Plano anual de atividades da BECRE 2012-2013

  • 761 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
761
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
13
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Agrupamento de Escolas da Póvoa de Santo AdriãoPlano Anual de Atividades da BE/CRE Em articulação com o PEA e PAA da Escola Ano Letivo 2012/2013
  • 2. 1 Metas / Objetivos METAS (em consonância e complementaridade com as metas estabelecidas no Projeto Educativo do Agrupamento)i) – Aumento do sucesso escolar e qualidade do processo de ensino e aprendizagem, através do incentivo à participação ativa da comunidade educativa nas atividadesdinamizadas pela/com a BE; da perspetivação transdisciplinar do ato educativo; da valorização da Língua Portuguesa; do fomento à utilização pedagógica das TIC.ii) – Aumento da participação dos parceiros educativos na vida da escola, promovendo uma maior interligação entre a escola e a comunidade; estimulando o envolvimen-to dos encarregados de educação e da comunidade local nos projetos/atividades a implementar.iii) Reforço da disciplina e da segurança, criando um clima de trabalho que favoreça as aprendizagens; promovendo atitudes e valores ligados à cidadania, pugnando pelocumprimento do Regulamento Interno.iv) Construção de uma cultura de Agrupamento, desenvolvendo o espírito de pertença ao Agrupamento; fomentando uma cultura de participação ativa e interveniente.v) Construção de um sistema de autoavaliação do Agrupamento, monitorizando as atividades realizadas e refletindo sobre elas de forma a introduzir, sistemática e opor-tunamente, melhorias no processo da sua concretização. Objetivos- Participar no desenvolvimento global e na formação do aluno.- Constituir um meio de aprendizagem e desenvolvimento das competências de informação e comunicação, perspetivadas como “instrumento” indispensá- vel ao entendimento do mundo e à aprendizagem ao longo da vida.- Desenvolver competências literácitas que ajudem o aluno a transformar a informação em conhecimento e contribuam para uma integração mais plena noparadigma societário do século XXI.- Facultar serviços técnico-pedagógicos de suporte às atividades curriculares e extracurriculares.- Constituir uma ligação cultural educativa face ao património local e geral, de ontem, de hoje e de amanhã.- Conceber um plano de formação a partir de problemas identificados, contemplando os respetivos atores envolvidos.- Criar na comunidade educativa um sentimento de pertença à escola.- Promover condições de humanização do espaço escolar e de fruição criativa do lazer.- Desenvolver o espírito de iniciativa, autonomia e criatividade dos alunos.- Contribuir para o desenvolvimento de competências a nível da Língua Portuguesa. - Despertar o gosto pela Leitura.- Desenvolver o espírito de cidadania.- Apoiar a implementação do currículo, incrementando a integração do aluno na sociedade.- Desenvolver uma perspetiva comunitária da Educação.
  • 3. 2 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização Domínios em avaliação Apoio ao Desenvolvimento Curricular; Promoção da Leitura e Literacia;Apoio a projetos, atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular; Gestão da Biblioteca Escolar (último domínio sobre o qual recai uma incidência especial) 1.º Período Responsável pela di- Gabinete do Diretor Relatórios de AA Ao longo do ano 1.1 Reuniões com o Diretor. namização: BE/CRE letivo Coordenadora das BE(s) 1.2 Reuniões com o Conse- Responsável pela di- Videoprojetor Relatórios de AA 5 de setembro de lho Pedagógico: namização: Sala de Reuniões da BE da Escola 2012 ▪ Apresentação dos Rela- Coordenadora da Relatórios de AA das Barbosa du Bo- tórios de Autoavaliação das BE/CRE BEs (distribuição pré- cage e da BE/CRE BEs integradas na RBE Intervenientes via a todos os ele- da Escola Carlos 2011/2012 – sua análise. Presidente do C. Peda- mentos que