Your SlideShare is downloading. ×
0
A Crase
1. Introdução
2. Crase, fusão da preposição a
2.1 Exemplos
2.2 Dicas I
2.3 Dicas II
3. Alguns exemplos em que ocor...
1. Introdução
Crase é uma palavra de origem grega
“Krasis” e significa "mistura", "fusão".
Na escrita, para indicar a cras...
2.Crase, fusão da preposição a
A crase ocorre quando a preposição a se funde com:
•O artigo feminino definido a: Assistimo...
2.1Exemplos
Encontrei a menina. O verbo encontrar não exige a
preposição a, por isso o substantivo menina é precedido
apen...
2.2 Dicas I
 Em caso de dúvidas, substitua o termo
regido por um equivalente masculino. Se
ocorrer a combinação ao, ocorr...
2.3 Dicas II
Outra regra prática que deve ser verificada é a
de substituir verbos que transmitem ideia de
movimento ( ir ,...
3.Alguns exemplos em que ocorre
crase
1. Antes de substantivo feminino que exija artigo:
Adaptei-me à turma.
2. Antes de n...
3.1 Alguns exemplos em que não ocorre a crase.
1. Antes de substantivo masculino:
Iremos a cavalo.
2. Antes do artigo inde...
3.2 Uso facultativo da crase
1. Antes de nome próprio referente a pessoa:
Ofereci um poema a ou ( à ) Helena.
2. Antes de ...
4.A crase na música
5.Fontes
Site:
http://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp?id_titulo=5078&id_curso=
404

Livro didático:
Maia,Crase I, C...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Crase

506

Published on

Crase

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
506
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Crase "

  1. 1. A Crase 1. Introdução 2. Crase, fusão da preposição a 2.1 Exemplos 2.2 Dicas I 2.3 Dicas II 3. Alguns exemplos em que ocorre crase 3.1 Alguns exemplos em que não ocorre crase 3.2 Uso facultativo da crase 4.A crase na música 5. Fonte Profª Rosiane Fernandes Silva
  2. 2. 1. Introdução Crase é uma palavra de origem grega “Krasis” e significa "mistura", "fusão". Na escrita, para indicar a crase, utilizamos o acento grave ( `). Apesar do uso corrente, crase não é o nome do acento, mas do fenômeno representado através do acento grave.
  3. 3. 2.Crase, fusão da preposição a A crase ocorre quando a preposição a se funde com: •O artigo feminino definido a: Assistimos à peça de teatro. •O artigo inicial do pronome demonstrativo aquele e suas flexões: Não me refiro àqueles livros. • O pronome demonstrativo a ou ( as): Irei à loja do centro.
  4. 4. 2.1Exemplos Encontrei a menina. O verbo encontrar não exige a preposição a, por isso o substantivo menina é precedido apenas de artigo. Gostei da menina. Conversei com a menina. Os verbos gostar e conversar, transitivo indireto, exigem preposição que se contrai ( de +a + da), não o artigo a. Agradei à menina. O verbo agradar, na acepção de “ser gentil”, “ser agradável”, é transitivo indireto e exige a preposição a, que se une com o artigo a resultando em crase.
  5. 5. 2.2 Dicas I  Em caso de dúvidas, substitua o termo regido por um equivalente masculino. Se ocorrer a combinação ao, ocorreu a crase.  Observe: Vou à cidade Vou ao bairro. Chegou às duas horas Chegou ao meio-dia. Note: Convoquei as alunas/ os alunos para a reunião após a substituição não aparece o ao, por isso não ocorre crase.
  6. 6. 2.3 Dicas II Outra regra prática que deve ser verificada é a de substituir verbos que transmitem ideia de movimento ( ir , vir, chegar) pelo verbo voltar. Ocorrendo a preposição de não haverá crase, mas se ocorrer a preposição da haverá crase. Exemplos: Vou a Roma. Voltei de Roma. Vou à Roma dos Césares. Voltei da Roma dos Césares. Siga a regra: Se vou A e volto DA crase há. Se vou A e volto DE, crase pra quê?
  7. 7. 3.Alguns exemplos em que ocorre crase 1. Antes de substantivo feminino que exija artigo: Adaptei-me à turma. 2. Antes de numeral seguido da palavra hora, mesmo subentendida: Chegaremos às quatro horas Fui dormir às duas da manhã. 3. Antes da palavra casa, se esta vier determinada: Retornou à casa paterna. 4. Se puder subentender as palavras moda ou maneira: Saiu à francesa. Escrever à Graciliano Ramos.
  8. 8. 3.1 Alguns exemplos em que não ocorre a crase. 1. Antes de substantivo masculino: Iremos a cavalo. 2. Antes do artigo indefinido uma: Foi a uma igreja orar. 3. Antes de verbo: Convenceu-me a aceitar. 4. Antes de expressões de tratamento: Remetemos a Vossa Senhorita os documentos. 5. Antes de palavra feminina em sentido genérico: Não assisto as peças que não tenham um bom elenco.
  9. 9. 3.2 Uso facultativo da crase 1. Antes de nome próprio referente a pessoa: Ofereci um poema a ou ( à ) Helena. 2. Antes de pronome possessivo: Dirigiu a palavra à ou ( a) nossa secretária. 3. Depois de até: Renato caminhou até a ou ( à) porta. 4. Com as locuções que indicam meio ou instrumento: Escreveu a ou ( à) mão. O bandido foi morto a ou ( à) bala.
  10. 10. 4.A crase na música
  11. 11. 5.Fontes Site: http://www.jurisway.org.br/v2/cursoonline.asp?id_titulo=5078&id_curso= 404 Livro didático: Maia,Crase I, Crase II, p.94 e 102. Ernani & Nicola, Crase, p.101.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×