Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Semanário - 07 a 13 de maio de 2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Semanário - 07 a 13 de maio de 2012

  • 767 views
Published

Semanário de Tendências da Biruta, de

Semanário de Tendências da Biruta, de

Published in Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
767
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
11
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ÍNDICE SEMANÁRIO | 07 a 13/05 INTRODUÇÃO DIVIRTA-SE COMPORTAMENTO > Brasil, país de imigrantes > Cinema - O legado de Orson Welles ARTE > Cinema - Retrospectiva Ingmar Bergman > .oztel > Teatro - IV Festival Palco Giratório > Exposição - World Press Photo 2012 MÚSICA > Exposição - Polaroids and Photos (SP) > Alabama Shakes > Música - Festival Sonár (SP) MODA > Esporte ATUALIZE-SE TECNOLOGIA > Curso – P4B - Planning For Branding > Big Data PUBLICIDADE > The Shadow QR Code
  • 2. INTRODUÇÃO07 A 13 DE MAIO DE 2012 M N aio é um mês... digamos... o segundo domingo de maio feminino. É o mês das noivas (dia 13), nosso dever de filhos e daquelas a quem devemos é celebrar com nossas mães a vida: nossas queridas mães, esses (em presença ou pensamento) esse seres magnânimos que nos aturam que dizem ser o maior amor de todos. cuidam de nós desde que não nos Um amor tão, tão, tão, tão, mas TÃO entendemos por gente. GRANDE que aguenta homenagens como essa! Feliz Dia das Mães!
  • 3. COMPORTAMENTOBRASIL, PAÍS DE IMIGRANTES E REFERÊNCIA m um dos Semanários, apresentamos os “mileuros”, nova geração de Saiba mais sobre os números do Censo 2010 sobre imigrantes jovens e qualificados imigração aqui. Sobre a diminuição de brasileiros que estão tentando a vida no Brasil. Os que vão morar fora, veja aqui. Confira também este mileuros são a ponta do iceberg de um infográfico da Superinteressante sobre a evolução movimento recente, que fez com que quase da imigração no Brasil década a década. 600 mil estrangeiros escolhessem o Brasil como lar apenas entre 2010 e 2011. Em OPORTUNIDADE 2010, segundo o Censo, havia 286.468 imigrantes vivendo há cinco anos no Brasil, Essa recente onda de imigração para o Brasil é um número que aumentou bastante em um ano dos reflexos práticos dos números e notícias que atestam que a nossa economia vai bem enquanto a e que é 86,7% maior do que o registrado dos países ricos cambaleia. O Brasil ainda precisa em 2000. Considerando que o número resolver muitos de seus problemas sociais, mas o de brasileiros indo morar no exterior está aumento de imigrantes também é uma mostra da nova ordem mundial, em que países emergentes encolhendo (e alguns já estão voltando), oferecem oportunidades para imigrantes e se podemos dizer que o Brasil voltou a ser tornam mais cosmopolitas, com uma cultura mais uma terra atrativa para imigrantes. plural e enriquecida por outros povos.
  • 4. ARTE.OZTEL C REFERÊNCIA om o hype dos eventos que estão por vir, o Rio voltou a ser a bola da vez no Veja como é o .oztel e os detalhes sobre sua turismo. Mais turistas significa mais criação aqui e aqui. Se quiser conferir ao vivo, dinheiro e também menos amadorismo o endereço é Rua Pinheiro Guimarães, 91 - Botafogo, Rio de Janeiro. na arte de receber pessoas. O .oztel é um exemplo dessa tendência. Inaugurado em março, o “hostel conceito” aposta pesado em design para oferecer uma experiência OPORTUNIDADE diferenciada de estadia. Os cômodos do Uma viagem inesquecível pode começar com uma .oztel - suítes, quartos coletivos, bar, entre estadia inesquecível. O Rio está recebendo mais outros - têm, cada um, elementos de visitantes do que nunca, daí a necessidade de decoração únicos e surpreendentes, como tonar o turismo (não só o de luxo, mas também o de baixo custo) mais profissional, o que inclui cadeiras coloridas, estampas irreverentes mudar a imagem dos hostels de albergues simples nas paredes, lustre feito com brinquedos, para espaços-conceito, com design elaborado. mesinhas modernas, e outras surpresas. A arte é um poderoso instrumento na concepção de estabelecimentos diferenciados, que tornam a Detalhes que tornam a estadia na cidade experiência da viagem mais memorável e contribuem ainda mais bonita e - por que não? - cool. para a “fidelização” de turistas à cidade.
