Your SlideShare is downloading. ×
0
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
AlimentaçãO
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

AlimentaçãO

13,519

Published on

Published in: Technology, Health & Medicine
2 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
13,519
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
428
Comments
2
Likes
6
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Alimentação
  • 2. Neste trabalho vou falar sobre a alimentação saudável, quais os principais alimentos a ingerir no nosso dia-a-dia e ainda algumas das doenças relacionadas com má alimentação.
    Introdução
  • 3. Uma alimentação equilibrada é um dos princípios básicos para uma vida saudável. Comer saudavelmente contribui para o bem-estar e ajuda a prevenir doenças crónico-degenerativas.
    Alimentação Saudável
  • 4. Alimentação saudável é uma dieta composta por:
    proteínas;
    hidratos de carbono;
    gorduras;
    fibras;
    cálcio e outros minerais;
    vitaminas.
    Alimentação Saudável
  • 5. Como fazer uma alimentação equilibrada?
    É necessário uma alimentação variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumese frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos
  • 6. A roda dos alimentos é formada por vários grupos de alimentos, representados em sectores de acordo com os nutrientes que fornecem em maior quantidade. O tamanho de cada sector indica-nos a proporção em que os vários grupos de alimentos devem entrar na nossa dieta diária. Em cada refeição devemos ingerir, pelo menos um alimento de cada sector. 
    Roda dos Alimentos
  • 7. -cinco sectores, ou grupos;-todos os sectores têm áreas diferentes;-cada sector tem alimentos ricos no mesmo nutriente;-não estar incluída a água pois faz parte de todos os alimentos;-não conter açúcar, nem álcool, pois fazem mal à saúde.
    A roda dos alimentos caracteriza-se por:
  • 8. Obesidade
    A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. O consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, devem ser modificados para o controle da doença.
    Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias, ter bons hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis, juntamente com a prática de actividade física regular. Esse é o caminho para ter excelentes resultados.
    Algumas das doenças relacionadas com má alimentação
  • 9. A manteiga, margarina, leite creme, bacon, leite gordo, queijos amanteigados, alimentos de origem animal, podem elevar os níveis de colesterol no sangue.
    Como prevenção e tratamento desta doença é importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, evitar também alimentos industrializados ricos em gordura. Deve-se consumir alimentos ricos em fibras e praticar actividade física regularmente.
    Colesterol elevado
  • 10. É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela acção insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.
    Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar uma ementa conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de hidratos de carbono e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.
    Diabetes
  • 11. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e factor hereditário. Esta doença é um dos principais factores de risco para as doenças cardiovasculares.
    É fundamental ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios e diminuir o consumo de sódio, ou seja, o sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, é necessário estar atento às embalagens dos alimentos. Os alimentos industrializados geralmente são ricos em sódio.
    Hipertensão
  • 12. Como puderam observar, a alimentação é algo essencial no combate das doenças que foram aqui referidas e de outras que não foram citadas, por isso, é necessário termos consciência de fazermos uma alimentação variada, rica em todas as porções existentes na roda dos alimentos.
    Não esquecer que é fundamental praticar exercício físico diariamente.
    Conclusão
  • 13. Trabalho realizado por:
     Bárbara Castro nº4

×