Técnicas de Deteção de Avarias
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
693
On Slideshare
643
From Embeds
50
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
7
Comments
0
Likes
0

Embeds 50

http://acbagy.blogspot.pt 50

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. A.C. - Arquitetura de Computadores Módulo 3 -Técnicas de Deteção de AvariasFicha de Trabalho 4 Sumário: Avarias mais comuns de um computadorTarefa: Responda às questões, que se seguem, utilizando a apresentação realizadaanteriormente e ou pesquisando na internet outras informações que não constem naapresentação.No final deverá publicar a resolução no seu blogue.Questões: 1- Quando um computador “não liga” quais poderão ser os problemas? R:Quando o computador “não liga”, os problemas que poderão estar presentes na alimentação externa ou interna, nos cabos ou na motherboard. Na alimentação Externa: Verifique se o cabo de alimentação está ligado Verifique se o interruptor está na posição ON Verifique se a tomada eléctrica tem corrente Verifique se o cabo de alimentação esta danificado Na Alimentação Interna: Verifique se o cabo de alimentação da Motherboard está ligado Verifique os contactos do cabo de alimentação de Motherboard Verifique se a fonte de alimentação está danificada Verifique o estado da fusível da fonte de alimentação Nos Cabos: Verifique se o cabo PowerSw está bem ligado Na Motherboard: Verifique se a motherboard está danificada 2- De que forma, a ficha de alimentação de uma motherboard ATX se distingue de uma eATX? Com que outro cabo não deve ser confundido? R:Enquanto a ficha de alimentação de uma motherboard ATX tem 20 pinos tradicionais, uma eATX terá 24 pinos, ou seja que terá 4 pinos adicionais que estão normalmente separados da ficha principal.
  • 2. Estes 4 pinos são em tudo semelhantes a outra ficha existente, denominada de cabo auxiliar de alimentação de processador (ATX12v ou P4) introduzido no lançamento dos Pentium IV. Estes dois modelos apesar de contarem igualmente com 4 pinos, não podem trocar de encaixe na motherboard, isto é, não se pode introduzir a ficha de alimentação auxiliar da CPU.3- Que problemas podem ocorrer sobretudo com as fichas SATA e ATX devido a estas não serem vulcanizadas? Como se pode resolver este problema? R:Elas não são vulcanizadas porque os pinos internos não se encontram presos ao revestimento de plástico, por vezes estes pinos podem recuar dentro da ficha, deixando de fazer contacto. Para solucionar este problema devemos com uma pequena chave de fendas ajustar os travões metálicos em forma de V e de seguida, volte a encaixa-lo no suporte de plástico, certificando-se de que ele não volta a sair, quando puxado para fora.4- Como se pode testar se uma fonte está a funcionar, sem necessitar de a ligar a uma motherboard? R:Para ver se a fonte de alimentação está a funcionar,sem ter que ligar à motherboard, pode cheirar, no caso se estiver queimada tem que substitui-la, e se a fonte não aparentar estar queimada pode testá-la apenas com um disco rígido e um clipe (ou fio monofilar) sem a necessidade de qualquer outro componente do computador. Se a fonte não aparentar estar queimada pode testá-la apenas com um disco rígido e um clipe (ou fio monofilar) sem a necessidade de qualquer outro componente do computador. Comece por alimentar o disco (para que a fonte não trabalhe em vazio) e ligue à corrente eléctrica. De seguida, com o auxílio do clipe e com a ficha de alimentação principal da motherboard virada para si, curto circuitar (na gíria toma o nome de “chantar”) os contactos alimentados pelo fio verde (único) e um dos fios pretos que se encontram em cada um dos pinos adjacentes. Desta forma simulamos o botão de Power do PC, que não faz mais do que juntar estes fios, ligando o computador.5- Quando uma fonte de alimentação não funciona nem sempre implica que esteja danificada irreversivelmente. O que pode estar errado e o que devemos fazer para a consertar? R:A fonte se não estiver danificada, pode alimentar o disco ouvindo-se o barulho de um arranque característico deste tipo de dispositivos. Pode também confirmar o seu funcionamento através do movimento da ventoinha da fonte. No caso de não haver qualquer reacção por parte da fonte, poderá tratar-se do fusível interno que queimou, os fusíveis apenas queimam para proteger a fonte do resto do computador.
  • 3. 6- Quais são os únicos cabos que têm de estar ligados à motherboard para que o computador arranque e dê imagem no ecrã? R:Os únicos cabos que têm de estarligados à motherboard para que o computador arranque e dê imagem no ecrã são os da alimentação principal da motherboard e os do painel de ligações da motherboard.7- Como se pode verificar se uma motherboard esteve sujeita a níveis de tensão elevados? R:Para verificar se uma motherboard esteve sujeita a níveis de tensão elevados, pode observar os condensadores electrolíticos existentes, sendo muitos deles ficando com no topo levantado (e algumas vezes a verter) após terem sido alvo de um pico de tensão.