• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Livro de Cozinha Vegetariana
 

Livro de Cozinha Vegetariana

on

  • 6,654 views

Livro de cozinha vegetariana, realizado por Cecília Pacheco, aluna do curso de cozinha(reactivar)

Livro de cozinha vegetariana, realizado por Cecília Pacheco, aluna do curso de cozinha(reactivar)

Statistics

Views

Total Views
6,654
Views on SlideShare
5,365
Embed Views
1,289

Actions

Likes
1
Downloads
460
Comments
0

25 Embeds 1,289

http://comersaudavel.blogspot.com 532
http://comersaudavel.blogspot.pt 362
http://comersaudavel.blogspot.com.br 287
http://reactivarecozinhar.blogspot.com 46
http://reactivarecozinhar.blogspot.pt 24
http://translate.googleusercontent.com 8
http://www.comersaudavel.blogspot.com.br 4
http://comersaudavel.blogspot.no 3
http://comersaudavel.blogspot.it 3
http://comersaudavel.blogspot.ch 2
http://comersaudavel.blogspot.com.es 2
http://comersaudavel.blogspot.de 2
http://reactivarecozinhar.blogspot.it 2
http://comersaudavel.blogspot.hu 1
http://comersaudavel.blogspot.co.uk 1
http://reactivarecozinhar.blogspot.fr 1
http://comersaudavel.blogspot.ie 1
http://reactivarecozinhar.blogspot.de 1
http://reactivarecozinhar.blogspot.com.es 1
http://reactivarecozinhar.blogspot.co.nz 1
http://comersaudavel.blogspot.fr 1
http://reactivarecozinhar.blogspot.com.br 1
http://www.slideshare.net 1
http://www.blogger.com 1
http://comersaudavel.blogspot.be 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Livro de Cozinha Vegetariana Livro de Cozinha Vegetariana Presentation Transcript

    • Curso de Cozinha (Reactivar) tipo 2 Ano Lectivo 2010/2011 Disciplina: T.I.C. BebidasEntradas Sopas Pratos Saladas Sobremesas principais C.B.P
    • Definição do vegetarianismo♂Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos deorigem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentosderivados (ex., gelatina feita com base em ossos animais).♂Ser vegetariano, do ponto de vista nutricional, significa apenas não se alimentar decarnes de qualquer tipo (vaca, frango, peixe, carneiro, avestruz, espargo, frutos do mar...) enem de produtos que contenham esses alimentos.♂O vegetariano não come nada que fuja, esboce reacção de fuga ou sofrimento quandoestá vivo.♂Se uma pessoa come algum tipo de carne, mesmo que ocasionalmente, ela não évegetariana.♂Podemos utilizar a definição de semivegetariano para quem é predominantementevegetariano, ou utiliza carne ocasionalmente (menos de 3 refeições por semana).♂Atenção: vegetariano não vive de verduras e legumes. Esses alimentos fazem parte daalimentação, mas não são a base da dieta vegetariana.♂A alimentação vegetariana é uma maneira agradável de se obteruma boa saúde, ao mesmo tempo que se poupam os outrosanimais e a própria Terra. O padrão de refeições vegetarianas ébaseado numa larga variedade de alimentos que satisfazem, sãodeliciosos e saudáveis.
    • MenusEntradasSopasPratosprincipaisSaladasSobremesasBebidasGlossário
    • ENTRADASé a comida leve que se serve antes do prato principalde uma refeição, normalmente acompanhado por umabebida.
    • Receitas de entradas1) Mimos tostados 9) Molho de tzatziki e azeitonas pretas2) Pakoras de vegetais sortidos 10) Patê de queijo, alho e ervas3) Crepes chineses 11) Pakoras de cogumelos com alho4) Soufflés de cogumelos e alho 12) Cebolas à Grega5) Basmati pilaf com especiarias 13) Chamuças de legumes com caju6) Patê de mistura de feijões 14) Mini-folhados de legumes7) Molho de lentilhas com amêndoas e 15) Rolo de couve-flor pinhões8) Sonhos fofos em iogurte
    • Mimos TostadosINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS125 g de queijo ricotta125 g de queijo consistente, ralado finamente2 colheres de chá de salsa, cortada em pedaços60 g de mistura de oleaginosas, picadas3 colheres de sopa de ervas picadas, tais comoSalsa, cebolinho, manjerona, ligúrica e cerefólio2 colheres de sopa de paprikaPimentaRaminhos de ervas aromáticas, para guarnecerPREPARAÇÃO- Misture os dois tipos de queijo. Junte a salsa e a pimenta e trabalhe tudo até ficar bemcombinado.- Molde pequenas bolas com a mistura e coloque-as num prato. Tape e leve ao frigoríficodurante 20 minutos até ficarem firmes.- Espalhe as oleaginosas picadas sobre um tabuleiro de forno e coloque-o debaixo de umagrelha previamente aquecida até ficarem ligeiramente douradas. Cuidado já que podemqueimar-se facilmente. Deixe-as arrefecer.- Ponha as oleaginosas, as ervas e a paprika em 3 tigelas pequenas separadas. Retire asbolas de queijo do frigorífico e divida-as por três pilhas iguais. Enrole uma parte das bolasde queijo nas oleaginosas, outra nas ervas e a terceira na paprika, virando-as para quefiquem bem revestidas.- Disponha as bolas de queijo revestidas alternadamente numa grande travessa. Leve aofrigorífico até estarem prontas para servir e guarneça-as com raminhos de ervas frescas.
    • Pakoras de vegetais sortidosINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS6 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico1/2 colher de chá de sal1 colher de chá de piripiri em pó1 colher de chá de fermento1+1/2 colheres de chá de sementes de cominhos brancos1 colher de chá de sementes de romã300 ml de águaFolhas de coentros frescos, finamente picadasVegetais à sua escolha: couve-flor cortada em pequenos florícolas; cebolas cortadas emanéis; batatas às rodelas; beringelas cortadas às rodelas; ou folhas de espinafres frescosÓleo, para fritarPREPARAÇÃO- Peneire a farinha de grão para uma grande taça. Junte o sal, o piripiri em pó, o fermento,os cominhos e as sementes de romã e misture tudo muito bem. Junte a água e bata atéformar um polme homogéneo.- Adicione os coentros e misture. Reserve o polme.- Mergulhe os vegetais preparados à sua escolha no polme, sacudindo cuidadosamente oexcesso.- Aqueça o óleo numa caçarola de fundo pesado. Coloque os vegetais no óleo e frite-os. emporções, virando uma vez. Repita este processo até usar todo o polme.- Transfira os vegetais envoltos em polme para papel absorvente e deixe escorrer. Sirvaimediatamente.
    • Crepes ChinesesINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS chalotas e esfarripe a couve-chinesa.•5 cogumelos chineses secos (se não - Aqueça as 2 colheres de sopa de óleo numencontrar à venda, use cogumelos de wok. Junte os cogumelos, a cenoura e oschapéu aberto) rebentos de bambu e frite durante 2 minutos,•1 cenoura grande mexendo sempre. Acrescente as chalotas, a60 g de rebentos de bambu enlatados couve-chinesa, os rebentos de soja e o molho•2 chalotas de soja. Tempere com sal e frite durante 2•60 g de couve-chinesa minutos. Deixe arrefecer.•2 colheres de sopa de óleo vegetal - Divida a mistura em 12 porções iguais e•225 g de rebentos de soja coloque uma porção na extremidade de cada•1 colher de sopa de molho de soja invólucro para crepe. Dobre as partes•12 invólucros para crepe laterais e enrole cada um, barrando a junção•1 ovo, batido com um pouco de ovo batido para selar.•Óleo vegetal, para fritar - Frite os crepes Chineses, por várias levas,•Sal em óleo quente num wok ou numa frigideiraPREPARAÇÃO grande durante 4-5 minutos até ficarem- Coloque os cogumelos secos numa tigela dourados e estaladiços. Cuidado para que opequena e tape com água morna. Deixe-os a óleo não esteja demasiado quente, senãodemolhar durante 20-25 minutos. os crepes Chineses ficarão queimados por- Escorra os cogumelos e esprema-os do fora antes de cozinharem por dentro. Retireexcesso de água. Retire os centros duros e os crepes Chineses e deixe-os escorrer sobrecorte os chapéus dos cogumelos em lâminas papel absorvente. Mantenha cada leva mornafinas. Corte a cenoura e os rebentos de enquanto as outras estão a ser cozinhadas.bambu em juliana muito fina. Pique as Sirva de imediato.
    • Soufflés de Cogumelos e AlhoINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS Retire do lume. Adicione o leite e coloque no lume. Deixe ferver mexendo até engrossar.50 g de manteiga - Incorpore o molho na mistura de cogumelos75 g de cogumelos achatados cortados em e junte as duas gemas de ovo batidas.pedaços Tempere a gosto com sal e pimenta.2 colheres de chá de sumo de lima - Bata as claras em castelo e envolva na2 dentes de alho, esmagados mistura de cogumelos completamente2 colheres de sopa de manjerona, cortada em incorporadas.pedaços - Divida a mistura pelas taças de soufflé.2 colheres de sopa de farinha Coloque as taças sobre um tabuleiro de forno225 ml de leite e cozinhe em forno previamente aquecido, aSal e Pimenta 200° C, durante cerca de 8-10 minutos ou até2 ovos, gemas e claras separadas os soufflés crescerem e estaremPREPARAÇÃO completamente cozinhados. Insira um palito- Unte ligeiramente quatro taças individuais no centro dos soufflés para ver se estão bempara soufflés de 150 ml com um pouco de cozinhados, este deve sair limpo. Casomanteiga. contrário, cozinhe durante mais alguns- Derreta 25 g de manteiga numa caçarola. minutos, mas se for em demasia ficarão comJunte os cogumelos, o sumo de lima e o alho uma consistência semelhante a borracha.e salteie durante 2-3 minutos. Retire a Sirva imediatamente.mistura de cogumelos da caçarola com umaescumadeira e transfira para uma tigelagrande. Inclua a manjerona.- Derreta a manteiga restante numa panela.Junte a farinha e coza durante 1 minuto.
    • Basmati Pilaf com EspeciariasINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS cebolas e o talo dos brócolos e cozinhe em lume brando, mexendo frequentemente, durante 3500 g de arroz basmati minutos. Adicione os cogumelos, o arroz, o alho e as175 g de brócolos, arranjados especiarias e cozinhe durante 1 minuto, mexendo,6 colheres de sopa de óleo vegetal até o arroz estar bem envolvido no óleo.2 cebolas grandes, picadas - Acrescente o caldo a ferver e tempere a gosto com225 g de cogumelos, laminados sal e pimenta. Inclua os florícolas de brócolos e volte2 dentes de alho, esmagados a deixar a mistura levantar fervura. Tape, reduza o6 vagens de carda momo, separadas lume e cozinhe em lume brando durante 15 minutos6 cravos-da-índia inteiros sem destapar a caçarola.8 grãos de pimenta preta - Retire do lume e deixe repousar 5 minutos sem1 pau de canela ou pedaço de casca de cássia destapar. Junte as passas e os pistácios e misture1 colher de chá de açafrão-da-índia em pó tudo lentamente com um garfo para descolar os1,2 l de caldo de legumes ou água a ferver grãos. Sirva quente.Sal e pimenta VARIANTE60 g de passas-de-uva, sem grainhas Para enriquecer o gosto, pode adicionar uma colher60 g de pistácios sem sal, grosseiramente picados de ghee vegetal à da mistura de arroz mesmo antesPREPARAÇÃO de servir. Um-Coloque o arroz num passador e lave bem debaixo pouco de pimento vermelho cortado em cubos ede água fria corrente. Escorra. Apare a maior parte algumas ervilhas cozidas esmagadas com um garfodo talo dos brócolos, e corte em florícolas. Em adicionadas no passo 4 conferem um toque colorido.seguida corte o talo em quartos longitudinalmentee a seguir na diagonal empedaços de 1 cm.- Aqueça o óleo numa grande caçarola. Junte as
    • Patê de Mistura de FeijõesINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS400 g de mistura de feijões enlatados, escorridos2 colheres de sopa de azeiteSumo de 1 limão2 dentes de alho, esmagados1 colher de sopa de coentros, picados2 chalotas, picadasSal e pimentaChalotas às tiras, para guarnecerPREPARAÇÃO- Lave bem os feijões debaixo de água fria corrente e escorra bem.- Transfira os feijões para uma trituradora e triture-os até ficarem homogéneos. Comoalternativa, coloque os feijões numa tigela e esmague-os bem com um garfo ou esmagadorde batata.- Junte o azeite, o sumo de limão, o alho, os coentros e as chalotas e triture até ficar tudohomogéneo. Tempere com sal e pimenta a gosto.- Transfira o patê para uma taça de servir e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 30minutos.- Guarneça com tiras de chalota e sirva.
