Your SlideShare is downloading. ×
Vidioeteca CAPSI
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Vidioeteca CAPSI

155
views

Published on

A Videoteca Psi é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Psicologia da UFAL e consiste em um acervo de filmes e documentários a disposição de estudantes, professores e funcionários do curso, no intuito …

A Videoteca Psi é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Psicologia da UFAL e consiste em um acervo de filmes e documentários a disposição de estudantes, professores e funcionários do curso, no intuito de compartilhar conhecimentos de forma mais dinâmica através do cinema.
As obras disponíveis tem por prioridade abordar temáticas relevantes ao conhecimento psicológico, porém, não descartam a inclusão de temáticas diversas.

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
155
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A VIDEOTECA PSI é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Psicologia da UFAL, e consiste em um acervo de filmes e documentários a disposição de estudantes, professores e funcionários do curso, no intuito de compartilhar conhecimentos de forma mais dinâmica através do cinema. As obras disponíveis tem por prioridade abordarem temáticas relevantes ao conhecimento psicológico, porém, não descarta a inclusão de temáticas diversas. Estas obras estão disponibilizadas em DVDs para aluguel com um valor simbólico de R$ 1,00 cada, dinheiro este que será arrecadado para financiamento das atividades e despesas do C.A.. A lista dos filmes ficará disponível nos murais do bloco, no grupo do C.A. no facebook (esta com sinopse e fotos dos filmes) e uma na coordenação do curso. A reserva dos DVDs poderá ser feita por enquanto via facebook e na coordenação curso.
  • 2.  DOCUMENTÁRIOS: 1. "Coorporação, A" (2007) 2. "Cortina de Fumaça" (2011) 3. "Estamira" (2004) 4. História das Religiões (3 DVDs) 5. "Juízo" (2007) De onde viemos, para onde vamos e porque estamos aqui. Povos de diversas partes do mundo, em épocas diferentes, cada um à sua maneira procuraram responder estas perguntas. Em cada um destes DVDs encontram-se algumas respostas, vistas a partir da ótica espiritual ou racional das mais diversas correntes religiosas existentes mundo afora. EUA; 617 min. (a série completa) Temas: religião; fliosofia. Estamira conta a história de uma mulher de 63 anos que sofre de distúrbios mentais e trabalha há mais de vinte anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho, um local renegado pela sociedade, que recebe diariamente mais de oito mil toneladas de lixo produzido no Rio de Janeiro. Direção: Marcos Prado; Brasil; 121 min. Temas: distúrbios mentais; sociedade. Juízo acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e do julgamento por roubo, tráfico, homicídio, nas audiências e visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores. Direção: Maria Augusta Ramos; Brasil; 90 min. Temas: juventude; sistema penal; sociedade. Assim como o comunismo, a Igreja e a monarquia em outras épocas, a corporação é hoje a instituição dominante. Este complexo e divertido documentário mostra as repercussões da hegemonia das corporaçães na sociedade e na vida das pessoas. Direção: Mark Achbar, Jennifer Abbott; Canadá; 145 min. Temas: capitalismo; corporações; sociedade; sustentabilidade. Documentário que põe em discussão a política de drogas vigente no mundo, com foco na cidade do Rio de Janeiro, através de entrevistados nacionais e internacionais. Direção: Rodrigo Mac Niven; Brasil; 88 min. Temas: drogas; políticas públicas; sociedade.
  • 3. 6. "Lixo Extraordinário" (2009) 7. "Ônibus 174" (2002) 8. "Sigmund Freud – Análise de Uma Mente" (1995) 9. "Titicut Follies" (1967) 10. "Utopia e Barbárie" (2010) O documentário relata a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de Caxias (RJ), até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir para prestigiadas casas de leilões internacionais. Direção: João Jardim, Karen Harley, Lucy Walker; Brasil, Reino Unido; 90 min. Temas: sociedade; arte. Partindo da II Guerra Mundial, o filme faz uma revisão nos eventos políticos e econômicos, que desde a metade do século XX elevaram ao risco e até ao desaparecimento dos sonhos de igualdade, de justiça e harmonia, em busca de entender as questões que mobilizam esses dias tumultuados: a utopia e a barbárie. Direção: Silvio Tendler; Brasil; 120 min. Temas: política; sociedade; história. Documentário censurado por 25 anos. Um retrato desolador e pitoresco das condições vividas pelos detentos no Manicômio Judiciário de Bridgewater, Massachusetts, na