  • 5. MÚSICAALABAMA SHAKES S REFERÊNCIA im, sabemos que já estamos há algum tempo sem apresentar Escute as músicas “You Ain’t Alone”, “Hold On” e boas bandas de rock. Hoje “I Found You”. Leia também esta resenha sobre a banda e seu álbum Boys & Girls. vamos corrigir esse erro com o Alabama Shakes, uma das melhores “coisas novas” no rock. A novidade foi anunciada por Alex Truner, vocalista do Arctic Monkeys, que se encantou com OPORTUNIDADE o som da banda, um revival do rock clássico dos anos 70 com elementos Por mais que os dados da indústria fonográfica mostrem que o rock “não vende tanto de blues e soul, uma mistura incomum como antes”, esse gênero musical ainda é mesmo no cenário retrô do pop atual. responsável por apresentar artistas que trazem A vocalista Brittany Howard, é o novas estéticas para a cena pop, mesmo que sua música seja um tributo a outras épocas destaque do Alabama Shakes, com sua da história da música. O rock - o bom, não o voz visceral que lembra Janis Joplin e feito-só-pra-vender - ainda desafia conceitos, Robert Plant. revoluciona e aponta novas direções artísticas e comportamentais.
  • 6. MODAESPORTE A REFERÊNCIA s Olimpíadas de Londres estão batendo na porta e logo o mundo Saiba mais sobre a tendência do sportswear só terá olhos para o esporte. aqui e aqui. Não poderia ser diferente com a moda, que tem visto cada vez mais coleções e looks de rua inspirados no sportswear. Assim, peças como a parka, os tops OPORTUNIDADE com decote nadador, os tênis (esses às vezes mesclados com roupas mais Em maior ou menor grau, os esportes sempre delicadas), os óculos espelhados, a foram uma referência para a criatividade dos estilistas e isso se intensifica em ano de jaqueta de baseball (que a cantora Olimpíadas. Como os artistas da música, da TV Lana Del Rey usa na imagem acima) e do cinema, atletas também são celebridades e roupas de tecidos como neoprene e que inspiram os reles mortais as pessoas lycra, entre outros elementos, estão comuns, Em um ano olímpico, os valores de competitividade, saúde, fair play e espírito em alta. Ano olímpico é isso, queremos esportivo estão em evidência, transformando ser “iguais” aos atletas, nem que seja os atletas em “role models” não apenas pela imitando um pouco o vestuário. fama, mas por tudo o que o esporte representa.
  • 7. TECNOLOGIABIG DATA J REFERÊNCIA á ouviu falar em Big Data? Imagine uma forma de reunir, organizar e sincronizar O assunto Big Data é complexo e demanda uma quantidade esmagadora de dados mais leituras. Você pode começar por aqui, e assim otimizar as informações? Isso por aqui e por este infográfico. é o Big Data, uma maneira de analisar informações em 3 Vs: “variedade, volume OPORTUNIDADE e velocidade”. Na prática, para o cidadão comum, o Big Data simboliza uma “melhora” O Big Data é fundamental por resolver um problema na relação com empresas e instituições, característico dos tempos atuais: a avalanche já que elas saberão sobre os clientes a de informações a que estamos submetidos, que fatalmente implica em perda de dados importantes partir do cruzamento de dados de redes (e de lucro para as empresas, consequentemente). sociais, buscas na internet, geolozalização Para as marcas, o Big Data é uma chance de e várias outras fontes. O Big Data tem saber mais sobre o consumidor e de descobrir oportunidades que antes estavam ocultas, além de acalorado a discussão sobre privacidade melhorar a experiência do atendimento ao cliente. e comportamento de consumo e já está Por outro lado, há implicações para a privacidade, sendo usado por empresas e governos. E já que menos “comentários inocentes” nas redes sociais serão perdidos, entre outros exemplos. pode mudar a sua rotina em breve.
