Varias receitas derivadas do bacalhau
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Varias receitas derivadas do bacalhau

on

  • 874 views

 

Statistics

Views

Total Views
874
Views on SlideShare
870
Embed Views
4

Actions

Likes
0
Downloads
10
Comments
0

2 Embeds 4

http://agastronomiadeportugal.blogspot.com 3
http://agastronomiadeportugal.blogspot.fr 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Varias receitas derivadas do bacalhau Varias receitas derivadas do bacalhau Presentation Transcript

    • Varias receitas derivadas do bacalhau
    • Bacalhau à Gomes de Sá
      500 g de bacalhau ;
      500 g de batatas ;
      1,5 dl de azeite ;
      1 dente de alho ;
      2 cebolas ;
      2 ovos cozidos ;
      azeitonas pretas ;
      salsa ;
      5 dl de leite ;
      sal e pimenta
    • Demolha-se o bacalhau, coloca-se num tacho e escalda-se com água a ferver. Tapa-se e abafa-se o recipiente com um cobertor durante 20 minutos.Depois escorre-se o bacalhau, retiram-se-lhe as espinhas e desfaz-se em lascas. Põem-se estas num recipiente fundo, cobrem-se com leite bem quente e deixam-se ficar de infusão 1.30 h a 3.00 horas.Entretanto, cortam-se as cebolas e o dente de alho ás rodelas e levam-se a alourar ligeiramente com o azeite. Juntam-se as batatas, que se cozeram com a pele, se pelaram e cortam ás rodelas. Junta-se ainda o bacalhau escorrido.Mexe-se tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempera-se com sal e pimenta. Deita-se imediatamente num tabuleiro de barro e leva-se a forno quente durante uns 10 minutos.Serve-se no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitado com rodelas de ovo cozido e azeitonas.
    • Bacalhau à Lagareiro
      4 postas de bacalhau grosso (600 g aprox.) ;
      2 dl de azeite ;
      4 dentes de alho ;
      sal ;
      pimenta ;
      1 limão ;
      2 ovos ;
      pão ralado ;
      2 colheres de sopa de manteiga ou de margarina ;
      4 dl de azeite
    • Corta-se o bacalhau em quadrados grandes e põe-se de molho durante 24 horas, mudando a água duas ou três vezes. Uma ou duas horas antes de se cozinhar, escorre-se o bacalhau, cobre-se com leite e tempera-se com os dentes de alho cortados ás rodelas, sal, pimenta e sumo de limão.Em seguida escorrem-se e passam-se os filetes de bacalhau pelos ovos batidos e por pão ralado e dispõem-se numa frigideira de barro. Sobre cada filete coloca-se uma nozinhas de manteiga ou de margarina.Deita-se o azeite na frigideira (não deve cobrir o bacalhau) juntamente com duas colheres de sopa do leite que serviu para temperar o bacalhau. Leva-se a assar no forno regando de vez em quando com o molho. O bacalhau deve ficar muito louro. Come-se bem quente com batatas cozidas.À parte serve-se uma boa salada.
    • Bacalhau à Luziamar
      4 postas de bacalhau do lombo
      4 dl de bom azeite
      4 dentes de alho
      100 grs. de farinha de trigo
      1 cebola
      2 tomates pelados
      4 tiras de presunto
      8 batatas para puré
      pickles q.b.
      maionese q.b.
      queijo ralado q.b.
      noz-moscada q.b.
      azeitonas q.b.
      sal e pimenta q.b.
    • Depois de o bacalhau estar bem demolhado (pelo menos 2 noites), é passado por farinha e frito no azeite bem quente com 2 dentes de alho esborrachados.Pica-se, depois, a cebola com os outros 2 dentes de alho que vão ao lume num tacho com o azeite e óleo a alourar.Depois de alourar, mistura-se o tomate pelado, à parte, na frigideira que se vai servir, deita-se a cebola no fundo, coloca-se o bacalhau, deita-se outra camada de cebola em cima e, ainda, as tiras de presunto.À volta da frigideira é colocado o puré.Por cima, salpica-se com pickles e maionese.É decorado com tiras de pimentos (morrones) e azeitonas à Volta, sendo, finalmente, salpicado com queijo ralado e vai ao forno a gratinar.É servido quente.
    • Bacalhau à Margarida da Praça
      1 bom lombo de bacalhau ;
      3 cebolas grandes ;
      1 dente de alho ;
      5 dl de azeite ;