    • Molho de Lentilhas com Amêndoas e PinhõesINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS60 g de manteiga legumes. Deixe ferver, reduza o lume e1 cebola pequena, picada cozinhe lentamente, destapado, durante 25-90 g de lentilhas vermelhas (masoor dhaal) 30 minutos, até as lentilhas estarem tenras.300 ml de caldo de legumes Escorra-as bem.60 g de amêndoas escaldadas - Derreta a manteiga restante numa pequena60 g de pinhões caçarola. Adicione as amêndoas e os pinhões1/2 colher de chá de coentros em pó e frite-os em lume brando, mexendo1/2 colher de chá de cominhos, moídos frequentemente até ficarem dourados. Retire1/2 colher de chá de raiz de gengibre do lume.fresca, ralada - Coloque as lentilhas, as amêndoas e os1 colher de chá de coentros frescos, picados pinhões com a manteiga restante numSal e pimenta processador de alimentos. Junte os coentrosRaminhos de coentros frescos, para em pó, os cominhos, o gengibre e os coentrosguarnecer frescos. Triture tudo durante 15-20 segundos até a mistura ficar homogénea. ComoPARA SERVIR alternativa, passe as lentilhas por umVegetais frescos crus passador, reduza-as a puré e depois misture-Palitos de pão as com as oleaginosas finamente picadas, as especiarias e as ervas.PREPARAÇÃO - Tempere o molho com sal e pimenta e-Derreta metade da manteiga numa guarneça com raminhos de coentros frescos.Frigideira e frite a cebola em lume médio, Sirva com vegetais frescos crus e palitos demexendo frequentemente, até ficar dourada. pão.- Acrescente as lentilhas e o caldo de
    • Sonhos Fofos em IogurteINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS200 g de urid dhaal em pó lume quando o óleo ficar demasiado quente.1 colher de chá de fermento Coloque os sonhos de parte.1/2 colher de chá de gengibre em pó - Deite o iogurte numa tigela separada. Junte300 ml de água 300 ml de água e o açúcar e misture bemÓleo para fritar com uma batedeira ou garfo. Reserve.400 ml de iogurte natural - Para fazer a masala, toste os coentros em5 colheres de sopa de açúcar pó e os cominhos brancos numa caçarola atéMASALA escurecerem um pouco e libertarem o seu6 colheres de sopa de coentros em pó aroma. Pique-os grosseiramente numa6 colheres de sopa de cominhos brancos em trituradora ou esmague-os num almofariz.pó Junte as malaguetas vermelhas esmagadas e25 g de malaguetas vermelhas, esmagadas o ácido cítrico e misture tudo muito bem.100 g de ácido cítrico - Polvilhe os sonhos com cerca de 1 colher deMalaguetas vermelhas frescas, picadas para sopa de masala e guarde a restante numguarnecer frasco hermético para uso futuro. GuarneçaPREPARAÇÃO com malaguetas vermelhas cortadas. Sirva- Misture o urid dhaal em pó numa grande com a mistura de iogurte reservada.tigela com o fermento e o gengibre. Adicionea água e misture até formar uma pasta.- Aqueça o óleo numa caçarola funda. Deite opolme, uma colher de chá de cada vez, e friteos sonhos até ficarem dourados, baixando o
    • Molho de Tzatziki e Azeitonas PretasINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS1/2 pepino ao frigorífico durante 20-30 minutos.225 g de iogurte natural espesso - Para fazer o molho de azeitonas pretas,1 colher de sopa de hortelã, picada coloque o alho esmagado e as azeitonasSal e pimenta numa trituradora durante 15-20 segundos.4 pães pittas Como alternativa, pique-os muito finamente.MOLHO - Junte o azeite, o sumo de limão e a salsa à2 dentes de alho, esmagados trituradora e triture durante mais alguns125 g de azeitonas pretas, sem caroço segundos. Como alternativa, misture-os com4 colheres de sopa de azeite o alho e as azeitonas picadas e esmague-os.2 colheres de sopa de sumo de limão Tempere com sal e pimenta.1 colher de sopa de salsa, picada - Envolva os pães pitta em folha de alumínio ePARA GUARNECER coloque-os sobre uma grelha durante 2-3Raminhos de hortelã minutos, virando-os uma vez para ficaremRaminhos de salsa bem aquecidos. Como alternativa, aqueça noPREPARAÇÃO forno ou sob a grelha. Corte em pedaços e-Para fazer o tzatziki, descasque o pepino e sirva com o molho de tzatzikie as azeitonascorte-o grosseiramente. Polvilhe-o com sal pretas, guarnecidas com raminhos de hortelãe deixe repousar durante 15-20 minutos. e de salsa frescas.Enxagúe com água fria e escorra bem.- Misture o pepino, o iogurte e a hortelã.Tempere a gosto com sal e pimenta etransfira para uma taça de servir. Tape e leve
    • Patê de Queijo, Alho e ErvasINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS1 colher de sopa de manteiga - Bata o queijo fresco numa grande tigela até1 dente de alho, esmagado ficar homogéneo e junte-lhe o alho e as3 chalotas, finamente picadas chalotas. Adicione as ervas e mexa tudo125 g de queijo fresco muito bem.2 colheres de sopa de mistura de ervas - Acrescente o cheddar e trabalhe a misturapicadas, tais como até formar uma pasta dura. Tape e leve aosalsa, cebolinho, manjerona, orégãos e frigorífico até estar pronta para servir.manjericão - Para fazer as tostas finas, torre fatias de175 g de queijo cheddar forte, finamente pão de ambos os lados e depois retire-lhes asralado côdeas. Usando uma faca de pão afiada,Pimenta corte as fatias horizontalmente para fazer4-6 fatias de pão de grossura média fatias muito finas. Corte-as em triângulos eVerdes mistos para salada e tomates- torre ligeiramente os lados não tostados atécereja, para servir ficarem dourados.PARA GUARNECER - Disponha a mistura de verdes para saladaPaprika em pó em 4 pratos de servir com os tomates-cereja.Raminhos de ervas aromáticas Coloque o patê de queijo por cima e polvilhePREPARAÇÃO com um pouco de paprika. Guarneça com- Derreta a manteiga numa pequena caçarola raminhos de ervas frescas e sirva com ase cozinhe ligeiramente o alho e as chalotas tostas finas.durante 3-4 minutos até ficarem brandos.Deixe arrefecer.
    • Pakoras de Cogumelos com AlhoINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS175 g de farinha de grão-de-bico ao polme e deixe a mistura repousar durante1/2 colher de chá de sal 10 minutos. Encha uma frigideira ou caçarola1/4 colher de chá de fermento até um terço com óleo vegetal e aqueça-o a1 colher de chá de sementes de cominhos 180° C ou até um cubo de pão alourar em 301/2-1 colher de chá de piripiri em pó segundos. Baixe o cesto até ao óleo quente.200 ml de água - Entretanto, misture os cogumelos no polme,2 dentes de alho, esmagados mexendo para os revestir. Retire poucos de1 cebola pequena, finamente picada cada vez e coloque-os no óleo quente. FriteÓleo vegetal, para fritar durante 2 minutos até ficarem dourados.500 g de cogumelos brancos, arranjados e - Retire os cogumelos da frigideira com umalimpos escumadeira e escorra-os em papelGomos de limão e raminhos de coentros, absorvente enquanto cozinha os restantes dapara guarnecer. mesma forma. - Sirva-os quentes, salpicados com sal grossoPREPARAÇÃO e guarnecidos com gomos de limão e- Ponha a farinha de grão, o sal, o fermento, raminhos de coentros.os cominhos e o piripiri em pó numa taça emisture tudo muito bem. Faça um buraco nocentro da mistura e incorpore gradualmentea água, mexendo bem até formar um polme.- Adicione o alho esmagado e a cebola picada
    • Cebolas à GregaINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS450 g de chalotas3 colheres de sopa de azeite3 colheres de sopa de mel líquido2 colheres de sopa de vinagre de vinho com alho3 colheres de sopa de vinho branco seco1 colher de sopa de concentrado de tomate2 talos de aipo, cortados às rodelas2 tomates, sem sementes e picadosSal e pimentaFolhas de aipo, picadas, para guarnecerPREPARAÇÃO- Descasque as chalotas. Aqueça o azeite numa panela grande, junte as chalotas e frite,mexendo, durante 3-5 minutos até começarem a alourar.- Adicione o mel e cozinhe em lume forte durante mais 30 segundos, juntando em seguida ovinagre de vinho com alho e o vinho branco seco, mexendo bem.- Acrescente o concentrado de tomate, o aipo e os tomates e deixe a mistura ferver.Cozinhe em lume forte durante 5-6 minutos. Tempere a gosto e deixe arrefecerligeiramente.- Guarneça com as folhas de aipo picadas e sirva morno. Como alternativa, leve aofrigorífico antes de servir.
    • Chamuças de Legumes com CajuINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS350 g de batatas, cortadas em cubos frigideira e cozinhe a cebola, a mistura de batata eSal ervilhas, o gengibre, o alho e as especiarias durante125 g de ervilhas congeladas 2 minutos. Junte o sumo de limão e deixe cozinhar3 colheres de sopa de óleo vegetal suavemente, destapado, durante 2 minutos. Retire do1 cebola, picada lume e esmague ligeiramente as batatas e asPedaço de raiz de gengibre fresca de 2,5 cm, picada ervilhas. Acrescente as amêndoas de caju e depois1 dente de alho, esmagado mexa bem e tempere com sal.1 colher de chá de garam masala - Para fazer a massa, ponha a farinha numa tigela e2 colheres de chá de pasta de caril suave incorpore a manteiga. Misture o leite para formar1/2 colher de chá de sementes de cominhos uma massa. Amasse-a ligeiramente e divida-a em 62 colheres de chá de sumo de limão porções. Molde cada porção numa bola e achate-a60 g de amêndoas de caju sem sal, picadas sob a forma de uma rodela com 18 cm de diâmetro.grosseiramente Corte cada uma ao meio.Óleo vegetal, para fritar - Divida o recheio igualmente pelos semicírculos deRaminhos de coentros, para guarnecer massa, espalhando-o até 5 mm das extremidades.Chutney de manga, para servir Humedeça as extremidades da massa a toda a volta com água e dobre-as obtendo formas triangulares,MASSA pressionando bem as pontas para selar por completo225 g de farinha o recheio.60 g de manteiga - Aqueça o óleo vegetal numa frigideira a 180° C, até6 colheres de sopa de leite morno um cubo de pão dourar em 30 segundos. Frite as chamuças, poucas de cada vez, virando-asPREPARAÇÃO frequentemente até ficarem douradas e aquecidas- Coza as batatas numa panela com água a ferver por completo. Deixe-as escorrer sobre papelcom sal durante 5 minutos. Junte as ervilhas e coza absorvente e mantenha-as quentes enquanto cozinhadurante mais 4 minutos até as batatas estarem as restantes. Guarneça com raminhos de coentros etenras. Escorra-as bem. Aqueça o óleo numa sirva quentes com o chutney de manga.
    • Mini-folhados de LegumesINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS450 g de massa folhada1 ovo, batido corte um quadrado mais pequeno de 7,5 cm dentro de cada quadrado maior.RECHEIO - Barre com ovo batido e cozinhe em forno225 g de batata-doce, cortada em cubos previamente aquecido, a 200° C, durante 20100 g de pontas de espargos jovens minutos até ganharem volume e dourarem.2 colheres de sopa de manteiga ou - Entretanto, para fazer o recheio, coza amargarina batata-doce numa panela de água a ferver1 alho-francês, cortado às rodelas durante 15 minutos até ficar tenra. Escorra2 cogumelos pequenos de chapéu bem e reserve. Branqueie os espargos emaberto, laminados água a ferver durante cerca de 10 minutos1 colher de chá de sumo de lima até ficarem tenros. Escorra e reserve.1 colher de chá de tomilho, picado - Tire os quadrados de massa folhada doPitada de mostarda seca forno, cortando com cuidado os quadradosSal e pimenta centrais com uma faca afiada. Retire-os e - Derreta a manteiga numa caçarola e salteiePREPARAÇÃO o alho-francês e os cogumelos durante 2-3-Corte a massa em 4 pedaços iguais. minutos. Junte o sumo de lima, o tomilho e aEstenda cada pedaço sobre uma mesa mostarda, tempere bem e adicione a batata-ligeiramente polvilhada com farinha até doce e os espargos. Deite a mistura para osformar quadrados de 12,5 cm. Coloque quadrados de massa folhada, tape-os com ossobre um tabuleiro de forno humedecido e quadrados menores que reservou e sirva.
    • Rolo de Couve-florINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS requeijão. Tempere com noz-moscada,1 couve-flor pequena, dividida em florícolas mostarda, sal e pimenta. Bata as claras em4 ovos, separados castelo e incorpore-as na mistura.90 g de queijo cheddar, ralado - Espalhe o preparado de forma regular na60 g de requeijão forma. Coza em forno previamente aquecido,Pitada de noz-moscada, ralada a 190° C, durante 20-25 minutos até crescer e1/2 colher de chá de mostarda em pó dourar.Sal e pimenta - Pique os agriões, reservando alguns pés para guarnecer. Derreta a manteiga numaRECHEIO pequena caçarola. Coza os agriões, mexendo,1 molho de agriões ou rúcula, arranjado durante 3 minutos, até murcharem. Adicione60 g de manteiga a farinha e em seguida o iogurte e deixe25 g de farinha cozer durante 2 minutos. Junte os queijos.175 ml de iogurte natural - Desenforme a massa para um pano de loiça25 g de queijo cheddar, ralado humedecido coberto com papel vegetal.60 g de requeijão Retire o papel e reserve durante um minuto para deixar fugir o vapor. Enrole a massa,PREPARAÇÃO incluindo uma nova folha de papel,- Forre uma forma baixa com papel vegetal. começando por um dos cantos.- Coza a couve-flor a vapor até ficar tenra e - Desenrole a massa, espalhe o recheio atédepois passe-a por água fria e escorra. cerca de 2,5 cm das extremidades e volte aTriture a couve-flor numa trituradora ou enrolar. Transfira para um tabuleiro de fornopique-a em pedaços e passe-a através de um e depois polvilhe com o cheddar restante epassador, pressionando-a. leve de novo ao forno durante 5 minutos.- Batas as gemas de ovo, junte depois a Sirva imediatamente se preferir quente oucouve-flor, metade de queijo cheddar e de deixe arrefecer por completo.
    • SOPASé uma comida líquida ou pastosa e elemento fundamentalda gastronomia. Os ingredientes da sopa são tão variadosquanto as mais diversas culinárias, podendo incluirvegetais (batata, cebola, couve, cenoura, etc.).
    • Receitas de sopas1) Sopa de queijo fresco e ervas 9) Sopa de tomate-chucha2) Sopa indiana de batata e ervilhas 10) Sopa de feijões mistos3) Sopa de abacate e legumes 11) Sopa de abóbora4) Sopa de batata e lentilhas verdes 12) Sopa de ervilhas mentoladas e iogurte5) Sopa de brócolos e batata 13) Sopa espessa de cebola6) Sopa de gaspacho 14) Sopa de couve-flor e brócolos7) Sopa de pêra abacate e hortelã 15) Sopa espanhola de tomate8) Sopa de inverno
    • Sopa de Queijo Fresco e ErvasINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS panela. Deixe ferver em lume moderado.25 g de manteiga ou margarina Baixe o lume, tape e cozinhe em lume brando•2 cebolas, picadas durante 20 minutos.•850 ml de caldo de legumes - Retire a panela do lume. Com uma varinha•25 g de mistura de ervas picadas mágica reduza a sopa a puré. Comogrosseiramente, tais como salsa, cebolinho, alternativa, passe-a por um passadortomilho, manjericão e orégãos empurrando-a com a parte de trás de uma•200 g de queijo fresco colher de pau para outra panela.•1 colher de sopa de amido de milho - Reserve um pouco do queijo para guarnecer.•1 colher de sopa de leite Deite o restante na sopa e mexa até derreter•Cebolinho picado, para guarnecer e ficar incorporado.PREPARAÇÃO DA SOPA DE QUEIJO FRESCO E - Misture o amido de milho com o leite atéERVAS obter uma pasta e incorpore-a na sopa.- Derreta a manteiga numa grande panela de Aqueça, mexendo constantemente, atéfundo pesado. Junte as cebolas e salteie-as engrossar e ficar homogénea.em lume médio durante 2 minutos, tape e - Verta a sopa para tigelas individuaisreduza o lume. Continue a refogar as cebolas aquecidas. Deite parte do queijo reservadodurante 5 minutos e depois retire a tampa. em cada tigela e guarneça com cebolinho.- Junte o caldo de legumes e as ervas à Sirva de imediato.