  • 8. PUBLICIDADETHE SHADOW QR CODE A REFERÊNCIA rede de supermercados Emart é “o Wallmart da Coreia do Sul”. Mesmo Veja o Shadow QR Code aqui. A Cheil Worldwide assim, o Emart tem uma fraqueza: as também é a agência por trás do premiado vendas caem muito no horário de almoço. case Tesco Subway Virtual Store, que também facilitava as compras de supermercado para Para que as pessoas comprassem mais os coreanos. entre o meio-dia e as 13h, a agência Cheil Worldwide criou uma experiência possível OPORTUNIDADE apenas no horário de almoço, o Shadow QR Code. Isso mesmo, um QR code de sombra, Desde o surgimento do QR Code, algumas marcas formado quando a luz do sol, de meio-dia e agências parecem não ter entendido bem a às 13h, incide sobre uma escultura na rua. aplicação dessa tecnologia (veja neste Tumblr), muito por desespero de se mostrarem cool e Uma vez scaneado, o QR code de sombra antenadas. Essas empresas que não têm ideia da ativava a promoção “Sunny Sale”, com utilidade do QR code podem acabar banalizando descontos e um cupom de US$12 para ser a ferramenta aos olhos dos consumidores, A ação integrada do Emart criou um QR code diferente, usado em compras online ou nas lojas do que estimulava a criatividade do público e lhe dava Emart. Ao fim de tudo, as vendas na hora vantagens. Ou seja, o QR code deve ser pertinente do almoço aumentaram em 25%. para as pessoas, não só um símbolo solto.
  • 9. DIVIRTA-SE!CINEMA | O LEGADO DEORSON WELLES O ONDE? rson Welles é o cérebro por trás daquele que é considerado por Caixa Cultural Rio muitos críticos o melhor filme Av. Almirante Barroso, 25 - Centro de todos os temos: “Cidadão Kane” (1941). Mas além desse clássico, Welles é reconhecido por uma filmografia extensa, que revolucionou a linguagem QUANDO? cinematográfica e influencia os rumos Até 13 de maio. Confira a programação. da Sétima Arte até hoje. A mostra “O legado de Orson Welles” exibe, em três sessões diárias, 14 de seus filmes, com destaque também para “Soberba”(1942), “A Marca da Maldade” QUANTO? (1958) e seu primeiro trabalho, o curta- metragem “The Hearts of Age” (1934). R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia).
  • 10. DIVIRTA-SE!CINEMA | RETROSPECTIVAINGMAR BERGMAN “ ONDE? O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de CCBB Rio equipe. O diretor está só diante de Rua Primeiro de Março, 66 - Centro uma página em branco. Para Bergman estar só é se fazer perguntas; filmar é encontrar as respostas. Nada poderia QUANDO? ser mais classicamente romântico”. Até 10 de junho. Veja a programação. Essas palavras, de Jean-Luc Godard, sintetizam bem a arte do cineasta sueco, homenageado com a mostra “Retrospectiva Ingmar Bergman”, a maior já realizada no Brasil. Além dos QUANTO? mais de 40 filmes, o evento contará com palestra do documentarista sueco R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia-entrada) Stig Björkman e curso sobre as fases da carreira do diretor, ministrado pelo crítico Sérgio Rizzo.
  • 11. DIVIRTA-SE!TEATRO | IV FESTIVAL PALCOGIRATÓRIO O ONDE? IV Festival Palco Giratório é um evento que propõe a Espaço Cultural Escola Sesc descentralização do teatro nos Avenida Ayrton Senna 5.677 - Jacarepaguá grandes centros urbanos, trazendo para o Espaço Cultural Escola Sesc 24 espetáculos gratuitos, de 19 oficinas QUANDO? teatrais das mais diversas cidades brasileiras. Além das peças teatrais, Até 27 de maio. Veja a programação das atrações e o festival irá realizar oficinas de artes das oficinas. cênicas com o público. QUANTO? Grátis, tanto as peças quanto a participação nas oficinas.
