renda da Ásia, enquanto, no Brasil, houve uma concentração do agronegócio. e) a China, na esfera política, possui um partido único enquanto o Brasil adota o pluripartidarismo. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: Desde o início de 2011, revoluções jovens, modernas e seculares depuseram os ditadores da Tunísia e do Egito, causando uma onda de revoltas que avançou além de suas fronteiras. Esses movimentos de protesto ganharam o nome de Primavera Árabe. [...] No entanto, a Primavera Árabe, que, num primeiro momento, encheu de esperança a população árabe, tomou rumos complexos, com os choques de interesses entre grupos políticos e forças econômicas e militares. A repressão aos protestos provocou levantes armados de grupos com apoio estrangeiro, intervenções militares externas e multiplicou áreas de conflitos. (A PRIMAVERA..., 2013. p. 72). 10. (Uneb 2014) Os conflitos e tensões no mundo árabe tornaram-se motivo de grande preocupação mundial, neste início do século XXI, porém não são os únicos na história das sociedades. Em relação aos conflitos internacionais, pode-se afirmar: a) O Império Napoleônico, ao tentar impedir o estabelecimento de regimes liberais e a abolição do Antigo Regime, na Europa, o que iria ameaçar a supremacia industrial francesa no continente europeu, deflagrou um conflito de dimensões continentais. b) A corrida imperialista do século XIX, tendo como foco principal a África, relegou o Oriente Médio ao segundo plano, o que permitiu que essa região se desenvolvesse de forma autônoma e independente em relação aos interesses capitalistas europeus. c) A disputa pelas áreas produtoras de petróleo, no Oriente Médio, opôs os interesses alemães e ingleses, no contexto da Primeira Guerra Mundial, fato agravado pela construção da Estrada de Ferro Berlim – Bagdá. d) A imposição de regimes democráticos no Oriente Médio e no norte da África, pelos Estados Unidos, durante a Guerra Fria, funcionou como um mecanismo de contenção à imposição de regimes autoritários apoiados pela União Soviética. e) Os grupos terroristas Al Qaeda e Hamas, interessados na instabilidade política do Oriente Médio, têm fornecido armas e munições aos movimentos rebeldes, enquanto Israel, temeroso da instalação de regimes fundamentalistas islâmicos na região, apoia os governos autoritários sírio e iraniano. 11. (Uneb 2014) Sobre a Síria, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas. ( ) O clima do litoral sírio é do tipo subtropical, o que explica as elevadas densidades demográficas da porção ocidental do país. ( ) A Síria faz fronteira com a Turquia e o Iraque, na sua porção meridional.
  • 6. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 6 de 10 ( ) O apoio que o governo sírio presta ao grupo islâmico Hezbollah é um dos motivos da ocupação das Colinas de Golã, antigo território sírio, pelos israelenses. ( ) A economia síria é baseada nas atividades secundárias, com destaque para a indústria bélica e de precisão. ( ) A atual guerra civil na Síria abalou décadas de convivência pacífica entre os diversos grupos étnicos que habitam o país. A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a a) F – V – F – F – V b) F – V – F – V – V c) V – F – V – V – F d) F – F – V – F – V e) V – F – V – F – F
  • 7. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 7 de 10 Gabarito Comentado: Resposta da questão 1: [C] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] [VERDADEIRA] – A revolução verde, programa desenvolvido nas décadas de 1960/1970, objetivou tecnificar a produção agropecuária em países subdesenvolvidos, aumentando a produção e a produtividade e criando a dependência tecnológica destes com os países desenvolvidos, estando aí, inclusa a utilização de insumos como o adubo químico. [FALSA] – Embora tenha havido aumento da produtividade na agricultura, não ocorreu erradicação da fome. [VERDADEIRA] – O uso intensivo de nitrogenados reduz o número de espécies vegetais. [FALSA] – O acumulo de nitrogênio na água resultará em eutrofização, com a proliferação de algas, bactérias e plânctons que consomem o oxigênio. [FALSA] – O uso do nitrogênio resulta em diminuição da biodiversidade. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] O aumento da produtividade agrícola não eliminou a fome endêmica verificada em determinadas regiões da África e do Sudoeste asiático. A utilização em larga escala de fertilizantes nitrogenados é desaconselhada, porque esse nutriente inorgânico provoca a eutrofização das águas continentais, tornando-as inaproveitadas para o uso, além de contaminar as águas costeiras. A proliferação excessiva de micro-organismos em coleções de águas continentais eutrofizadas reduz a biodiversidade local de organismos aeróbicos. Resposta da questão 2: [A] Como mencionado corretamente na alternativa [A], a criação da Petrobrás foi produto da campanha “O petróleo é nosso” durante o governo Vargas, cujo direcionamento foi imputar ao Estado os investimentos em infraestrutura e indústria de base, a fim de alavancar o crescimento econômico. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não correspondem ao período da criação da Petrobrás. Resposta da questão 3: [B] Como mencionado corretamente na alternativa [B] a morfologia do relevo do estado é resultado da estrutura geológica submetida aos fatores climáticos. Estão incorretas as alternativas: [A], porque o estado ocupa a posição meridional e oriental da região nordeste e limita-se a oeste com Goiás e Tocantins, portanto, dois estados de regiões distintas; [C], porque embora tenha o litoral mais extenso, não é o mais acidentado e nem o de maior salinidade; [D], porque a bacia está limitada a leste pelo sistema de falhas; [E], porque a Chapada Diamantina é composta por rochas sedimentares da era Mesozoica. Resposta da questão 4: [A] Como mencionado corretamente na alternativa [A], o talude continental é a porção do assoalho oceânico entre a plataforma continental e as planícies abissais e, portanto, com forte declividade. Estão incorretas as alternativas: [B], porque o relevo submarino é mais acidentado que o continental; [C], porque a Dorsal Atlântica estende-se em forma de “S” e, portanto, de direção norte-sul; [D], porque a porção com maior biodiversidade da vida marinha é a plataforma continental; [E], porque a atividade marinha no assoalho oceânico é muito expressiva. Resposta da questão 5:
  • 8. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 8 de 10 [D] Como mencionado corretamente na alternativa [D], as indústrias de bens de capital produzem máquinas e equipamentos para outras indústrias. Estão incorretas as alternativas: [A], porque embora tenha ocorrido desconcentração ou descentralização da indústria, tal processo não resultou na redução do desemprego estrutural; [B], porque as indústrias germinativas, ou seja, indústrias que geram o aparecimento de outras indústrias como as indústrias de base são características da 2ª revolução industrial; [C], porque as indústrias germinativas são típicas dos países periféricos; [E], porque no Brasil, as indústrias de bens intermediários ou bens de capital estão concentradas nas metrópoles, em especial no vale do Paraíba. Resposta da questão 6: [A] [FALSA] – O capitalismo sofreu alterações em sua história e, portanto, não se manteve intacto. [VERDADEIRA] – A afirmativa corresponde à análise da charge. [FALSA] – A charge indica a exclusão social como produto do sistema econômico. [FALSA] – A desigualdade social é característica do capitalismo e, portanto, com maior ou menor intensidade, ocorre em todo o planeta. [VERDADEIRA] – A análise da charge indica a exclusão social como produto do sistema econômico. Resposta da questão 7: [B] Como mencionado corretamente na alternativa [B], a economia subterrânea subsiste com a ausência de políticas oficiais do Estado. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a urbanização incipiente é característica dos países subdesenvolvidos de uma forma geral; [C], porque não é a explosão demográfica a causa da ocupação desordenada do espaço; [D], porque os bolsões de favelamento não ocorrem como resultado de mutirões; [E], porque embora as características apontadas pela alternativa estejam corretas, estas não ameaçam o desenvolvimento global. Resposta da questão 8: [E] Como mencionado corretamente na alternativa [E], a crise e o esfacelamento do socialismo na ex-URSS corresponde ao contexto geopolítico em que ocorreu a adoção da abertura econômica chinesa na década de 1980/1990. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a descolonização africana e asiática ocorreu nas décadas do pós 2ª guerra mundial e não correspondem ao contexto da abertura econômica; [B], porque a 2ª guerra mundial não corresponde ao contexto da abertura econômica chinesa e a China não se manteve neutra durante o conflito; [C], porque a revolução cultural ocorreu na década de 1960 e a abertura na década de 1980; [D], porque a guerra fria não foi o contexto da abertura chinesa. Resposta da questão 9: [E] Como mencionado corretamente na alternativa [E], a China é monopartidarista representada pela ditadura do Partido Comunista ao passo que o Brasil é pluripartidarista. Estão incorretas as alternativas: [A], porque tanto o Brasil como a China foram alvo de ações colonizadoras europeias marcadas por invasões e dominação, apesar de ocorrerem em contextos diferentes e possuírem características diferentes; [B], porque embora sejam populosos, o Brasil não é povoado; [C], porque ambos possuem áreas anecúmenas, ou seja, de difícil ocupação humana, como a Floresta Amazônica ou o Deserto de Gobi; [D], porque a abertura econômica promovida pela China na década de 1980, eliminou as comunas populares, propriedades agrícolas coletivas, resultando na produção agrícola comercial.
  • 9. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 9 de 10 Resposta da questão 10: [C] Como mencionado corretamente na alternativa [C], a Ferrovia de Bagdá foi, no início do século XX, projetada para interligar Berlim à Bagdá, até então, território do Império Otomano, que via na ferrovia, uma forma de expansão sobre áreas controladas pelos ingleses. Estão incorretas as alternativas: [A], porque ao promover sua política expansionista Napoleão contribuiu para a eliminação do Antigo Regime e, contraditoriamente, fortaleceu os movimento liberais na Europa; [B], porque a corrida colonial do século XIX ocorreu sobre o continente africano e asiático; [D], porque predomina no mundo árabe, desde o processo de descolonização, uma sucessão de regimes seculares e ditatoriais; [E], porque Israel não apoia a Síria ou o Irã. Resposta da questão 11: [D] [FALSA] – O clima do litoral sírio é mediterrâneo. [FALSA] – A Síria faz fronteira ao norte com a Turquia e a leste/sudeste com o Iraque. [VERDADEIRA] – As Colinas de Golan foram ocupadas por Israel em 1967 na guerra dos Seis Dias. [FALSA] – A base econômica do país é a exportação de petróleo e gás natural. [VERDADEIRA] – Embora composto por um mosaico étnico, a Síria manteve-se em relativa estabilidade política até a deflagração da guerra civil em 2011.
  • 10. LISTA REVISÃO UNEB 2014-2015 GEOGRAFIA Página 10 de 10 Resumo das questões selecionadas nesta atividade Data de elaboração: 25/11/2014 às 00:39 Nome do arquivo: REVIS?O UNEB 2014-2015 Legenda: Q/Prova = número da questão na prova Q/DB = número da questão no banco de dados do SuperPro® Q/prova Q/DB Grau/Dif. Matéria Fonte Tipo 1 ............. 130199 ..... Elevada ......... Biologia ......... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 2 ............. 130198 ..... Baixa ............. Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 3 ............. 130202 ..... Elevada ......... Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 4 ............. 130201 ..... Média ............ Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 5 ............. 130196 ..... Elevada ......... Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 6 ............. 130195 ..... Baixa ............. Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 7 ............. 130194 ..... Média ............ Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 8 ............. 130197 ..... Média ............ Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 9 ............. 130206 ..... Elevada ......... Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 10 ........... 130213 ..... Elevada ......... Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha 11 ........... 130200 ..... Média ............ Geografia ...... Uneb/2014 ........................... Múltipla escolha