      pimenta ;
      1,200 kg de batatas
    • Demolha-se muito bem o bacalhau e assa-se na brasa ou na chapa. Tem-se ao lume um tacho com água na qual se dá uma fervura rápida ao bacalhau.Entretanto, já se tem preparada uma cebolada feita com as cebolas cortadas ás rodelas finíssimas, o dente de alho muito bem picado e o azeite.Cozem-se as batatas com a pele, pelam-se, cortam-se ás rodelas e dispõem-se no fundo da travessa. Coloca-se o bacalhau por cima e cobre-se tudo com a cebolada.Serve-se bem quente.
    • Bacalhau à Zé do Pipo
      1 lombo de bacalhau ;
      1 litro de leite ;
      2 cebolas médias ;
      4 colheres de sopa de azeite ;
      1 folha de louro ;
      sal e pimenta
    • Depois de bem demolhado, corta-se o bacalhau em postas. Leva-se a cozer com o azeite.Entretanto, picam-se as cebolas e levam-se a estalar com o azeite, o louro, sal e pimenta e um pouco de leite de cozer o bacalhau. A cebola deve ficar branca e macia e nunca loura.Depois de cozido, escorre-se o bacalhau e coloca-se num recipiente de barro ou, o que é preferível, cada posta num recipiente de barro individual. Deita-se a cebola sobre as postas de bacalhau, que depois se cobrem completamente com a maionese. Contorna-se com o puré de batata passado com a seringa ou saco e leva-se a gratinar.Enfeita-se com azeitonas pretas.Receita de uma célebre casa de pasto que existiu no Porto a cujo proprietário davam o nome de Zé-do-Pipo.
    • Bacalhau às Postas
      4 postas de bacalhau ;
      4 dl de azeite ;
      2 cebolas ;
      6 dentes de alho ;
      1 dl de vinho maduro branco ;
      1 colher de sopa de colorau ;pimenta ;
      800 g de batatas
    • Põe-se o bacalhau de molho, escorre-se, enxuga-se e frita-se em azeite.À parte faz-se uma cebolada, cozendo em 2 dl de azeite as cebolas cortadas às rodelas finíssimas com o alho picado.Quando a cebola estiver translúcida, rega-se com o vinho branco e tempera-se com pimenta e o colorau.Dispõem-se as postas de bacalhau no prato de serviço e cobre-se com a cebolada.À roda do bacalhau dispõem-se as batatas cortadas às rodelas e fritas no azeite que serviu para fritar o bacalhau.
    • Bacalhau Assado no Forno
      1 lombo de bacalhau muito alto ;
      1 limão ;
      5 dl de leite ;
      4 dentes de alho ;
      4 cebolas ;
      1 ramo de salsa ;
      4 dl de azeite ;
      sal ;
      pimenta ;
      batatas
    • Lava-se muito bem o bacalhau, tira-se a pele e põe-se de molho em água com o limão cortado ás rodelas. Deve mudar-se a água de hora a hora, até o bacalhau ficar bem demolhado.Leva-se o leite ao lume com o bacalhau e deixa-se levantar fervura, após o que se passa por agua fria.Em seguida põe-se o bacalhau numa assadeira de barro e tempera-se com pimenta e sal se for necessário. Juntam-se os dentes de alho e as cebolas cortados, a salsa e o azeite de forma e cobrir bem o bacalhau.À volta e por cima do bacalhau colocam-se as batatas cortadas ás rodelas e regadas com o mesmo azeite.Leva-se ao forno e serve-se numa travessa.
    • Bolinhos de Bacalhau Deliciosos
      250 g de bacalhau demolhado ;
      200 g de batatas ;
      meia cebola ;
      1 colher de sopa de salsa picada ;
      1 cálice de vinho do Porto (pequeno) ;
      3 a 4 ovos ;
      sal ;
      pimenta ;
      noz-moscada ;
      óleo para fritar
    • Cozem-se as batatas com a casca, descascam-se e reduzem-se a puré. Coze-se o bacalhau, escorre-se, limpa-se de peles e de espinhas e esfrega-se muito bem num pano limpo e grosso, até ficar completamente desfeito em fios.Numa tigela, junta-se o puré de batata, o bacalhau, a cebola e salsa picadas finamente, o vinho do Porto, e tempera-se com sal, pimenta e noz-moscada. Incorporam-se os ovos inteiros, um a um, ligando intimamente a massa até esta apresentar uma consistência ideal. (A quantidade dos ovos depende muito do tamanho destes e da qualidade da batata.)Moldam-se os pasteis com a ajuda de duas colheres de sopa e fritam-se em óleo abundante e bem quente.