Your SlideShare is downloading. ×
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
MANUAL DO EEB
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

MANUAL DO EEB

528

Published on

O Manual do EEB foi criado com o intuito de orientar os usuários da Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira a fazer suas próprias solicitações de empréstimo entre bibliotecas, a partir …

O Manual do EEB foi criado com o intuito de orientar os usuários da Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira a fazer suas próprias solicitações de empréstimo entre bibliotecas, a partir de qualquer local que esteja conectado à internet.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
528
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1 SERVIÇO TÉCNICO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - STBD MANUAL DO EEB RAIANE DA SILVA SANTOS SANDRA MARIA CLEMENTE DE SOUZASEÇÃO TÉCNICA DE REFERÊNCIA, ATENDIMENTO AO USUÁRIO E DOCUMENTAÇÃO STRAUD ILHA SOLTEIRA – SP 2010
  • 2. 2 DÚVIDAS FREQUENTES1 – O que é EEB? EEB é a sigla para EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS. Este sistema oferece ao usuário o acesso aoacervo de bibliotecas externas, quando o título procurado não está disponível em sua instituição deorigem. O serviço estabelece um convênio de cooperação que potencializa a utilização do acervo dasinstituições universitárias participantes, favorecendo a disseminação da informação entre universitários epesquisadores de todo o país.2 – Quais são as bibliotecas conveniadas? Atualmente, existe um Consórcio de Bibliotecas das Universidades Estaduais Paulista, oCRUESP/BIBLIOTECAS, tendo por objetivo a integração dos Sistemas de Bibliotecas da USP, UNESP eUNICAMP. Além deste consórcio, a Biblioteca da FE conta com a colaboração da UFSCAR, UFRGS e UFSC.3 – Qual a diferença entre EEB e COMUT? O EEB consiste no deslocamento do material de uma determinada biblioteca para a biblioteca que osolicitou. Já o COMUT permite a obtenção de cópias de partes de documentos técnico-científicosdisponíveis nos acervos de outras bibliotecas nacionais e internacionais.4 – Quem pode usufruir deste serviço? O serviço de EEB da Biblioteca da FE é voltado para atender as solicitações dos docentes, alunos degraduação e pós-graduação e funcionários da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Como fornecedora,atende todas as bibliotecas conveniadas.
  • 3. 3 SUMÁRIO1 - Primeiro Passo .................................................................................................... 42 - Solicitação de obras da Rede Unesp .................................................................... 4-72.1 - Catálogo de Pesquisa2.2 - Pesquisa da obra2.3 - O pedido de EEB3 - Solicitação de obras Extra-Unesp ........................................................................ 7-93.1 - Inexistência da obra na Rede UNESP3.2 - O pedido de EEB4 - O empréstimo da obra ....................................................................................... 104.1 - O aviso de chegada e retirada da obra4.2 - A devolução da obra5 - A renovação da obra ......................................................................................... 10-135.1 - Conta do usuário5.2 - A renovação6 - Informações e contatos...................................................................................... 14
  • 4. 4 1 - PRIMEIRO PASSO O usuário deverá entrar em contato com o balcão de empréstimo da Biblioteca da FE para solicitar a ativação de suaconta para pedidos de EEB. (O usuário que já realizou algum pedido de EEB, no modo antigo, já está com a conta ativada. Bastaseguir os próximos passos). 2 - SOLICITAÇÃO DE OBRAS DA REDE UNESP2.1 - Catálogo de Pesquisa Conectar-se ao Catálogo Athena através da página: http://www.athena.biblioteca.unesp.br2.2 - Pesquisa da obra 2.2.1 - Fazer a pesquisa* da obra, digitando no campo “Informar palavra ou expressão”, o título da obra e/ou autor,e/ou assunto, etc. Manter no campo “Base de Busca” o Catálogo Coletivo-UEP01. Em seguida, clique em “ok”. Observe oexemplo abaixo: * No exemplo acima, foi utilizado o título da obra. 2.2.2 - Após a busca, aparecerá uma tela com os itens existentes. Se houver o interesse por alguma delas, basta clicarno número correspondente, como demonstrado a seguir. (Se a obra procurada não for encontrada, siga as instruções de“Solicitações de obras Extra-Unesp”)
  • 5. 52.3 - O pedido de EEB 2.3.1 - A tela seguinte trará informações mais detalhadas da obra. Para continuar a solicitação, o usuário deverá clicarem “Pedidos de EEB”, conforme indicado no exemplo:
  • 6. 6 2.3.2 - Logo após, a tela solicitará a identificação do usuário, que deverá informar o ID ou CPF, e a senha* (4 ou 5dígitos, cadastrada pelo usuário no balcão de empréstimos) e clicar em “Identificação”. Veja o exemplo abaixo: * Caso o usuário esqueça-se da senha, deverá entrar em contato com o balcão de empréstimos da Biblioteca da FE. 2.3.3 - Na próxima página, o usuário deverá preencher a data de interesse pelo material e clicar em “ok”, conformedemonstrado à seguir:
  • 7. 7 * Sugerimos que o usuário coloque na data de interesse, um período mínimo de 30 dias, para que seu pedido não seja cancelado antes da chegada do material. O prazo** normal para a chegada da obra é de: +/- 7 dias (livros da Rede Unesp) e +/- 20 dias (livros extra-unesp).** Os prazos citados acima dependem da disponibilidade do material solicitado, bem como da demanda de serviços das bibliotecasfornecedoras/solicitantes. 2.3.4 - Em seguida, será informado o registro do pedido, que poderá ser impresso, cancelado, ou apenas finalizado,clicando em “encerrar sessão”, como no exemplo abaixo: 3 - SOLICITAÇÃO DE OBRAS EXTRA-UNESP3.1 – Inexistência da obra na Rede UNESP O usuário deverá se conectar ao Catálogo Athena através da página: http://www.athena.biblioteca.unesp.br parafazer a busca da obra e se certificar da inexistência desta na Rede UNESP. Veja a demonstração abaixo: 3.1.1 - Fazer a pesquisa da obra, digitando no campo “Informar palavra ou expressão”, o título da obra e/ou autor, e/ouassunto, etc. Manter no campo “Base de Busca” o Catálogo Coletivo-UEP01. Em seguida, clique em “ok”. Observe o exemploabaixo:
  • 8. 8 3.1.2 - Se o título solicitado não existir na Rede UNESP, então a pesquisa não retornará resultados. Veja o exemploabaixo:
  • 9. 93.2 - O pedido de EEB 3.2.1 - Para obras que não foram encontradas no Catálogo Athena (Rede UNESP), o usuário deverá preencher asinformações da obra diretamente em “Pedidos de EEB”, como demonstrado à seguir: 3.2.2 - Em seguida, a nova tela solicitará a identificação do usuário, que deverá informar o ID ou CPF, e a senha (4 ou 5dígitos, cadastrada pelo usuário no balcão de empréstimos).
  • 10. 10 3.2.3 - O usuário deverá preencher as informações da obra (autor e título) e a data de interesse do pedido, em seguida,clicar em “ok”. Veja o exemplo: 3.2.4 - Em seguida, será informado o registro do pedido, que poderá ser impresso, cancelado, ou apenas finalizado,clicando em “encerrar sessão”, como no exemplo abaixo:
  • 11. 11 4 - O EMPRÉSTIMO DA OBRA4.1 - O aviso de chegada e retirada da obra O usuário será informado via e-mail que a obra estará disponível para a retirada no balcão de empréstimos daBiblioteca da FE. O aviso será enviado para o e-mail* cadastrado no registro do usuário.* Se houver dúvidas quanto ao e-mail cadastrado no registro, o usuário deverá entrar em contato com o balcão de empréstimos.4.2 - A devolução da obra 4.2.1 – O prazo para a devolução da obra será pré-determinada pela biblioteca fornecedora. 4.2.2 – A obra deverá ser devolvida, dentro do prazo, no balcão de empréstimo da Biblioteca da FE. 5 - A RENOVAÇÃO DA OBRA5.1 – Conta do usuário 5.1.1 - O usuário deverá conectar-se ao Catálogo Athena através da página: http://www.athena.biblioteca.unesp.br 5.1.2 – Entrar em sua conta, clicando em “Usuário”. Veja o exemplo abaixo: 5.1.3 - Fazer a identificação do usuário, informando o ID ou CPF, e a senha (4 ou 5 dígitos, cadastrada pelo usuário nobalcão de empréstimos).
  • 12. 125.2 - A Renovação 5.2.1 - Entrar em “Pedidos Ativos de EEB”.
  • 13. 135.2.3 - Clicar no número correspondente à obra a ser renovada.5.2.4 - Clicar em “Renovar”.
  • 14. 14 5.2.5 - O usuário será informado que o pedido de renovação foi registrado, porém, deverá aguardar a aprovação darenovação pela biblioteca fornecedora. Assim que for aprovada, a data de devolução será alterada automaticamente nosistema.
  • 15. 15 6 - INFORMAÇÕES E CONTATOS Para maiores informações, entrar em contato com a STRAUD através dos e-mails e telefones abaixo:Supervisora Técnica da SeçãoSandra Maria Clemente de Souzasandra@adm.feis.unesp.brFone: 3743-1124Responsável pelo EEBRaiane da Silva Santosraiane@adm.feis.unesp.breeb@feis.unesp.brFone: 3743-1127Atendimento no balcão de empréstimosCristina Alexandra de Godoycristina@adm.feis.unesp.brMarta Satiko Suzukimarta@adm.feis.unesp.brRaiane da Silva Santosraiane@adm.feis.unespRenata Aparecida Santos Oliveiraraso@adm.feis.unesp.brFone: 3743-1111
  • 16. 16 UNESPSTBD/STRAUDIlha Solteira - SP 2010

×