Amostra...

1,075 views

Published on

por Bruno Mota

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,075
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Amostra...

  1. 1. A continuação...
  2. 2. AMOSTRA – Conceito: Amostra é parte ou uma porção de um produtoou material que permite conhecer a qualidade domesmo. Ex.: Exame laboratorial(sangue, urina, etc.), Amostra de solo, degrãos, de chocolate, etc. Exame laboratorial é o conjunto de exames etestes realizados a pedidodo médico, em laboratórios de análisesclínicas, visando um diagnóstico ou confirmaçãode uma patologia ou para um check-up (examede rotina)
  3. 3. Amostra – Objetivo: Obter uma porção representativa do produtoou material, com o intuito dedetectar, prevenir, analisar, avaliar econfirmar patologias ou simplesmenterealizar um check-up (exame de rotina). Ex.: Exame de sangue, fezes e urina que sãoos mais solicitados pelos médicos.
  4. 4. Tipos de Amostra
  5. 5. POPs - Conceito: É o documento que descrevedetalhadamente cada atividade dolaboratório . Ex.: Atendimento ao cliente, coleta deamostras, limpeza e descarte dematerial, manipulação deequipamentos, realização de diversosexames, liberação de laudo.
  6. 6. POPs – Objetivo: Tem o objetivo de se padronizar e minimizara ocorrência de desvios na execução detarefas fundamentais, para o funcionamentocorreto do processo.
  7. 7. POP – Modelo:
  8. 8. Identificação É muito importante que o paciente, asolicitação de exames e as amostras estejamdevidamente identificadas: nome dopaciente, data e hora da coleta, tipo domaterial (sangue, urina fezes, etc.) e que estaidentificação seja feita na presença dopaciente ou do seu representante, nomomento da entrega ou da coleta domaterial no laboratório.
  9. 9. Identificação
  10. 10.  Na preparação do paciente para a realizaçãodos exames é muito importante observar oefeito de vários fatores, como: Necessidadede jejum para o exame; estado nutricional dopaciente; uso de álcool; estresse; fumo;exercícios físicos; etc.Preparação do paciente
  11. 11. Preparação do paciente
  12. 12. Coleta Sempre que o paciente for o responsávelpela coleta de seu material, o laboratóriodeve fornecer instruções claras , por escritoem linguagem acessível. Também na coleta da amostra biológica éimportante que os profissionais responsáveistenham conhecimento necessários dos errose variação que podem ocorrer antes, durantee após a obtenção da mesma.
  13. 13. Coleta
  14. 14. Termo de Colheita de Amostra
  15. 15. Transporte e preservação São as condições de transporte desejáveispara a segurança das pessoas e do meioambiente, além da manutenção daintegridade das propriedades físicas dasamostras. Devem existir POPs para transporte epreservação de cada tipo de amostra, visandomanter sua integridade.
  16. 16. Transporte e preservação
  17. 17. Transporte e preservação
  18. 18. Rejeição É o critério que o laboratório tem para recusade procedimento da amostra no laboratóriocomo identificação duvidosa, falta deinformações necessárias ou ainda porcritérios técnicos. Devem existir POPs para rejeição deamostras inadequadas.
  19. 19. Ficha de Rejeição do Material Biológico
  20. 20. Rejeição
  21. 21. FIM... Duvidas? Curiosidades? Perguntas? Opiniões? Agradecemos a compreensão de todos!
  22. 22. Este trabalho foi apresentado por:

×