Globalização

1,507 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,507
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
37
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Globalização

  1. 1. Introdução Neste trabalho iremos falar sobre o que é a globalização, os seus momentos históricos e os efeitos secundários que tem sobre a este.
  2. 2. O que é a Globalização? A globalização é um processo de interacção e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo esse impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação. Este processo tem efeitos sobre o ambiente, cultura, politica, desenvolvimento económico e prosperidade.
  3. 3. O que é a Globalização? A política e a evolução tecnológica das últimas décadas têm impulsionado aumentos no comércio transfronteiriço. O investimento e a migração têm aumentado de tal ordem que muitos observadores acreditam que o mundo já entrou numa nova fase qualitativa quanto ao seu desenvolvimento económico.
  4. 4. Momentos Históricos da Globalização Na história podemos declarar 4 grandes momentos de globalização:  IMPÉRIO ROMANO: Através da força buscava-se formação do grande império. Tudo acontecendo enquanto os gregos filosofavam.  GRANDES DESCOBERTAS: Ocorrida entre os séculos XIV e XV, desvendaram-se novos continentes e foi aberto o caminho da Índia e da China.
  5. 5. Momentos Históricos da Globalização  SÉCULO XIX: Logo após as Guerras napoleónicas quando ocorreu a colonização europeia da África e da Ásia; o tratado de livre comércio entre França e Inglaterra, etc.  SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Após a Segunda Guerra atingindo seu ápice com o colapso do socialismo em 1989/91.
  6. 6. Efeitos Secundários da Globalização São vários os efeitos colaterais da globalização, como por exemplo, a descentralização dos processos de uma empresa, ou seja, no país seda da empresa fica apenas o escritório com os executivos, enquanto a fábrica é transferida para outros países, geralmente subdesenvolvido onde os salários são mais baixos. O resultado disso é que no país sede da empresa, muitas pessoas ficam desempregadas.
  7. 7. Efeitos Secundários da Globalização A globalização promoveu uma série de avanços e melhorias técnicas em maior parte dos países no mundo. Por outro lado, as desigualdades sociais persistem e muitas vezes ocorrem movimentos contrários à globalização fundamentados pela religião e xenofobia.
  8. 8. Efeitos Secundários da Globalização Outro dos efeitos da globalização, no plano económico, os países desenvolvidos têm a tendência para ficarem mais ricos com a evolução dos mercados e os países em desenvolvimento têm a tendência em ficarem mais pobres, pois com a venda de produtos industrializados caros aos países em desenvolvimento
  9. 9. Efeitos Secundários da Globalização Com a venda de produtos agrícolas mais baratos aos países desenvolvidos, os países em desenvolvimento vêem a sua economia a decrescer mais e a dependerem sempre dos países desenvolvidos para aguentarem a vida da população do seu país.
  10. 10. Efeitos Secundários da Globalização Muitos países e regiões ficam assim muito dependentes da sua cultura e costumes. Pois com a chegada de outros modelos culturais de outros países, assistem assim ao apagamento da sua própria cultura, dos seus costumes e modos de vida.
  11. 11. Conclusão Com a revolução das comunicações, o processo de globalização tornou-se mais rápido, além de ter se tornado mais abrangente, envolvendo não só o comércio e capitais, mas também telecomunicações, finanças e serviços antes cobertos por várias formas de protecção.

×