    • Sopa Indiana de Batata e Ervilhas PREPARAÇÃOINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS - Aqueça o óleo vegetal numa grande panela. Junte as batatas, a cebola e o alho e salteie•2 colheres de sopa de óleo vegetal em lume brando, mexendo constantemente,•225 g de batata farinhenta, cortada em durante 1 minuto.cubos - Adicione o garram masala , os coentros em•1 cebola grande, picada pó e os cominhos e cozinhe, mexendo•2 dentes de alho, esmagados constantemente, durante 1 minuto.1 colher de chá de garram masala - Acrescente o caldo de legumes e a•1 colher de chá de coentros em pó malagueta vermelha e deixe a mistura ferver.•1 colher de chá de cominhos em pó Baixe o lume, tape a panela e cozinhe•850 ml de caldo de legumes durante 20 minutos até as batatas se•1 malagueta vermelha, picada começarem a desfazer.•100 g de ervilhas congeladas - Junte as ervilhas e cozinhe durante mais 5•4 colheres de sopa de iogurte natural minutos. Incorpore o iogurte e tempere a•Sal e pimenta gosto com sal e pimenta.•Coentros, picados, para guarnecer - Deite em tigelas de sopa aquecidas,•Pão aquecido, para servir guarneça com coentros frescos picados e sirva quente com pão aquecido.
    • Sopa de Abacate e Legumes - Descasque o abacate e esmague a polpa com um garfo, junte o sumo de limão e reserve até ser necessário.INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS - Aqueça o óleo numa grande panela. Junte o•1 abacate grande e maduro milho, os tomates, o alho, o alho-francês e a2 colheres de sopa de sumo de limão malagueta e salteie em lume brando durante•1 colher de sopa de óleo vegetal 2-3 minutos até os legumes amolecerem.•50 g de milho enlatado, escorrido - Coloque metade da mistura de legumes•2 tomates, descascados e sem sementes numa trituradora ou misturadora, juntamente•1 dente de alho, esmagado com o abacate esmagado e triture até ficar•1 alho-francês, picado tudo homogéneo. Transfira a mistura para•1 malagueta vermelha, picada uma panela limpa.•425 ml de caldo de legumes - Adicione o caldo de legumes, o leite e os•150 ml de leite legumes reservados e cozinhe em lume•Alho-francês, às rodelas, para guarnecer brando durante 3-4 minutos até estar quente. Transfira para tigelas individuais aquecidas,PREPARAÇÃO DA SOPA DE ABACATE E guarneça com alho-francês às rodelas e sirvaLEGUMES imediatamente.
    • Sopa de Batata e Lentilhas VerdesINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS lume brando, mexendo constantemente, durante 5 minutos.•2 colheres de sopa de óleo vegetal - Junte as lentilhas verdes à panela e mexa•2 batatas com casca, cortadas em cubos para misturar tudo muito bem.•2 cebolas, cortadas em cubos - Verta o caldo de legumes para a panela e75 g de lentilhas verdes partidas deixe ferver. Reduza para lume brando e•1 l de caldo de legumes cozinhe durante 35 minutos até as batatas•5 colheres de sopa de queijo gruyère, estarem cozidas e as lentilhas tenras.ralado - Entretanto, faça os cubos de pão tostado.•Sal e pimenta Derreta a manteiga numa caçarola. Junte oCUBOS DE PÃO TOSTADOS alho, a salsa e os cubos de pão e cozinhe,•40 g de manteiga virando frequentemente, durante 2 minutos,•1 dente de alho, esmagado até os cubos ficarem dourados por todos os•1 colher de sopa de salsa, picada lados.•1 fatia grossa de pão branco, cortado em - Incorpore o queijo ralado na sopa e temperecubos a gosto com sal e pimenta. Aqueça ligeiramente até o queijo começar a derreter.PREPARAÇÃO DA SOPA DE BATATA E - Coloque a sopa em tigelas individuaisLENTILHAS VERDES aquecidas e salpique com cubos de pão- Aqueça o óleo vegetal numa grande panela. tostado. Sirva de imediato.Junte as batatas e as cebolas e salteie em
    • Sopa de brócolos e batataINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS tapado, durante 25 minutos até as batatas•2 colheres de sopa de azeite estarem tenras.•2 batatas, cortadas em cubos - Transfira a sopa para uma trituradora ou•1 cebola, cortada em cubos misturadora por várias levas e passe-a até a•225 g de florícolas de brócolos mistura ficar homogénea. Como alternativa,•125 g de queijo azul, esboroado passe os legumes por um passador•1 l de caldo de legumes pressionando-os com a parte de trás de uma150 ml de natas espessas colher de pau.•Pitada de papríka - Volte a colocar o puré numa panela limpa e•Sal e pimenta incorpore as natas e a pitada de papríka . Tempere a gosto com sal e pimenta.PREPARAÇÃO DA SOPA DE BRÓCOLOS E - Branqueie os florícolasBATATA de brócolos reservados num pouco de água a- Aqueça o azeite numa grande panela. Junte ferver durante 2 minutos, depois retire-os daa batata e a cebola. Salteie, mexendo panela com uma escumadeira.constantemente, durante 5 minutos. - Deite a sopa em tigelas individuais- Reserve alguns florícolas de brócolos para aquecidas e guarneça com os florícolasguarnecer e junte os restantes à panela. de brócolos e uma pitada de papríka. Sirva aAdicione o queijo e o caldo de legumes. sopa de brócolos e batata imediatamente.- Deixe ferver, reduza o lume e cozinhe,
    • Sopa de gaspachoINGREDIENTES PARA 6 PESSOAS grande tigela e acrescente o pimento verde picado.•1/2 pepino pequeno - Triture os tomates, a cebola e o alho numa•1/2 pimento verde pequeno, sem trituradora, junte depois o azeite, o vinagre, osementes e finamente picado sumo de limão e o concentrado de tomate e•500 g de tomate maduro, descascado ou triture bem até ficar homogéneo. Em400 g de tomate picado enlatado alternativa, pique finamente o tomate e rale•1/2 cebola, picada grosseiramente finamente a cebola, misturando-os depois•2-3 dentes de alho, esmagados com o alho, o azeite, o vinagre, o sumo de3 colheres de sopa de azeite limão e o concentrado de tomate.•2 colheres de sopa de vinagre de vinho - Acrescente a mistura de tomate à tigela ebranco mexa bem, juntando em seguida o sumo de•1 -2 colheres de sopa de sumo de limão ou tomate e voltando a mexer.de lima - Tempere a gosto, tape a tigela com película•2 colheres de sopa de concentrado de aderente e gele bem, durante pelo menos 6tomate horas e de preferência mais tempo para que•450 ml de sumo de tomate os sabores se possam misturar.•Sal e pimenta - Prepare os acompanhamentos de pimento verde, anéis de cebola e cubos de pão dePARA SERVIR alho e disponha-os em tigelas individuais.•Pimento verde, picado - Sirva a sopa em tigelas, de preferência a•Anéis finos de cebola partir de uma terrina de sopa colocada na•Cubos de pão de alho mesa com os acompanhamentos em redor. Vá passando os acompanhamentos para quePREPARAÇÃO os convidados se sirvam.-Rale grosseiramente o pepino para uma
    • Sopa de Pêra abacate e hortelãINGREDIENTES PARA 6 PESSOAS durante 3 minutos, até ficarem macias e40 g de manteiga ou margarina translúcidas.6 chalotas, cortadas as rodelas - Junte a farinha e cozinhe, mexendo sempre,1 dente de alho, esmagado durante 1-2 minutos. Acrescente gradualmente o25 g de farinha caldo, deixando depois ferver. Deixe cozinhar em600 ml de caldo de legumes lume brando enquanto prepara as pêras-abacates.2 pêras-abacates maduras - Descasque os abacates, tire-lhes o caroço e pique2-3 colheres de chá de sumo de limão grosseiramente. Junte á sopa juntamente com opitada de casca de limão ralada sumo e a raspa de limão e os temperos. Tape e deixe150 ml de leite cozer durante 10 minutos ate ficarem macios.150 ml de natas simples - Arrefeça a sopa ligeiramente, passe-a através de1-1 1/4 colheres de sopa de hortelã, picada sal e um passador fazendo pressão com a parte de trás depimenta uma colher ou reduza o puré com a varinha mágica.ramos de hortelã, para guarnecer - Acrescente o leite e as natas, ajustando depois os temperos, e junte a hortelã. Tape e deixe arrefecerPÃO DE ALHO COM HORTELÃ completamente.125 g de manteiga - Para fazer o pão de alho com hortelã, deixe1-2 colheres de sopa de hortelã picada 1-2 dentes de amolecer a manteiga e bata-a juntando a hortelã e oalho, esmagados alho. Corte o pão em fatias grossas, mas deixando-as1 baguete de pão integral ou branco ligadas entre si pela crosta inferior. Barre cada fatia corn a manteiga e volte a ligar o pão. Envolva-o emPREPARAÇÃO folha de alumínio e coloque-o no forno previamente-Derreta a manteiga numa grande caçarola de fundo aquecido, a 180°C, durante 15 minutos.pesado. Junte as chalotas e o dente de alho e deixe - Sirva a sopa guarnecida com um ramo de hortelã erefogar em lume brando, mexendo ocasionalmente, acompanhada pelo pão de alho corn hortelã.
    • Sopa de InvernoINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS2 colheres de sopa de azeite2 alhos-franceses, cortados em concentrado de tomate, a folha derodelas finas 2 courgettes, picadas louro, o caldo de legumes e o grão-de-2 dentes de alho, esmagados bico. Deixe levantar fervura, baixe o800 g de tomate enlatado, picado lume e coza, mexendo de vez em1 colher de sopa de concentrado de quando, durante 5 minutos.tomate - Corte os espinafres em farrapos finos,1 folha de louro junte depois à sopa e deixe ferver900 ml de caldo de legumes durante 2 minutos. Tempere a gosto400 g de grão-de-bico de com sal e pimenta.lata, escorrido 225 g de espinafres - Retire a folha de louro. Deite numa25 g de queijo parmesão, raspado terrina de sopa e polvilhe por cima comfinamente sal e pimenta o queijo parmesão. Sirva com pãopão estaladiço, para servir estaladiço.PREPARAÇÃO- Aqueça o azeite numa caçarola defundo pesado. Junte o alho-francês e ascourgettes em rodelas e cozinhe emlume brando, mexendo constantemente,durante 5 minutos.-Acrescente o alho, o tomate picado, o
    • Sopa de Tomate-chuchaINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS2 colheres de sopa de azeite PREPARAÇÃO2 cebolas vermelhas, picadas - Aqueça o azeite numa manjericão e pise tudo num2 talos de aipo, picados caçarola grande. Junte as almofariz, deitando depois a1 cenoura, picada cebolas, o aipo e a cenoura e mistura numa pequena tigela.500 g de tomate- frite em lume brando, Junte o azeite e deite nachucha, cortado ao meio mexendo frequentemente, misturadora ou bata bem750 ml de caldo de legumes até ficarem macios, mas durante alguns segundos.1 colher de sopa de não dourados. Coloque a mistura numa tigelaorégãos, picados - Acrescente os tomates, o de servir.1 colher de sopa de caldo, as ervas picadas, o - Aqueça o pão no fornomanjericão, picado vinho e o açúcar. Leve a previamente aquecido, a150 ml de vinho branco seco levantar fervura, depois tape 190°C, durante 3-4 minutos.2 colheres de chá de açúcar e deixe cozinhar lentamente - Reduza a sopa a puré comrefinado durante 20 minutos. uma varinha mágica. Verifique125 g de avelãs, tostadas -Coloque as avelãs tostadas os temperos. Transfira para125 g de azeitonas pretas ou numa misturadora ou tigelas de sopa aquecidas everdes trituradora, juntamente com guarneça com ramos deUm punhado de folhas de as azeitonas e as folhas de manjericão. Corte o pãomanjericão manjericão até ficarem bem aquecido em fatias e barre1 colher de sopa de azeite combinados, mas não com a pasta de azeitonas e1 ciabatta (pão italiano) demasiado homogéneos. avelãs. Sirva com a sopa.Sal e pimenta Como alternativa, piqueRamos de manjericão, para finamente as avelãs, asguarnecer azeitonas e as folhas de
    • Sopa de Feijões MistosINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS1 colher de sopa de óleo vegetal francês e salteie, mexendo constantemente,1 cebola vermelha, cortada ao meio e às durante 2 minutos, até os vegetais estaremrodelas ligeiramente amolecidos.100 g de batatas, cortadas em cubos - Junte a malagueta às tiras e o alho1 cenoura, cortada em cubos esmagado e deixe cozinhar durante mais 11 alho-francês, cortado às rodelas minuto.1 malagueta verde, cortada em tiras - Incorpore os coentros em pó, o piripiri e o3 dentes de alho, esmagados caldo de legumes.1 colher de chá de coentros em pó - Leve a sopa a levantar fervura, baixando1 colher de chá de piripiri em pó depois o lume e cozinhe durante 20 minutos1 l de caldo de legumes até os vegetais estarem tenros.450 g de feijões mistos de lata, tais como - Junte os feijões e tempere bem com sal efeijão-vermelho, borlotti, feijão-frade ou pimenta e depois deixe cozer, mexendobranco, escorridos. ocasionalmente, durante mais 10 minutos.Sal e pimenta - Transfira a sopa para uma terrina aquecida2 colheres de sopa de coentros picados, ou para tigelas individuais, guarnecendopara guarnecer depois com coentros picados e sirva.PREPARAÇÃO DICA- Aqueça o óleo vegetal numa grande panela. Sirva esta sopa com fatias de pão de milhoJunte a cebola, a batata, a cenoura e o alho- aquecido ou com um pão de queijo.
