Pacotão questões cespe demonstração
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Pacotão questões cespe demonstração

on

  • 8,954 views

 

Statistics

Views

Total Views
8,954
Views on SlideShare
1,859
Embed Views
7,095

Actions

Likes
2
Downloads
85
Comments
0

8 Embeds 7,095

http://sejogagalera.blogspot.com.br 6495
http://www.sejogagalera.blogspot.com.br 564
http://sejogagalera.blogspot.com 20
http://sejogagalera.blogspot.com.au 12
http://www.sejogagalera.blogspot.com 1
http://sejogagalera.blogspot.com.es 1
http://4.bp.blogspot.com 1
http://www.topblog.com.br 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Pacotão questões cespe demonstração Pacotão questões cespe demonstração Document Transcript

  • PACOTÃO – Questões modelo CESPE Direito Previdenciário Prof. Italo Romano BLOG Se Joga Galera www.sejogagalera.blogspot.com.br ASPECTOS CONSTITUCIONAIS 01. (Procuradoria/CESPE) Segundo a Constituição, a Seguridade Social deve ser organizada com base, entre outros, nos seguintes objetivos: universalidade da cobertura e do atendimento, irredutibilidade do valor dos benefícios, equidade na forma de participação no custeio, diversidade de base de financiamento, caráter democrático e descentralizado de administração, mediante gestão quadripartite. ( ) Fundamentação: CF/88 – Art. 194 ... Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; IV - irredutibilidade do valor dos benefícios; V - equidade na forma de participação no custeio; VI - diversidade da base de financiamento; VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. Gabarito: Correto. 02. (CESPE - PGE-ES - Procurador de Estado) A seletividade e a distributividade dos benefícios e dos serviços da seguridade social referem-se à capacidade individual contributiva dos possíveis beneficiários, que determina a aptidão para usufruírem prestações da seguridade social. ( ) Fundamentação: O princípio que orienta a participação dos contribuintes no financiamento da Seguridade Social observando sua capacidade contributiva é o da EFPC – Equidade na Forma de Participação no Custeio e não o da SD – Seletividade e Distributividade como menciona a assertiva. A fundamentação continua sendo o parágrafo único do art. 194 da Constituição Federal. Gabarito: Errado. 03. (CESPE/2013 – TRT 10ª REGIÃO) Jorge é sócio-gerente de sociedade limitada e recebe remuneração em decorrência dessa função e do trabalho que desempenha. Nessa situação, Jorge é considerado contribuinte individual da previdência social, e, como tal, não faz jus ao benefício denominado salário-família, em observância ao princípio da distributividade que rege a seguridade social. ( )
  • PACOTÃO – Questões modelo CESPE Direito Previdenciário Prof. Italo Romano BLOG Se Joga Galera www.sejogagalera.blogspot.com.br Fundamentação: Lei nº 8.213/91 Art. 11 - São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: [...] V - como contribuinte individual: [...] f) o titular de firma individual urbana ou rural, o diretor não empregado e o membro de conselho de administração de sociedade anônima, o sócio solidário, o sócio de indústria, o sócio gerente e o sócio cotista que recebam remuneração decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural, e o associado eleito para cargo de direção em cooperativa, associação ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, bem como o síndico ou administrador eleito para exercer atividade de direção condominial, desde que recebam remuneração; (grifo nosso) ... Art. 65. O salário-família será devido, mensalmente, ao segurado empregado, exceto ao doméstico, e ao segurado trabalhador avulso, na proporção do respectivo número de filhos ou equiparados nos termos do § 2º do art. 16 desta Lei, observado o disposto no art. 66. O princípio da seletividade e distributividade orienta a Seguridade Social justamente nesse sentido. Se não há recursos para tratar a todos indistintamente, a seguridade social deverá ser seletiva na escolha daqueles para os quais haverá distribuição de benefícios e serviços. Gabarito: Correto. Atenção!!! Os trabalhadores domésticos ainda não têm direito ao salário família e ao auxílio acidente, pois a norma constitucional que estende esses direitos aos domésticos tem eficácia limitada, necessitando de regulamentação. 04. (CESPE - 2008 - PGE-ES - Procurador de Estado) A administração da seguridade social possui caráter democrático mediante gestão quadripartite, com a participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados. ( ) Fundamentação: CF/88: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. [...] VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. Gabarito: Correto.