integram Paredes Reflexão sobre ações de gógico e diferentes o C.P). Evidências 1. Articulação pedagógica melhoria a implementar no elementos que fazem que os suportam ecom as estruturas e comuni- presente ano letivo, propos- parte deste órgão. plano de melhorias dade educativa. tas pela Coordenadora das BEs. ▪ Apresentação e aprova- ção de normas a integrar no regimento das BEs, propos- tas pela Coordenadora. PAAs das BEs - outubro de 2012 ▪ Apresentação e aprova- distribuição aos ele- ção dos PAAs das BEs. mentos do C.P. ▪ Apresentação e aprova- Regulamento da ção do Regul. da BE/CRE. BE/CRE
  • 4. 3 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização ▪ Apresentação e aprova- Regimento das BEs Relatórios de AA Fevereiro de 2013 ção do Regimentos das BEs. PDC da BE da Escola ▪ Apresentação e aprova- Manual de procedi- Barbosa du Bo- ção de documentos estraté- mentos cage e da BE/CRE gicos de gestão das BEs – o da Escola Carlos PDC e a atualização do Ma- Paredes nual de Procedimentos. ▪ Apresentação do Relató- Rel. de AA das BEs Relatórios de AA Maio/junho de rio de Autoavaliação das das E. C. Paredes e B. da BE da Escola 2013 BE(s) 2012/2013– sua análi- du Bocage - (distri- Barbosa du Bo- se e reflexão sobre ações de buição prévia a todos cage e da BE/CRE melhoria a implementar no os elementos do C.P). da Escola Carlos próximo ano letivo. Evidências que os Paredes 1. Articulação pedagógica suportam e plano de melhoriascom as estruturas e comuni- dade educativa. 1.3 Reuniões com o Conse- Responsável pela di- Videoprojetor Relatórios de AA 12 de setembro de (Continuação) lho Geral: da BE da Escola 2012 namização: ▪ Apresentação dos Rela- Coordenadora das Sala de Reuniões Barbosa du Bo- tório de Autoavaliação das BE(s) cage e da BE/CRE BEs integradas na RBE Relatórios de AA das da Escola Carlos 2011/2012 – sua análise e Intervenientes BEs (distribuição Paredes reflexão sobre ações de me- Elementos que inte- prévia a todos os lhoria a implementar no gram o Conselho Geral elementos do C.G). presente ano letivo, propos- Evidências que os tas pela Coordenadora das suportam e plano de BEs. melhorias ▪ Apresentação e aprova- ção de normas a integrar no regimento das BEs, propos- tas pela Coordenadora.
  • 5. 4 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização ▪ Apresentação dos Rela- Responsável pela di- Videoprojetor Relatórios de AA Maio/junho de tório de Autoavaliação das namização: Sala de Reuniões da BE da Escola 2012 BE(s) integradas na RBE Coordenadora das Relatórios de AA das Barbosa du Bo- 2012/2013 –sua análise e BE(s) BEs (distribuição cage e da BE/CRE reflexão sobre ações de me- prévia a todos os da Escola Carlos lhoria a implementar no Intervenientes elementos do C.G). Paredes próximo ano letivo, propos- Elementos que inte- Evidências que os tas pela Coordenadora das gram o Conselho Geral suportam e plano de BEs. melhorias Responsável pela di- Biblioteca da Escola Relatórios de AA 5 de setembro de 1.4 Reuniões com a Equipa namização: Carlos Paredes da BE da Escola 2012 Alargada das BEs do Agru- Coordenadora das Barbosa du Bo- pamento: BE(s) cage e da BE/CRE 1. Articulação pedagógica ▪ Definição de estratégias da Escola Carloscom as estruturas e comuni- para a otimização da utiliza- Intervenientes Paredes dade educativa. ção pedagógica das diferen- Coordenadoras das (Continuação) tes BE(s) do Agrupamento. três Escolas do 1.º Ciclo ▪ A dinâmica de funciona- com JI, Professora Bi- mento da Equipa - Regimen- bliotecária adstrita ao tos das BEs. 1.º Ciclo, Equipa da ▪ Partilha de recursos na BE/CRE, outros profes- implementação do currículo. sores colaboradores. ▪ Os PAAs das BEs - crité- rios a observar para a sua elaboração. Bibliotecas Ao longo do ano ▪ Monitorização do traba- letivo lho realizado. Sugestões de melhoria – reuniões infor- mais e/ou formais com as Coordenadoras de Escola e/ou PB do 1.º Ciclo.