    • Sopa de AbóboraINGREDIENTES PARA 6 PESSOAS cubos de Derreta a manteiga numa grande caçarola de fundo pesado. Junte a cebola e oCerca de 1 kg de abóbora alho e frite em lume brando até ficarem3 colheres de sopa de manteiga ou margarina macios, mas não alourados.1 cebola, cortada às rodelas finas - Acrescente a abóbora e misture com a1 dente de alho, esmagado cebola durante 2-3 minutos.900 ml de caldo de legumes - Junte o caldo e deixe ferver em lume médio.1/2 colheres de chá de gengibre em pó Tempere a gosto com sal e pimenta,1 colher de sopa de sumo de limão acrescente depois o gengibre, o sumo de3-4 tiras finas de casca de laranja (opcional) limão, as tiras de casca de laranja, se as1 -2 folhas de louro ou ramo de ervas usar, e as folhas de louro. Tape, deixe cozeraromáticas em lume brando durante 20 minutos, até a300 ml de leite abóbora ficar tenra.Sal e pimenta - Retire a casca de laranja e as folhas de louro. Deixe a sopa arrefecer ligeiramente,PARA GUARNECER passe-a depois por um passador ou coloque-a4-6 colheres de sopa de natas simples ou num processador de alimentos até ficarespessas, iogurte natural ou mascarpone homogénea. Deite para uma panela limpa.Cebolinho, cortado - Adicione o leite e volte a aquecer ligeiramente. Ajuste os temperos. GuarneçaPREPARAÇÃO com uma espiral de natas e cebolinho- Descasque a abóbora e retire-lhe as cortado, servindo em seguida.sementes, cortando em seguida a polpa em
    • Sopa de Ervilhas Mentoladas e IogurteINGREDIENTES PARA 6 PESSOAS2 colheres de sopa de ghee vegetal ou óleo translúcida.de milho - Junte o alho, o gengibre, os coentros, os2 cebolas, picadas grosseiramente cominhos e a farinha e deixe cozinhar,225 g de batatas, picadas grosseiramente mexendo constantemente, durante 1 minuto.2 dentes de alho - Acrescente o caldo de legumes, as ervilhas2,5 cm de raiz de gengibre fresca, picada e metade da hortelã e deixe ferver, mexendo.1 colher de chá de coentros em pó Reduza o lume, tape e deixe cozinhar1 colher de chá de cominhos em pó lentamente durante 15 minutos até os1 colher de sopa de farinha legumes estarem tenros.900 ml de caldo legumes - Passe a sopa, por várias levas, numa450 g de ervilhas congeladas misturadora ou processador de alimentos.2-3 colheres de sopa de hortelã, picada Volte a pôr a mistura na panela e tempere150 ml de iogurte grego, mais um pouco para com sal e pimenta a gosto. Misture o iogurteservir com o amido de milho até obter uma pasta1/2 colher de chá de amido de milho homogénea e300 ml de leite incorpore-a na sopa.Sal e pimenta - Adicione o leite e deixe quase ferver,Ramos de hortelã, para guarnecer mexendo sempre. Cozinhe em lume brando- Aqueça o ghee vegetal numa panela, junte durante 2 minutos. Sirva quente, polvilhadaas cebolas e a batata e cozinhe em lume com a restante hortelã e uma espiral debrando, mexendo ocasionalmente, durante 3 iogurte adicional. Guarneça com ramos deminutos, até a cebola ficar macia e hortelã.
    • Sopa Espessa de CebolaINGREDIENTES PARA 6 PESSOAS75 g de manteiga macios mas não alourados. Adicione a farinha e500 g de cebolas, picadas finamente cozinhe, mexendo, durante 1 minuto. Junte1 dente de alho, esmagado gradualmente o caldo e deixe ferver, mexendo40 g de farinha frequentemente. Acrescente o leite e deixe ferver.600 ml de caldo de legumes - Tempere a gosto com sal e pimenta e junte 2600 ml de leite colheres de chá do sumo de limão, a pimenta da2-3 colheres de chá de sumo de limão ou de lima Jamaica e a folha de louro. Tape e deixe cozerUma boa pitada de pimenta da Jamaica em pó lentamente durante 25 minutos até os vegetais1 folha de louro estarem tenros. Retire a folha de louro.1 cenoura, ralada grosseiramente - Entretanto, faça os biscoitos. Combine a farinha, o4-6 colheres de sopa de natas espessas fermento e os temperos e incorpore a manteiga até aSal e pimenta mistura se assemelhar a finas migalhas de pão.2 colheres de sopa de salsa picada, para guarnecer Junte 3 colheres de sopa do queijo, o ovo e leite suficiente para que a massa fique macia.BISCOITOS DE QUEIJO - Dê-lhe a forma de um bloco de 2 cm de espessura.1 1/3 chávenas mal cheias de farinha de trigo com Coloque-a numa forma própria para biscoitosmalte ou integral polvilhada com farinha e marque várias fatias.2 colheres de chá de fermento Polvilhe com o restante queijo e coza em forno60 g de manteiga previamente aquecido, a 220° C,4 colheres de sopa de queijo parmesão, ralado durante 20 minutos, até crescerem e ficarem1 ovo, batido dourados.75 ml de leite - Incorpore a cenoura na sopa e deixe cozinhar lentamente durante 2-3 minutos. Adicione mais sumoPREPARAÇÃO de limão, se necessário. Acrescente as natas e volte- Derreta a manteiga numa panela e refogue as a aquecer. Guarneça com salsa picada e sirva comcebolas e o alho em lume brando, mexendo os biscoitos quentes.frequentemente, durante 10-15 minutos, até ficarem
    • Sopa de Couve-flor e BrócolosINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS3 colheres de sopa de óleo vegetal constantemente, durante mais 1 minuto.1 cebola vermelha, picada - Incorpore gradualmente o leite e o caldo e2 dentes de alho, esmagados deixe ferver, mexendo sempre. Reduza o lume300 g de florícolas de couve-flor e deixe cozinhar durante 20 minutos.300 g de florícolas de brócolos - Retire cerca de um quarto dos legumes com1 colher de sopa de farinha uma escumadeira e reserve. Reduza a600 ml de leite restante sopa a puré com uma varinha400 ml de caldo de legumes mágica durante 30 segundos até ficar75 g de queijo gruyère, ralado homogénea. Como alternativa, passe osPitada de paprika legumes por um passador pressionando-os150 ml de natas simples com a parte de trás de uma colher dePaprika e raspas de queijo gruyère para madeira. Transfira a sopa para uma panelaguarnecer limpa. - Volte a colocar na sopa os pedaços dePREPARAÇÃO legumes que reservara. Adicione o queijo-Aqueça o óleo numa grande panela de ralado, a paprika e as natas e aqueça bemfundo pesado. Junte a cebola, o alho, os em lume brando, sem deixar ferver, duranteflorícolas de couve-flor e de brócolos e 2-3 minutos, até o queijo começar a derreter.salteie em lume brando, mexendo - Transfira para tigelas individuais aquecidasconstantemente, durante 3-4 minutos. e guarneça com raspas de queijo gruyère eAdicione a farinha e cozinhe, mexendo polvilhe com paprika , servindo de imediato.
    • Sopa Espanhola de TomateINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS4 colheres de sopa de azeite em lume brando, mexendo frequentemente1 cebola, picada durante 2-3 minutos, até a cebola amolecer.3 dentes de alho, esmagados - Acrescente o piripiri e o tomate e cozinhe1 pimento verde, sem sementes, picado em lume médio até a mistura engrossar.1/2 colher de chá de piripiri em pó - Incorpore os cubos de pão e o caldo e500 g de tomate, picado cozinhe durante 10-15 minutos, até a sopa225 g de baguete ou pão italiano, cortado ficar espessa e bastante macia.em cubos - Entretanto, faça o pão de alho. Torre as1 l de caldo de legumes fatias de pão sob uma grelha de um grelhador. Pincele com azeite a parte dePAO DE ALHO cima do pão e esfregue-o com alho,4 fatias de ciabatta ou baguete polvilhando depois com o queijo. Volte a4 colheres de sopa de azeite colocá-lo na grelha durante 2-3 minutos até o2 dentes de alho, esmagados queijo derreter. Polvilhe com piripiri em pó e25 g de queijo cheddar, ralado sirva com a sopa.Piripiri, para guarnecerPREPARAÇÃO- Aqueça o azeite numa grande caçarola.Junte a cebola, o alho e a pimenta e salteie
    • Pratos Principaisé o prato que contém a porção mais importante darefeição e normalmente também o prato maissaboroso e guarnecido , e serve primariamente parasaciar a fome e o apetite.
    • Receitas de pratos principais1) Jambalaya de legumes 9) Arroz integral gratinado com vegetais2) Omelete de batata 10) Sanduíches de ciabatta com3) Hambúrgueres de legumes pimenta e queijo4) Enchiladas de legumes 11) Feijões refogados com tortilhas5) Gratinado de batata e cogumelos 12) Legumes recheados com beringela e trigo bulgur6) Fritos de batata com queijo parmesão 13) Bolos de batata e cogumelos7) Cogumelos recheados 14) Caçarola de lentilhes e arroz8) Caçarola de batatas 15) Strogonoff de tofu e seitan
    • Jambalaya de LegumesINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS75 g de arroz integral reserve.2 colheres de sopa de azeite - Aqueça o azeite numa frigideira de fundo2 dentes de alho, esmagados pesado e refogue o alho e a cebola, mexendo1 cebola vermelha, cortada em oito constantemente, durante 2-3 minutos.1 beringela, cortada em cubos - Adicione a beringela, o pimento, o milho, as1 pimento verde, cortado em cubos ervilhas e os brócolos à frigideira e cozinhe,6 maçarocas de milho bebés, cortadas ao mexendo ocasionalmente, durante 2-3meio longitudinalmente minutos.50 g de ervilhas congeladas - Junte o caldo de legumes e o tomate100 g de pequenos florícolas de brócolos enlatado, o concentrado de tomate, os150 ml de caldo de legumes temperos crioulos e os flocos de chili.225 g de tomate enlatado, picado - Tempere a gosto e cozinhe em lume brando1 colher de sopa de concentrado de tomate durante 15-20 minutos, até os legumes1 colher de chá de temperos crioulos estarem tenros.Colher de chá de flocos de chili - Envolva o arroz na mistura de legumes eSal e pimenta cozinhe, mexendo bem, durante 3-4 minutos ou até estar quente. Transfira a jambalaya dePREPARAÇÃO legumes para um prato de servir aquecido e-Coza o arroz numa grande panela com sirva imediatamente.-água a ferver com sal durante 20 minutosaté estar bem cozido. Escorra. Enxagúe-ocom água a ferver, voltando a escorrer e
    • Omelete de BatataINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS6 colheres de sopa de manteiga frigideira e cozinhe durante mais 2 minutos.6 batatas firmes, cortadas em cubos - Bata os ovos todos juntos e tempere3 dentes de alho, esmagados com pimenta. Incorpore os ovos nas1 colher de chá de paprika batatas e misture bem.2 tomates, sem pele, sem sementes e - Coza os espinafres em água a fervercortados em cubos durante 1 minuto até reduzirem de12 ovos tamanho. Escorra e refresque-os com águaPimenta fria corrente. Seque-os com papel absorvente. Junte-lhes as sementes deRECHEIO funcho, o queijo feta e o iogurte.225 g de espinafres jovens - Aqueça um quarto da manteiga1 colher de chá de sementes de funcho restante numa frigideira própria para125 g de queijo feta, cortado em cubos omeletas de 15 cm. Verta um quarto da4 colheres de sopa de iogurte natural mistura de ovo e batata para a frigideira. Cozinhe, virando uma vez, durante 2 minutos,PREPARAÇÃO até estar pronta.- Aqueça 2 colheres de sopa da - Transfira a omelete para um prato demanteiga numa frigideira e cozinhe as servir. Deite um quarto da mistura debatatas em lume brando, mexendo espinafres para uma das metades daconstantemente, durante 7-10 minutos até omelete, dobrando-a em seguida ao meioficarem douradas. Transfira para uma tigela. sobre o recheio. Repita o procedimento até- Junte o alho, a paprika e os tomates à fazer 4 omeletes.
    • Hambúrgueres de LegumesINGREDIENTES PARA 4 PESSOASHAMBÚRGUERES DE LEGUMES100 g de espinafres francês e o alho durante 2-3 minutos. Junte os1 colher de sopa de azeite restantes ingredientes, excepto o pão ralado, e1 alho-francês, picado cozinhe durante 5-7 minutos até os legumes estarem2 dentes de alho, esmagados macios. Acrescente os espinafres e cozinhe mais 1100 g de cogumelos, picados minuto.300 g de íoft; firme, picado - Transfira a mistura para uma trituradora e triture1 colher de chá de piripiri em pó durante 30 segundos até ficar quase homogénea.1 colher de chá de caril em pó Transfira para uma tigela e inclua o pão ralado,1 colher de sopa de coentros, picados mexendo bem, deixando depois arrefecer o75 g de pão integral ralado no momento suficiente para poder amassar o preparado com as1 colher de sopa de azeite mãos. Com as mãos enfarinhadas, transforme aPão para hambúrguer e salada, para servir mistura em quatro hambúrgueres de tamanho igual. Leve ao frigorífico durante 30 minutos.BATATAS FRITAS - Para fazer as batatas fritas, corte as batatas em2 batatas grandes gomos finos e coza-as numa panela com água a2 colheres de sopa de farinha de trigo ferver durante 10 minutos. Escorra-as e acrescente a1 colher de chá de piripiri em pó farinha e o piripiri em pó. Disponha as batatas sobre2 colheres de sopa de azeite um tabuleiro de forno e salpique-as com o azeite. Cozinhe no forno previamente aquecido, a 200° C,PREPARAÇÃO durante 30 minutos até ficarem douradas.- Para fazer os hambúrgueres, coza os espinafres - Entretanto, aqueça 1 colher de sopa de azeite numanum pouco de água a ferver durante 2 minutos. frigideira e frite os hambúrgueres durante 8-10Escorra bem e seque-os com papel absorvente. minutos, virando-os uma vez. Sirva com salada- Aqueça o azeite numa caçarola e salteie o alho- dentro de um pão e com batatas fritas.
    • Enchiladas de LegumesINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS•4 tortilhas de farinha de trigo•75 g de queijo cheddar, raladoRECHEIO•75 g de espinafres2 colheres de sopa de azeite panela com água a ferver durante 2 minutos.•8 maçarocas de milho bebés, às rodelas -Escorra bem, retirando o máximo de líquido em•1 colher de sopa de ervilhas congeladas, excesso e pique-os.descongeladas - Aqueça o azeite numa frigideira sobre lume médio.•1 pimento vermelho, sem sementes e cortado em Junte as maçarocas de milho, as ervilhas, o pimento,cubos a cenoura, o alho-francês, o alho e a malagueta e•1 cenoura, cortada em cubos salteie, mexendo rapidamente, durante 3-4 minutos.•1 alho-francês, cortado às rodelas Junte os espinafres e tempere bem com sal e•2 dentes de alho, esmagados pimenta a gosto.•1 malagueta vermelha, picada - Coloque todos os ingredientes numa frigideira de•Sal e pimenta fundo grosso e deixe ferver, mexendo constantemente. Cozinhe em lume forte, mexendoMOLHO constantemente durante 20 minutos, até engrossar e•300 ml de tomates, esmagados reduzir para um terço o seu volume.•2 chalotas, picadas - Espalhe um quarto do recheio pelo centro de cada•1 dente de alho. esmagado tortilha. Enrole as tortilhas à volta do recheio e•300 ml de caldo de legumes coloque-as, com a abertura para baixo, numa única•1 colher de chá de açúcar refinado camada dentro de uma assadeira.•1 colher de chá de chili em pó - Verta o molho sobre as tortilhas e polvilhe com o queijo. Cozinhe no forno previamente aquecido, aPREPARAÇÃO 180º C, durante 20 minutos até o queijo derreter e-Para fazer o recheio, branqueie os espinafres numa dourar. Sirva imediatamente.
