Your SlideShare is downloading. ×
Consumo de tabaco bruna f. diogo v.
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Consumo de tabaco bruna f. diogo v.

180
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
180
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Consumo de drogas
  • 2. O tabaco é prejudicial à saúde porque contémmuitas substâncias que o tornam tóxico e queprovocam ou contribuem para variadas doenças nohomem , principalmente ao nível do sistemarespiratório e circulatório .
  • 3. Composição do cigarro: O TABACO é o nome comum dadoàs plantas do género Nicotina L. (Solanaceae),em particular a N. tabacum, originárias daAmérica do Sul, das quais é extraída asubstância chamada nicotina. Cerca de setecentos aditivos químicos fazem parte dos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem esta lista em segredo.
  • 4. Doenças provocadas pelo consumo do tabaco O fumo é responsável por 30% das mortes por cancro e 90% das mortes porcancro de pulmão. Os outros tipos de cancro relacionados com o uso do cigarro são: cancrode boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero. As doenças provocadas pelo consumo de tabaco são: cancro do pulmão,ataque cardíaco, pedra nos rins, cirrose hepática.
  • 5. Na imagem da esquerda vê-se um pulmão preto é assimquando uma pessoa fuma .Na imagem da direita é um pulmão normal de um não-fumador.
  • 6. Estas imagens provam que se nós fumarmos ficamos nesteestado. Para combater isso temos de ter muita atenção às imagens queestão apresentadas.
  • 7. Nesta imagem vemos os nomes dosprodutos químicos usados no fabrico dos cigarros.
  • 8. Nesta imagem vemos outro exemplo doque constitui um cigarro.
  • 9. Este sinal diz-nos para não consumirmos drogas.
  • 10. TABACO E CANCRO DO PULMÃO Investigação em Portugal O cancro do pulmão é uma das principais causas de morte prematura em Portugal. O Hospital de São João, no Porto, é uma das instituições do nosso país que desenvolve, em simultâneo com a prática clínica, estudos citológicos específicos que procuram evidenciar as diferenças entre as células cancerígenas e as células ditas "normais". Como metodologia, o grupo de investigação do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto - IPATIMUP faz a colheita de tecidos em doentes do serviço de pneumologia daquele hospital. Posteriormente, as colheitas são analisadas no IPATIMUP, comparando-se, por exemplo, o ADN das células Os riscos aumentam com a quantidade de tabaco afectadas de diferentes pacientes com células ditas "normais".consumido. Tenta-se, assim, verificar se existem diferenças genéticas As doenças provocadas por células cancerosas entre os indivíduos saudáveis e os portadores deste carcinoma. TEXTOlocalizadas em órgãos como os pulmões, brônquios, e traqueiassão, actualmente, o tipo mais comum de cancro que afecta apopulação masculina mundial.
  • 11. Bibliografia:GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/doencas-causadas-pelo-cigarro.html;Livro de Estudo do Meio do 3º ano;
  • 12. Obrigada/o Trabalho realizado por: Bruna Ferreira Diogo Vinhas