  • 12. DIVIRTA-SE!EXPOSIÇÃO | WORLD PRESSPHOTO 2012 A ONDE? World Press Photo é uma fundação que promove o fotojornalismo Caixa Cultural Rio em todo o mundo. A cada ano, Av. Almirante Barroso, 25 - Centro a organização lança a exposição mais importante do fotojornalismo, com as melhores imagens publicadas na imprensa QUANDO? mundial em 2011. São 157 fotos de 57 Até 3 de junho. De terça a sábado, das 10h às fotógrafos, divididas em categorias como 21h. notícias em geral, notícias em destaque, pessoas e notícias, esportes, assuntos atuais, entre outros. Além da exposição, o evento conta com uma palestra no Oi QUANTO? Futuro Flamengo, com os fotógrafos Samuel Aranda, da Espanha, vencedor do Entrada franca. World Press Photo deste ano, e Alejandro Kirchuk, da Argentina.
  • 13. DIVIRTA-SE!EXPOSIÇÃO | POLAROIDS ANDPHOTOS (SP) O ONDE? projeto Maio Fotografia do MIS lança nesse mês a mostra MIS - Museu da Imagem e do Som Polaroids and Photos, com Av. Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo centenas de fotografias feitas por ninguém menos que o pai da Pop Art, Andy Warhol. São mais de 300 QUANDO? imagens de ícones mundiais como Mick Até 24 de junho. De terça a sexta, das 12h às 22h. Jagger, Pelé, Arnold Schwarzenegger, Aos sábados e domingos, das 11h às 21h. entre outros, retratos que inspiraram muitas das serigrafias coloridas que são a “assinatura” do estilo de Warhol. A exposição é ainda mais especial QUANTO? pelo fato de 200 dessas fotografias nunca terem sido expostas no Brasil. R$4,00. Se você ama fotografia e o culto às celebridades, não perca.
  • 14. DIVIRTA-SE!MÚSICA | FESTIVAL SONÁR (SP) O ONDE? Sónar é o Festival Internacional de Música Avançada e New Av. Olavo Fontoura, 1.209 Media Art, um evento que Anhembi Parque - Santana - São Paulo nasceu em Barcelona e que, em 2012, aproxima a criatividade musical e a arte de vanguarda ao público de São QUANDO? Paulo. O festival será dividido em 5 Sexta e sábado, dias 11 e 12 de maio. Veja a espaços - SonarClub, SonarVillage, programação completa do festival. SonarHall, SonarCinema e SonarPro - que receberão atrações musicais como Cee Lo Green, Kraftwerk, Justice, James Blake, etc; além de uma programação QUANTO? de cinema e de mostras de new media art. Não perca! Veja os valores e compre os ingressos aqui.
  • 15. ATUALIZE-SE!CURSO | P4B - PLANNING FORBRANDING O POR QUE? P4B - Planning For Branding é um dos principais cursos O P4B é um dos cursos mais completos para de extensão para quem se quem quer se especializar ou aprender mais sobre branding e planejamento. interessa por branding e planejamento de comunicação. A base do curso, QUANDO? ministrado por executivos de marketing de grandes empresas - L’Oreal, Unimed De 21 de maio a 11 de julho. Segundas e quartas, Rio, Oi, Infoglobo, BarraShopping e das 19h às 22h. Ogilvy Action - tem como base a gestão de marcas, oferecendo aos alunos uma ONDE? visão abrangente sobre comunicação, ESPM Rio ferramenta para o planejamento criativo Rua do Rosário, 90 - Centro rentável. O P4B é um curso de caráter prático, onde a troca de informações QUANTO? entre os alunos - profissionais com pelo menos 3 anos de experiência no R$ 2.670,00 pagos em 3 cheques de R$ 890,00. mercado - é estimulada. Para pagamento à vista, 5% de desconto.