    • Gratinado de Batata e CogumelosINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS25 g de manteiga com água a ferver durante 10 minutos.500 g de batatas firmes, cortadas em Escorra bem. Disponha um quarto dasrodelas finas batatas na base da assadeira.150 g de mistura de cogumelos, laminados - Disponha um quarto dos cogumelos por1 colher de sopa de alecrim, picado cima das batatas e polvilhe com um quarto4 colheres de sopa de cebolinho, picado do alecrim, do cebolinho e do alho. Continue2 dentes de alho, esmagados a fazer camadas pela mesma ordem,150 ml de natas espessas acabando com uma camada de batatas.Sal e pimenta - Deite as natas por cima das batatas.Cebolinho cortado, para guarnecer Tempere a gosto com sal e pimenta. - Leve ao forno previamente aquecido, a 190°PREPARAÇÃO C, durante 45 minutos, até o gratinado estar-Unte com manteiga uma assadeira dourado e a fumegar.redonda pouco funda. - Guarneça com cebolinho cortado e sirva de- Escalde as rodelas de batata numa panela imediato directamente da assadeira.
    • Fritos de Batata com queijo parmesãoINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS500 g de batatas firmes, cortadas emcubos grandes125 g de queijo parmesão, ralado no momentoÓleo, para fritarMOLHO25 g de manteiga - Entretanto, coza os cubos de batata numa1 cebola, cortada ao meio e às rodelas panela com água a ferver durante 5-102 dentes de alho. esmagados minutos até ficarem firmes. Não as coza em25 g de farinha demasia, senão desfazem-se.300 ml de leite - Escorra as batatas e incorpore-as no queijo1 colher de sopa de salsa, picada parmesão. Se as batatas estiverem aindaPOLME ligeiramente molhadas, o queijo cola-se a50 g de farinha elas e reveste-as bem.1 ovo pequeno - Para fazer o polme, coloque a farinha numa150 ml de leite tigela grande ejunte gradualmente, batendo, o ovo e o leite até a mistura ficar cremosa.PREPARAÇÃO Molhe os cubos de batata no polme para os- Para fazer o molho, derreta a manteiga revestir.numa caçarola e cozinhe as rodelas da - Numa grande frigideira ou fritadeira aqueçacebola e o alho em lume brando, mexendo o óleo a 180° C ou até um cubo de pão dourarfrequentemente, durante 2-3 minutos. Junte a em 30 segundos. Junte a batata e fritefarinha e cozinhe, mexendo constantemente, durante 3-4 minutos até ficar dourada.durante 1 minuto. - Retire os fritos com uma escumadeira e- Retire do lume e adicione o leite e a salsa. escorra-os bem. Transfira-os para uma taçaVolte a colocar ao lume e deixe ferver. de servir aquecida e sirva imediatamenteMantenha quente. com o molho de alho.
    • Cogumelos RecheadosINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS8 cogumelos de chapéu aberto fundo pesado em lume médio. Junte os pés1 colher de sopa de azeite de cogumelos picados, o alho-francês, o aipo,1 alho-francês pequeno, picado o tofu, a courgette e a cenoura e cozinhe,1 talo de aipo, picado mexendo constantemente, durante 3-4100 g de tofu firme, cortado em cubos minutos.1 courgette, picada - Adicione o pão ralado, o manjericão picado,1 cenoura, picada a concentrado de tomate e os pinhões.100 g de pão integral ralado Tempere com sal e pimenta a gosto e misture2 colheres de sopa de manjericão, picado bem.1 colher de sopa de concentrado de tomate - Deite a mistura para os chapéus dos2 colheres de sopa de pinhões cogumelos, pondo o queijo ralado por cima.75 g de queijo cheddar, ralado - Coloque os cogumelos numa assadeira175 ml de caldo de legumes pouco funda e regue-os com o caldo deSal e pimenta legumes.Salada, para servir - Leve ao forno previamente aquecido, a 220° C, durante 20 minutos até estarem bemPREPARAÇÃO cozidos e o queijo ter derretido. Retire os- Retire os pés aos cogumelos e pique-os cogumelos da assadeira e sirvafinamente. Reserve os chapéus. imediatamente com uma salada.- Aqueça o azeite numa grande frigideira de
    • Caçarola de BatatasINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS675 g de batatas firmes, cortadas em com água a ferver com pouco sal durante 5pedaços minutos. Escorra bem.1 colher de sopa de manteiga - Entretanto, derreta a manteiga numa2 alhos-franceses, cortados às rodelas frigideira e salteie os alhos-franceses150 ml de vinho branco seco durante 5 minutos até ficarem brandos.150 ml de caldo de legumes - Coloque as batatas e os alhos-franceses1 colher de sopa de sumo de limão parcialmente cozinhados numa assadeira e2 colheres de sopa de mistura de ervas espalhe-os sobre a base.aromáticas, - Misture o vinho branco, o caldo de legumes,picadas o sumo de limão e a mistura de ervassal e pimenta picadas. Tempere a gosto com sal e pimenta;salada, para servir deite a mistura sobre as batatas. - Leve ao forno previamente aquecido, a 190°PARA GUARNECER C, durante 35 minutos até as batatas estaremcasca ralada de limão tenras.mistura de ervas aromáticas (opcional) - Guarneça a caçarola de batatas com casca ralada de limão e ervas frescas, se usar, ePREPARAÇÃO sirva de imediato com salada.- Coza os pedaços de batata numa panela
    • Arroz Integral Gratinado com VegetaisINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS100 g d e arroz integral2 colheres de sopa de manteiga ou margarinae mais alguma para untar - Aqueça a manteiga numa frigideira. Junte a1 cebola vermelha, cortada em pedaços cebola e cozinhe, mexendo constantemente,2 dentes de alho, esmagados durante 2 minutos até ficar macia1 courgette, cortada às rodelas translúcida.8 maçarocas de milho bebés, cortadas ao - Adicione o alho, a cenoura, a courgette e asmeio longitudinalmente maçarocas de milho e cozinhe, mexendo2 colheres de sopa de sementes de girassol constantemente, durante mais 5 minutos.3 colheres de sopa de mistura de - Misture o arroz com as sementes deervas, picadas girassol e a mistura de ervas e coloque na100 g de queijo mozzarella, ralado frigideira.2 colheres de sopa de pão integral ralado - Acrescente metade do queijo mozzarella eSal e pimenta tempere com sal e pimenta a gosto. - Deite a mistura para a assadeira preparadaPREPARAÇÃO e cubra com pão ralado e com o queijo- Coza o arroz numa panela de água com restante. Cozinhe no forno previamentepouco sal durante 20 minutos. Escorra bem. aquecido, a 180° C, durante 25-30 minutos- Unte ligeiramente uma assadeira de 850 ml até o queijo começar a ficar dourado. Sirvacom manteiga. de imediato.
    • Sanduíches de Ciabatta com Pimento e QueijoINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS4 pães ciabatta2 colheres de sopa de azeite1 dente de alho, esmagadoRECHEIO1 pimento vermelho1 pimento verde1 pimento amarelo4 rabanetes, cortados às rodelas1 molho de agriões ou rúcula100 g de queijo cremoso frescoPREPARAÇÃO- Corte os ciabatta ao meio. Aqueça o azeite e o alho esmagado numa frigideira. Deite amistura de alho e azeite sobre as superfícies cortadas do pão e reserve.- Corte os pimentos ao meio e coloque-os, com o lado da pele para cima, sobre uma grelha.Cozinhe sob um grelhador quente durante 8-10 minutos até começarem a ficarchamuscados. Depois descasque-os, retire-lhes as sementes e corte em tiras finas.- Disponha as rodelas de rabanete numa das metades de cada pão com algumas folhas deagrião. Ponha o queijo cremoso fresco por cima. Coloque os pimentos por cima do queijofresco e tape com a outra metade do pão. Sirva imediatamente.
    • Feijões Refogados com TortilhasINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS PREPARAÇÃO2 colheres de sopa de azeite - Aqueça o azeite para os feijões numa1 cebola, finamente picada grande frigideira sobre lume médio. Junte a3 dentes de alho, esmagados cebola e salteie, mexendo frequentemente,1 malagueta verde, picada durante 3-5 minutos. Adicione o alho e a400 g de feijão-vermelho enlatado, escorrido malagueta e cozinhe durante 1 minuto.400 g de feijão-pinto enlatado escorrido - Esmague os feijões com um esmagador de2 colheres de sopa de coentros, picados batata e coloque-os na frigideira, juntamente150 ml de caldo de legumes com os coentros.8 tortilhas de trigo - Acrescente o caldo de legumes e cozinhe o25 g de queijo cheddar, ralado feijão, mexendo constantemente, durante 5Sal e pimenta minutos até ficar macio e suculento. - Entretanto, coloque as tortilhas numMOLHO tabuleiro de ir ao forno e aqueça-as no forno4 chalotas, picadas previamente aquecido, a 180° C, durante 1-21 cebola vermelha, picada minutos.1 malagueta verde, picada - Misture todos os ingredientes para o molho.1 colher de sopa de vinagre de vinho com Com uma colher, deite o feijão num prato dealho servir com o queijo por cima. Tempere a1 colher de chá de açúcar refinado gosto com sal e pimenta. Enrole as tortilhas1 tomate, picado aquecidas e sirva com o molho de cebola e os feijões refogados.
    • Legumes Recheados com Beringela e Trigo BulgurINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS4 beringelas médias minutos.Sal - Entretanto, coloque o trigo bulgur numa175 g de trigo bulgur tigela e deite por cima a água a ferver. Deixe300 ml de água a ferver ficar durante 20 minutos até a água ser3 colheres de sopa de azeite completamente absorvida.2 dentes de alho, esmagados - Aqueça o azeite numa frigideira. Adicione o2 colheres de sopa de pinhões alho, os pinhões, o açafrão-da-índia, o piripiri1/2 colher de chá de açafrão-da-índia em pó, o aipo, as chalotas, a cenoura, os1 colher de sopa de piripiri em pó cogumelos e as passas-de-uva e cozinhe2 talos de aipo, picados durante 2-3 minutos.4 chalotas, picadas - Acrescente a polpa de beringela reservada1 cenoura, ralada e cozinhe durante mais 2-3 minutos. Junte os50 g de cogumelos brancos, picados coentros picados, misturando bem.2 colheres de sopa de passas-de-uva - Retire a frigideira do lume e adicione o trigo2 colheres de sopa de coentros, picados bulgur. Enxagúe as cascas de beringela sobSalada verde, para servir água fria e seque-as com papel absorvente. - Deite com uma colher o recheio de bulgurPREPARAÇÃO para as beringelas e coloque numa assadeira- Corte as beringelas ao meio para gratinar. Acrescente um pouco de águalongitudinalmente e retire-lhes a polpa com a ferver e deixe cozinhar no fornouma colher de chá. Pique a polpa e reserve. previamente aquecido, a 180° C, durante 15-Esfregue o interior das beringelas com um 20 minutos, até ficarem a fumegar. Retire dopouco de sal e deixe ficar durante 20 forno e sirva quente com uma salada verde.
    • Bolos de Batata e CogumelosINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS500 g de batatas farinhentas, cortadas em cubos25 g de manteiga175 g de mistura de cogumelos, picados2 dentes de alho, esmagados1 ovo pequeno, batido1 colher de sopa de cebolinho fresco, picado, e mais um pouco para guarnecerFarinha, para polvilharÓleo, para fritarSal e pimentaPREPARAÇÃO- Coza as batatas numa panela com água a ferver e algum sal durante 10 minutos atéestarem bem cozidas.- Escorra bem as batatas, esmague-as depois com um esmagador ou garfo e reserve.- Entretanto, derreta a manteiga numa frigideira. Junte os cogumelos e o alho e cozinhe,mexendo constantemente, durante 5 minutos. Escorra bem.- Incorpore os cogumelos e o alho na batata, juntamente com o ovo batido e o cebolinho.- Divida a mistura igualmente em 4 porções e molde-as em quatro bolos redondos. Passe-ospela farinha até o exterior estar completamente revestido.- Aqueça o óleo numa frigideira. Adicione os bolos de batata e frite em lume médio durante10 minutos até estarem dourados, virando-os a meio da cozedura. Sirva os bolos deimediato com uma salada viçosa simples
    • Caçarola de lentilhas e arrozINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS225g de lentilhas vermelhas partidas Raminhos de manjericão fresco, para(masoor dhal) guarnecer50g de arroz branco de grão longo1,2l de caldo de legumes PREPARAÇÃO1 alho-francês, cortado em pedaços - Coloque as lentilhas, o arroz e o caldo de3 dentes de alho legumes numa grande caçarola e coza em400g de tomate picado enlatado lume brando, mexendo ocasionalmente,1 colher de chá de cominhos em pó durante vinte minutos.1 colher de chá de chili em pó - Junte o alho francês, o alho, o tomate e o1 colher de chá de garram masala suco, os cominhos em pó, o chili, o garram1 pimento vermelho, sem sementes e às masala, as tiras de pimento, os brócolos, astiras maçarocas e o feijão verde.100g de pequenos florícolas de brócolos - Deixe a mistura ferver, reduza o lume e8 maçarocas de milho bebés, cortadas ao cozinhe, tapado, durante mais 10-15 minutos,meio longitudinalmente até os legumes estarem tenros.50g de feijão verde, cortado ao meio - Adicione o manjericão picado e tempere1 colher de sopa de manjericão, esfarripado com sal e pimenta a gosto.Sal - Guarneça com raminhos de manjericãoPimenta fresco e sirva imediatamente.
    • Strogonoff de tofu e seitanIngredientes:400g de seitan picado400g de tofu triturado150g de cogumelos1 colher de chá de gengibre ralado100g de cenouras picadas150g de tomates frescos1 cebolaalho francês q.bazeite q.bsal q.bPreparação:Faz um refogado com o azeite, a cebola, o alho francês, a cenoura, o gengibre, o tomate, oscogumelos e o sal colocados. Adiciona então otofu triturado ao refogado e o seitan previamente frito á parte. Junta um pouco de água edeixa cozinhar tudo junto durante cerca de 10 minutos em lume médio. Acompanha comarroz.
    • Saladassão preparações culinárias compostas por váriosalimentos diferentes, muitas vezes com corescontrastantes e geralmente comidas frias.
