Your SlideShare is downloading. ×
0
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
O que é o Hipertexto?
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

O que é o Hipertexto?

2,688

Published on

Breve dialogo sobre o que é o hipertexto de acordo com alguns teóricos da cibercultura.

Breve dialogo sobre o que é o hipertexto de acordo com alguns teóricos da cibercultura.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,688
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
101
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O que é oHIPERTEXTO ? Beatriz Lorena Ramos da Cruz Santos Pedagoga/ Cursando Especialização em Informática aplicada educação GPDOC/PROPED/UERJ beatrizlrcs@gmail.com
  • 2. Já ouviu falar em hipertexto? Ciberespaço (ciber- + espaço) Espaço ou conjunto das comunidades de redes de comunicação entre computadores, nomeadamente a internet.O hipertexto é mas presente na nossavida do que pensamos. Sua importância Hipertexto (hiper- + texto)s.esta nas tecnologias da informação e m.Inform. Sequência de texto quecomunicação, na produção de cultura e permite a remissão para outra localização (documento, ficheiro,conhecimento dentro e fora do página da Internet, etc.).ciberespaço.
  • 3. Vamos dar início a uma breve exploração sobre o hipertexto a partir da perspectiva de seus principais teóricos. Direto do túnel do tempo...
  • 4. Lancei os conceitos e Theodore Nelson termos: hipertexto, hipermídia e virtualidade.Vannevar Bush Criei o conceito de hipertexto na informática. Douglas Engelbart Inspirado no conceito desenvolvi instrumentos baseados em computadores para amplia-lo.
  • 5. Vannevar Douglas Theodore Bush Engelbart Nelson Na década de 40 Nos anos 60 Lançou o publicou um artigo Nos anos 50 e 60 termo hipertexto,explicitando a criação de com sistema Xanadu. baseado também pelo um aparelho para dar Denominando como a conceito de hiprtexto forma de escrever e suporte a mente desenvolveu meios para ler, alinear nahumana, o Memex, que materializar táis ações. informática. armazenaria textos e Criando sistemas que Imaginou imagens. Permitindo o hoje são comuns no uso computadores emacesso fácil a conteúdos de computadores e rede global em quearmazenados e a rápida pudéssemos multimídia on-line : escolher nossos reconquistado dos correio eletrônico, próprios caminhos mesmos. Porém o teleconferência e por meio da literatura Memex nunca foi hipermídia. via links. construído por Bush.
  • 6. link (palavra inglesa que significa "elo, ligação") Inform. Ver hiperligação.Edméa Santos Pl.: links.
  • 7. “Dar sentido a um texto é o mesmo que ligá- Pierre Lévy lo, conectá-lo a outros textos, e portanto, é o mesmo que construir um hipertexto. É sabido que pessoas diferentes irão atribuir sentidos por vezes opostos a uma mensagem idêntica. Isto porque, se por um lado o texto é o mesmo para cada um, por outro o hipertexto pode diferir completamente. O que conta é a rede de relações pela qual a mensagem será capturada, a rede semiótica que o interpretante usará para captá-la.” (Lévy, 1993,p.72) “Isto se torna a norma, um novo sistemade escrita, uma metamorfose da leitura,batizada de navegação”(Lévy, 1993, p.37)
  • 8. De acordo com Lévy o hipertexto apresenta-se em Seis princípios: Topologia – No hipertexto tudo funciona por proximidade, por vizinhança; o curso dos acontecimentos é definido pelos múltiplos caminhos trilhados.Metamorfose – U ma rede hipertextual está em Multiplicidade e encaixe das constante construção e escalas – O hipertexto se renegociação; sua organiza de modo “fractal”, ou extensão, composição seja, qualquer nó ou conexão e desenho estão pode revelar-se como sendo sempre abertos para os composto por toda uma rede, atores envolvidos. indefinidamente.
  • 9. • Exterioridade – A rede não tem •Heterogeneidade – o unidade orgânica nem motor hipertexto comporta e associa interno, sua composição e de todas as formas recomposição permanente imagináveis uma gama de dependem de um exterior elementos, os mais variados indeterminado (adição de novos possíveis (imagens, sons, elementos, conexões com outras palavras, sensações, modelos, redes, excitação de elementos terminais). conexões lógicas, pessoas, grupos, artefatos, mensagens multimídias, multímodas, analógicas, digitais). •Mobilidade dos centros – a rede não possui um centro, possui diversos centros, móveis, que saltam de um nó a outro, num constante configurar e reconfigurar de mapas
  • 10. Para entender só fazendo?Bom exemplo é a internet! Navegar na internet ouCiberespaço, é um exercício de exploração,começamos acessando uma página e por meio devários links e clicks seguimos para outras. Com pontode partida mais sem um ponto de chegada. De um linka outro, seja por ícones, palavras, audiovisual,etc. Navegar é preciso! Na cibercultura os links estão para além do ciberespaço. As conexões se fazem em meio a mobilidade nas, ruas , centros culturais, etc.
  • 11. Pensando a hipertextualidade na educação, e como desenvolver um ensino aprendizagem para o presente e o futuro
  • 12. A Vida é um hipertexto
  • 13. Até uma próxima...www.cibermonografia.blogspot.com Referências • LÉVY, Pierre . As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: 34, 1993 • Santos, Edméa . Potenciais da mobilidade para a educação. • Dicionário Priberam

×