  • PACOTÃO – Questões modelo CESPE Direito Previdenciário Prof. Italo Romano BLOG Se Joga Galera www.sejogagalera.blogspot.com.br 05. (CESPE/2011 – FUB) A seguridade social, destinada a assegurar o direito relativo à saúde e à assistência social, compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa exclusiva dos poderes públicos. ( ) Fundamentação: CF/88: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. (grifo nosso) Gabarito: Errado. 06. (CESPE/2010 – TCE/BA) O conceito de seguridade social compreende a saúde, a previdência e a assistência social e está positivado expressamente no ordenamento jurídico brasileiro, tanto no texto constitucional quanto na legislação infraconstitucional. ( ) Fundamentação: CF/88: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Lei nº 8.212/91 Art. 1º A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. Gabarito: Correto. 07. (CESPE/2010 – DETRAN/ES) A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas tem por base a média aritmética simples dos valores dos proventos recebidos durante o ano.( ) Fundamentação: CF/88 Art. 201 [...] § 6º A gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos do mês de dezembro de cada ano. Atente que ter por base não significa necessariamente ser igual aos proventos de dezembro. Deverá ser levado em conta a quantidade de meses que o beneficiário recebeu benefício, durante o ano em curso. Outra informação importante é que todos os benefícios dão direito ao abono anual, exceto o salário família. Isso já foi pela CESPE!! Se ligue!!!
  • PACOTÃO – Questões modelo CESPE Direito Previdenciário Prof. Italo Romano BLOG Se Joga Galera www.sejogagalera.blogspot.com.br Gabarito: Errado. 08. (CESPE/2010 – TRT/RN) A previdência social, por seu caráter necessariamente contributivo, não está inserida no sistema constitucional da seguridade social. ( ) Fundamentação: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Essa é a famosa questão SOPA no MEL!! Gabarito: Errado. 09. (CESPE/2010 – TRT/RN) A seguridade social é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios e de contribuições sociais. ( ) Fundamentação: CF/88 Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais ... Um ponto que gera sempre um pouco de confusão nos estudantes é justamente a confrontação do caput do art. 195 com o que é estabelecido no parágrafo primeiro do mesmo artigo. Vejamos: § 1º - As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social constarão dos respectivos orçamentos, não integrando o orçamento da União. Qual é a dúvida?? Haverá financiamento da seguridade social mediante recursos dos orçamentos da U/E/DF e dos M, entretanto cada um dos entes fará o seu próprio orçamento que não integrará o orçamento da União. Fácil assim ... Gabarito: Correto. 10. (CESPE/2010 – DPE/BA) Ao segurado homem garante-se a aposentadoria no regime geral de previdência social após trinta e cinco anos de contribuição e sessenta e cinco anos de idade, reduzido em cinco anos o limite etário para os professores dos ensinos fundamental e médio. ( ) Fundamentação: CF/88 Art. 201 ... § 7º É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições: I - trinta e cinco anos de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher;
  • PACOTÃO – Questões modelo CESPE Direito Previdenciário Prof. Italo Romano BLOG Se Joga Galera www.sejogagalera.blogspot.com.br II - sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, reduzido em cinco anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal. § 8º Os requisitos a que se refere o inciso I do parágrafo anterior serão reduzidos em cinco anos, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio. A CESPE tentou confundir os candidatos. Na aposentadoria por idade a redução etária acorre para os trabalhadores rurais e recentemente pela publicação da Lei Complementar 142, para os deficientes físicos independente do grau da deficiência. Gabarito: Errado.