    • Receitas de saladas1) SALADA COLORIDA AZEITONA2) SALADA CROCANTE 11) SALADA DE FEIJÃO AZUKI COM TOFU E FRUTA3) SALADA DE ABACATE 12) SALADA DE FRUTAS SECAS4) SALADA DE ALFACE COM MAÇÃ 13) SALADA DE MILHO5) SALADA DE ALFACE COM TOFU MARINADO 14) SALADA DE QUÍNOA6) SALADA DE ARROZ 15) SALADA DE TABULE7) SALADA DE TOFU E COGUMELOS8) SALADA DE BATATAS9) SALADA DE BROTO DE ALFAFA10) SALADA DE CENOURA RALADA COM
    • SALADA COLORIDAINGREDIENTES:1 pepino;1 pimentão verde;1 cenoura grande;1 lata de feijão branco cozido (200 g);1 lata de milho-miúdo (100 g);1 lata de ervilhas (200 g);azeitonas (opcional);azeite;suco de limão ou vinagre;sal marinho a gosto.PREPARO:Descasca a cenoura e o pepino e corta-os em rodelas finas para uma taça. Corta empequenas tiras o pimentão e mistura ao conteúdo da taça. Adiciona o conteúdo da lata defeijão, de milho e de ervilhas. Envolve bem.Tempera a teu gosto com sal, azeite, sumo de limão ou vinagre. Serve à temperaturaambiente.Sugestões: Podes adicionar cogumelos laminados. Se preferires substitui o feijão por outraleguminosa, por exemplo grão-de-bico. Também podes substituir o pepino por tomate emrodelas. Com diferentes quantidades e legumes diferentes obténs sabores diferentes destareceita rápida e prática.Rendimento: para 2 pessoas.
    • SALADA CROCANTEINGREDIENTES:Produtos Mãe Terra:: Gersal - 1 colher (sobremesa):: Linhaça integral - 1 colher (sopa).Outros itens:: 1 colher (sobremesa) de mostarda:: 1 colher (sopa) de salsinha:: 1 copo de iogurte natural (para o molho):: 1 maço de alface americana:: 1/2 beterraba ralada:: 1/2 xícara de azeitonas pretas sem caroço:: 2 cenouras pequenas raladas.PREPARO:Misture os ingredientes da salada e reserve.Misture os ingredientes do molho e reserve.Coloque o molho sobre a salada e está pronta sua salada crocante!Tempo de preparo: aproximadamente 10 minutos.Rendimento: aproximadamente 7 porções.
    • SALADA DE ABACATEINGREDIENTES:1 abacate;1 maço pequeno de manjericão;1 maço pequeno de salsa;1 cebola pequena;50 g de avelã;50 g de nozes;350 g de ricota;1/2 colher (sopa) de orégano;sal marinho a gosto;páprica;algumas azeitonas verdes recheadas.PREPARO:Cortar o abacate ao meio, no sentido do comprimento, e eliminar o caroço. Depois tirar acasca e cortar a polpa em pedaços pequenos. À parte, picar bem fino o manjericão, asalsa, a cebola, as avelãs e as nozes. Pôr a ricota numa tigela, juntar os ingredientespicados e mexer bem. Incluir o orégano. Temperar com sal e páprica. Mexer bem. Incluir oabacate e misturar delicadamente. Arranjar em travessa funda.Decorar com as azeitonas recheadas.
    • SALADA DE ALFACE COM MAÇÃINGREDIENTES:1 pé de alface;2 maçãs;1/2 limão;creme de leite de soja, maionese ou molho de iogurte com salsa picada ou menta fresca.PREPARO:Corta os legumes e junta o suco do limão para evitar que oxide.Faz o creme, tempera e junta tudo.Rendimento: para 2 pessoas.
    • SALADA DE ALFACE COM TOFU MARINADOINGREDIENTES:1 xícara de folhas de manjericão;1/2 xícara de água;1/4 xícara de azeite;1/4 xícara de castanha de caju picada;2 colheres (sopa) de suco de limão;1/2 colher (chá) de sal;250 g de tofu firme cortado em cubos de 1 cm;8 tomates-cereja;1 pé de alface americana cortada em tiras.PREPARO:Bata o manjericão com o azeite, o suco de limão,a água e o sal no liquidificador.Numa tigela, disponha o tofue derrame o molho sobre ele.Distribua a castanha de cajue deixe marinar por cerca de 1 hora.Numa saladeira disponha as folhas de alfacee, por cima, espalhe o tofu com o molho.Corte o tomate-cereja em quatro e decore.Grau de dificuldade: Fácil.Rendimento: 4 porções.Calorias: 285.
    • SALADA DE ARROZINGREDIENTES:2 xícaras (de chá) de arroz cozido1/2 xícara (de chá) de salsão picadinho1/2 xícara (de chá) de pimentão verde picadinho,1/2 xícara (de chá) de pimentão vermelho picadinho,6 colheres (de sopa) de salsinha picadinha,1/2 xícara (de chá) de champignons picados,8 colheres (de sopa) de azeite,1/2 xícara (de chá) de azeitona verde picada,2 colheres (de sopa) de vinagre,sal e pimenta do reino.PREPARO:Coloque todos os ingredientes numa saladeira.Misture bem e inclua o óleo, o vinagre, o sal e a pimenta do reino.Mexa delicadamente, para misturar bem, e sirva.
    • Salada de Tofu e CogumelosIngredientes:300g de tofu350g de cogumelos frescos cortados 2 dentes de alho50g de nozes4 cebolas pequenas e cortadas ao compridosumo de limão2 colheres de sopa de azeitesal e pimenta q.bPreparação:Corta o tofu em quadrados pequenos e tempera com o sumo de limão. Reserva.Corta os cogumelos em lâminas finas e salteia-os rapidamente no azeite, juntamente com oalho esmagado.Retira do lume.Torra os miolos de nozes durante 2 a 3 minutos sob uma grelha quente. Corta-os embocados pequenos.Numa travessa larga e pouco funda, mistura os cogumelos com o tofu (e o sumo de limão)e junta asnozes torradas.Corta as cebolas em tiras muito finas e misture ao preparado anterior.
    • SALADA DE BATATASINGREDIENTES:MOLHO:1/2 xícara de maionese;1/2 xícara de sourcream;1/4 xícara de água;2 colheres de sopa de mostarda Dijon;1 colher de chá de sal;1/2 colher de chá de pimenta;2 ovos grandes cozidos e picados;1 xícaras de salsão picado;1/2 xícara de cebola roxa ralada;1/4 de xícara de pepinos suaves em conserva.
    • SALADA DE BROTO DE ALFAFAINGREDIENTES:100 g de brotos de alfafa;1 cenoura ralada;100 g de alface ou repolho picado.PREPARO:Tempere tudo com azeite ou molho shoyu ou limão.
    • SALADA DE CENOURA RALADA COM AZEITONAINGREDIENTES:1/2 kg de cenoura;2 dentes de alho;1 cebola pequena;suco de 1/2 limão;1 colher (sopa) de salsa picada;3 colheres (sopa) de azeite;6 nozes;6 azeitonas pretas;sal a gosto.PREPARO:Raspar as cenouras,lavar e ralar.Pôr em uma saladeira.Pôr em uma tigela o alho amassado, a cebola,o suco de limão, a salsa, o sal e o azeite.Bater bem.Cerca de 30 minutos antes de servir a cenoura,temperar com o molho preparadoe decorar com nozes e as azeitonas.
    • SALADA DE FEIJÃO AZUKI COM TOFU E FRUTAINGREDIENTES:350 g de tofu;400 g de feijão vermelho cozido;1 papaia;1 abacaxi ou manga;nozes em quantidade suficiente;folhas de alface;1 ramo de hortelã;azeite em quantidade suficiente;1/2 limão1/2 laranja.PREPARO:Grelha ou frita o tofu.Corta os frutos em pedaços pequenos.Numa taça mistura todos os ingredientes.Para temperar adiciona um preparado de azeite,suco de limão e de laranja.Decora com a hortelã.Rendimento: serve 4 pessoas.
    • SALADA DE FRUTAS SECASINGREDIENTES:1 alface ou escarola;1 cebola;300 g de tâmaras e damascos secos;30 g de nozes (sem casca, cerca de duas colheres de sopa);160 g de queijo (ralado, em fios, fresco ou requeijão);azeite em quantidade suficiente;vinagre em quantidade suficiente;2 colheres de cebolinho picado; 1 pitada de sal;pimenta em quantidade suficiente.PREPARO:Lava e corta em juliana (em tirinhas) a alface.Descasca e pica a cebola.Tira os caroços das tâmaras e dos damascosde forma a que possas recheá-los.Pica as nozes.Mistura o azeite, o vinagre, o cebolinho e as nozes.Mexe bem o molho.Em cada prato ou na travessa, coloca a alface.Mistura uma colherada do molho com o queijoe recheia as tâmaras e os damascos.Distribui uniformemente e põe por cima o resto do molho.
    • SALADA DE MILHOINGREDIENTES:1 lata de 450 g de milho;2 tomates picados em cubos;1 pepino picado em cubos;1 pimentão picado em cubos.Molho:1 dente de alho picadinho;4 colheres (de sopa) de vinagre de arroz;2 colheres (de sopa) de azeite;1 colher (de chá) de mostarda Dijon;1/2 colher (de chá) de sal;1/4 colher (de chá) de pimenta.PREPARO:Coloque em uma tigela o milho, tomates, pepino e pimentão.Misture os ingredientes do molho e despeje por cima.Deixe descansar alguns minutos para pegar gosto.Sirva gelada ou à temperatura ambiente.
    • SALADA DE QUÍNOAINGREDIENTES: com água temperada com sal.250 g de quínoa; Depois de cozidos retira-os,150 g de aspargos verdes; deixa que esfriem e reserva.150 g de couve-flor; Leva a quínoa a cozer num tacho com o dobro150 g de brócolos; da água,2 tiras de aipo; durante cerca de 15 minutos.1/2 litro de azeite; Depois, deixa esfriar e escorre.1 colher se sopa de suco de limão; Coloca numa tigela2 colheres (de sopa) de pimentão vermelho e junta-lhe os legumes.picado; Acrescenta o pimentão picado,sal e pimenta; tempera com azeite, suco de limão e vinagre.vinagre. Envolve bem, retifica os temperos e serve. Última atualização: 2007.01.13PREPARO:Deita água numa tigela grandee coloca a quínoa a demolhar.Lava bem os legumes,corta-os em pedaços pequenose os cozinha num tacho
    • SALADA DE TABULEINGREDIENTES:1 pepino médio;1 cebola;3 tomates maduros e firmes;1 xícara de trigo integral;2 ovos cozidos;10 a 15 azeitonas;algumas folhas de hortelã;alface;azeite, sal, limão e cheiro verde.PREPARO:Pôr o trigo de molho durante uma a duas horas.Cortar todas as verduras.Espremer bem o trigo para sair toda a água, misturando-o às verduras jácortadas, aos ovos e às azeitonas. Temperar com azeite, sal e limão.Ornar o prato com folhas de alface, pondo no centro o tabule.
    • sobremesasÉ o prato final costuma ser de paladar doce e ter afinalidade de complementar a refeição propriamentedita.
    • Receitas de sobremesas1) Cheesecake de chocolate 9) Bolo de laranja2) Crepes de cereja 10) Bolo de cenoura com frutos secos3) Bolo da paixão 11) Bolo de amêndoa4) Mousse de framboesa 12) Tarte de maças com morangos5) Pudim com molho de chocolate 13) Tarte de maça6) Cheesecake de banana 14) Pudim de tofu, chocolate e frutas7) Tarte de amêndoa e mel 15) Gelado de manga8) Pudim de soja e baunilha
    • Cheesecake de chocolateINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS•100 g de farinha de trigo comum•100 q de amêndoas, raladas200 g de açúcar não refinado amarelo•150 g de margarina•675 g de tofu firme•175 ml de óleo vegetal•125 ml de sumo de laranja•175 ml de conhaque•50 g de cacau sem açúcar e mais algum para decorar•2 colheres de chá de essência de amêndoa•Açúcar de pasteleiro e physalis, para decorarPREPARAÇÃO DA RECEITA- Coloque a farinha, as amêndoas raladas e 1 colher de sopa de açúcar numa tigela e mexabem. Incorpore a margarina até formar uma massa.- Unte ligeiramente e forre a base de uma forma redonda de fundo amovível. Coloque amassa na base da forma, pressionan-do-a e espalhando-a até à extremidade.- Pique grosseiramente o tofu e coloque-o numa trituradora com o óleo vegetal, o sumo delaranja, o conhaque, o cacau, a essência de amêndoa e o açúcar restante e triture até ficaruma mistura homogénea e cremosa. Verta-a sobre a base da forma e cozinhe no fornopreviamente aquecido, a 160° C, durante 1 h-1 h30m até estar cozido.- Deixe arrefecer na forma durante 5 minutos, desenforme e leve ao frigorífico. Polvilhecom açúcar de pasteleiro e cacau sem açúcar. Decore com physalis e sirva.Os physalis constituem uma decoração atraente para muitas sobremesas. Abra as folhaspara expor os frutos cor de laranja brilhantes na cheesecake de chocolate.