década de 60. Titicut Follies documenta o modo como os internos são tratados pelos funcionários - guardas, assistentes sociais e psiquiatras. Direção: Frederick Wiseman; EUA; 84 min. Temas: Manicômio; psiquiatria; loucura. Documentário do The History Channel sobre a vida e a obra do pai da psicanálise, revelando detalhes da vida de Freud pouco conhecidos. Duração: 50 min. Temas: biografia; psicanálise. Documentário sobre o jovem rapaz que seqüestrou um ônibus no Centro do Rio de Janeiro em 2000 e transformou a vida de todos os passageiros em um verdadeiro inferno. O caso serve como reflexão para o filme, que vê todos os lados da história, construindo um triste reflexo da realidade da nossa sociedade em geral. Direção: José Padilha; Brasil; 150 min. Temas: sociedade; violência; sistema penal; exclusão social.
  • 4.  FILMES:  COLEÇÃO CHAPLIN: 11."Garoto, O/ Vida de Cachorro" (1921/1918) 12."Grande Ditador, O" (1940) 13."Tempos Modernos" (1936) Um operário fica louco com o ritmo intenso do trabalho braçal onde consegue o seu ganha pão. Demitido, acaba parando em um hospital. Quando sai, é confundido durante um protesto comunista e acaba preso. Em meio a toda essa confusão, ainda arruma tempo para ajudar uma jovem órfã. Direção: Charles Chaplin; EUA; Comédia; 87 min. Temas: capitalismo; modernidade. Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Direção: Charles Chaplin; EUA; Cmédia/Drama; 124 min. Temas: preconceito; guerra. O Garoto: O Vagabundo acaba encontrando um bebê em uma lata de lixo deixado por uma mãe desesperada e decide levá-lo para sua pobre casa, adotando-o. Vida de Cachorro: O vagabundo Carlitos salva a vida de um cachorro que está sendo atacado por outros cães. Com o cão escondido dentro de suas calças, o vagabundo entra num salão de baile, onde uma cantora é explorada pelo proprietário do estabelecimento. Direção: Charles Chaplin; EUA; Comédia/Drama; 63/35 min. Temas: adoção; infância; exploração; exclusão social.
  • 5. 14."Anticristo" (2009) 15."Cisne Negro" (2010) 16."Crash – No Limite" (2004) 17."Don Quixote" (1957) 18."Entre os Muros da Escola" (2008) François e seus colegas professores preparam o novo ano letivo em uma difícil escola da periferia parisiense munidos das melhores intenções. A sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, testemunha os choques entre as diferentes culturas. E por mais inspiradores e divertidos que sejam os adolescentes, seu difícil comportamento pode acabar com qualquer entusiasmo de professores mal pagos. Direção: Laurent Cantet; França; Drama; 128 min. Temas: educação; escola; racismo; imigração. Nina é uma bailarina veterana que se vê presa em um confronto competitivo com uma dançarina rival chamada Lilly. O fato é que, em determinado momento de tensão, Nina não sabe mais se sua rival é ou não uma ilusão em sua cabeça. Direção: Darren Aronofsky; EUA; Drama/Suspense; 108 min. Temas: transtorno de personalidade; dança; competição. Um acidente de carro em Los Angeles provoca a colisão de várias raças. A cultura de cada um, seus julgamentos e crenças serão colocados agora em conflito, em uma sólida análise dos conflitos raciais nos Estados Unidos. Direção: Paul Haggis; EUA; Drama; 113 min. Temas: preconceito; sociedade. Aclamada versão da obra-prima de Miguel de Cervantes, faz uma leitura marxista da história do excêntrico e sonhador fidalgo Don Quixote, que parte pelo mundo como cavaleiro andante, ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança, lutando contra moinhos e defendendo oprimidos, acreditando sempre no amor e na justiça. Direção: Grigori Kozintsev; Rússia; Comédia/Aventura; 111 min. Temas: loucura; idealismo; exploração; burguesia. Um casal em luto após a morte do filho se isola no “Éden”, uma isolada cabana na floresta, onde esperam se recuperar da perda e do casamento em crise. Porém, a natureza assume o curso e as coisas vão de mal a pior. Direção: Lars Von Trier; Alemanha/Dinamarca/França/Itália/Suécia; Drama/Terror; 100 min. Temas: sexo; culpa; natureza.
