Ciclo da água- 4º ano EB1/JI Campelo

691
-1

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
691
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ciclo da água- 4º ano EB1/JI Campelo

  1. 1. Feito por Ana SoaresProf.: Marta Carvalho4º anoEscola de CampeloAno Letivo 2012/2013
  2. 2. Ciclo da Água A camada da terra formada por água é a hidrosfera; A maior parte da água que cobre o planeta encontra-se, nos oceanos, lagos e rios, no estado líquido; Nas regiões polares, existe uma grande quantidade de água, no estado sólido, assim como, nas regiões frias, em forma de neve, granizo, ou geada;
  3. 3. Ciclo da Água Na atmosfera, existe água no estado gasoso que se denomina por humidade atmosférica; No subsolo, existe água, em lençóis e rios subterrâneos; Mas nem toda a água se encontra livre, visto que faz parte da constituição do solo, das plantas e dos animais.
  4. 4. Ciclo da Água A água existente, na terra, faz parte de um ciclo contínuo que é mantido em movimento, pela energia do sol e pela força da gravidade.
  5. 5. Ciclo da Água O ciclo da água é essencial ao ambiente porque:  Faz circular a água de umas regiões para as outras;  É vital para a cobertura vegetal na Terra;  Ajuda a regular a temperatura da Terra.
  6. 6. Ciclo da ÁguaVou explicar-vos agora como se processa O Ciclo da Água e as transformações que ocorrem...
  7. 7. EVAPORAÇÃOÉ um movimento permanente que se deve ao Sol, que fornece a energia para elevar a água da superfície terrestre para a atmosfera, transformando o seu estado líquido em gasoso.
  8. 8. CondensaçãoFormação de nuvens
  9. 9. FORMAÇÃO DE NUVENS CONDENSAÇÃOTransformação da água em estado gasoso para estado líquido.
  10. 10. Condensação Formação de nuvens PrecipitaçãoEvapotranspiração
  11. 11. PRECIPITAÇÃOGotas de água, ou cristais de gelo, que caem das nuvens para o solo.
  12. 12. CondensaçãoFormação de nuvens Precipitação
  13. 13. INFILTRAÇÃOProcesso pelo qual a água penetra no solo e nas rochas permeáveis.
  14. 14. Formação de nuvens Condensação PrecipitaçãoEvaporação Escoamento e Infiltração
  15. 15. SolidificaçãoÉ quando a água passa do estado líquido aoestado sólido.
  16. 16. O que significam os 4 estadosSolidificação- é quando a água passa do estadolíquido ao estado sólidoEvaporação- é quando a água passa do estado líquidoao estado gasosoPricipitação- é quando a água cai num determinadolugar em forma de chuva, neve e granizo.Condensação- é quando a água evapora e forma asnuvens.
  17. 17. O que é?O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Estemovimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processode evaporação das águas da superfície(rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pelatranspiração dos seres vivos.
  18. 18. O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvensna atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas eatingem altitudes elevadas, ocorrem as chuvas. Estas formam-se, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido(condensação).Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios elagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formandoassim o ciclo da água, mais uma vez .
  19. 19. O ciclo da água é de extrema importância para a manutençãoda vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico queocorrem a variação climática, a criação de condições para odesenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento derios, oceanos e lagos.

×