    • Crepes de cerejaINGREDIENTES PARA 4 PESSOASRECHEIO•400 g de cerejas de conserva sem caroço uma taça com o sal. Junte a hortelã cortadaou cerejas frescas e faça um buraco no centro. Adicione•1/2 colher de chá de essência de amêndoa gradualmente, batendo, o ovo e o leite até•1/2 colher de chá de pimenta da Jamaica obter um polme homogéneo.•2 colheres de sopa de amido de milho - Aqueça 1 colher de sopa de óleo numa frigideira de 18 cm; retire o óleo depois deCREPES quente. Junte apenas o polme suficiente para•100 g de farinha de trigo revestir a base da frigideira e cozinhe•Pitada de sal durante 1-2 minutos até o lado inferior estar•2 colheres de sopa de hortelã, picada cozido. Vire o crepe e cozinhe durante 1•1 ovo minuto. Retire da frigideira e mantenha•300 ml de leite óleo vegetal, para fritar quente. Aqueça de novo 1 colher de sopa do•Açúcar de pasteleiro e amêndoas lascadas óleo na frigideira e repita o procedimento atétostadas, para decorar usar todo o polme. - Deite um quarto do recheio de cereja paraPREPARAÇÃO DA RECEITA um quarto de cada crepe e dobre-o em forma-Coloque as cerejas e 300 ml do sumo da de cone. Polvilhe com açúcar de pasteleiro e-lata numa panela com a essência de espalhe as amêndoas lascadas por cima.amêndoa e a pimenta da Jamaica. Junte o Sirva imediatamente.amido de milho e deixe ferver, mexendo atéespessar e ficar transparente. Reserve.- Para fazer os crepes, peneire a farinha para
    • Bolo da Paixão •Clara de 1 ovo, ligeiramente batidaINGREDIENTES PARA 10 PESSOAS •3 colheres de sopa de açúcar refinado superfino•150 ml de óleo de milho PREPARAÇÃO DA RECEITA•175 g de açúcar refinado superfino dourado - Unte e forre uma forma de bolo redonda com 23 cm•4 colheres de sopa de iogurte natural de diâmetro. Bata o óleo, o açúcar, o iogurte, os•3 ovos, mais 1 gema ovos, a gema e a essência de baunilha. Junte as•1 colher de chá de essência de baunilha nozes, a cenoura e a banana, continuando a bater.•125 g de pedaços de nozes, picadas - Peneire os restantes ingredientes e adicione-os175 g de cenouras, raladas gradualmente à mistura, batendo sempre.•1 banana, esmagada - Deite a mistura para a forma e alise a superfície.•175 g de farinha de trigo Leve ao forno previamente aquecido, a 180° C,•90 g de flocos de aveia finos durante 1 h 30 m até ficar firme. Para testar, insira•1 colher de chá de bicarbonato de sódio um palito no centro. Este deve sair limpo e seco.•1 colher de chá de fermento Deixe arrefecer na forma durante 15 minutos, e•1 colher de chá de canela em pó colher de chá de depois desenforme-o sobre uma grelha.sal - Para fazer a cobertura, bata o queijo e o iogurte. Peneire o açúcar de pasteleiro para a mistura deCOBERTURA DE AÇÚCAR queijo, juntamente com a raspa e sumo de limão.•150 g de queijo fresco Espalhe por cima e pelos lados do bolo.•4 colheres de sopa de iogurte natural - Para preparar a decoração, mergulhe rapidamente•90 g de açúcar de pasteleiro as flores na clara de ovo batida e polvilhe depois com•1 colher de chá de raspa de limão açúcar refinado até cobrir por completo a superfície.•2 colheres de chá de sumo de limão Coloque-as bem afastadas entre si sobre papel vegetal. Deixe num local quente e seco duranteDECORAÇÃO várias horas até estarem secas e rijas. Disponha as•Primaveras e violetas flores por cima do bolo num padrão decorativo.
    • Mousse de framboesaINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS•300 g de framboesas frescas•50 g de açúcar de pasteleiro•300 ml de crème fraîche, mais um pouco para decorar•1/2 colher de chá de essência de baunilha•2 claras de ovo•Framboesas e folhas de erva-cidreira, para decorarPREPARAÇÃO DA RECEITA- Coloque as framboesas e o açúcar de pasteleiro numa trituradora e triture até ficar emcreme. Como alternativa, passe através de um passador, pressionando com a parte de trásde uma colher.- Reserve 1 colher de sopa de crème fraîche por pessoa para decorar.- Ponha a essência de baunilha e o que restou do crème fraîche numa tigela e incorpore namistura de framboesa.- Bata as claras em castelo numa tigela à parte. Envolva suavemente as claras na misturade framboesa usando uma colher de metal até ficarem completamente incorporadas.- Deite a mousse de framboesa em taças de servir individuais e leve ao frigorífico durante 1hora pelo menos. Decore com crème fraîche reservado, framboesas e folhas de erva-cidreira e sirva.Embora esta sobremesa fique melhor com framboesas frescas, pode alcançar-se umresultado aceitável com framboesas congeladas, à venda em muitos supermercados.
    • Pudim com molho de chocolateINGREDIENTES PARA 4 PESSOAS•50 g de margarina, mais um pouco para untar•75 g de açúcar amarelo 2 ovos, batidos•350 ml de leite50 g de nozes, picadas•40 g de farinha integral•2 colheres de sopa de cacau sem açúcar•Açúcar de pasteleiro e cacau sem açúcar, para polvilharPREPARAÇÃO DA RECEITA- Unte ligeiramente uma forma de 1 litro.- Bata a margarina e o açúcar até obter um creme fofo numa grande taça. Incorpore osovos continuando a bater.- Adicione gradualmente o leite e junte as nozes, mexendo sempre.- Peneire a farinha e o cacau para dentro da mistura e envolva-a cuidadosamente, com umacolher de metal, até ficar bem homogénea.- Deite a mistura para a forma e cozinhe em forno previamente aquecido, a 180°C, durante35-40 minutos, até a massa estar bem cozida.- Deite a mistura para a forma e cozinhe em forno previamente aquecido, a 180°C, durante35-40 minutos, até a massa estar bem cozida.- Junte 1-2 colheres de sopa de conhaque ou rum à mistura para obter um pudimligeiramente alcoólico ou 1-2 colheres de sopa de sumo de laranja para uma versão própriapara crianças.
    • Cheesecake de BananaIngredientes:•125g bolacha Maria mas sem que comece a solidificar.•50 g de Manteiga Quando a compota estiver quente,•2 colheres (sopa) Vinho do Porto junte-lhe 2 folhas de Gelatina Acrescente os cubos de Cereja e6 folhas de Gelatina Branca previamente escorridas e mexa até misture bem.•150 g de Compota de Ginja que se tenha derretido•125 g Cereja Vermelha em Calda completamente. Deite o preparado sobre a Compota•2 Bananas de Ginja, alise a superfície com•2 Morangos Retire o tacho do lume, deixe a uma espátula e leve ao frigorífico•Açúcar Queimado compota ficar morna, deite-a sobre durante 2 horas.•250 g de Queijo Fresco para a massa de bolacha e espalhe-a.Barrar No momento de servir, retire a•60 g de Açúcar Leve-a ao frigorífico cerca de 10 película aderente do prato, minutos. puxando-a cuidadosamente.Preparação:Deite a Compota de Ginja num Escorra as cerejas de calda e Retire igualmente o aro e enfeite otacho e leve a derreter. corte-as em cubos. bolo com a Banana, os Morangos e regue com o Açúcar QueimadoReduza as Bolachas no picador, Deite o Queijo num tachinho, juntejunte Manteiga, Vinho do Porto e o Açúcar e bata.misture até obter uma massa. Leve a lume brando e quando oColoque o aro para pastelaria ou Queijo estiver quente, acrescente auma forma de mola sobre um restante Gelatina.prato. Mexa até que a Gelatina se tenhaColoque a massa de bolacha no derretido completamente.fundo do aro, espalme-a de modo aobter uma camada homogénea. Retire do lume e deixe arrefecer,
    • Tarte de Amêndoa e MelIngredientes:Para a massa: fresca e amasse. Leve ao frigorífico durante350g de farinha de trigo uma hora.250g de manteiga sem sal2 colheres de sopa de açúcar em pó Recheio:sal Gb Deite 150ml de água com o açúcar num fervedor. Leve ao lume e deixe ferver durantePara o recheio: 5 minutos até caramelizar.225 de amêndoas descascadas Retire do lume, adicione as amêndoas275g de açúcar cristalizado inteiras e a manteiga. Mexa e junte o leite.100g de manteiga sem sal Coza em lume brando durante cerca de 15m1 chávena de leite até ficar espesso. Retire do lume, junte o mel2 colheres de sopa de mel e deixe arrefecer.Preparação: Estenda 2/3 da massa e forre uma forma deMassa: tarte previamente untada. Deite o recheio.Coloque a farinha, o açúcar, a manteiga Cubra com o resto da massa e pressione oscortada em fatias e o sal dentro de uma bordos para vedar bem. Fure o centro e levetigela grande. junte meia chávena de água ao forno durante 40m a 180º até alourar.
    • Pudim de Soja e BaunilhaIngredientes•600ml de água10 colheres de sopa de extracto de soja•2 xícaras de açúcar demerara•1 colher de sopa de ágar-ágar•essência de baunilha a gostoPreparaçãoColoque todos os ingredientes, menos a essência, numa panela e leve ao fogo alto. Quandocomeçar a ferver, coloque em fogo brando e ferva por mais 3 minutos mexendo semprepara não grudar no fundo da panela.Desligue o fogo e acrescente a essência de baunilha. Coloque num pirex e quando esfriarleve a geladeira por pelo menos 2 horas.
    • Bolo de laranjaIngredientes:1 chávena de farinha de trigo integral1 chávena de farinha de arroz1 chávena de açúcar mascavado1 chávena de leite de soja1 chávena de tramaras picadas1 chávena de nozes ou castanhas picadas2 colheres de sopa de casca ralada de laranja34 de chávena de óleo de sojaPreparação:Mistura o óleo e o açúcar, acrescenta o leite de soja, as farinhas, a cascade laranja, as castanhas e tramaras. Põe em forma untada e assa emforno brando durante cerca de 1 hora.
    • Bolo de cenoura com frutos secosIngredientes: gengibre, o cravo e a noz moscada. Leva ao2 chávenas de farinha de trigo integral lume e deixa ferver. Reduz1 colher de chá de fermento em pó o lume, e deixa ferver durante mais 51 colher de chá de bicarbonato de sódio minutos. Numa taça grande,1/4 de colher de chá de sal coloca a cenoura, despeja a mistura quente1 1/4 chávenas de água de líquido e deixa arrefecer1 1/4 chávena de tramaras picadas completamente. Adiciona as nozes e o1 chávena de passas de uva sumo de laranja e mistura bem.1 colher de chá de canela em pó Acrescenta o conteúdo da outra taça e1 colher de chá de gengibre em pó mistura bem. Coloca a mistura1/2 colher de chá de cravo em pó numa forma untada e assa em forno a 190◦C1/2 colher de chá de noz-moscada em pó durante 45 minutos.1/2 chávena de cenoura ralada1/2 chávena de nozes picadas1/3 chávena de sumo de laranjaPreparação:Numa taça, mistura a farinha, o fermento, obicarbonato de sódio e osal. Numa panela, mistura a água, astramaras, as passas, a canela, o
    • Bolo de amêndoaIngredientes:225g de farinha de trigo100g de açúcar amarelo2 colheres de sobremesa de açúcar baunilhado125g de margarina vegana1/4 l de leite de soja75g de amêndoa ralada1 colher de chá de fermento em póPreparação:Mistura o açúcar, a margarina amolecida e o açúcar baunilhado. Juntaa farinha, o leite, a amêndoa e o fermento. Mistura bem e deita numaforma untada.Leva ao forno cerca de 40 minutos a 180◦C. Espera que arrefeça antesde desenformar e enfeita com amêndoa ralada.
    • Tarte de maças com morangosIngredientes:3 chávenas de farinha de trigo pouco a borda. Descasca as maças e corta-1 1/2 chávena de água as em laminas, colocando-as1 taça de morangos no fundo da forma forrada de massa. Dobra4 maças suavemente os bordos2 chávenas de sumo de maça da massa para dentro. Leva ao forno meia1 colher de alga ágar-ágar hora. Lava os morangos e4 colheres de azeite corta-os ao meio. Num tacho dissolve, ao1 colher de sopa de açúcar ou frutose lume, ágar-ágar com o sumosal q.b. de maça, uma pitada de sal e o açúcar. Quando a tarte estiver cozida,Preparação: tira-a do forno, dispõe os morangos de formaAcende o forno de forma a que atinja 180◦C. decorativa, e verte o líquidoNuma tigela, mistura a quente por cima.farinha com o azeite e uma pitada de sal.Junta uma chávena e meiade água e amassa até obteres uma massasuave e sem grumos. Estendea massa em folha e coloca-a numa forma, demodo que ultrapasse um
    • Tarte de maçãIngredientes:Massa:1 chávena de farinha de trigo3 colheres de sopa de margarina vegana3 colheres de sopa de açúcar mascavado3 colheres de sopa de agua geladaCobertura:1/2 chávena de chá de agua1 chávena de chá de açúcar mascavado4 maças tipo gala, cortadas em gomosPreparação:Prepara uma massa com a farinha de trigo, a margarina e o açúcar. Adicionaa agua gelada até obteres uma massa delicada, e deixa descansar.A seguir, ferve a agua e o açúcar para a cobertura, até que a misturaganhe uma cor de caramelo. Despeja essa calda numa forma para tartecom 17cm de diâmetro e coloca os gomos de maça bem juntos uns dosoutros. Abre a massa no tamanho da forma, e cobre as maças. Leva aoforno pré-aquecido em temperatura média até assar. Desenforma aindaquente, invertendo a tarte - a massa fica por baixo, com as maças porcima.55
    • Pudim de tofu, chocolate e frutasIngredientes:170g de chocolate meio amargo300g de tofu2 colheres de açúcar mascavado2 bananas médias picadas ou amassadaskiwis q.b.Preparação:Pica o chocolate e derrete numa frigideira grande, com 1 colher de agua.Deixa arrefecer um pouco e transfere para o recipiente do liquidificador,juntamente com o tofu. Bate até ficar bem cremoso. Adiciona o açúcarmascavado e bate até ficar um creme aveludado. Divide metade dopudim e coloca em taças de sobremesa. Coloca uma segunda camada debananas, seguida de mais uma de pudim. Põe uma fatia e kiwi no topopara enfeitar. Deixa no frigorifico até servir.
    • Gelado de mangaIngredientes:800ml de polpa de manga3 embalagens de natas de sojaaçúcar amarelo q.b.Preparação:Numa tigela, bate muito bem as natas com uma batedeira. Acrescentao açúcar necessário para adoçar. Abre a lata de polpa de manga e deitasobre as natas. Com uma colher, mexe cuidadosamente e vai misturandomuito bem. Coloca este creme num recipiente com tampa para ir aocongelador. Na primeira meia hora após colocar no frigorifico, de 10 em10 minutos, retira do congelador e mexe um pouco, de modo a não criargelo. Retira do congelador 10 minutos antes de servir.
    • bebidasé todo alimento dos animais que naturalmente tem aforma líquida. Popularmente, a palavra é muitoutilizada para referir as bebidas alcoólicas.
    • Receitas de bebidas1) Leite de arroz 9) Café cremoso2) Leite de amêndoas 10) Chá de erva cidreira e hortelã3) Bebida de noz com banana 11) Blue Hawaiian4) Chocolate quente de alfarroba 12) Batido tropical5) Batido de frutas 13) Leite de soja6) Limonada 14) Sumo calmante7) Sumo de amora e melancia 15) Caipirinha sem álcool8) Ponche de frutas
    • Leite de arrozIngredientes (para uma pessoa):2/3 de 1 copo de arroz mal cozido3 copos de agua quente1/3 copo de cajus ou outros frutos secos a gosto1 colher de chá de baunilha em pó12 colher de chá de sal2 colher de café de adoçante a escolhaPreparação:Mistura todos os ingredientes no liquidificador. Serve frio.
    • Leite de amêndoasIngredientes:2 chávenas de agua3 tâmaras1 chávena de amêndoasPreparação:Coloca as amêndoas de molho na agua durante duas horas. Depois,coloca-as no liquidificador juntamente com a agua e as tâmaras atéobteresum líquido homogéneo.
