• Save
Interface de linha de comando - CLI
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Interface de linha de comando - CLI

on

  • 1,590 views

Trata-se de um conceito muito importante para utilizar de maneira mais adequada o sistema operacional LINUX

Trata-se de um conceito muito importante para utilizar de maneira mais adequada o sistema operacional LINUX

Statistics

Views

Total Views
1,590
Views on SlideShare
1,590
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Interface de linha de comando - CLI Presentation Transcript

  • 1. Linux - UbuntuInterface de Linha de Comando.Command Line Interface.CLIBenedilson LimaSobral, 25 de Fevereiro de 2011.
  • 2. Tópicos abordados.● A importância de se estudar os CLIs.● O que é um comando?● Onde posso usar os comandos?● Como os comandos podem ser enviados para o interpretador?● Alguns comandos e suas categorias.● Dicas e Truques.
  • 3. A importância de se estudar os CLIs.● "Muito embora o Linux possua diversas e ótimas interfaces gráfica (GUIs- Graphical User Interfaces) bastante amigáveis, dentre as quaisdestacamos o Gnome e KDE, como de resto todos os sistemas operacionaisUnix, ainda requerem por vezes que façamos uso da linha de comando.● O ambiente tradicional do Unix é o CLI (Command Line Interface), ondevocê digita os comandos para dizer ao computador o que ele deve fazer.● Esse modo é extremamente poderoso e rápido, porém implica que vocêsaiba para que serve cada comando e seus diversos parâmetros.”
  • 4. O que é um comando?● Um comando é uma palavra especial que representa uma ou mais ações;● Um interpretador de comandos é o programa responsável por interpretaressas instruções enviadas pelo usuário e seus programas para o kernel;● Um interpretador de comandos também é conhecido como shell ou modotexto;● Entre os programas interpretadores de comandos podemos destacar obash, csh e sh entre outros;● Entre eles o mais usado é o Bash (Bourne Again Shell), criado por S. R.Bourne;● ATENÇÃO: Lembre-se o Linux diferencia maiúsculas de minúsculas.Portanto, comando e COMANDO são coisas totalmente diferentes.
  • 5. Onde posso usar os comandos?● Abrindo um TerminalNo Gnome vá ao menu Aplicações >Acessórios > Terminal ou pressionesimultaneamente as teclas Alt+F2, ena caixa de texto digite:"gnome-terminal" e tecle “Enter”.● Abrindo uma seção shellTecle simultaneamente Crt l+Alt+F1(.. .F6) que uma console modo textoserá exibido solicitando um login,onde você deverá entrar com seuusuário e senha para ter acesso aoprompt de comando.
  • 6. Como os comandos podem ser enviados para ointerpretador?InterativaOs comandos são digitados no tecladopelo usuário e passados aointerpretador de comandos um a um.Neste modo o computador depende dousuário para executar uma tarefa ou opróximo comando.Não-interativaSão usados arquivos de comandos(scripts) criados pelo usuário para ocomputador executar os comandos naordem encontrada no arquivo.Neste modo, o computador executa oscomandos do arquivo um por um, edependendo do término do comando, oscript pode verificar qual será próximocomando que será executado e darcontinuidade ou não aoprocessamento.
  • 7. Alguns comandos.● sudoEm alguns casos é necessário ter privilégios de administrador para poderexecutar comandos, então como no Ubuntu o usuário root por questões desegurança se encontra desabilitado, será necessário o uso do "sudo".● Informações do Sistema (Hardware e Processos) lspciExibe informações sobre os barramentos PCI do computador e sobre osdispositivos a ele conectados.● Arquivos e Diretórios pwd cd cppwd - Lhe permite saber em qual diretório você está no momento.cd - Permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema.cp - Copia arquivos e diretórios.
  • 8. Alguns comandos.● Arquivos e Diretórios: mv ls mkdir chmodmv - Este comando move arquivos e diretórios, sendo muito usado tambémpara renomear um determinado arquivo.ls - Comando utilizado para listar o conteúdo de um diretório.mkdir - Permitir a criação de um ou mais diretórios.chmod - Altera as permissões de acesso de arquivos e diretórios.● Sistema de Arquivos: mout umountmount – Monta um sistema de arquivos tornando-o disponível para asoperações de E/S (Entrada/Saída) em arquivos, ou exibe uma lista dossistemas de arquivos atualmente montados.umount – Desmonta um sistema de arquivos previamente montado quenão esteja em uso.
  • 9. Alguns comandos.● Redeifconfig – Permite configurar as interfaces de rede, sendo o comando utilizadona inicialização do sistema para configuração destas interfaces. Caso nenhumargumento seja passado junto ao comando, o mesmo apenas irá exibir o estadodas interfaces atualmente definidas.● Utilitáriosclear - Limpa a tela movendo o cursor para primeira linha.halt , reboot , shutdown - Respectivamente encerra, reinicializa e encerra oureinicializa o sistema.
  • 10. Dicas e Truques.Teclas de controle e atalhos● Ctrl + f Move o cursor uma palavra para frente;● Ctrl + b Move o cursor uma palavra para trás;● Ctrl + a Para ir ao início da linha de comando;● Ctrl + e Para ir ao final da linha de comando;● Ctrl + t Inverte o caractere sob o cursor com o anterior;● Ctrl + u Limpa a linha de comando corrente;● Ctrl + c Termina a execução do comando corrente;● Ctrl + d Encerra entrada de dados pelo teclado fazendo logout;● Ctrl + m Equivalente a tecla Enter;● Ctrl + l Limpa a tela, equivalente ao comando clear.
  • 11. Outras fontes de consulta● Guia Foca GNU/Linux;http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html● Man pages, tutoriais básicos de BASH, e shell script;http://linuxcommand.org/● Guia de Referência do Linux;http://www.uniriotec.br/~morganna/guia/introd_guia.html● Wikipédia-PT;http://pt.wikipedia.org/● Man pages em português.http://www.vivaolinux.com.br/dica/Man-pages-em-portugues/
  • 12. Bibliografiahttp://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicosúltima utilização: 24 de Fevereiro de 2011.