"Há Vida na Biblioteca"
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

"Há Vida na Biblioteca"

on

  • 715 views

 

Statistics

Views

Total Views
715
Views on SlideShare
688
Embed Views
27

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

4 Embeds 27

http://escrevilendo.blogspot.com 10
http://www.escrevilendo.blogspot.com 7
http://escrevilendo.blogspot.pt 6
http://www.escrevilendo.blogspot.pt 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

"Há Vida na Biblioteca" "Há Vida na Biblioteca" Presentation Transcript

  • Equipa As BMJ
    Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo
    Concurso “Há vida na Biblioteca”
  • “Das 8 às 5 na Biblioteca”
    Olá Visão Júnior!
    O nosso grupo – As BMJ – é constituído pela Beatriz, Magalie e Joanne. Todas temos 11 anos e achamos engraçado sermos uma equipa feminina! Frequentamos a Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, que fica no concelho de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro. Gostamos muito de ler a Visão Júnior, especialmente o tema “Animais”. Na vossa revista encontramos sempre muitos artigos de interesse sobre o nosso tema favorito, por isso todos os meses é aguardada por nós com ansiedade!
  • O nosso concelho fica situado na província da Beira Litoral, inserido numa região tradicionalmente conhecida por Bairrada, pertencente ao distrito de Aveiro. A nossa cidade, Oliveira do Bairro, é bastante acolhedora e satisfaz as necessidades do dia-a-dia das pessoas que nela habitam. Nela existe uma biblioteca Municipal, que promove algumas actividades em articulação com a nossa biblioteca e outras bibliotecas do concelho.
    Mas estamos aqui para falar acerca da nossa biblioteca escolar que é aquela onde vamos todos os dias, ou quase todos. Situa-se no rés-do-chão do Pavilhão 3 da nossa escola, e podem encontrá-la aberta todos os dias úteis das 8h15 às 17h45.
    Esperamos que gostem do nosso trabalho que falará sobre a nossa Biblioteca, que tem muitos aspectos positivos e outros que necessitam de ser melhorados. Também nenhuma Biblioteca consegue ser perfeita a 100%...
    Fizemos esta reportagem porque gostamos de frequentar a biblioteca e a nossa Professora de Inglês, Sandra Brás, nos incentivou e quisemos mostrar-lhe que éramos capazes de realizar esta actividade, mesmo que surgissem dificuldades.
    Visita o site da Câmara Municipal para conheceres melhor o nosso concelho!
    http://www.cm-olb.pt/pagegen.aspx
  • A Biblioteca
    A biblioteca foi inaugurada há três anos, após ter mudado de instalações. Ocupa 120m2 de área, é agradável, confortável e acolhedora. Contém um total de 3259 documentos (livros, dicionários, enciclopédias, CDS, DVDS). Neste espaço trabalham várias pessoas: a professora bibliotecária, Angelina Cristino, a assistente operacional, Elsa Carreira, e professores colaboradores.
    A nossa biblioteca tem várias características especiais, tais como: a presença contínua dos alunos do 2º ciclo no desdobramento da disciplina de Ciências da Natureza; um gabinete de trabalho da equipa e um tríptico feito pelos alunos do 8ºano, que retrata as várias áreas da biblioteca.
  • Os alunos frequentam a biblioteca para ler, requisitar livros, ver filmes, jogar, fazer trabalhos de pesquisa e realizar os trabalhos de casa e, no 2ºciclo, no desdobramento de Ciências da Natureza, para realizarem algumas actividades orientadas pela equipa coordenadora.
    Ao longo da nossa reportagem temos podido observar um espaço com vida e alegria, cheio de livros, pessoas, alunos e professores amigos, prontos a ajudar. Sentimos o perfume dos livros e outros cheiros que não sabemos descrever, mas o mais convidativo é o das revistas recém-chegadas. Escutamos os utilizadores a movimentarem-se para cá e para lá, o som dos livros a serem folheados, dos alunos a teclar no computador. Concluímos que é um espaço único, movimentado e acolhedor, alegre e atarefado, um local da escola especial e repleto de vida.
  • Entrevistas
    Entretanto, procurámos saber a opinião dos utilizadores da Biblioteca e para isso fizemos um inquérito e realizámos algumas entrevistas. Eis os resultados:
  • Actividades ao longo do ano
    Sensibilização dos alunos, através da apresentação de um PowerPoint e esclarecimento de dúvidas, para a “Segurança na Internet”.
  • Ao longo deste trabalho pudemos constatar que na biblioteca ocorriam muitas actividades apelativas promovidas pela equipa coordenadora que levavam toda a comunidade a frequentar este espaço com regularidade. Salientamos as feiras do livro; as sessões integradas no desdobramento de Ciências da Natureza (formação de utilizadores e planificação, pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos escolares); o percurso literário (este ano é o IV Percurso); a elaboração do Jornal escolar; o “Top +” dos melhores requisitantes/ livros mais requisitados por período; a manutenção/actualização do Blogue da biblioteca entre outras actividades comemorativas.
    O que pode melhorar?
    Apesar de existirem muitos aspectos positivos, é claro que a nossa biblioteca pode melhorar. Nesta nossa reportagem não podemos de deixar de referir a necessidade de aperfeiçoar o nosso equipamento informático e o acesso à Internet. Verificamos que existem pouco computadores para o grande número de utilizadores e que o serviço de Internet nem sempre está disponível.
    Visita o blogue da nossa biblioteca:
    http://escrevilendo.blogspot.com/
  • Repórteres
    Convidamos todos os leitores da Visão Júnior a espreitar o blogue da nossa biblioteca ou a virem visitar-nos. Sabem onde nos encontrar… na biblioteca, claro!
    Trabalho elaborado por:
    Beatriz Viegas; Nº4; Magalie Oliveira; Nº11; Joanne Batista; Nº7; turma C do 6º ano
    Professoras responsáveis:
    Angelina Cristino e Sandra Brás
    Como repórteres da Visão Júnior, foi uma agradável surpresa verificar que a nossa biblioteca não pára das 8 às 5, todos os dias da semana, ao longo de todo o ano. O espaço silencioso que outrora frequentávamos principalmente para estudar e pesquisar livros tornou-se um local aprazível repleto de actividades que convidam a aprender.