  • 6. 5 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização ▪ Reuniões formais com a PB do 1.º Ciclo sempre que esta as solicite. Maio de 2013 ▪ Análise dos Relatórios de Sala de reuniões AA das BEs; balanço final e propostas de melhorias. 1.5 Reuniões formais com a Responsável pela di- Biblioteca da Escola Relatório de AA Setembro de 2012 equipa restrita da BE/CRE namização: Carlos Paredes da BE/CRE da e ao longo do ano da E. Carlos Paredes. Coordenadora das Escola Carlos letivo. ▪ O PAA da BE/CRE - moni- BE(s) Paredes torização da sua concretiza- ção. Intervenientes Biblioteca ▪ Elaboração/atualização Equipa da BE/CRE, ou- (Reuniões de Depar- de documentos estratégicos tros professores cola- tamento) 1. Articulação pedagógica de gestão da BE/CRE. boradorescom as estruturas e comuni- ▪ Atualização do catálogo. dade educativa. ▪ Gestão corrente da ação (Continuação) educativa da BE/CRE. 1.6 Sensibilização dos pro- Responsável pela di- Biblioteca da escola Relatóriosde AA Ao longo do ano fessores para uma maior namização: Carlos Paredes da BE/CRE letivo rentabilização dos recursos Coordenadora das BEs da Escola Carlos e serviços da BE/CRE. Paredes ▪ Formação de utilizadores Intervenientes Coordenadores dos Setembro de 2012 dirigida aos docentes - reu- nião formal com cada um Departamentos, Pro- fessores, Educadores dos Departamentos: Línguas; de Infância Ciências Sociais e Humanas; Matemática e Ciências Experi- mentais; Expressões; Professo- res do 1.º ciclo e Ed. Infância.
  • 7. 6 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização 1.7 Reuniões informais com Responsável pela di- Diferentes espaços Relatório de AA Ao longo do ano a Equipa, com os Coordena- namização: da escola da BE/CRE da letivo dores e Profs. das disciplinas Coordenadora da Escola Carlos e estruturas de apoio educa- BE/CRE Paredes tivo. Intervenientes ▪ Articulação do trabalho a Coordenadores dos desenvolver no âmbito da Departamentos, Pro- ação da BE/CRE e do seu fessores, equipa da PAA. BE/CRE. 1.8 Sensibilização dos DT Responsável pela di- Instruções orais for- Relatório de AA Setembro de 2012 para a promoção de hábitos namização: necidas aos Diretores da BE/CRE da 1. Articulação pedagógica de leitura e para a rentabili- Coordenadora das de Turma pelas res- Escola Carloscom as estruturas e comuni- zação dos recursos existen- BE(s) petivas Coordenado- Paredes dade educativa. tes na BE/CRE. ras, em consonância (Continuação) Intervenientes com a articulação Coordenadoras dos previamente realiza- Diretores de Turma; da com a Coordena- DT(s); Diretores de dora das BE(s). Turma; Encarregados ▪ Estratégias promotoras de Educação. do envolvimento dos pais no 1.ª Reunião do DT Outubro de 2012 despertar e sedimentar de com os E.E. hábitos de leitura, a serem apresentadas aos Encarre- gados de Educação na 1.ª reunião com o DT. ▪ Mensagens enviadas aos E.E. Policopiados, redes Ao longo do ano sociais letivo
  • 8. 7 Recursos mate-Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização Publicação mensal de um Responsáveis pela Blogue Relatório de AA Ao longo do ano pensamento de um autor dinamização: Facebook da BE/CRE da letivo universal no Facebook e no Equipa da BE/CRE Aulas de Português Escola Carlos blogue “Reflexões na BE”. Paredes ▪ Leitura e análise nas Intervenientes:2. O Pensamento do Mês aulas de Português das dife- Professores e alunos de rentes turmas, segundo Português; Comunida- metodologia a definir no de Educativa âmbito dos PCT(s). ▪ Reflexão grupal e/ou individual. Publicação mensal da bio- Responsáveis pela Blogue Relatório de AA Ao longo do ano bibliografia de um escritor dinamização: Aulas de Português da BE/CRE letivo português no blogue “Refle- Equipa da BE/CRE xões na BE”. ▪ Divulgação prévia e per- Intervenientes: sonalizada aos professores Professores e alunos; 3. O Escritor do Mês de Português; Comunidade Educativa ▪ análise nas aulas de Português das diferentes turmas, segundo metodolo- gia a definir por cada docen- te.