  • 6. 19."Estranho no Ninho, Um" (1975) 20."Freud, Além da Alma" (1962) 21."Laranja Mecânica" (1971) 22."Mary e Max - Uma Amizade Diferente" (2009) 23."Melhor é Impossível" (1997) McMurphy é um condenado que pensa poder fugir do trabalho na prisão fingindo ser louco. Ele é então enviado a um sanatório, onde deve lidar com uma realidade triste e dura, além de ter que encarar a enfermeira Mildred Ratched, que dificulta as coisas para ele. Direção: Milos Forman; EUA; Comédia/Drama; 133 min. Temas: manicômio; psiquiatria; sociedade. O obsessivo-compulsivo Melvin Udall é um preconceituoso escritor que tem como alvos principais Simon, um artista gay, que é seu vizinho e tem um cachorrinho, e Carol Connelly, uma garçonete que enfrenta problemas por ser mãe solteira e ter um filho doente. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar. Direção: James L. Brooks; EUA; Comédia; 139 min. Temas: TOC; homofobia. Alex é um jovem líder de uma gangue de delinquentes que tem por diversão cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Ao voltar às ruas, regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas. Direção: Stanley Kubrick; Inglaterra; Drama/Policial; 138 min. Temas: comportamentalismo; sociedade; violência. Pseudo-biografia de Sigmund Freud, descrevendo apenas um período de cinco anos (a partir de 1885), época em que Freud estudava os casos de histeria e passou a utilizar a hipnose, que viria a se tornar uma prática no tratamento psiquiátrico. Direção: John Huston; EUA; Drama; 140 min. Temas: psicanálise; biografia. Uma história de amizade epistolar entre dois correspondentes muito improváveis: Mary, uma solitária menina de oito anos que vive no subúrbios de Melbourne, e Max, um homem obeso e obsessivo de 44 anos que vive em Nova York. Direção: Adam Eliot; Austrália; Animação/Drama/Comédia; 80 min. Temas: amizade; solidão; transtorno psicológico.
  • 7. 24."Mente Brilhante, Uma" (2001) 25."Método Perigoso, Um" (2011) 26."Persona - Quando Duas Mulheres Pecam" (1966) 27."Precisamos Falar Sobre o Kevin" (2011) 28."Psicose" (1960) Cinebiografia dos psicanalistas Sigmund Freud e Carl Jung, focalizando a relação entre os personagens e o triângulo amoroso formado com uma paciente. Direção: David Cronenberg; Alemanha, França, Canadá, Reino Unido, Suiça; Drama; 100 min. Temas: Psicanálise; biografia. Uma enfermeira é encarregada de cuidar de uma atriz que, apesar de física e psicologicamente sã, se recusa a falar. Como o tratamento dentro do hospital não parece ser o mais eficaz, as duas vão morar numa casa de verão onde, com a convivência, as duas se aproximam e se mostram, cada uma a sua maneira. Direção: Ingmar Bergman; Suécia; Drama; 85 min. Temas: psicologia analítica; maternidade; personalidade. A história real da dura vida do matemático John Nash, que no meio do século passado revolucionou as teorias econômicas com suas idéias originais que ele tanto procurou. A história começa com sua vida na faculdade e vai até 1994, quando o mesmo ganhou o prêmio Nobel. Direção: Ron Howard; EUA; Drama; 135 min. Temas: esquizofrenia; biografia. Depois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion (Janet Leigh) foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores. Direção: Alfred Hitchcock; EUA; Suspense; 109 min. Temas: transtorno psicológico. Eva é uma mulher que deixou seu trabalho e ambições de lado para poder dar à luz Kevin. Quando seu filho completa 16 anos, comete um crime de graves consequências, dividindo Eva entre a culpa e o amor materno. Direção: Lynne Ramsay; EUA/Reino Unido; Drama/Suspense; 112 min. Temas: maternidade; culpa; relações familiares; psicopatia.
  • 8. 29."Quando Nietzsche Chorou" (2007) 30."Réquiem Para Um Sonho" (2000) 31."V de Vingança" (2005) 32."Vidas Secas" (1963) No paupérrimo Nordeste brasileiro, uma família luta pela sobrevivência em meio a seca e a miséria que assolam suas vidas. Adaptação da obra de Graciliano Ramos, é uma das grandes obras-primas do cinema brasileiro. Direção: Nelson Pereira dos Santos; Brasil; Drama; 103 min. Temas: sertão; miséria; sobrevivência. Baseado na obra de Alan Moore e David Lloyd, a história se passa em uma Grã-Bretanha futurista, imersa em uma política fascista, onde um justiceiro conhecido como V usa táticas terroristas para se opôr à sociedade. Quando resgata a jovem Evey Hammond das mãos da polícia, ela se torna sua incomum aliada. Direção: James McTeigue; Alemanha/EUA; Ação/Drama; 132 min. Temas: totalitarismo; vingança; política; preconceito; sociedade. O filme conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud, que é chamado para tratar da depressão de Nietzsche através da técnica da “terapia através da fala”. O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanálise. Direção: Pinchas Perry; EUA; Drama; 105 min. Temas: filosofia; psicanálise. Uma jornada profunda no mundo das drogas através de quatro personagens. Uma mãe torna-se viciada em comprimidos para emagracer, enquanto o filho injeta-se todos os dias com o amigo e a namorada. Suas vidas logo se tornarão um inferno e seus destinos prometem não ser dos melhores. Direção: Darren Aronofsky; EUA; Drama; 100 min. Temas: drogas; relações familiares; mídia.

×