    • Bebida de noz com bananaIngredientes (para 1 pessoa):5 nozes1 banana pequena ou média1 chávena de agua mineralPreparação:Parte as nozes, retira o miolo e coloca-o num copo com agua de molho,de um dia para o outro, até a agua adquirir um tom amarelado.No dia seguinte, lava as nozes com agua corrente com a ajuda de umcoador e coloca-as num liquidificador adicionando 1 copo com agua.Após a obtenção de um líquido homogéneo, usa novamente o coador paraseparar a casca do miolo do leite de noz e coloca o obtido num copo.Utiliza o liquidificador novamente, adicionando a uma banana cortadaaos bocados o leite de noz até se obter um líquido homogéneo.Bebe na altura, amornado ou fresco. Pode beber-se simples ou adicionarcacau em pó ou adoçantes naturais.
    • Chocolate quente de alfarrobaIngredientes:1 l de leite de soja3 a 4 colheres de sopa de farinha de alfarroba5 tâmaras picadas1 pitada de sal1 colher de sopa de xarope de malte2 colheres de sopa de óleo de girassolPreparação:Liquefaz todos os ingredientes excepto o óleo até ficar macio. Leva aolume mas sem ferver. Acrescenta o óleo aos poucos e coloca de novo noliquidificador.
    • Batido de frutasIngredientes:1 chávena de leite de soja1 colher de chá de extracto de baunilha2 laranjas grandes descascadas e descaroçados1 banana grande descascada5 cubos de geloPreparação:Coloca tudo dentro do liquidificador e bate até ficar homogéneo. Servede imediato.
    • LimonadaIngredientes:6 limões1 laranja250 g de açúcar granulado fino1 l de água quenteCubos de gelo (bastante)cascas de limão em espiral1/2 rodela de limão1 tronquinho de hortelãPreparação:Esprema os limões e a laranja.Deite para um jarro (resistente ao calor) a polpa e o sumo.Junte o açúcar com a água bem quente (fervente) e mexa muito bem.Cubra o jarro com um pano e deixe arrefecer totalmente.Depois junte o gelo e sirva em copos longos e decorados com hortelã epalhinhas.
    • Sumo de Amora e MelanciaIngredientes:AmorasMelancia1 maçã1 bananaPreparação:Descasque e lave e tire os caroços às frutas. Num liquidificador primeiro passea banana e acrescente pouco a pouco as restantes frutas. Pode coar o sumopara eliminar os grumos, se o desejar.
    • Ponche de FrutasIngredientes:250 gr de amoras250 gr de framboesas congeladas6 cl. de licor de amoras silvestres1 limão7 dl de vinho rosé1,5 lt de champanhe secoConfecção:Junte os frutos com o licor e deixe repousar durante 30 minutos. Corte o limãoàs rodelas. Acrescente o vinho e o champanhe fresco.
    • Café CremosoIngredientes:100 g de café solúvel1 kg açúcar refinadoÁguaPreparação:Coloque na batedeira o café, a mesma medida de água a ferver e um poucomais da metade do açúcar. Prove para ver se está bom de açúcar. Bata até ficarcreme e dobrar de volume. Coloque em vasilha plástica tapada e deixe nocongelador.Para tomá-lo, basta colocar a quantidade desejada numa chávena e acrescentarleite ou água a ferver.
    • Chá de Erva Cidreira e HortelãIngredientes:1 l de água1 chávena de chá de hortelã2 chávenas de chá de erva-cidreira picada ou 4 em saquinhosaçúcar ou mel q.b.Preparação:Coloque a água e as folhas numa panela e leve ao lume alto para ferver.Quando ferver, desligue e coe o chá. Deixe arrefecer e adoce a gosto.Guarde no frigorífico até à hora de servir.
    • Blue HawaiianIngredientes:2 doses de sumo de abacaxi1 dose de rum leve1 dose de Curaçao blue1 dose de leite de cocogelo picado1 pedaço de abacaxi1 tira de coco1 cereja2 folhas de abacaxiPreparação:Coloque o sumo de abacaxi, o rum, o leite de coco e o Curaçao juntamente como gelo picado no liquidificador e bata bem. Despeje-o no copo e guarneça com opedaço de abacaxi e a tira de coco, a cereja e as folhinhas. Sirva com umcanudo.
    • Batido TropicalIngredientes:1/2 Lt. de leite4 morangos2 bocados de coco frescoGroselhaAçúcarPreparação:Bata as frutas com o leite, e adicione groselha e açúcar a gosto. Sirva emcopos muito gelados.Se tiver dificuldade em triturar o coco pode utilizar coco ralado.
    • Leite de SojaIngredientes:•250g de feijão de soja•1 1/2 litros de água•1 colher de manteiga•sal q.b.Preparação: deixe a soja de molho durante a noite. Guarde a água em que a soja ficoude molho. Bata a soja no liquidificador sem desperdiçar o leite.Misture bem a massa da soja com a água e leve ao lume para ferver, mexendosempre, para não pegar no fundo da panela. Quando ferver, coloque um pouco de águagelada, para baixar a fervura, procedendo assim mais duas vezes, quando então o leiteestará cozido. Esta operação leva cerca de 25 minutos. Ao retirar, acrescente o sal e amanteiga. Coe logo em seguida, empregando um pano de algodão e torcendo bem.Sirva quente ou frio.
    • Sumo CalmanteIngredientes:•1 maçã•1 talo de aipo•1 punhado de salsa•4 folhas de alface•1 copo de águaPreparação:Bata todos os ingredientes no copo liquidificador.Indicações: Contra insónias e stress.
    • Caipirinha sem ÁlcoolIngredientes:•Água tónica•Açúcar amarelo•1/4 de sumo de lima•1 copo de sumo de limãoPreparação:Misturar bem o sumo de lima com açúcar amarelo, depois juntar o de sumo delimão, mexer bem, depois de bem mexido juntar a água tónica, acabar de encher ocopo com gelo moído.
    • glossário Nome: Definição ImagemÁcer (xarope de) adoçante extraído da seiva de árvores do género Acer.Agar-agar (alga) usada para engrossar os alimentos. Encontra-se em fios ou em flocos e não tem sabor, pelo que misturada com frutas é geralmente utilizada como substituta das gelatinas de origem animal. Alfarroba vagem de sabor adocicado e cor escura, cujas sementes são usadas para preparar um pó que substitui o cacau. PRÓXIMA PÁGINA
    • Beringela legume/fruto de pele roxa e brilhante, forma alongada e comestível depois de cozinhado. Cardamomo planta aromática.Chouriço de soja enchido feito á base de soja e especiarias. Pode substituir os chouriços tradicionais em todas as preparações culinárias. Curgete legume de aspecto semelhante ao pepino, usado em guisados, grelhados e sopas. PRÓXIMA PÁGINA
    • Cuscuz sêmola de trigo muito usada na cozinha árabe. Pode substituir o arroz e a massa como acompanhamento. Frutose adoçante natural, conhecido como “açúcar da fruta”, é cerca de duas vezes mais doce do que o açúcar refinado, no entanto liberta mais lentamente a glicose na corrente sanguínea. Gengibre planta herbácea com aplicações culinárias e sabor um pouco picante.Glúten (farinha de) farinha composta pela mistura de proteínas existentes nas sementes dos cereais, especialmente do trigo. PRÓXIMA PÁGINA
    • Kombu (alga) alga de cor escura e mais larga e espessa do que as outras. É bastante rica em cálcio e contém ácido glutámico, que amolece os legumes e realça o seu sabor.Leite de soja também conhecido por extracto de soja ou bebida de soja. É uma bebida feita a partir de feijão de soja demolhado e moído. Pode encontrar-se simples ou com sabores, ou pode produzir-se em casa. É uma óptima alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura do que o leite de vaca. Lentilha leguminosa redonda e mais pequena do que a ervilha. Existem vários tipos, que se diferenciam pela cor: lentilhas verdes, louras, vermelhas, castanhas, negras e laranja.Levedura de condimento e suplemento dietético, rico em vitaminas cerveja do complexo B, geralmente extraído após o processo de fermentação da cerveja. É também uma boa fonte de proteínas, vitaminas, minerais e de aminoácidos essenciais. Pode ser encontrada em flocos ou em pó. PRÓXIMA PÁGINA
    • Natas de soja á base de leite de soja, substituem as natas de leite de vaca em vários preparos culinários e usam-se da mesma forma. Quinoa também chamada de ”arroz dos Incas”, é originária da América do Sul. É um pequenino grão arredondado, cor de areia, de textura leve e macia, e com gosto de nozes. Pode ser usada em sopas, bolachas, purés, sobremesas, ou como acompanhamento de pratos de legumes. Neste caso prepara-se de forma idêntica á do arroz. Seitan também conhecido por glúten, é produzido a partir da preparação da farinha de trigo. Resulta da preparação de uma massa que é lavada para que perca as gorduras e os hidratos de carbono. Depois a massa é cozinhada com molho de soja ganhando uma consistência dura. O seitan é um óptimo substituto da carne e assemelha-se no aspecto. Sésamo também conhecidas por gergelim, são muito ricas em (sementes) cálcio, vitamina E e ácido fólico. Podem ser utilizadas, cruas ou torradas, para enfeitar saladas ou na massa de bolos ou de pão. PRÓXIMA PÁGINA
    • Soja leguminosa originária da China e muito rica em(feijão de; grão proteínas. É um produto muito versátil, pois dele de) derivam muitos ingredientes usados na culinária vegetariana. Soja também conhecida por proteína de soja, ”carne de (em cubos) soja”ou PVT (Proteína Vegetal Teorizada), é um dos derivados de soja mais usados. É obtida a partir do grão de soja, após o processo de extracção do seu óleo. Devido ao seu teor proteico, substitui a carne em diversas preparações, incluindo em pratos da cozinha tradicional. Soja É mais moída do que a soja em cubos, mas (fina ou nutricionalmente equivalente. É um excelente substituto granulada) da carne picada em receitas de esparguete á bolonhesa e lasanhas. Tahina – pasta de sementes de sésamo torradas e moídas, usada para barrar o pão. Tâmara – fruto (drupa) também conhecido por dátil, constitui o alimento nacional dos árabes. Fresca é carnuda e suculenta. Como fruto seco, pode servir de aperitivo ou de ingrediente de tartes e doces. PRÓXIMA PÁGINA
    • Tâmara fruto (drupa) também conhecido por dá til, constitui o alimento nacional dos árabes. Fresca é carnuda e suculenta. Como fruto seco, pode servir de aperitivo ou de ingrediente de tartes e doces.Tempeh É um produto feito a partir de feijões de soja descascados, demolhados e cozidos. Os feijões são arrefecidos e inoculados com um bolor (Rhizopus), que faz fermentar o preparado. Da fermentação dos feijões de soja resulta a pasta chamada tempeh. Os feijões de soja ficam aglutinados entre si sob a forma de barras rectangulares compactas. O tempeh apresenta um sabor peculiar e uma textura elástica. Utiliza-se como substituto da carne. Tofu Conhecido também como queijo de soja, é feito a partir do feijão de soja. Devido á sua quantidade de proteínas pode substituir a carne. O tofu é feito a partir dos feijões de soja moídos, que são descascados e depois esmagados em água quente. Depois as partes duras são separadas do leite, e então a proteína é feita coagular através da adição de sulfato magnésio, cloreto de cálcio ou nigari. O tofu é a proteína prensada.Tomilho planta aromática usada como tempero. PRÓXIMA PÁGINA
    • Ricota ou requeijão(do italiano, ricotta) é um queijo de origem italiana de massa mole, fresco e baixo teor de gordura. Chalotas são cebolas pérola pequeninas que são muito utilizadas para fazer conserva.Oleaginosas São vegetais que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos através de processos adequados. Os óleos extraídos são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), que na temperatura de 20 C exibem aspecto líquido.Manjerona (Origanum majorana, Lamiaceae) é uma erva ou planta perene (mas sensível ao frio), com sabores doces do pinho e do citrino. PRÓXIMA PÁGINA
    • Ligústica Planta de propriedades medicinais e culinárias, originária do sul europeu, usada como ingrediente no prepara de poções. Cerefólio ou cerefolho (Anthriscus cerefolium), é uma espécie de planta do género Anthriscus, na família Apiaceae, aparentada com a salsa. Pakora é um prato das culinárias da Índia e do Paquistão, muito condimentado, com vegetais, ervas (geralmente coentros) e especiarias.Sementes de é o fruto da romãzeira (Púnica granatum). O seu romã interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível. Soufflé Prato !confeccionado com claras de ovo batidas que são misturadas com outros ingredientes e se levam ao forno para cozer. PRÓXIMA PÁGINA
    • Urid Dal Urid Dal com casca (shell) retirado assim que a cor da lentilha é um creme / cor bege. Como um feijão preto mung, mas um pouco mais doce e mais cremoso, use da mesma forma como feijão mung. A base para muitas sandálias e vai bem com feijão cozidos juntos. Wok O wok é um utensílio básico da culinária asiática. Tem a forma de uma meia esfera metálica ou cerâmica, munida de duas alças ou de um cabo. Alguns woks tem o fundo plano, dando-lhe uma forma semelhante à de uma frigideira. Uma característica do wok é ser comumente revestido internamente de uma camada de carbono praticamente puro, obtido a partir da aplicação de óleo vegetal e posterior aquecimento extremo, o que lhe confere resistência a oxidação e não aderência dos alimentos a serem nele cozinhados. ghee Ghee é uma classe de manteiga clarificada que se originouvegetal no sul da Ásia [1], e é comummente usado no sul da Ásia (Índia, Bangladesh, Nepal e Paquistão) cozinha PRÓXIMA PÁGINA
    • Garam masala Garam masala (do hindi garam, "picante" e masala, "pasta") é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia. Pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos. O garam masala é forte, mas não picante como uma malagueta. Masala Masala ou massala é um termo genérico originalmente utilizado na culinária indiana para descrever a mistura de duas ou mais ervas, especiarias e aromatizantes especiais, geralmente fritos por poucos segundos em ghee (manteiga clarificada) para realçar seu aroma.Chamuças A chamuça (também conhecida como samosa ou samusa) é uma especialidade de origem indiana constituída por fritos de forma triangular recheados com uma mistura condimentada de feijão ou grão, batata ou carne picada, ervas aromáticas e vegetais. PRÓXIMA PÁGINA
    • Ciabatta A ciabatta é um pão branco de origem italiana. Normalmente sua receita inclui a preparação da biga, ou esponja, que é um mistura de farinha, fermento e água algumas horas antes do preparo da massa propriamente dita.Jambalaya Jambalaya é uma espécie de paelha típica de Nova Orleans. Paella A paella (em castelhano e catalão) é um prato à base de arrozGaspacho Gaspacho é uma sopa fria à base de vegetais hortícolas, com destaque para o tomate, o pepino e o pimento. voltar