  • 9. 8 Recursos mate-Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização 4.1 Postagem no Facebook Responsável pela di- Blogue e Facebook Relatório de AA Outubro de 2012 e no blogue da BE/CRE de namização: da BE/CRE da BE/CRE da um apontamento alusivo a Coordenadora das Grelha de programa- Escola Carlo Pa- esta efeméride. BE(s) ção redes 4.2 Formação de utilizado- Policopiados res dirigida aos alunos: Intervenientes: Cartazes ▪ Visita à BE/CRE Equipa da BE/CRE; Biblioteca, Espaço ▪ distribuição e análise do Profs de Português e Aberto e Salas de Regulamento dirigido aos alunos; comunidade aula alunos, na aula de Portu- guês e na Biblioteca: 4. Comemoração do Mês - divulgação das finalidadesInternacional da Biblioteca da biblioteca /centro de Escolar recursos. - incentivo à leitura domicili- ária e ao uso autónomo dos recursos disponibilizados através de diferentes tipos de suporte. - divulgação das normas de funcionamento da BE. 4.3 Exposição no Espaço Aberto “Bibliotecas do mun- do: património da Humani- dade”. Postagem no Facebook e no Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 1 de outubro de blogue da BE/CRE de um dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da 2012 5. Comemoração do Dia apontamento alusivo a esta Equipa da BE/CRE Escola Carlos Mundial da Música efeméride. Intervenientes Paredes Comunidade educativa e sociedade em geral
  • 10. 9 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização Postagem no Facebook e no Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 5 de outubro de blogue da BE/CRE de um dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da 20126. Comemoração da Implan- apontamento alusivo a esta Equipa da BE/CRE Escola Carlos tação da República Portu- efeméride. Paredes Intervenientes guesa Comunidade educativa e sociedade em geral 7.1 - Divulgação aos E. E. Responsáveis pela Policopiado Relatório de AA Outubro de 2012 dos objetivos da organiza- dinamização: da BE/CRE da ção deste grupo, que desen- Coordenadora das Escola Carlos volverá a sua atividade em BE(s) Paredes7. Organização/dinamização colaboração direta com a Intervenientesdo grupo de alunos “Colabo- equipa da BECRE, partici- Equipa da BE/CRE; Alu- radores da BE/CRE”: pando na leitura expressiva nos e E.E.(“Os Contadores de Histórias” de textos ou contos; na ela- “Os Investigadores” boração dos trabalhos para “O Staff da BE/CRE”) exposições temporárias; na organização de eventos cul- turais. 7.2 – Organização e dinami- Ao longo do ano zação do grupo. letivo Postagem no facebook e no Responsáveis pela Blogue da BE/CRE Relatório de AA 22 de outubro de blogue da BE/CRE de um dinamização: da BE/CRE da 20128. Relembrando Manuel An- apontamento alusivo à sua Equipa da BE/CRE Escola Carlos tónio Pina vida e obra. Intervenientes Paredes Comunidade educativa e sociedade em geral Exposição sobre a lenda de Responsáveis pela Espaço Aberto Relatório de AA 11 de novembro de S. Martinho. dinamização: Blogue da BE/CRE da BE/CRE da 20129. Comemoração do S. Mar- Equipa da BE/CRE Escola Carlos tinho Postagem alusiva à come- Paredes Intervenientes moração desta data- Blogue Comunidade educativa
