Rapidinhas do Bartinho 2 - SartreCOC
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Rapidinhas do Bartinho 2 - SartreCOC

on

  • 2,354 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,354
Views on SlideShare
2,340
Embed Views
14

Actions

Likes
3
Downloads
243
Comments
0

1 Embed 14

http://www.slideee.com 14

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Rapidinhas do Bartinho 2 - SartreCOC Rapidinhas do Bartinho 2 - SartreCOC Document Transcript

  • Rapidinhas do Bartinho Fim de semana terá chuva e queda de temperatura em SP SÃO PAULO - O calor registrado nos últimos dias não se repetirá no final de semana. Com a chegada de uma frente fria ao estado, que causa chuva ainda esta noite na região do Vale do Ribeira, o tempo muda. Os termômetros caem cerca de 10 graus e há previsão de chuvas e instabilidade durante todo o final de semana. http://oglobo.globo.com 1 - Assinale a alternativa correta acerca da massa de ar e do fenômeno climático que geraram a queda da temperatura descrita na notícia. a) mEc – proveniente da região amazônica, essa massa, sendo quente e úmida, ao chegar à Região Sudeste do Brasil, onde se encontra um clima seco, provoca chuva e queda de temperatura. b) mTc – massa de ar muito úmida e quente, que, ao chegar à Região Sudeste, encontra uma atmosfera muito fria, provoca uma grande condensação e gera queda de temperatura. c) mTa – formada sobre o Oceano Atlântico, na região do Trópico de Capricórnio, essa massa provoca grande precipitação e queda de temperatura ao se chocar com a mEa, estacionada na Região Sudeste do Brasil. d) mPa – proveniente do sul da Argentina, com pouca umidade e fria, ao chegar à Região Sudeste do Brasil, que possui uma atmosfera quente e úmida, provoca precipitação e queda de temperatura. e) mEa – quando formada na Região Sudeste, ao se deslocar para o norte do território brasileiro, provoca queda de temperatura e gera grande precipitação. 2 - Considere as temperaturas máximas e mínimas de algumas cidades do estado de São Paulo e responda:
  • (modificado de www.climatempo.com.br) a) As maiores máximas no interior do estado decorrem das menores altitudes, que são decrescentes em direção ao rio Paraná. b) As menores temperaturas registradas na Serra da Mantiqueira são decorrentes das maiores latitudes que caracterizam essa região do estado. c) O gradativo aumento de temperatura do litoral para o interior ocorre devido à amplitude longitudinal do estado e suas diferentes faixas de influência da massa tropical atlântica. d) As menores amplitudes térmicas do litoral, em relação ao interior, devem-se à maior densidade da cobertura vegetal e maior umidade dessa região. e) A grande variabilidade do clima paulista decorre da histórica devastação da cobertura florestal original e sua substituição por práticas agrícolas de monocultura associada a queimadas, a exemplo da cana-de-açúcar. 3 - Observe os mapas a seguir.
  • TUBELIS, A; NASCIMENTO, F. L. do. Meteorologia descritiva: fundamentos e aplicações brasileiras. São Paulo: Nobel, 1980. [Adaptado]. A dinâmica das massas de ar é um dos fatores que explica a caracterização climática de uma área. A leitura e a interpretação dos mapas indicam que o clima do território goiano é influenciado pela atuação da massa a) Equatorial continental durante o ano todo. b) Tropical atlântica no verão e Polar atlântica durante o inverno. c) Equatorial continental no verão e Equatorial atlântica no inverno. d) Tropical atlântica durante o ano todo. e) Equatorial continental no verão e Tropical atlântica no inverno. 4 - Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo? a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico. b) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar. c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo. d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude. e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico. 5 - Observe a imagem e leia o texto a seguir:
  • A previsão do tempo para o dia 16 de outubro de 2007, segundo o Simepar foi a seguinte: A instabilidade permanece em grande parte do Estado nesta terça-feira (16). Haverá um significativo aumento de nebulosidade no Centro-Norte do Estado. Nesta área, está prevista a ocorrência de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, o céu fica parcialmente nublado com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas no decorrer do período. (Fonte: Simepar) A instabilidade presente no tempo e o aumento de nebulosidade são decorrentes: a) do deslocamento da frente fria que está no Sul do país, associada à ação da Massa Polar Atlântica - fria e úmida. b) do deslocamento da frente fria que está no Sul do país, associada à ação da Massa Tropical Continental - quente e úmida. c) do deslocamento da frente quente que está no Norte do país, associada à ação da Massa Equatorial Continental – quente e úmida. d) do deslocamento da frente fria que está no Sul do país, associada à ação da Massa Equatorial Atlântica – quente e úmida. e) do deslocamento da frente fria que está no Sul do país, associada à ação da Massa Tropical Atlântica – fria e úmida. 6 - Observe a tabela.
  • Assinale a alternativa que contém o nome atribuído à variação verificada entre as duas séries de dados e as localidades que apresentam a maior e a menor variação. a) Variação climática; Liubliana e Atenas. b) Amplitude térmica; Kiev e Dublin. c) Mudança climática; Bucareste e Copenhague. d) Amplitude térmica; Berlim e Reikjavik. e) Variação climática; Madri e Atenas. 7 - A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo. Sobre o clima é correto afirmar que a) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o Globo. b) à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui. c) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores. d) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar. e) quanto menor a latitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade. 8 - Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.
  • a) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas. b) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas. c) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra. d) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor. 9 - Atuam no território brasileiro cinco massas de ar, que estão representadas pelas letras A, B, C, D e E no mapa a seguir: Com base na leitura do mapa podemos verificar: a) A massa de ar correspondente a letra B, representa a massa equatorial continental que influência o território brasileiro, deslocando calor e umidade. b) As massas de ar, representadas pelas letras A, B, C e D, são originárias da Planície do Chaco, as quais contribuem para manifestação de períodos quentes e secos. c) A massa de ar indicada pela letra E, no mapa, é originária do Sul do Oceano Atlântico. É quente e úmida e forma os ventos alísios de sudeste. d) No mapa, a letra A corresponde à massa polar atlântica, que exerce forte influência em todas as regiões brasileiras. Ela é responsável pela queda de temperatura na região Norte e Planície do Pantanal, fenômeno conhecido como “friagem”. e) A massa tropical continental corresponde à letra D, no mapa, a qual atua nas áreas do interior das regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste. 10 - Segundo a base de dados internacional sobre desastres, da Universidade Católica de Louvain, Bélgica, entre 2000 e 2007, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas por algum tipo de desastre natural no Brasil. Os dados também mostram que,
  • no mesmo período, ocorreram no país cerca de 36 grandes episódios de desastres naturais, com prejuízo econômico estimado em mais de US$ 2,5 bilhões. (Adaptado de C.Q.T. Maffra e M. Mazzola, “Vulnerabilidade Ambiental: Desastres Naturais ou Fenômenos Induzidos?”. In: Vulnerabilidade Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2007, p. 10. É possível considerar que, no território nacional, a) os desastres naturais estão associados diretamente a episódios de origem tectônica. b) apenas a ação climática é o fator que justifica a marcante ocorrência dos desastres naturais. c) a concentração das chuvas e os processos tectônicos associados são responsáveis pelos desastres naturais. d) os desastres estão associados a fenômenos climáticos potencializados pela ação antrópica.