Your SlideShare is downloading. ×
Nanotecnologia Trabalho
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Nanotecnologia Trabalho

113
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
113
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Nanotecnologia Bryan, Flavio, Jonas, Mekyur, João Paulo, Sandro Breder, Pablo A
  • 2. Resumo A primeira vez em que se falou em nanotecnologia já faz muito tempo. Um físico chamado Richard Feynman comentou em Dezembro de 1959 sobre um breve conceito desta tecnologia. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver. Esta tecnologia não foi criada somente para ajudar na informática, mas para revolucionar de maneira geral em qualquer área onde fosse necessário. Atualmente, pode-se relatar a aplicação da nanotecnologia na Medicina, na Química, na Física quântica, nas indústrias que criam protótipos aeroespaciais, refinarias e muitas tantas outras áreas.
  • 3. O que é nanotecnologia? Nanotecnologia é a manipulação da matéria na escala próxima ao tamanho dos átomos para produzir novas estruturas, materiais e dispositivos. Os materiais exibem propriedades únicas em nível nanométrico, o que altera seu comportamento físico, químico e biológico. Nela usamos a medida do “nanômetro”, que equivale a um bilionésimo de metro.
  • 4. Como surgiu A primeira vez em que se falou em nanotecnologia já faz muito tempo. Um físico chamado Richard Feynman comentou em Dezembro de 1959 sobre um breve conceito desta tecnologia. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver.
  • 5. Aplicações A nanotecnologia está associada a diversas áreas como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia para pesquisa e produção na escala nano. O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem.
  • 6. Possíveis vantagens e desvantagens • • • • • • • • • Cura do câncer, da radiação e das infecções hospitalares. Vidas serão salvas a partir da reconstrução de células. Envelhecimento poderá ser evitado. Armas nucleares poderão ser aperfeiçoadas. Extrema exploração do ambiente. Desencadear o nano tráfico. Criar moléculas nocivas. Aparecimento de um novo. vírus ou de uma nova droga.
  • 7. Considerações Importantes Um dos possíveis problemas é a nano poluição que é gerada por nano materiais ou durante a confecção destes. Este tipo de poluição, formada por nano partículas que podem ser muito perigosas uma vez que flutuem facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias. Devido ao seu pequeno tamanho, os nano poluentes podem entrar nas células de seres humanos, animais e plantas. Como a maioria destes nano poluentes não existe na natureza, as células provavelmente não terão os meios apropriados de lidar com eles, causando danos ainda não conhecidos.
  • 8. Nanotecnologia no Brasil Apesar de pouco divulgada no Brasil a nanotecnologia tem aqui o seu espaço. Institutos como o Centro de Nanociência e Nanotecnologia César Lattes inaugurado em 2008, o centro realiza pesquisas em TI na área de nano semicondutores. Outra referência em nanotecnologia no Brasil é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), que desenvolve pesquisas para desenvolvimento de plásticos biodegradáveis, cosméticos, tudo isso de forma simples e a um custo baixo.
  • 9. Curiosidade Uniforme Inteligente Este uniforme inteligente é feito com fibras no seu interior que possui um fluído que pode se tornar sólido todas as vezes em que o tecido for perfurado por um projétil, permitindo o engessamento imediato de um membro fraturado. Esta está equipada com sistemas de sensores que permite além de bloquear as toxinas, controlar os sinais vitais. Juntamente com este projeto , esta sendo estudada uma bota que permite que o soldado pule em grandes distâncias. Dentre outras possibilidades em estudos como: cabines virtuais, visão de retina aguçada, etc.
  • 10. Conclusão Diante de todos estes fatos a nanotecnologia nos coloca hoje em uma situação em que devemos refletir sobre o modo como buscamos a evolução, pois corremos o risco de perder o controle sobre algo criado por nós mesmos, em principio para o benefício de todos, mas que se utilizado de forma irresponsável, poderá nos levar a situações de reversão difícil ou quase impossível. O cenário que se revela para a humanidade agora, nos leva a dois caminhos possíveis: o da evolução ou o da extinção, cabe aos seres humanos, fazer com que o caminho seja o da evolução, a partir do uso responsável de descobertas e de tecnologias, com respeito à natureza e ao meio ambiente.