Receitas Berinjela

3,126 views
2,931 views

Published on

Published in: Business, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,126
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Receitas Berinjela

  1. 1. Berinjela em Conserva - ½Kg de Berinjela refogada no azeite - 1 Cebola picada - 3 Tomates picados s/ pele e s/ sementes - ½Kg de Pimentão vermelho refogado no azeite - 1 Xícara de chá de azeitonas picadas - 50g de alcaparras - 1 Salsão picado refogado no azeite - 1 Colher de sopa de açúcar light- 1 Pitada de sal - 1 Xícara de chá de vinagre de vinho - 1 Xícara de chá de azeite Modo de fazer: Misture todos os ingredientes e coloque em um vidro de conserva; leve à geladeira e deixe curtir por 48 horas. SUGESTÃO: Sirva com pão Sírio ou com Torradas
  2. 2. Conserva de Berinjelas - 4 berinjelas médias - 2 colheres (chá) de sal - 300 g de cebola pérola em conserva - 300 g de azeitonas pretas - 7 colheres (sopa) de azeite de oliva - 5 colheres (sopa) de vinagre - 5 colheres (sopa) de shoyu - 1 xícara (chá) de folhas de manjericão - 3 colheres (sopa) de orégano desidratado Modo de fazer: Lave as berinjelas e corte-as em rodelas de 1 cm de espessura. Coloque-as em um escorredor, salpique o sal e deixe escorrer por 20 minutos. Em seguida, lave as berinjelas em água corrente e disponha-as em um recipiente de vidro, de modo que as rodelas apareçam inteiras nas laterais. Acrescente as cebolas, as azeitonas. o azeite, o vinagre, o shoyu, o manjericão e o orégano. Coloque o recipiente na geladeira e deixe por pelo menos 24 horas. Sirva acompanhada de pão ou torradas, ou ainda, em saladas.
  3. 3. Conserva Picante de Berinjelas -1 kg de berinjelas médias - 1 xícara de sal -1 xícara de vinagre branco - 1 xícara de azeite de oliva -3 dentes de alho - 2 folhas de louro -1 colher (sopa) de orégano -1 colher (chá) de pimenta calabresa (opcional) -1 pimentão vermelho sem pele e sem sementes Modo de fazer: Descascar as berinjelas e cortar em lâminas horizontais, finas, com cerca de ½ cm de espessura. Misture os filetes de berinjela com o sal. Coloque em uma peneira ou vasilhas funda e coloque um peso sobre as berinjelas. Deixe descansar por 2 horas para perder totalmente a água. Após 2 horas esprema bem e lave bem os filetes de berinjela em água corrente para retirar o sal, esprema muito bem para retirar o máximo de liquido possível. Coloque novamente em uma tigela e acrescente o vinagre, deixe descansar por mais 2 ou 3 horas. Esprema novamente e acrescente o orégano, alho, folhas de louro e azeite. Se quiser, coloque a pimenta calabresa. Corte o pimentão em tiras finas e acrescente às berinjelas, coloque em um vidro. Tampe bem e deixe descansar por mais 12 horas na geladeira. Sirva com pão italiano.
  4. 4. Aperitivo de Berinjela em conserva - 1 berinjela - 1 pimentão verde pequeno - 1 pimentão vermelho pequeno - 1 xíc.de azeitonas pretas picada - 1 xícara (chá) de azeite - ½ cebola picada - 1 colher (chá) de sal - 2 xíc. (chá) de vinagre de maçã - 2 dentes de alho - ½ xícara (chá) de salsinha - suco de 1 limão - pimenta-do-reino a gosto - filme plástico Modo de fazer: Descasque a berinjela. Apóie a berinjela numa tábua e corte as duas pontas. Fatie a berinjela, no sentido do comprimento, em lâminas bem finas. Coloque uma lâmina de berinjela sobre a outra e corte em tiras finas. Coloque as tirinhas de berinjela numa peneira grande, ou escorredor, polvilhe com o sal e misture. Deixe descansar por 30 minutos para que solte um líquido amargo. Acrescente o vinagre, misturando bem, e deixe descansar por mais 30 minutos. Transfira a berinjela para uma tigela grande e reserve. Enquanto a berinjela descansa, pique os pimentões: apóie numa tábua e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Retire o miolo e as sementes de cada um. Corte cada metade de pimentão em tirinhas bem finas.Tire os caroços das azeitonas e pique grosseiramente. Pique a cebola finamente. Descasque os dentes de alho. Junte a cebola picada, a azeitona, a salsinha, os pimentões, os dentes de alho, o azeite, o suco de limão e a pimenta-do-reino na tigela da berinjela. Misture muito bem. Prove e corrija o sal, se preciso. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por dois dias, antes de servir com pão italiano
  5. 5. Berinjela em conserva - 2 beringelas médias - 1 molho de hortelã - 1 dente de alho - Sal e azeite balsâmico - 150ml de azeite de oliva Modo de fazer : Descascar as berinjelas e ralar, colocar na água e sal durante ½ hora, escorrer e tirar a água espremendo com a mão ou com uma pano. Temperar com o alho picado, o hortelã picado, o sal, umas gotas de azeite balsâmico e o azeite de oliva (É melhor deixar descansar de um dia para o outro)
  6. 6. Pasta de Berinjela - 1 berinjela de tamanho médio - 200 g de ricota fresca - 100 g de cream cheese light - 1 dente de alho pequeno - 1 colher sopa de azeite de oliva - 1 colher (chá) de suco de limão - 1 colher (chá) de hortelã picada - 2 col. (sopa) de creme leite light - sal e pimenta-do-reino Modo de fazer : Lave bem a berinjela, unte com um pouco de óleo e leve ao forno preaquecido para assar a berinjela até que esteja macia, ou coloque a berinjela diretamente sobre a chama do fogão, assando-a na chama. Deixe esfriar. Corte ao meio no sentido horizontal e retire com uma colher a polpa da berinjela, elimine a casca. Coloque em um processador a polpa da berinjela, a ricota, o cream cheese, suco de limão, azeite, alho e hortelã. Processe até obter uma pasta lisa e firme. Se necessário, acrescente aos poucos o creme de leite. Acerte o ponto de sal e pimenta-do-reino e leve à geladeira por 4 horas.

×