TRE 1ª parte - Portugues

2,030 views

Published on

Prova técnico judiciário TRE-MG

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,030
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
14
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

TRE 1ª parte - Portugues

  1. 1. 1Prezado(a) candidato(a):Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, comtraços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – CÓD. 08 O CONHECIMENTO GRAMATICAL DAS QUESTÕES A SEGUIR DEVE SER AVALIADO DE ACORDO COM O PADRÃO CULTO DA LÍNGUA.QUESTÃO 1Assinale a opção em que todas as palavras contêm exemplo de ditongodecrescente:a) cafeína – doutorb) foice – vãoc) crânio – céud) cinqüenta – cooperaçãoQUESTÃO 2Marque a opção em que a divisão silábica esteja INCORRETA:a) pac – tob) ga – ú – choc) con – fei – ta – riad) bi – sa – vó
  2. 2. 2QUESTÃO 3Todas as palavras estão acentuadas adequadamente, EXCETO:a) Piauíb) reúnec) substituídod) aíndaQUESTÃO 4No período “A vida humana não é algo abstrato”, encontram-se todas asclasses de palavras abaixo, EXCETO:a) conjunçãob) adjetivoc) substantivod) pronome RESPONDA ÀS QUESTÕES 5 E 6, TENDO EM VISTA O EMPREGO DOS VERBOS SUBLINHADOS. ASSINALE, PARA CADA QUESTÃO: a) se as formas verbais em I, II e III estiverem incorretas. b) se apenas as formas verbais em I e II estivem incorretas. c) se apenas as formas verbais em I e III estiverem incorretas. d) se apenas as formas verbais em II e III estiverem incorretas.QUESTÃO 5I. Em função dos atentados, os países europeus interviram nas medidas.II. Se os agentes do governo verem algum perigo para os políticos, tomarão medidas urgentes.III. Os órgãos públicos os quais retiverem os documentos serão fiscalizados.QUESTÃO 6I. Como foi pedido, todos tinham trago o material para a escola.II. O estudante que transpuser esse desafio, certamente será contratado.III. Manteram-se calados e perplexos após o relato dos sobreviventes.
  3. 3. 3 NAS QUESTÕES 7 E 8, ASSINALE A ALTERNATIVA EM QUE A CIRCUNSTÂNCIA DA ORAÇAO SUBLINHADA ESTEJA CORRETAMENTE INDICADA NOS PARÊNTESES.QUESTÃO 7a) Havia tanto material no depósito que novas relações de compra foram adiadas. (conseqüência)b) Mal divulgaram os resultados da pesquisa, os candidatos recuaram. (causa)c) À medida que eles me procuram, vou dando as orientações necessárias. (conformidade)d) Será aprovado desde que freqüente as aulas no colégio. (tempo)QUESTÃO 8a) Assim que retornar ao trabalho, provavelmente serão dispensados. (modo)b) Ainda que me diga algumas verdades, não o escutarei mais. (concessão)c) Para festejar sua recente promoção, convocou seus amigos rapidamente. (proporcionalidade)d) Quanto mais se estuda o assunto, mais os alunos se sentem seguros para o exame. (finalidade)QUESTÃO 9O período é composto por subordinação em:a) A globalização da mídia diminui a desconfiança entre etnias diferentes.b) A herança do racismo é ainda muito forte nos Estados Unidos.c) Com certeza, é possível vencer a batalha contra o preconceito racial.d) Isso me parece positivo, mas preciso saber mais para dar minha opinião.
  4. 4. 4QUESTÃO 10Leia o enunciado a seguir:“Como se resolve determinado problema quando a crisecomeça rondar a empresa em que você trabalha?”No período dado, NÃO se encontra o seguinte termo da oração:a) adjunto adverbialb) adjunto adnominalc) objeto diretod) predicativo do sujeito RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 11 A 15, TENDO EM VISTA A REGÊNCIA DAS PALAVRAS SUBLINHADAS. ASSINALE PARA CADA QUESTÃO: a) se apenas I e II estiverem corretas b) se apenas I e III estiverem corretas c) se apenas II e III estiverem corretas d) se I, II e III estiverem corretasQUESTÃO 11I. Referentemente ao assunto, não houve mais o que discutir.II. Sua obediência aos pais foi determinante na avaliação dos juízes.III. O filme certamente é impróprio para menores de 18 anos.QUESTÃO 12I. Procedemos à leitura da ata, tão logo retornamos.II. Os convidados não puderam aspirar ao perfume dos vasos no salão.III. Convidei-os para meus representantes na próxima reunião.QUESTÃO 13I. Os americanos não perdoaram as barbaridades cometidas.II. Informaram os candidatos da importância dos documentos.III. A cena à qual assistiram chegou a ser grotesca.
  5. 5. 5QUESTÃO 14I. Custou-lhe bastante avaliar as questões de família.II. Os atos terroristas implicaram a desconfiança das nações.III. Ninguém comunicou as mulheres o desaparecimento de seus filhosQUESTÃO 15I. Quando chegamos ao colégio, as aulas já estavam suspensas.II. Os filhos só lhes obedecem porque têm medo de sua reação.III. Ninguém lhes avisou da necessidade de novos ajustes. NAS QUESTÕES 16 E 17, MARQUE A OPÇÃO CUJA PALAVRA DESTACADA ESTEJA COM A CONCORDÂNCIA INCORRETA.QUESTÃO 16a) Marcos ou Antônio casará com Cristina.b) Hoje são vinte e oito de outubro.c) Deram dez horas no relógio da igrejinha do bairro.d) Estabeleceu-se novas medidas de organização.QUESTÃO 17a) Projetos técnico-científicos serão discutidos no seminário.b) Agora, provavelmente, deviam haver manifestações de apoio.c) Quais de nós enviaram as dúvidas aos deputados?d) Não sou eu quem recomenda a avaliação dessas análises.QUESTÃO 18O acento grave, indicador de crase, está empregado CORRETAMENTE em:a) Encaminhamos os pareceres à Vossa Senhoria e não tivemos resposta.b) A nossa reação foi deixá-los admirar à belíssima paisagem.c) Rapidamente, encaminhamos o produto à firma especializada.d) Todos estávamos dispostos à aceitar o seu convite.
  6. 6. 6QUESTÃO 19Avalie a colocação dos pronomes oblíquos átonos nas frases a seguir.I. Nada incomodou-a tanto como os últimos fatos.II. Não devo revelar-lhe mais meus pensamentos.III. Nunca escutaram-se tantas manifestações de carinho.A colocação está CORRETA em:a) I apenasb) II apenasc) III apenasd) I e IIQUESTÃO 20O sentido da palavra sublinhada está INCORRETAMENTE indicado nosparênteses em:a) dispensa (depósito de mantimentos)b) eminente (notável)c) fragrante (perfumado)d) deferir (conceder algo)

×