  • 11. 10 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização Postagem no blogue da Responsáveis pela Blogue da BE/CRE Relatório de AA 16 de novembro de BE/CRE de um apontamento dinamização: da BE/CRE da 2012 10. Comemoração do Dia alusivo a esta efeméride. Equipa da BE/CRE Escola CarlosInternacional para a tolerân- Intervenientes Paredes cia Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem no no blogue da Responsáveis pela Blogue da BE/CRE Relatório de AA 19 de novembro de BE/CRE de um apontamento dinamização: da BE/CRE da 2012 11. Comemoração dos 150 alusivo a esta efeméride. Equipa da BE/CRE Escola Carlos anos da publicação do Paredes Intervenientes “Amor de Perdição” Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem no Facebook e no Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 1 de dezembro de blogue da BE/CRE de um dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da 201212. Comemoração do 1.º de apontamento alusivo a esta Equipa da BE/CRE Escola Carlos Dezembro efeméride. Intervenientes Paredes Comunidade educativa e sociedade em geral Afixação de poemas em Responsáveis pela Diferentes espaços Relatório de AA Ao longo do ano diferentes locais da Escola dinamização: da Escola da BE/CRE da letivo 13. Poesia à Solta que interpelem o leitor Equipa da BE/CRE Escola Carlos Paredes Intervenientes Comunidade educativa Responsáveis pela dinamização: Cartazes Relatório de AA No final de cada Afixação no Espaço Aberto Professores de Portu- Espaço Aberto da BE/CRE da um dos 3 períodos 14. Campeonato de guês do 2.º Ciclo. Escola Carlos letivos das listas dos alunos vence- Ortografia dores. Paredes Intervenientes Alunos do 5.º e 6.º ano Equipa da BE/CRE
  • 12. 11 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização Afixação no Espaço Aberto Responsáveis pela Cartazes Relatório de AA No final de cada das listas dos alunos vence- dinamização: Espaço Aberto da BE/CRE da um dos 3 períodos dores. Professores de Portu- Escola Carlos letivos guês do 7.º ano. Paredes15 Olimpíadas da Ortografia Intervenientes Alunos do 7.º ano Equipa da BE/CRE. 16.1 “O Natal – poemas e Responsáveis pela Biblioteca e Espaço Relatório de AA Dezembro de 2012 histórias para lermos e re- dinamização: Aberto da BE/CRE da contarmos” – leitura de Equipa da BE/CRE Salas de aula Escola Carlos poemas e contos alusivos ao Facebook Paredes Natal em todas as turmas; Intervenientes Blogue da BE/CRE – distribuição de postais aos Grupo de alunos Cola- E.E. – ilustração de um poe- boradores da BE/CRE; ma feita pelos alunos; divul- Professores de Portu- gação da BE; fomento de guês e alunos - 2.º Ciclo hábitos de leitura em famí- Projeto “Ler mais… lia). Escrever melhor” 16. O Natal … 16.2 Exposição – Ilustração Comunidade Educativa de um poema/contos de Natal/livro de poe- mas/trabalhos sobre “O Natal no Mundo”. 16.3 Decoração da bibliote- ca e do Espaço Aberto. 16.4 Saudação natalícia dirigida à comunidade edu- cativa – blogue e facebook.
  • 13. 12 Recursos mate-Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização 17.1 - Atualização perma- Responsáveis pela Equipamento infor- Relatório de AA Ao longo do ano nente do Blogue da BE – o dinamização: mático da BE/CRE da letivo Pensamento do Mês; O Es- Coordenadora da BE(s) Redes sociais Escola Carlos critor do Mês; divulgação de e Equipa da BE/CRE Paredes efemérides; do PAA das BE/CRE e sua concretização. Intervenientes 17.2 - Disponibilização de Equipa da BE/CRE; Alu- 17. Desenvolvimento das Recursos Educativos Digitais nos, Coordenadores deliteracias da informação, (RED) através do Blogue da Departamento e pro- tecnológica e digital BE. fessores, E.E. e comu- 17.3 - Incentivo à interação nidade com os utilizadores. 17.4 - Atualização perma- nente do Facebook e intera- ção com os utilizadores.
  • 14. 13 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização 2.º Período Responsáveis pela Exposição de trabalhos dos dinamização: Espaço Aberto Relatório de AA Janeiro e fevereiro alunos sobre a vida e obra Equipa da BE/CRE da BE/CRE da de 201318. A vez e a voz da Literatu- Escola Carlos de escritores portugueses. ra Portuguesa Intervenientes Paredes Professores, alunos, comunidade educativa. Responsáveis pela Postagem alusiva à come- dinamização: Facebook e Blogue Relatório de AA 30 de janeiro 19. Dia escolar da moração deste dia. Equipa da BE/CRE da BE/CRE da BE/CRE da de 2013 Escola Carlos não-violência e da paz Intervenientes Paredes Comunidade educativa e sociedade em geral Responsáveis pela Postagem alusiva à come- dinamização: Facebook e Blogue Relatório de AA 21 de fevereiro moração deste dia. Equipa da BE/CRE da BE/CRE da BE/CRE da de 2013 20. Dia Internacional da Espaço Aberto Escola Carlos Língua Materna Cartaz Intervenientes Paredes Profs de Português; alunos, comunidade. Encontro com um escritor Responsáveis pela Sala de reuniões Relatório de AA fevereiro português: dinamização: da BE/CRE da de 2013 - a entrevista Equipa da BE/CRE Escola Carlos 21. Encontro com … . a recriação do excerto de Paredes um livro Intervenientes . a reinterpretação através Professores, alunos, do ballet. comunidade.
  • 15. 14 Recursos mate-Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização 22.1 Exposição “Mar: abra- Responsáveis pela Espaço Aberto Relatório de AA 4 a 8 de março ço universal” - exposição dinamização: Biblioteca da BE/CRE da de 2013 organizada pelos professo- Equipa da BE/CRE; Sala de Reuniões Escola Carlos res e alunos de História. Professores de História; Átrio da Escola Paredes Clube de Dança Salas de Aula 22.2 Coreografia de uma Eco-Escola Blogue da BE/CRE e música alusiva ao tema Facebook. “Mar” organizada pelo Clu- 22. A Semana da Leitura be de Dança em colaboração Intervenientes Videoprojetor, com a Eco-Escola. Grupo dos alunos Cola- CD boradores da BE/CRE; Material reciclado 22.3 Poesia à solta: a pala- professores; alunos; para elaborar os fa- vra lida, dita, cantada, dan- pais e comunidade tos dos intervenien- çada…” atividade organizada educativa tes em colaboração com a co- munidade educativa. 22.4 Cartaz de divulgação – Escola e redes sociais. Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 21 de março de moração deste dia. dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da 2013 Equipa da BE/CRE Escola Carlos23. Dia Mundial da Poesia Intervenientes Paredes Professores, alunos, comunidade. Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 21 de março de moração deste dia. dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da 2013 Equipa da BE/CRE Escola Carlos24. Dia Mundial da Floresta Intervenientes Paredes Professores, alunos, comunidade.
  • 16. 15 Recursos mate-Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 22 de março de moração deste dia dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da 2013 Equipa da BE/CRE Escola Carlos25. Dia Mundial da Água Paredes Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 24 de março moração deste dia dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da Equipa da BE/CRE Escola Carlos 26. Dia do Estudante Paredes Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 27 de março de moração deste dia dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da 2013 Equipa da BE/CRE Escola Carlos27. Dia Mundial do Teatro Paredes Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral
  • 17. 16 Recursos mate-Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização 3.º Período Exposição de trabalhos Responsáveis pela Espaço Aberto Relatório de AA 3.º Período dinamização: da BE/CRE da Profs de Port. – 6.º ano Escola Carlos 28. Quadros Contados Paredes Intervenientes Profs. e, alunos 6.º ano Equipa da BE/CRE Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 22 de abril de 2013 moração deste dia dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da Equipa da BE/CRE Escola Carlos29. Dia Mundial da Terra Paredes Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 23 de abril de 2013 moração deste dia dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da30. Dia Mundial do Livro e Equipa da BE/CRE Escola Carlos Paredes dos Direitos de Autor Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Facebook e Blogue Relatório de AA 25 de abril de 2013 moração deste dia dinamização: da BE/CRE da BE/CRE da Equipa da BE/CRE Espaço Aberto Escola Carlos 31. Dia da Liberdade Exposição “25 de Abril – um Profs de História Paredes dia que mudou a nossa His- Intervenientes tória” Comunidade educativa e sociedade em geral
  • 18. 17 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Blogue da BE/CRE Relatório de AA 1 de maio de moração deste dia dinamização: Facebook da BE/CRE da 21013 Equipa da BE/CRE Escola Carlos 32. Dia do Trabalhador Paredes Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Blogue da BE/CRE Relatório de AA 9 de maio de 2013 moração deste dia dinamização: Facebook da BE/CRE da Equipa da BE/CRE Escola Carlos 33. Dia da Europa Paredes Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem alusiva à come- Blogue da BE/CRE Relatório de AA 2 de junho de 2013 Responsáveis pela moração desta efeméride Facebook da BE/CRE da dinamização: Escola Carlos Equipa da BE/CRE 34. A Coroação da Rainha Paredes Isabel II em 1953 Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral Postagem alusiva à come- Blogue da BE/CRE Relatório de AA 5 de junho de 2013 Responsáveis pela moração deste dia. da BE/CRE da dinamização: Exposição “Dia Mundial do Escola Carlos Equipa da BE/CRE35. Dia Mundial do Ambien- Ambiente: a preservação do Paredes te mar” Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geral
  • 19. 18 Recursos mate- Atividade/Comemoração Estratégias Intervenientes riais/espaços de Avaliação Calendarização concretização Postagem alusiva à come- Responsáveis pela Blogue da BE/CRE Relatório de AA 8 de junho de 2013 moração deste dia. dinamização: da BE/CRE da Equipa da BE/CRE Escola Carlos36. Dia Mundial dos Oceanos Paredes Intervenientes Comunidade educativa e sociedade em geralProjetos Nacionais cuja implementação a nível da Escola/Agrupamento é da responsabilidade da BE/CRE, em articulação com as estruturas de orientação educativa e docentes Responsáveis pela dinamiza- ção: Coordenadora e Equipa das Relatório de AA Comemoração do Mês Internacional da Biblio- BE/CRE da BE/CRE da teca Escolar Outubro de 2012 Escola Carlos (ver atividade 4) Intervenientes: Paredes Professores; Alunos; Comunida- de educativa Responsáveis pela dinamiza-Plano Nacional de Leitura ção: Coordenadora e Equipa das BE/CRE Relatório de AA Comemoração da Semana da Leitura da BE/CRE da 4 a 8 de março Intervenientes (ver atividade 17) Escola Carlos de 2013 Equipa da BE/CRE, Alunos Cola- Paredes boradores da BE/CRE; Profs de História; Clube de Dança; Eco- Escola; Pais e Comunidade Educativa
  • 20. 19 II PARTEAtualização/tratamento do fundo documental e gestão funcional da BE/CRE
  • 21. 20 1. Desenvolvimento da coleção: Dadas as atuais limitações orçamentais estipulou-se uma verba de 678,50 € do orçamento da Escola para atualização do espólio e assi-natura de revistas e periódicos. Haverá também obras doadas por organismos oficiais, empresas e pessoas em nome individual. Os professores foram auscultados sobre livros a adquirir, atentas as necessidades de cada Departamento e os Projetos a desenvolver. 2. Tratamento documental: Continuará a proceder-se à: a. Organização/atualização dos livros de registo dos documentos impressos e não impressos b. Classificação dos documentos c. Cotação dos documentos d. Catalogação dos documentos. 3. Gestão funcional da BE/CRE: Para além das atividades inerentes ao tratamento documental, a difusão da informação e cultura constituem um dos objetivos centrais que norteiam a ação diária deste espaço pedagógico. Por outro lado, a BE/CRE continuará a acompanhar a aprendizagem dos alunos desta Escola, respondendo com oportunidade e disponibilidade às suas solicitações, procurando despertar o gosto pela leitura e, mais amplamen- te, pelo saber, implementando estratégias que incrementem o carácter transversal da ação educativa
  • 22. 21 III PARTEGestão orçamental A Coordenadora das BE(s) do Agrupamento M. Carvalho Outubro de 2012